Lendo agora
Plantas na sala: conheça 3 modelos de vasos grandes

Plantas na sala: conheça 3 modelos de vasos grandes

vasos grandes para sala

Você sabe quais são as melhores plantas para cultivar na sala? E como escolher os vasos ideais para acomodá-las? 

Na maioria das vezes, as melhores plantas para áreas internas são as que apreciam meia-sombra ou sombra. Mas, trazer a natureza para casa tem seus desafios: escolher a espécie adequada ao espaço disponível para o vaso e entender se os cuidados são compatíveis com o tempo que você dispõe.

Continue a leitura para conhecer 3 plantas ornamentais para ter na sala, aprenda como escolher o vaso certo para cada variedade e veja inspirações para salvar nos favoritos!

Como escolher vasos para a sala?

As plantas trazem uma sensação de frescor e bem-estar e há inúmeras variedades que se adaptam ao cultivo dentro de casa.  Confira algumas dicas práticas para acertar na escolha do vaso:

  • Escolha vasos leves para facilitar a locomoção na hora de limpar. Se você busca sofisticação, opte por modelos com pratos que seguem o design da peça;
  • Verifique se o material é resistente e tem boa durabilidade. Assim, evita problemas ou replantio frequente; 
  • Confira se as medidas do vaso escolhido são adequadas às variedades que pretende cultivar. Atente-se para não escolher plantas que demandam espaço maior para se desenvolverem bem e que sejam pequeno porte, já que pode ficar desproporcional;

  • A frequência de regas pode ser uma questão para os ambientes internos. Por isso, escolha variedades que não demandam irrigação diária e abundante. Os pratos que acompanham o design dos vasos ajudam a conter a água no chão. Uma outra opção são os modelos autoirrigáveis, com reservatório interno que distribui a umidade;
  • Além das cores e formatos, há vários tipos de acabamentos e de texturas nos vasos. Escolha um tipo que combine com os outros objetos que ornamentam a sala.

Agora que você já aprendeu mais sobre os tipos de vasos e os cuidados para tê-los na sala com plantas naturais, confira algumas dicas de combinações de modelos disponíveis na Plantei Garden Center. 

1 – Vaso Havana redondo com zamioculca

A zamioculca é vistosa, resistente à ausência de luz solar direta e não demanda cuidados complexos. Por esse motivo, é uma das queridinhas para ambientes internos como salas, jardins de inverno e escritórios. 

É ideal para criar um ponto de destaque na sala, já que as cores das folhas são verdes e brilhantes. Como cresce de acordo com o espaço disponível, os vasos grandes e redondos da coleção Havana (Vouga Decor), que tem 40 cm de altura e 17 litros, vão favorecer a beleza da planta. 

O modelo verde turmalina é moderno e pode ser utilizado em espaços decorados de forma mais descontraída, combinando com outras cores vibrantes. Outra opção é utilizá-lo como ponto de contraste em ambientes com paletas mais neutras ou sóbrias. 

Confira algumas inspirações: 

Veja como fazer o plantio:

  • Preparo do vaso: coloque uma camada de argila expandida no fundo e depois acrescente um mix de terra vegetal, areia e algum composto orgânico, como húmus de minhoca. Assim, o substrato fica com uma excelente drenagem e a água não acumula nas raízes;
  • Quando for transplantar a muda, tenha cuidado ao manuseá-la. Mantenha o torrão de substrato que fica no entorno das raízes e posicione-a bem no centro do vaso. Em seguida, coloque mais substrato, até chegar a borda e afofe com as mãos para deixá-la bem firme; 
  • Onde colocar: como aprecia meia-sombra, os cantos de salas próximas às janelas e os jardins de invernos são bons locais para posicionar o vaso;
  • Regas: não gosta de excesso de água, principalmente quando é cultivada dentro de casa. Portanto, regue a cada 15 ou 20 dias; 
  • A zamioculca vai crescer de acordo com o espaço disponível. Para facilitar o manuseio durante as limpezas do chão da sala, compre um suporte com rodinhas para colocar o vaso. 

 

🪴 Dica da Plantei: o livro Paisagismo de bolso — Folhas, escrito pela jardineira Carol Costa é inspirado nos catálogos de tintas e facilita o processo de encontrar a variedade ideal para cada ambiente a partir de suas cores ou necessidades de cultivo!

2 – Vaso Marmorato + asplênio

Uma outra planta que se adapta muito bem aos ambientes internos é a asplênio, que é perene e se destaca pelo verde brilhante e formato alongado das folhas. 

A semelhança com as samambaias não é à toa – afinal, são da mesma família – e os cuidados também são bem parecidos. O porte varia de 45 cm a 1,20m de altura, portanto, atente-se ao tamanho do vaso de acordo com o espaço disponível na sala.

Os vasos das coleções Marmorato (Floridis) têm uma textura que simula o mármore e, por isso, transmitem sensação de elegância e sofisticação. Além disso, são leves e resistentes, facilitando a limpeza e a durabilidade.

Na Plantei Garden Center você vai encontrá-los em várias cores e tamanhos. Com 35 cm de altura e capacidade para até 17 litros, é o suficiente para a asplênio se desenvolver bem.

Confira algumas inspirações: 

Veja como fazer o plantio:

  • Preparo do vaso: faça uma camada de drenagem com argila expandida ou brita e utilize terra vegetal com boa drenagem. Para melhorar a condição do solo, adicione um pouco de bokashi à mistura; 
  • Quando for transplantar a muda, tenha cuidado para manuseá-la. Mantenha o torrão que fica envolta das raízes e posicione-a no centro do vaso. Em seguida, coloque mais substrato, até chegar a borda e afofe com as mãos; 
  • Onde colocar: em espaços da sala que sejam bem iluminados, mas que não recebem incidência de luz solar direto;
  • Regas: de uma a duas vezes por semana ou sempre que o substrato estiver totalmente seco;
  • Retire as folhas mais velhas das plantas e use um pano umedecido com água para limpar as folhas, caso acumulem poeira. 

🪴 Dica da Plantei: o Salva Plantas é composto por um mix de cordões que funcionam como uma raiz artificial, garantindo a umidade dentro dos vasos grandes por vários dias. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

3 –  Vaso Riscatto + palmeira Raphis

A palmeira Raphis faz bastante sucesso na decoração das salas e, entre os motivos, está a baixa manutenção, já que o crescimento é bem lento e não é necessário fazer podas. A vantagem de escolher esse tipo de planta é que elas não demandam trocas de vasos frequentes por falta de espaço para crescer. 

O valor ornamental da Raphis está nas folhas, que surgem em verde-esmeralda brilhante e são plissadas. Combina com salas de todos os estilos e há muitos tipos de vasos que acomodam bem a planta. 

A textura dos vasos Riscatto (Nutriplan) e o formato oval vão deixá-la ainda mais bonita! Com bom espaço de plantio e capacidade para 50 litros, são ideais para a raphis, que pode chegar a até 4 metros na fase adulta. 

Confira algumas inspirações: 

Veja como fazer o plantio:

  • Preparo do vaso: faça um mix com terra de jardim, terra vegetal,  composto orgânico e areia. Outra opção é utilizar o composto Calterra, que vem pronto para o plantio;
  • As recomendações para o transplante da muda são as mesmas mencionadas no tópico sobre a zamioculca e asplênio; 
  • Onde colocar: em espaços bem iluminados, mas que sejam de meia-sombra. A raphis também tolera sol, desde que seja o do início da manhã; 
  • Regas: são moderadas e espaçadas, de uma a duas vezes por semana e somente quando o substrato estiver totalmente seco; 
  • Não é necessário fazer podas ou adubações frequentes. Retire as folhas secas e, uma vez por ano, use um adubo líquido NPK (10-10-10). 

🪴 Dica da Plantei: há muitas outras plantas de meia-sombra que desenvolvem bem dentro de casa, como as alocasias, marantas e as ficus. Confira uma lista com 10 opções clicando aqui

Plantei Garden Center 

Já visitou a Plantei Garden Center? 

Na nossa loja virtual você encontra opções de vasos grandes para salas de diferentes cores, texturas e estilos – rústico, industrial, moderno, entre outros – para transformar os ambientes levando a natureza para dentro de casa! 

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo