Lendo agora
Alocasia black: uma planta ornamental e resistente

Alocasia black: uma planta ornamental e resistente

alocasia black

A Alocasia Black é herbácea, resistente e conta com ciclo de vida longo. Essas características são responsáveis pelo sucesso, já que são cada vez mais utilizadas para compor a decoração de áreas internas!

O valor ornamental vem das folhas: elas têm aspecto alongado, com nervuras em verde escuro em textura metálica. Assim como a alocasia polly, chama bastante atenção nos ambientes e não demanda cuidados complexos, por isso, são consideradas boas opções até mesmo para iniciantes no cultivo de plantas.

A seguir, apresentamos dicas certeiras para adquirir uma muda saudável e mantê-la em pleno desenvolvimento na sua casa. Boa leitura! 

Alocasia black. Imagem Plantei Garden Center.
Alocasia black. Imagem Plantei Garden Center.

Como cuidar da Alocasia black?

Nos espaços externos, coloque-a em um local sombreado. Já nas áreas internas, escolha um local com boa luminosidade, mas que não tenha sol direto. 

O primeiro sinal de que a planta não está no lugar ideal é dado pelas folhas: elas ficam enroladas e pálidas. 

O replantio é indicado para mudas que estejam em vasos muito pequenos. Utilize terra vegetal e confira se há furos no vaso novo, para que a água possa escoar.

As regas devem ser regulares, para que a terra vegetal fique sempre úmida. Mas, atenção com a quantidade: evite encharcar. 

Qual o melhor substrato para alocasia?

A alocasia black deve ser cultivada em um vaso fundo, que tenha, no mínimo, 3 litros.

O substrato recomendado para cultivo é bem simples e fácil de encontrar: terra vegetal. Mas, não esqueça da camada de drenagem, que pode ser feita no fundo do vaso com argila expandida ou pedrinhas de construção (brita).

Depois de fazê-la, coloque a terra vegetal até, aproximadamente, a metade do vaso. 

Em seguida, faça o transplante da muda com cuidado, retirando a planta do recipiente de origem de modo que mantenha o torrão no entorno das raízes. Posicione-a no centro do vaso e vá adicionando mais terra vegetal, até chegar a borda. 

🪴 Dica da Plantei: nunca deixe de fazer furos no fundo dos vasos e cachepôs ou de verificar se não estão obstruídos. Assim, evita o surgimento de torrões ou o apodrecimento das raízes.

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Quantas vezes devo regar?

Essa dúvida é muito comum! Você deve regar a alocasia black sempre que o substrato estiver seco. O segredo é mantê-lo úmido, mas evitar encharcamentos.  

Em média, isso significa aproximadamente duas vezes por semana. Porém, varia muito conforme as condições climáticas da região em que você vive e do espaço onde o vaso está. 

Mesmo gostando de umidade, evite molhar as folhas das alocasias, priorizando focar diretamente na terra ou no ambiente de cultivo. 

Alocasia black. Imagem Plantei Garden Center.
Alocasia black. Imagem Plantei Garden Center.

Como fazer a alocasia crescer?

Cultive-a em um bom substrato, seguindo as recomendações que mencionamos anteriormente. 

Faça adubações periódicas, utilizando um adubo rico em nitrogênio. Evite o uso de fertilizantes foliares e priorize fontes como uréia e salitre. 

Veja também
Guaimbe: plantas que crescem rápido.

Uma outra dica para mantê-la saudável é fazer a retirada das folhas que estão secas ou amareladas. 

🪴 Dica da Plantei: o livro Paisagismo de bolso — Folhas, escrito por Carol Costa facilita o processo de encontrar a variedade ideal para cada ambiente a partir das cores ou preferências da planta.

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.

Plantas dentro de casa

Gostou das dicas para cultivar a alocasia black? Aqui no blog da Plantei você encontra centenas de artigos com dicas exclusivas para ter plantas dentro de casa!

Confira:

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

A imagem mostra três tipos de medidores de umidade para colocar no solo ou substrato.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo