Lendo agora
Plantas na sala: conheça 3 modelos de vasos grandes

Plantas na sala: conheça 3 modelos de vasos grandes

vasos grandes para sala

Você sabe quais são as melhores plantas para cultivar na sala? E como escolher os vasos ideais para acomodá-las? 

Na maioria das vezes, as melhores plantas para áreas internas são as que apreciam meia-sombra ou sombra.

Mas, trazer a natureza para casa tem seus desafios: escolher a espécie adequada ao espaço disponível para o vaso e entender se os cuidados são compatíveis com o tempo que você dispõe.

Continue a leitura para conhecer 3 plantas ornamentais para ter na sala, aprenda como escolher o vaso certo para cada variedade e veja inspirações para salvar nos favoritos!

Como escolher vasos para a sala?

As plantas trazem uma sensação de frescor e bem-estar e há inúmeras variedades que se adaptam ao cultivo dentro de casa.

Confira algumas dicas práticas para acertar na escolha do vaso:

Escolha vasos leves para facilitar a locomoção na hora de limpar. Se você busca sofisticação, opte por modelos com pratos que seguem o design da peça.

Verifique se o material é resistente e tem boa durabilidade. Assim, evita problemas ou replantio frequente.

Confira se as medidas do vaso escolhido são adequadas às variedades que pretende cultivar. Atente-se para não escolher plantas que demandam espaço maior para se desenvolverem bem e que sejam pequeno porte, já que pode ficar desproporcional.

A frequência de regas pode ser uma questão para os ambientes internos. Por isso, escolha variedades que não demandam irrigação diária e abundante.

Os pratos que acompanham o design dos vasos ajudam a conter a água no chão. Uma outra opção são os modelos autoirrigáveis, com reservatório interno que distribui a umidade.

Além das cores e formatos, há vários tipos de acabamentos e de texturas nos vasos. Escolha um tipo que combine com os outros objetos que ornamentam a sala.

Agora que você já aprendeu mais sobre os tipos de vasos e os cuidados para tê-los na sala com plantas naturais, confira algumas dicas de combinações de modelos disponíveis na Plantei Garden Center. 

1 – Vaso Havana redondo com zamioculca

A zamioculca é vistosa, resistente à ausência de luz solar direta e não demanda cuidados complexos. Por esse motivo, é uma das queridinhas para ambientes internos como salas, jardins de inverno e escritórios. 

É ideal para criar um ponto de destaque na sala, já que as cores das folhas são verdes e brilhantes.

Como cresce de acordo com o espaço disponível, os vasos grandes e redondos da coleção Havana (Vouga Decor), que tem 40 cm de altura e 17 litros, vão favorecer a beleza da planta. 

O modelo verde turmalina é moderno e pode ser utilizado em espaços decorados de forma mais descontraída, combinando com outras cores vibrantes.

Outra opção é utilizá-lo como ponto de contraste em ambientes com paletas mais neutras ou sóbrias. 

Confira algumas inspirações: 

Veja como fazer o plantio:

Preparo do vaso

Coloque uma camada de argila expandida no fundo e depois acrescente um mix de terra vegetal, areia e algum composto orgânico, como húmus de minhoca. Assim, o substrato fica com uma excelente drenagem e a água não acumula nas raízes;

Quando for transplantar a muda, tenha cuidado ao manuseá-la. Mantenha o torrão de substrato que fica no entorno das raízes e posicione-a bem no centro do vaso. Em seguida, coloque mais substrato, até chegar a borda e afofe com as mãos para deixá-la bem firme; 

Onde colocar o vaso

Como aprecia meia-sombra, os cantos de salas próximas às janelas e os jardins de invernos são bons locais para posicionar o vaso.

Como cuidar

A zamioculca não gosta de excesso de água, principalmente quando é cultivada dentro de casa. Portanto, regue a cada 15 ou 20 dias. 

A zamioculca vai crescer de acordo com o espaço disponível. Para facilitar o manuseio durante as limpezas do chão da sala, compre um suporte com rodinhas para colocar o vaso. 

🪴 Dica da Plantei: o livro Paisagismo de bolso — Folhas, escrito pela jardineira Carol Costa é inspirado nos catálogos de tintas e facilita o processo de encontrar a variedade ideal para cada ambiente a partir de suas cores ou necessidades de cultivo!

2 – Vaso Marmorato + asplênio

Uma outra planta que se adapta muito bem aos ambientes internos é a asplênio, que é perene e se destaca pelo verde brilhante e formato alongado das folhas. 

A semelhança com as samambaias não é à toa – afinal, são da mesma família – e os cuidados também são bem parecidos.

O porte varia de 45 cm a 1,20m de altura, portanto, atente-se ao tamanho do vaso de acordo com o espaço disponível na sala.

Os vasos das coleções Marmorato (Floridis) têm uma textura que simula o mármore e, por isso, transmitem sensação de elegância e sofisticação. Além disso, são leves e resistentes, facilitando a limpeza e a durabilidade.

Na Plantei Garden Center você vai encontrá-los em várias cores e tamanhos. Com 35 cm de altura e capacidade para até 17 litros, é o suficiente para a asplênio se desenvolver bem.

Confira algumas inspirações: 

Veja como fazer o plantio:

Preparo do vaso

Faça uma camada de drenagem com argila expandida ou brita e utilize terra vegetal com boa drenagem. Para melhorar a condição do solo, adicione um pouco de bokashi à mistura.

Quando for transplantar a muda, tenha cuidado para manuseá-la. Mantenha o torrão que fica envolta das raízes e posicione-a no centro do vaso. Em seguida, coloque mais substrato, até chegar a borda e afofe com as mãos. 

Veja também
plantas para hall de entrada

Onde colocar

Em espaços da sala que sejam bem iluminados, mas que não recebem incidência de luz solar direta. 

Como cuidar

As regas devem ser de uma a duas vezes por semana ou sempre que o substrato estiver totalmente seco.

Retire as folhas mais velhas das plantas e use um pano umedecido com água para limpar as folhas, caso acumulem poeira. 

🪴 Dica da Plantei: o Salva Plantas é composto por um mix de cordões que funcionam como uma raiz artificial, garantindo a umidade dentro dos vasos grandes por vários dias. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

3 –  Vaso Riscatto + palmeira Raphis

A palmeira Raphis faz bastante sucesso na decoração das salas e, entre os motivos, está a baixa manutenção, já que o crescimento é bem lento e não é necessário fazer podas.

A vantagem de escolher esse tipo de planta é que elas não demandam trocas de vasos frequentes por falta de espaço para crescer. 

O valor ornamental da Raphis está nas folhas, que surgem em verde-esmeralda brilhante e são plissadas. Combina com salas de todos os estilos e há muitos tipos de vasos que acomodam bem a planta. 

A textura dos vasos Riscatto (Nutriplan) e o formato oval vão deixá-la ainda mais bonita!

Com bom espaço de plantio e capacidade para 50 litros, são ideais para a raphis, que pode chegar a até 4 metros na fase adulta. 

Confira algumas inspirações: 

Veja como fazer o plantio:

Preparo do vaso: faça um mix com terra de jardim, terra vegetal,  composto orgânico e areia. Outra opção é utilizar o composto Calterra, que vem pronto para o plantio;

As recomendações para o transplante da muda são as mesmas mencionadas no tópico sobre a zamioculca e asplênio.

Onde colocar?

Em espaços bem iluminados, mas que sejam de meia-sombra. A raphis também tolera sol, desde que seja o do início da manhã; 

Como cuidar?

As regas devem ser moderadas e espaçadas, de uma a duas vezes por semana e somente quando o substrato estiver totalmente seco.

Não é necessário fazer podas ou adubações frequentes. Retire as folhas secas e, uma vez por ano, use um adubo líquido NPK (10-10-10). 

🪴 Dica da Plantei: há muitas outras plantas de meia-sombra que desenvolvem bem dentro de casa, como as alocasias, marantas e as ficus. Confira uma lista com 10 opções clicando aqui

Plantei Garden Center 

Já visitou a Plantei Garden Center? 

Na nossa loja virtual você encontra opções de vasos grandes para salas de diferentes cores, texturas e estilos – rústico, industrial, moderno, entre outros – para transformar os ambientes levando a natureza para dentro de casa! 

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo