Lendo agora
Aprenda como cuidar da Ficus Elastica Ruby

Aprenda como cuidar da Ficus Elastica Ruby

Popularmente conhecida como árvore-da-borracha, a Ficus Elastica Ruby é uma planta tropical que tem como característica principal a coloração das folhas, que mescla  tonalidades de rosa e vermelho, combinadas ao verde-bandeira. 

O uso na ornamentação dos ambientes internos é bastante comum, principalmente em salas-de-estar e escritórios. Pode ser o centro das atenções, ficando ao lado da estante ou de poltronas e, também, compor cantinhos verdes, ao lado de outras plantas que gostam de áreas de meia-sombra, como zamioculcas, antúrios e aglaonemas

O cultivo de todos os tipos de ficus ainda desperta muitas dúvidas e, como elas têm se popularizado cada vez mais, é comum haver problemas como quedas de muitas folhas simultaneamente. 

→ Confira, abaixo, uma série de dicas para cuidar corretamente da Ficus Elastica Ruby e mantê-la saudável e bem desenvolvida. 

Mudas de Ficus Elastica Ruby. Imagem: Plantei Garden Center.
Mudas de Ficus Elastica Ruby. Imagem: Plantei Garden Center.

Como cuidar da Ficus Elastica Ruby?

Um aspecto indispensável para manter a ficus Ruby saudável é a luminosidade. Posicione o vaso em um local com luz natural abundante, mas sem incidência de sol direto, principalmente nas folhas. 

“O primeiro passo é transplantá-la para um vaso de, no mínimo, 10 litros porque a ficus ruby precisa de espaço para o crescimento das suas raízes. Como é uma planta tóxica para crianças e pets, os vasos altos e cônicos são os mais recomendados. Assim, evita o contato direto com a planta”, recomenda Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.

Assista ao vídeo e aprenda a colocar essas recomendações em prática: 

Certifique-se de que o vaso e o substrato estão de acordo com as necessidades da espécie, para que a planta tenha um bom desenvolvimento. Faça regas regularmente, porém, entre uma e outra, verifique se o substrato secou totalmente. 

Quanto ao local, opte por um espaço com boa ventilação, como ao lado de janelas ou das portas de corredores. Mantenha o vaso longe do ar condicionado, pois as correntes de ar frio podem desidratar a planta. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Como trocar a ficus de vaso?

O primeiro passo é adquirir um vaso grande. Para evitar trocas de vasos frequentes, você pode escolher um vaso de 30 litros, caso haja disponibilidade de espaço no local em que a planta será posicionada. 

Certifique-se de que há furos no vaso (caso contrário, faça para que a água possa escoar). Depois disso, prepare os 3 itens necessários para fazer o replantio:

Coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso e, em seguida, um pedaço da manta de drenagem que cubra a circunferência, tal como neste vídeo. Essa etapa é essencial para garantir uma boa drenagem, assim, a água das regas fique acumulada junto às raízes da planta.

Quando for transplantar a muda do vaso original, tenha cuidado ao manuseá-la. Mantenha o torrão de substrato que fica no entorno das raízes e posicione-a bem no centro do vaso.

Ficus Elastica Ruby - Plantei Garden Center

Em seguida, coloque mais substrato, até chegar a borda e afofe com as mãos para deixá-la bem firme. Uma outra opção é deixar o substrato a, aproximadamente, 4 dedos da borda, para futuras adubações. 

Por fim, faça uma primeira rega sem moderação, para encharcar bem o substrato. 

🌱 Dica da Plantei: decorar a sala com plantas em vasos grandes demanda alguns cuidados. Clique aqui e leia as dicas para acertar na escolha! 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Frequência das regas

As regas variam de acordo com o porte da planta, mas, em geral, são regulares. Verifique o substrato com as pontas dos dedos para ter certeza que está totalmente seco e, então, use o regador diretamente na terra.

🌱 Dica da Plantei: conheça as características da Ficus Elastica Burgundy e Golden King clicando aqui

Ficus Elastica Ruby - Plantei Garden Center
Ficus Elastica Ruby – Plantei Garden Center

Coloração e cuidados com as folhas

“A limpeza é importante porque folhas opacas demais podem causar má fotossíntese nas suas folhagens”, explica Barreto. O processo deve ser feito com um pano limpo e umedecido com água e não com mangueiras ou torneiras, porque a água bate na folha, mas não remove a poeira. 

“Na hora de limpar folhas grandes, como é o caso da ficus ruby, segure a parte de baixo da folha com cuidado para dar mais firmeza ao movimento e evitar rasgos”, orienta. Outra manutenção importante é quanto à retirada de folhas secas ou danificadas, para estimular o crescimento de novas folhas.

Confira o passo a passo:

Veja também
A imagem mostra três tipos de jiboias: a jiboia branca (folhas mesclam verde e branco), a jiboia amarela (folhas amarelas) e a jiboia njoy (folhas menores e mais firmes, em verde e branco). Imagens: Plantei Garden Center.

Compre na loja Plantei

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Assista o vídeo e veja como as ficus são embaladas para envio:

Dicas extras

→ De modo geral, todos os tipos de ficus costumam crescer consideravelmente e demandam vasos de mais de 10 litros, portanto, utilize suportes com rodízios para facilitar a movimentação e a limpeza do local;

→ A irrigação por gotejamento pode ser uma boa opção para evitar que a planta sofra com a falta de água nos dias mais quentes do verão ou durante os períodos de viagem; 

→ Ao manusear a planta, utilize luvas de jardinagem. Há uma seiva que escorre quando há retiradas, quedas e podas. 

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo