Lendo agora
Como cultivar amarelinha

Como cultivar amarelinha

A Thunbergia alata (nome científico), conhecida como amarelinha ou “suzana-dos-olhos-negros” é uma planta perene, nativa das florestas tropicais da África oriental, que pode atingir mais de 7 metros de altura por mais de um ano quando recebe os cuidados adequados.

Quer aprender a cultivar amarelinha? Continue a leitura e veja nossas dicas!

amarelinha
A amarelinha é uma planta trepadeira que se adapta bem à cercas e grades. Imagem Gabriele Diwald

Amarelinha: características e usos comuns

Por ser uma planta trepadeira, pode ser cultivada junto a treliças, cercas, árvores e arbustos, crescendo de forma rasteira sobre o solo ou com pendentes em jardineiras em sacadas ou em vasos pendurados no alto.

As flores são geralmente de tons de amarelo ou laranja, mas também há cultivares brancos, vermelhos e rosados. Costumam chamar a atenção por suas cores brilhantes e centro marrons ou roxo-escuros, quase negros, embora existam alguns cultivares que não apresentam uma diferença de coloração no centro da flor.

suzana dos olhos negros
As flores costumam aparecer no verão, com cores vibrantes. Imagem: femmygroot.wix.com

Solo

É bastante tolerante quanto ao solo, mas o ideal é um solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Clique aqui e veja como preparar o solo para plantios realizados em vasos.

Clima e Iluminação

A amarelinha é uma planta de clima tropical ou subtropical, e não suporta baixas temperaturas.

Precisa receber luz solar direta ou sombra parcial. Em regiões de clima muito quente cresce melhor com sombra parcial.

plantas de sol

Irrigação

É uma planta sensível a falta de água. Portanto, mantenha o solo sempre úmido, porém sem que fique encharcado.

Época de floração

A amarelinha gera flores principalmente durante o verão, mas pode florescer durante o ano todo quando as condições de cultivo são as ideais. A amarelinha geralmente começa a florescer em dois ou três meses após o plantio.

Thunbergia alata
O plantio da amarelinha é feito por estaquia ou sementes. Imagem: pepiniereaiken.com

Ciclo de cultivo

São plantas perenes em regiões de clima quente. Já nas regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, a amarelinha é cultivada como planta anual.

Propagação por estaquia

Via pedaços de ramos enraízam facilmente em um solo úmido.

Veja também
como plantar gladíolos

Propagação por sementes

As sementes podem ser semeadas no local definitivo, em sementeiras ou pequenos vasos, sendo depois transplantadas quando estiverem grandes o suficiente para serem manuseadas.

Semeie as sementes a uma profundidade de até 0,5 cm (meio) no solo. O espaçamento recomendado entre plantas para plantio no solo é de 60 a 90 centímetros. A germinação das sementes normalmente leva de uma a três semanas.

Aprenda mais sobre plantas

Você ama plantas? Quer aprender mais sobre elas? Aqui no nosso blog falamos sobre o cultivo de flores, hortaliças e frutíferas, seja para consumir ou usar na decoração.

Além dos artigos, temos materiais gratuitos disponíveis para download, como o e-book “A planta certa para cada ambiente”, em que explicamos quais espécies se adaptam a ambientes internos e quais preferem ambientes externos.

jardim vertical

 

Comentários (8)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo