Lendo agora
Quintal pequeno e aconchegante: dicas e inspirações

Quintal pequeno e aconchegante: dicas e inspirações

varal de lampadas

Um quintal pequeno e aconchegante pode ser criado de diferentes formas! Você pode usar materiais e recipientes que já tem em casa, como vasos de diferentes tamanhos e formatos ou pode personalizar utensílios antigos aplicando uma camada de cor ou textura diferente.

Vale também incluir um varal de lâmpadas ou bandeirolas, fazer pequenos canteiros ou criar paredes temáticas usando alguma espécie (orquídeas, suculentas, flores da estação, etc).

São muitas ideias, que podem ser adaptadas de acordo com o espaço disponível. Para te ajudar, criamos esse post com muitas dicas e inspirações para você ter um cantinho mais agradável para descansar, ler ou curtir com os familiares e amigos. Boa leitura!

quintal aconchegante

1 – Aproveite as paredes!

Para criar uma sensação maior de aconchego em um quintal pequeno, preencha os muros com plantas pendentes.

Você pode pintar a parede de uma cor diferente, que faça contraste com as tonalidades das plantas. Ou brincar com as texturas, como a madeira (imagem 2) ou fixando grades (imagem 1), que também vão ser úteis para receber espécies de trepadeiras.

decoração em parede ou muro de jardim
Inspiração para muros de jardins: vasos coloridos de diferentes tamanhos. Imagens: Unsplash.

Paredes com orquídeas fazem bastante sucesso por aí, mas você pode inovar e criar uma com suculentas – que são mais fáceis de cuidar – ou com as flores da estação.

Aqui, vale a criatividade: vasos de diferentes formatos, cores e tamanhos vão deixar o espaço mais alegre e divertido.

jardim vertical

2 – Crie pontos de atenção

Outros elementos que podem ser utilizados na decoração do seu quintal são móveis antigos ou que estão sem uso. Em vasos, as plantas podem ser distribuídas pela superfície de mesas, estantes ou dentro de gavetas, por exemplo.

A vantagem de usar o mobiliário é criar diferenças na altura e criar pontos de atenção. O contraste entre a cor do mobiliário e as das plantas escolhidas também pode dar mais vida ao jardim.

decoração do quintal

Os canteiros também podem ser usados para isolar determinadas espécies de flores, como as lavandas e margaridas, que costumam crescer bastante.

Cravos e zínias também pode ter um espaço para chamar de seu. Como elas podem ser encontradas em várias cores, vale usar a criatividade na hora de escolher as mudas ou sementes.

Clique aqui e aprenda como semear flores da forma correta.

comprar sementes de flores

Outra opção é utilizar uma parte do muro para o plantio de espécies de trepadeiras, como amor-agarradinho, primavera, hera, alamanda, himopeia, entre outras. Elas podem ficar na altura da parede ou seguir por outras estruturas, como os pergolados, que deixam os espaços externos ainda mais bonitos e úteis!

3 – Ornamente as janelas

Os detalhes fazem toda a diferença! Nenhum cantinho pode ficar esquecido quando o projeto é deixar o seu quintal mais aconchegante.

Suportes pendentes para vasos ou jardineiras vão mudar a vista, tanto de dentro, quanto de fora de casa. Clique aqui para ver inspirações de suportes!

plantas e flores na janela

4 – Use pendentes

Pendurar luzes no jardim, principalmente as feitas no estilo varal, deixam o ambiente muito mais aconchegante. Você pode fazer, adquirir ou até mesmo reaproveitar as luzes de Natal, colocando-as suspensas entre um muro do jardim e outra extremidade.

Lâmpadas amarelas aumentam a sensação de conforto do espaço. Lembre-se que elas vão ficar em ambientes externos, por isso precisam ser resistentes.

Outra opção é usar bandeirolas feitas em tecido. Você pode fazer um varal utilizando uma ou duas cores, que harmonizem com elementos que compõem o jardim.

quintal aconchegante com varal de lâmpadas
Varais de lâmpadas deixam os ambientes mais aconchegantes e iluminados. Imagem: Unsplash.

Outra ideia para ocupar todos os espaços de um quintal pequeno é usar estruturas pendentes para vasos. Isso ajuda a preencher o espaço, criando um entorno mais intimista.

Árvores também podem agregar mais plantas, como as orquídeas ou até mesmo outras espécies, em kokedamas, como a planta-aranha, jiboia e begônias.

Clique aqui e veja nossa pasta com várias outras inspirações para tornar o seu cantinho ainda mais especial.

Veja também

rosa do deserto

Dicas práticas para começar

  • Em quintais pequenos, elimine tudo o que for desnecessário. Entulhos, restos de obras, móveis sem uso e objetos que não tinha lugar dentro de casa e que acabaram parando por ali.
  • Antes de descartá-los oficialmente, faça um garimpo: há vasos que podem ser reaproveitados? Pedaços de madeira e grades podem ajudar a compor o visual do seu novo quintal!
  • Faça uma boa limpeza no terreno e certifique-se de eliminar todas as pragas. Se já houver plantas no espaço externo, confira se elas estão saudáveis, retire as folhas amareladas ou mortas e também os galhos que estão secos.
  • Se na sua casa há canteiros e eles vão receber novas plantinhas, dê atenção especial ao solo. Mexa na terra e acrescente húmus de minhoca.
  • Tá na época? Antes de plantar, seja flor, hortaliça ou frutífera verifique se o período é indicado para o plantio. Assim você garante plantas mais saudáveis e bonitas?

Está sem ideias? Escolha um estilo de jardim e inspire-se!

Natureza dentro de casa

Na sua casa não tem quintal – ou o espaço é muito pequeno – e você quer ter mais contato com a natureza? Traga ela para dentro de casa!

Em apartamentos com ou sem varandas, as hortas verticais deixam o ambiente mais charmoso, trazendo um toque verde para a decoração. Outra vantagem é ter ervas e temperos frescos para cozinhar!

O espaço onde os cultivos serão colocados precisa receber luz por, pelo menos, 4 horas por dia.

horta vertical

O estilo de decoração urban jungle parecia tendência, mas veio para ficar. Escolha flores e folhagens que vão se adaptar bem às condições de luminosidade do espaço em que elas vão permanecer.

Nesse caso, o cuidado precisa ser com a escolha das plantas, que devem ser posicionadas em espaços que supram a necessidade de sol ou sombra, que são essenciais para o melhor crescimento. Vejas as dicas:

urban jungle
Um pouquinho de natureza dentro de casa. Imagens: Unsplash e Kaboompics.

Se na sua casa não há espaço com terra para fazer um jardim, seja criativa! Com vasos de tamanhos diferentes você pode criar uma sensação de maior proximidade com a natureza em algum cômodo da sua casa.

Frutíferas alcançam um bom comprimento, preenchendo o espaço. E as trepadeiras também dão mais vida para as paredes e podem ser utilizadas de diferentes formas.

Gostou das nossas dicas para deixar seu quintal pequeno mais aconchegante? Já segue o nosso perfil no Pinterest? No nosso perfil você encontra mais inspirações de Casa & Jardim!

vasos raiz

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo