Lendo agora
Zamioculca: como cuidar e fazer mudas  

Zamioculca: como cuidar e fazer mudas  

A zamioculca (Zamioculcas zamifolia) é vistosa, resistente a ausência de luz e não demanda cuidados complexos: as regas podem ser semanais e a planta não exige poda. Por esse motivo, é uma das queridinhas entre as opções para ambientes internos, como salas e escritórios. 

Neste artigo explicamos tudo sobre o cultivo da zamioculca e um passo a passo (em imagens) de como fazer mudas. Confira! 

Escolha do vaso

Os vasos podem ser altos e grandes ou no estilo bacia/concha, principalmente se a intenção é cultivar a zamioculca para decorar ambientes. 

Como as folhas são verdes e brilhantes e a planta não exige poda de formação (apenas de limpeza, para retirada de folhas secas), é uma ótima opção para criar pontos de destaque na decoração de salas, varandas, halls de entrada e até mesmo em ambientes corporativos. 

zamioculca em vaso
Zamioculca em vaso concha (à esquerda) e em vaso alto (à direita). Imagens: fornecedor e Plantei Garden Center.

Você já sabe, mas não custa reforçar: todos os vasos precisam ter furos, para que a água escoe com facilidade, evitando que as raízes apodreçam.

Lembre-se, também, de fazer uma camada de drenagem no fundo do vaso com argila expandida ou brita antes de adicionar o substrato. 

Substrato para zamioculca

De modo geral, todas as folhagens cultivadas em vasos precisam de substratos que ofereçam uma boa drenagem, ou seja, quando a água das regas é absorvida rapidamente, em, no máximo, 2 segundos. 

O substrato para zamioculcas pode ser feito com um mix com terra vegetal, adubo orgânico (pode ser húmus de minhoca) e areia, na proporção de 1:1:1. 

Dica: você pode adicionar um pouco de carvão para deixar o substrato mais drenável, sem que haja muitas percas dos nutrientes vindo do solo ou da adubação após as irrigações. 

Compre mudas de zamioculcas na Plantei Garden Center clicando aqui.

substrato carolina

Escolha do local e luminosidade 

A zamioculca é uma planta que se adapta muito bem a locais de meia-sombra. Por esse motivo, é uma das queridinhas da decoração em ambientes internos e até mesmo de jardins de inverno.  

Em ambientes externos, opte por colocá-la em um local protegido de sol pleno constante, das chuvas excessivas ou de ventos muito fortes. 

Frequência de regas

A zamioculca não gosta de regas frequentes! Elas têm a capacidade de armazenar mais água que outras espécies e aprecia umidade, mas pode apodrecer em solos encharcados.

Se o clima da região for muito quente, faça duas regas durante a semana. Em regiões de clima frio ou ameno, faça uma rega semanal. 

zamioculca

A zamioculca é tóxica?

Sim! Todas as partes da zamioculca são tóxicas e não devem ser ingeridas. Mantenha-as longe de crianças e pets. 

Como fazer mudas de zamioculca?

É muito fácil fazer mudas de zamioculca, basta ter paciência. Confira o passo a passo em imagens e comece já! 

O primeiro passo é pegar um galho de uma zamioculca adulta e saudável. Em seguida, corte as folhas junto ao galho, mantendo o cabinho.

corte de folhas de zamioculca para fazer mudas

Depois de cortar as folhas, coloque-as em um vaso com substrato para plantio.

Você pode utilizar um mix pronto para esta finalidade ou utilizar a recomendação de substrato (terra vegetal, húmus de minhoca e areia) que indicamos anteriormente.  

folhas de zamioculca sendo colocadas no substrato de plantio para fazer mudas

Veja também
clusia

O vaso para as mudas também deve ter uma ótima drenagem, para que o substrato não fique encharcado e cause o apodrecimento das folhas. 

As folhas podem ser posicionadas sempre com o cabinho para baixo e enterradas a, aproximadamente, 5 centímetros.

Você pode colocar várias folhas no mesmo recipiente, como mostramos na segunda imagem abaixo.  

vaso com mudas de zamioculca

O crescimento das mudas é lento, então, tenha paciência! Mantenha o vaso à meia-sombra e faça irrigações sempre que o substrato estiver seco, já que elas apreciam umidade. Para isso, você pode utilizar um borrifador. 

suporte com rodinhas

Com o tempo, as pequenas folhas começam a criar raízes e gerar pequenas folhas, produzindo novas mudas de zamioculca para enfeitar seu jardim. 

Quando as mudas estiverem firmes e com várias folhas abertas, é hora de fazer o transplante e colocá-las em vasos individuais, assim não competem pelos mesmos nutrientes em um espaço pequeno e podem se desenvolver melhor! 

mudinhas de zamioculca

Gostou das dicas sobre como plantar, cuidar e fazer mudas de zamioculca?

Continue navegando aqui no nosso blog e veja mais inspirações para decoração com plantas, ideias de plantio e muitas dicas de jardinagem!

produtos para jardinagem

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo