Lendo agora
Plantas suspensas: dicas de decoração e suportes

Plantas suspensas: dicas de decoração e suportes

plantas suspensas

Uma coisa é certa: a jardinagem reduz o estresse e a ansiedade, além de trazer diversos outros benefícios para a saúde. Então, por que não aproveitar a prática do cultivo para deixar o seu local de descanso ou de trabalho mais bonito, fresco e aconchegante?

Apostar na decoração com plantas suspensas é uma ótima forma de otimizar os espaços, adicionar vida e explorar até os cantos mais esquecidos e imprevisíveis da casa.

Jardim vertical e suspenso com flor-de-maio.

Felizmente, há diversas formas de adornar os ambientes com vasos pendentes e outros acessórios, sempre harmonizando com o estilo do espaço.

Neste post, reunimos dicas e ideias para criar composições incríveis e transformar qualquer ambiente usando plantas suspensas. Confira!

1 – Nichos para plantas suspensas 

Os nichos, famosos na decoração, são como prateleiras superversáteis e podem ser usados para adornar qualquer cômodo.

Independentemente do modelo, tamanho ou formato, eles são certeiros para aproveitar espaços verticais, como paredes, sem atrapalhar a circulação no ambiente.

vaso de parede sextavado

A dica é usar a criatividade e apostar em plantas pendentes que garantam um efeito cascata, jiboia, trapoeraba roxa, cordão-de-perólas, samambaia, avenca, dinheiro-em-penca e monstera oblíqua.

Dá até pra aproveitar objetos que estão sem uso para renovar o espaço! 

2 -Vasos e suportes de parede

As treliças e escadas ajudam a construir um jardim vertical, alternativa perfeita para cultivar hortaliças, ervas, temperos e flores de raízes curtas.

Compactas, podem ser encontradas em madeira e ferro. Dependendo do tamanho, sustentam diversos vasos e jardineiras, resultando em um visual superoriginal.

jardim vertical

Decorar usando suportes estilo escada também garante elegância e modernidade ao ambiente!

Os vasos de plantas podem ser dispostos juntamente com outros artigos, como livros e porta-retratos, para complementar a composição.

Dicas do que plantar:

kit selva urbana

3 – Alças e suportes de parede

As alças e suportes de parede contribuem para uma bela decoração com plantas suspensas.

Práticas e resistentes, as alças e correntes são usadas para pendurar vasos e cuias, sendo ideais também para enfeitar pergolados.

Enquanto as versões em metal adicionam um ar industrial, as alças de macramê se encarregam de aumentar o aconchego do ambiente.

alças para plantas suspensas

Os suportes de parede, como mãos-francesas, também cumprem bem a função.

Alguns modelos são desenvolvidos especialmente para varandas, sacadas e parapeitos, garantindo funcionalidade aos espaços, bacana, né?

Clique nos títulos e veja dicas do que plantar:

4 – Suporte para plantas suspensas 

Outra maneira de adicionar altura à decoração do ambiente é apostar nos suportes e tripés para os vasos de plantas.

São diversas opções de estilos, tamanhos e cores diferenciadas para adornar a sala, quarto, cozinha, banheiro ou escritório.

Veja também
como montar jardim vertical

peperomia em vaso suspenso

Os tripés incrementam o visual e são ideais para ocupar as laterais dos cômodos. Uma dica é apostar em modelos de alturas variadas para criar um mix estilizado para o local.

Já os suportes para vasos também harmonizam bem em diferentes ambientes, facilitando o cultivo doméstico. 

orquídea vanda em cachepô suspenso

5 – Vasos de lâmpadas

Provavelmente você já viu por aí vasos de lâmpadas suspensos, que servem como recipientes para cultivar plantas pequenas. Fáceis de fazer em casa, eles harmonizam bem com todos os estilos de decoração, do moderno ao vintage.

Para criar um efeito ainda mais adorável, espalhe alguns vasinhos de lâmpadas em locais abertos como árvores e varandas. O charmoso artigo também serve como uma linda decoração de aniversários, casamentos ou chás de bebê.

6 – Kokedama

Kokedama é o nome dado à técnica milenar japonesa que envolve a planta em uma esfera de musgo, substrato e argila, dispensando o uso de vasos.

Além de serem fáceis de cuidar, as lindas esferas verdes cabem em qualquer lugar e transformam a casa em um ambiente encantador.

kokedama com plantas suspensa

Clique aqui e veja o passo a passo de como fazer kokedamas para bromélias, orquídeas e heras. 

A decoração com plantas suspensas é prática, acessível e garante um visual cheio de vida para harmonizar as energias do ambiente.

Acesse a loja virtual da Plantei, garden center online que reúne diversos produtos de jardinagem e paisagismo, e encontre os artigos que mais combinam com sua casa. Clique no banner e aproveite!

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo