Cultive sua própria batata-doce com sucesso

17 Comentários

      Hoje falaremos sobre a queridinha da galera fitness. A famosa batata-doce (ou batata-da-terra se preferirem).

“Batata-doce” é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível.

Possui diversas variedades cultiváveis, divididas em de mesa (ou de mercado) e forrageiras, ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto, a quantidade de variedades não se restringe a essas características. Elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, doçura, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores.

20130922105328893547e

É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a que possui o maior índice de produtividade de quilocalorias por hectare por dia.

As folhas e brotos da batata-doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante.

Ela tem sido utilizada no Brasil como planta ornamental em jardineiras de apartamentos, em vasos suspensos e em cestas. Ocasionalmente, pode ser encontrada em alguns estados do país como plantas invasoras de sistemas naturais, mas apenas em ambientes úmidos muito sujeitos a perturbações e próximos a habitações humanas ativas ou inativas.

propriedades-da-batata-doce-para-saude-e-dieta-3

Vamos então aprender a plantar e cultivar essa maravilha da culinária.

Sobre o clima

      A batata-doce se desenvolve melhor em clima tropical ou subtropical, com temperaturas acima de 20º C. No entanto, a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 24 e 26º C. Em locais com temperaturas baixas, pode ser cultivada em estufas, porém, as raízes tuberosas obtidas geralmente são menores.

Quanto a luminosidade

      Necessita de boa luminosidade para crescer bem, por isso é necessário que receba pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. A maioria dos cultivares é adaptada ao fotoperíodo de dias curtos, sendo assim, raramente florescem em regiões onde o dia tem mais de 12 horas de luz solar.

batata-doce0004

Referente ao solo

      O solo ideal para o plantio é o bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal situa-se entre 5,5 e 6,5 mas a batata-doce é bastante tolerante quanto ao solo, devendo-se evitar apenas solos pedregosos, sujeitos a encharcamento e compactados.

E a irrigação?

      Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

Plantio

      A batata-doce pode ser cultivada a partir de ramas destacadas de plantas adultas, a partir das próprias batatas-doces brotadas ou a partir de suas sementes.

      O método mais utilizado por quem já tem plantas de batata-doce na horta e vive em regiões tropicais ou subtropicais, é o plantio de ramas retiradas de suas plantas adultas mais vigorosas, com oito a dez entrenós (cada entrenó tem uma folha, portanto cada rama deve ter de 8 a 10 folhas já bem desenvolvidas). Cerca de metade da rama deve ser encoberta com terra, ficando a outra metade exposta. As ramas enraízam facilmente em solo úmido.

      O plantio utilizando as batatas é feito geralmente em regiões de inverno frio, onde as plantas não sobrevivem ao inverno, e por pessoas que estão iniciando suas plantações e não tem como obter ramas para o plantio. Normalmente, são utilizadas batatas pequenas para o plantio, que são enterradas a cerca de 5 cm de profundidade. Opcionalmente, as batatas-doces podem ser deixadas em um recipiente parcialmente cobertas com água para brotarem antes do plantio.

      O plantio menos comum é o feito por sementes, mas também dá bons resultados. As sementes devem ser plantadas em pequenos vasos, saquinhos de plástico próprios para mudas ou copos feitos de papel jornal com 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro. Transplante quando as mudas atingirem de 10 a 15 cm de altura.

      Podem ser cultivadas em vasos desde que estes tenham pelo menos 35 cm de diâmetro e de profundidade.

A batata-doce é uma planta resistente e de crescimento vigoroso, portanto não exige tratos culturais específicos.

batata-doce007

Chegamos então a colheita

      A colheita pode ocorrer de 100 dias a mais de 180 dias após o plantio, dependendo do cultivar, da forma de plantio e das condições de cultivo. Em regiões de clima tropical ou subtropical, as raízes tuberosas podem permanecer na terra até o momento em que se tornam necessárias, já que a planta é perene. Em clima mais frio, a colheita precisa ocorrer antes da chegada das baixas temperaturas de inverno.

      Seguindo todos os passos, você terá suas batatas-doces, seja para faze-las assadas, cozidas, em chips ou como preferir. Além de deliciosa, ela oferece inúmeros benefícios a saúde, como fortalecer o sistema imunológico, pois tem boa quantidade de vitamina A.

batatadoce

Agora quando alguém utilizar aquela famosa expressão “Vá plantar batata”, você já pode responder com um divertido: Já faço isso, com muito prazer!

Gostou da ideia de cultivar suas próprias batatas-doces? Deixe seu comentário! 😉

17 respostas para "Cultive sua própria batata-doce com sucesso"

  • Olá, boa tarde.

    Ultimamente tenho procurado soluções para meu plantio.
    Tenho um açude aqui em casa e resolvi plantá-las na borda do mesmo. Algum tempo depois, ao cultivar as primeiras batatas, percebi que nenhuma tinha o sabor adocicado natural da espécie. O curioso é que os ramos que utilizei para plantar eram de batatas muito doces. De fato não entendi o que aconteceu. Será que é o solo?
    Tirando esse problema, não tenho do que me queixar. Os tubérculos são enormes, e me orgulho muito do sucesso que obtive com essa minha primeira experiência.

    • Olá Marcos.

      Provavelmente sentiu a diferença no sabor por consumi-la instantaneamente. Após colher as batatas, é necessário deixa-las curando ao sol/ao tempo de 4 a 7 dias, e só após esse período ingeri-la.

      Abraço! 🙂

    • Gente, batata doce não é tubérculo; raiz tuberosa é esse tipo de raiz que tem a capacidade de armazenar nutrientes, tubérculo é o caule que tem a mesma característica
      Tubérculo= batata inglesa
      Raiz tuberosa= batata doce

  • Fiquei na dúvida. Plantarei pela 1a vez em casa. E terá que ser apartir da batata. Tem que ser ma bata pequena? Posso cortar uma batata grande? Ela deve ser enterrada na horizontal, na vertical? Ou não faz diferença ?

  • Eu moro em fortaleza ceara e meu pai plantava batata doce e a colheita quase duas bacia eram muito grandes as batata no cafe no aumoco em toda hora eu entrei pra saber quantos dias podemo colher e ja sei obrigado site nota 100 de informacao 085986201480

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *