Lendo agora
Como plantar batata-doce: passo a passo

Como plantar batata-doce: passo a passo

batata-doce

A batata-doce é um tubérculo comestível encontrada em diferentes cores (amarela, branca e roxa), formatos, tamanhos, doçuras e coloração de folhas e flores.

São saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante.

As folhas e brotos da batata-doce também são comestíveis, mas precisam ser cozidas antes.  Além disso, também é cultivada como planta ornamental, principalmente em jardineiras ou vasos suspensos. 

Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar batata-doce na sua horta. Confira! 

Como plantar batata-doce?

O tubérculo é bastante tolerante quanto ao solo, porém, evite locais pedregosos, sujeitos a encharcamento ou compactados.

Prepare um solo bem drenado, sem detritos e, se necessário, adicione uma camada de matéria orgânica, como o húmus de minhoca. 

batata-doce

Se adapta ao cultivo em vasos, desde que tenham pelo menos 35 cm de diâmetro e de profundidade.

São resistentes e de crescimento vigoroso, portanto, não exigem tratos culturais específicos.

Plantio por ramas

O cultivo da batata-doce acontece por meio das ramas destacadas de plantas adultas, das próprias batatas-doces brotadas ou por sementes.

O plantio de ramas retiradas das plantas adultas mais vigorosas é o método mais utilizado por quem já cultiva a batata-doce, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. 

Escolha uma parte que tenha de oito a dez entrenós. Cada entrenó tem uma folha e as ramas devem ter de 8 a 10 folhas bem desenvolvidas.

Em seguida, coloque-a em um recipiente com terra, deixando metade encoberta e a outra metade exposta. As ramas enraízam facilmente em solo úmido.

Plantio por batatas

Em regiões mais frias o plantio é feito a partir das batatas, já que não há como obter ramas para o plantio. 

O plantio é feito a partir de tubérculos pequenos, que são enterradas a 5 centímetros de profundidade.

mudas de batata doce
As batatas-doces deixadas em recipientes parcialmente cobertas com água produzem brotos.

Plantio por sementes 

O plantio menos comum é o feito por sementes, mas também dá bons resultados.

Plante as sementes em pequenos vasos, sementeiras ou em copos pequenos de papel jornal de 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro.

Faça regas com borrifador e mantenha a meia-sombra. O transplante pode ser feito quando as mudas atingirem 15 centímetros de altura e estiverem firmes e saudáveis.

escola plantei - horta em vasos

Luminosidade

Necessita de boa luminosidade para crescer bem, por isso é necessário que receba pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente.

Veja também
flores penduradas

A maioria dos cultivares é adaptada ao fotoperíodo de dias curtos e raramente florescem em regiões onde o dia tem mais de 12 horas de luz solar.

Clima

Se desenvolve melhor em clima tropical ou subtropical, com temperaturas acima de 20º C. No entanto, a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 24 e 26º C.

Em locais com temperaturas baixas, cultive em estufas. Nesse caso, as raízes tuberosas geralmente são menores.

Regas

Depois de plantar batata-doce na horta ou em vasos, mantenha o solo sempre úmido. Porém, tome cuidado com encharcamentos, pois prejudicam o desenvolvimento das plantas. 

Colheita

A colheita da batata-doce ocorre de 100 dias a mais de 180 dias após o plantio, dependendo do cultivar, da forma de plantio e das condições de cultivo.

Em regiões de clima tropical ou subtropical, as raízes tuberosas permanecem na terra até o momento em que se tornam necessárias, já que a planta é perene.

Em clima mais frio, a colheita precisa ocorrer antes da chegada das baixas temperaturas de inverno.

Ideias de plantio

Aprendeu a plantar batata-doce? Continue aprendendo aqui no blog da Plantei! 

horta ne cozinha

Comentários (21)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo