Now Reading
15 flores para plantar no verão e colorir o jardim
flores para plantar no verão

A estação mais quente do ano chegou! Amada por uns, nem tão amada por outros, uma coisa é fato: verão é sinônimo de alegria e, claro, de cores. Durante essa época do ano, a beleza do jardim pode ser totalmente evidenciada pela harmonia de elementos e espécies, que fazem essa parte florida da casa vibrar.

Além de mais fresco e colorido, o jardim fica deslumbrante e pode proporcionar ótimos momentos de descontração e relaxamento. Afinal, tem coisa mais gostosa que sentar no jardim pra ler um livro, escutar uma música ou apenas admirar a paisagem?

Selecionamos 15 flores para plantar no verão e garantir composições incríveis e supercoloridas. Confira!

1. Dálias

Pertencentes à família Asteraceae, as dálias são fenomenais e fazem muito sucesso. Não é pra menos, pois são lindas e apresentam uma grande variedade de cores, que adicionam vida aos vasos e jardins.

Herbáceas de porte médio, são perenes e podem atingir até 1,50 m na idade adulta. Adoram clima quente e precisam de sol abundante para florir. Saiba como cultivá-la!

flores para plantar no verão
A variedade de cores faz da dália uma espécie perfeita para colorir o jardim.

2. Lírios-de-um-dia

Essas herbáceas perenes com rizoma, da família Hemerocallis, são muito conhecidas por desabrocharem de manhã e fecharem durante a noite. Curiosamente, apesar do nome que recebem, não são lírios verdadeiros.

Populares e vistosas, elas apresentam uma extensa variedade de formas e flores que trazem alegria e beleza ao jardim. A floração acontece entre a primavera e o outono. Uma ótima opção para deixar tudo ainda mais colorido, sem exigir muita manutenção.

flores para plantar no verão
Os lírios-de-um-dia abrem de manhã e fecham ao anoitecer.

3. Vincas

Rústica, pouco exigente e de baixa manutenção, a vinca é uma das principais flores para jardim no verão. Suas flores são simples e delicadas, apresentando uma tonalidade mais clara no centro.

São muitas as variedades de vinca: há flores com pétalas largas ou estreitas, nas cores roxa, vermelha, branca, e com o centro róseo ou branco. A espécie precisa ser cultivada em ambientes com altas temperaturas e sua plantação exige um solo muito fértil.

flores para plantar no verão
Coloridas e delicadas, as vincas precisam de solo fértil para florescer.

4. Cóleus

Muito utilizada na decoração de jardins ou pérgolas, essa flor do verão também é uma herbácea. São conhecidas por serem bem grandes, macios e com diversas combinações de cores, entre elas, amarelo, vermelho, roxo, verde, rosa e castanho.

Maravilhosas e apaixonantes, são plantas tropicais que se dão muito bem com altas temperaturas e, justamente por isso, são ideais para a estação. Aprenda a cultivá-la!

flores para plantar no verão
Os cóleus são flores de verão que variam em forma, tamanho e cor.

5. Gerânios

Da família Geraniaceae, o gerânio é uma planta que permanece em constante florescimento desde a primavera até ao outono, garantindo que o jardim esteja com cores exuberantes durante o verão.

Graciosa e com um aspecto delicado, suas flores parecem minibuquês. A enorme variedade da espécie faz com que a planta seja muito popular nas regiões temperadas e montanhosas.

flores para plantar no verão
As flores de gerânios são supercoloridas e se assemelham a pequenos buquês de noiva.

6. Flor-de-chagas

Conhecida por possuir flores e pétalas comestíveis, a flor-de-chagas também é uma queridinha da estação. A espécie apresenta um sabor apimentado e floresce muito bem durante o verão, mas não resiste às temperaturas extremas.

Também conhecida como flor-de-sangue, agrião do México, capuchinha e nastúrio, a planta apresenta uma vasta variedade de cores, como rosa, verde, laranja e amarelo.

flores para plantar no verão
A flor-de-chagas é comestível e apresenta um sabor apimentado.

7. Zínias

Assim como as dálias, essas fofinhas são da família Asteraceae e se destacam pelo comprimento do caule. É uma espécie que se adapta muito bem as altas temperaturas e colore o jardim com muito charme e intensidade.

guia de planta para ambientes

Elegantes, gostam de solo rico em húmus e fazem sucesso na ornamentação de jardins, vasos, canteiros e jardineiras. Não sabe o que plantar no verão? Aposte nas zínias!

flores para plantar no verão
As zínias são flores de verão e resistentes às altas temperaturas.

8. Flor-de-cone

Essa perene duradoura retorna todos os anos para colorir e dar brilho ao jardim, sempre durante o verão. Muito tolerante à seca e de baixa manutenção, se destaca como planta da estação e faz muito sucesso nos lares brasileiros.

A flor-de-cone apresenta uma grande variedade de cores, como o rosa, laranja, amarelo e branco. Essas opções fazem com que a decoração do seu jardim fique deslumbrante e se torne um verdadeiro mosaico natural.

flores para plantar no verão
A flor-de-cone é resistente à seca e exige pouca manutenção.

9. Girassol

Os clássicos girassóis são plantas herbáceas anuais, ou seja, nascem, se desenvolvem e morrem durante o período de um ano. Por possuir um curto ciclo de vida, não é comum encontrá-las plantadas em vasos e jardins.

Porém, é uma planta fácil de cuidar e pode ser cultivada em sol pleno. As regas devem ser frequentes durante o seu crescimento, no mínimo de dois em dois dias, caso a terra esteja seca.

flores para plantar no verão
O ciclo de vida dos girassóis, a partir da semente, é de, no máximo, 12 meses.

10. Hibisco

O hibisco é uma das flores para plantar no verão que mais apresentam benefícios. Por ser medicinal, com ação diurética e antioxidante, é muito cultivado e consumido em diversos países em forma de chá, geleias e doces.

Ainda assim, a planta tem característica ornamental, com floração rápida e abundante.

flores para plantar no verão
O hibisco apresenta benefícios medicinais, mas é usado também na decoração.

11. Cosmos

Os cosmos são plantas muito comuns de serem encontradas em calçadas, canteiros e jardins. Ainda que sejam pequenas, quando juntas, dão um toque campestre e vibrante para qualquer ambiente!

See Also
plantar amora em vaso

A herbácea é fácil de cultivar e possui ciclo de vida de um ano, podendo chegar a até 2 metros de altura. Gosta de sol pleno e exige regas frequentes para se desenvolver.

flores para plantar no verão
Os cosmos devem ser cultivados em ambientes iluminados e exigem regas regulares.

12. Verbenas

Pequenas e delicadas, as verbenas também se assemelham ao formato de pequenos buquês. Podem apresentar cores únicas ou uma combinação entre tons variados, como roxo, branco, vermelho e rosa.

Sua floração acontece em todos os períodos do ano, sendo muito utilizada como ornamentação em canteiros e maciços de jardins, também por não ultrapassar 30 cm de altura.

flores para plantar no verão
As verbenas são ótimas apostas para quem deseja ter o jardim florido durante o ano todo. Foto: Toto Ong

13. Margaridas

Outra clássica flor de verão, a margarida encanta por sua simplicidade e resistência. Ela se adapta facilmente a diferentes ambientes e é uma das principais escolhas para arranjos de vasos para decoração interna e buquês.

Para cultivá-la, prefira locais bem iluminados e fique de olho nas podas. As flores murchas devem ser retiradas rapidamente para que outras brotem, garantindo o florescimento.

flores para plantar no verão
A poda é etapa importante para que as margaridas floresçam plenamente.

14. Orquídeas

As orquídeas podem apresentar diferentes cores, formatos e tamanhos, com uma grande variedade de espécies de belezas únicas. Por ter característica ornamental, é muito amada e buscada por colecionadores, os chamados orquidófilos.

É muito fácil de ser encontrada, mas a dica para manter a planta saudável é buscar entender quais são as necessidades específicas daquela variedade. Após o período de floração, é indicado fazer adubação com fertilizantes desenvolvidos para a espécie.

flores para plantar no verão
As orquídeas são uma das flores ornamentais mais buscadas por colecionadores.

15. Petúnias

Simples e belas, as petúnias são flores fáceis para cultivar durante o verão. Exigindo baixa manutenção, a planta se alastra em pouco tempo e deixa seu toque colorido no jardim, podendo ser alocada também em vasos para ambientes internos.

Por mais que a petúnia goste do verão, deve se desenvolver em meia sombra para não ter suas folhas queimadas pela iluminação direta. Regue a base da planta duas ou três vezes por semana, mas sem encharcar o solo.

flores para plantar no verão
De fácil cultivo, as petúnias devem ser cultivadas em meia sombra com clima ameno.

Viu, só? Agora que você sabe o que plantar no verão para deixar seus espaços ainda mais alegres, que tal conferir as mudas e bulbos de flores disponíveis no site da Plantei?

Clique no banner abaixo para conhecer todas as espécies de verão disponíveis no maior garden center online no Brasil. Mãos à terra e bom plantio! 💚

comprar bulbos de flores

Comments

comments

View Comments (9)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top