Benefícios de usar sementeiras – Como preparar suas mudas

Sem comentarios

     Está pensando em fazer a sua própria horta por aí? Então, é muito importante que você saiba como preparar as plantas de diferentes espécies hortícolas que existem.

     Uma informação importante é que como as plantas são diferentes, elas não seguem o mesmo padrão. O que isso significa? Nem todas elas se desenvolverão bem da mesma maneira.

     Por exemplo, existem espécies que se beneficiam com o transplante. Alfaces, couve-flor, tomates e couve são algumas delas.

     Há também as que são indiferentes ao transplante, como as rúculas, beterrabas e almeirões.

     E por fim, existem as espécies que não toleram o transplante e que não desenvolverão as raízes, como as cenouras, nabos e rabanetes.

     A grande maioria das espécies podem ser plantadas diretamente no local definitivo mas, quando temos pouco espaço essa definitivamente não é a melhor saída, afinal, o canteiro ficará ocupado por muito tempo.

     Qual é a melhor saída então? Apostar em sementeiras, que são o espaço onde as sementes irão germinar, começar o processo de desenvolvimento e transformar-se em mudas. Quando chegarem a esse estágio, aí sim será a hora do plantio em local definitivo.

Conhecendo as sementeiras

     Existem sementeiras prontas, mas você também pode usar copinhos de papel ou plástico para realizar o processo de germinação, bandejas de ovos, tubinhos com rolo de papel higiênico e até mesmo cascas de ovos.

     As sementes que ali estarão serão como bebês, e por isso precisarão de proteção. As chuvas e sol forte são fatores prejudiciais ao processo de crescimento.

     Para livrá-las da chuva, pode-se usar plástico filme. Ele também ajudará a manter o solo aquecido. Assim, as bebês sementes ficarão aquecidas e germinarão bem.

     Já para proteção contra o sol, o ideal é a utilização de uma tela de sombrite.

     Ele protegerá as mudinhas do sol excessivo e também bloqueará parte da chuva, caso suas bandejas não estejam protegidas com o plástico filme.

     Você deve saber que quando as mudinhas estiverem com um porte ideal para o transplante, deverão ser adaptadas a luz solar aos pouquinhos, gradativamente. Caso não passem por esse processo, poderão morrer queimadas pela alta exposição solar.

Vantagens

     Uma das principais e melhores vantagens de se utilizar sementeira é o tempo bem curto que o canteiro ficará ocupado.

     Folhosas como alface e rúcula podem ser colhidas com menos de um mês. Pouquinho tempo, né?

     Algumas outras espécies podem ser mantidas por maior tempo pois colhemos só as folhas desenvolvidas. Como é o caso de couves, cebolinha, salsa, entre outros.

     Outra vantagem de utilizar sementeiras é que essa importante etapa garante um controle maior da umidade durante o período inicial do crescimento da planta. Isso aumenta as chances de sucesso na germinação e desenvolvimento.

     Se você costuma comprar sementes, é importante que as adquira de empresas especializadas para que não se decepcione ao não conseguir com que elas germinem.

     Uma alternativa, muito legal por sinal, é produzir suas próprias sementes. Manjericão, almeirão, espinafre, tomates e pimentas são algumas das plantas que formam frutos e sementes com muita facilidade.

     Até mesmo verduras, passado o período de floração, costumam oferecer no pendão floral, sementes que deverão ser colhidas e guardadas para futuros plantios.

     Quando realizar o processo de colheita das sementes guarde-as em saquinhos plásticos bem apertados e amarrados, numa gaveta da parte mais baixa da geladeira.

     Esse processo garantirá que suas sementes mantenham o poder germinativo durante um bom tempo!

 

     Em nosso site você encontra bandejas para mudas, sementes e muitos outros itens ideais para o cultivo doméstico. Clique aqui e confira!

     Boa germinação e bom plantio! 💚

Crédito da imagem de capa – Blog Mãos na Horta

Comments

comments

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *