Lendo agora
10 ideias para jardim pequeno e simples

10 ideias para jardim pequeno e simples

ideias para jardim pequeno

Você sabia que é possível transformar completamente um espaço aberto em um jardim incrível sem gastar muito? 

Para te ajudar nessa missão, selecionamos várias ideias simples e práticas para transformar um espaço sem vida em um ambiente mais fresco, confortável e aconchegante para descansar ou celebrar com os amigos.

Confira! 

1 – Canteiros de flores 

Plantas que produzem flores ou folhagens verdes transformam qualquer quintal pequeno em um verdadeiro jardim para apreciar.

A dica principal é escolher plantas que se adaptem bem às condições de luminosidade do espaço e ao tamanho da área delimitada, assim elas duram mais tempo. 

Depois de escolher as variedades, elas podem ser colocadas em canteiros de diferentes formatos:

  • circulares, posicionados no centro do jardim e amparados por bordaduras;
  • retangulares, utilizando muros e cercas como limite;
  • formatos mais criativos, como os triangulares e pentagonais. 

canteiros com flores em jardins

Petúnias, begônias, cosmos, margaridas, crista-de-galo e mini-roseiras são ótimas opções para canteiros pequenos, pois as raízes não crescem muito, não são tão exigentes quanto aos cuidados e podem receber podas quando necessário. 

Em espaços grandes, faça uso de folhagens ornamentais, como o lírio-da-paz ou estrelícia (ave do paraíso), que produzem belas inflorescências e exigem pouca manutenção. 

Uma outra dica é preencher os espaços vazios entre canteiros com plantas rasteiras que produzem flores, como a capuchinha e as onze-horas. 

sementes de flores

Está em dúvida de qual flor plantar nos canteiros? Clique no título e leia o passo a passo para cultivá-las: 

2 – Treliças e biombos

Podem ser utilizados para criar ambientes mais intimistas nos jardins, principalmente nos espaços destinados às refeições, com mesas e cadeiras ou redários para descanso. E essas estruturas também podem ser integradas ao paisagismo do jardim!

Confira algumas ideias:

  • Utilize plantas trepadeiras que produzem flores, como primavera, a amarelinha (Thunbergia alata) ou a tumbérgia azul (Thunbergia grandiflora), para trazer mais cor ao espaço; 

trepadeiras para pergolado

  • Se houver sustentação, aproveite para pendurar vasos de plantas suspensos em macramês ou até mesmo kokedamas; 
  • Luzes pequenas podem trazer mais conforto ao ambiente e criar um clima mais intimista. 

3 – Jardim com pedras

Pedras, pedriscos ou argila expandida também são boas opções para decorar jardins pequenos. Vale para espaços abertos e até mesmo internos, como a parte inferior de escadas, jardins de inverno e áreas de ambientes corporativos. 

jardim com pedras

Agave e palmeiras são ótimas opções para cultivar em jardins de pedras. Outra opção é criar bordaduras compostas com cactos pequenos ou tipos de suculentas variados. 

4 – Estruturas verticais

Quer criar pontos de destaque ou otimizar o espaço de um jardim pequeno? Aposte nas estruturas verticais, como vasos de parede ou suportes de chão para vasos.

jardim vertical
Vasos autoirrigáveis e suportes disponíveis na loja virtual Plantei. Clique na imagem e confira no site!

Os vasos podem ser apoiados diretamente na parede ou em treliças – de madeira ou aço – por meio de argolas ou nichos adaptados para acomodá-los.

Use a criatividade para pensar nas cores e nas composições e criar o clima que você deseja no seu jardim: divertido, contemporâneo, rústico, entre outros. Os cultivos podem ser variados: das flores pequenas à temperos e hortaliças de raízes curtas. 

vasos autoirrigáveis
Vasos autoirrigáveis e suportes disponíveis na loja virtual Plantei. Clique na imagem e confira no site!

5 – Elementos decorativos

Aposte nos elementos decorativos para trazer mais estilo ao jardim! Reaproveite caixotes de madeira, pallets, xícaras antigas, jarros, cestas e outros itens de decoração, como pássaros em cerâmicas e gaiolas.

decoração para jardim pequeno

Basta colocar uma camada de cor e trazê-los para o quintal! Mas, atenção: qualquer recipiente com espaço para acumular água não deve ficar exposto à chuva.

Aproveite para plantar uma mudinha e só depois coloque nos canteiros ou suportes. 

6 – Uma espécie, várias cores 

Se você tem espaço para somente um canteiro ou parede pequena, escolha uma única espécie de plantas  – de preferência, as que se adaptam bem às condições de luz e solo do espaço – e aposte na variedade de cores disponíveis! 

Algumas dicas:

plantas pequenas para jardim

7 –  Use as paredes

As paredes são o trunfo dos jardins pequenos! Pense em composições para aproveitá-las da forma possível: além de flores e suculentas, você também pode cultivar hortaliças de raízes curtas e garantir temperos frescos sempre à mão! 

Use a criatividade: monte treliças para vasos ou faça cachepôs embutidos e personalize com suas cores favoritas. Lembre-se de garantir um bom acabamento, pois a estrutura ficará exposta ao sol e à chuva. 

Veja também
vasos grandes para sala

treliça de madeira para jardim vertical
Treliças e vasos de parede disponíveis na loja virtual Plantei. Clique na imagem e confira no site!

Assim como cercas e biombos, as paredes também podem receber plantas trepadeiras, que vão deixar o ambiente ainda mais verde. 

8  – Frutíferas em vasos  

Seu sonho é ter uma árvore no quintal, mas o jardim é pequeno? Faça um pomar em vasos!

Você pode ter um pé de jabuticaba, lichia, amora, limão, pitanga, mirtilo, cereja e até mesmo de manga em vaso, desde que forneça os nutrientes necessários para a árvore se desenvolver ali. 

E elas também podem ser cultivadas em varandas de casas ou mesmo de apartamentos, basta que no local haja incidência de sol pleno por algumas horas durante o dia e que a adubação seja frequente. 

frutíferas em vaso
Jabuticaba, acerola e manga cultivadas em vasos. Imagens: mudas e vasos da Plantei Garden Center.

Aqui no blog da Plantei você encontra conteúdos específicos sobre este tema, com o passo a passo para escolher a variedade, saber onde posicionar o vaso e quais os cuidados necessários. 

Confira:

jabuticabeira produzindo

9 – Elementos suspensos

Outra dica para otimizar o espaço e trazer mais verde para o ambiente é utilizar estruturas suspensas para colocar vasos.

plantas suspensas
Vasos suspensos e kokedamas são ótimas opções para aproveitar melhor o espaço.

Em pergolados de madeira ou aço, você pode colocar vasos de orquídeas ou plantas pendentes, que criam um belo efeito visual no espaço! Outra dica é utilizar varais com luzes, assim o local fica mais intimista e aconchegante. 

Dica extra: a Primavera Bougainvillea é fácil de cultivar e, por meio de podas de condução, cobre pergolados e treliças, proporcionando beleza e sombra. 

cachepôs para orquídeas

10 – Mobiliário

Um jardim pequeno e simples pode se transformar em um oásis para descanso. Se for possível, coloque uma rede no espaço ou opte por cadeiras do tipo espreguiçadeira. 

Para quem não pode investir muito, aposte nos caixotes! Além do uso como prateleira em paredes ou nichos em canteiros, eles também podem ser utilizados como banquinhos para receber os amigos. 

Cultive mais! 

Gostou das dicas para fazer um jardim pequeno e simples?

Aqui no blog da Plantei você encontra centenas de artigos sobre cultivo de flores, frutíferas, temperos, hortaliças, folhagens, plantas ornamentais e muito mais. Toda semana tem conteúdo novo para te ajudar a cultivar cada vez mais e melhor! 

cupom plantei garden center

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo