Lendo agora
Tipos de caladium e como cultivá-las

Tipos de caladium e como cultivá-las

caladium (coração-de-jesus)

A caladium (Caladium bicolor), popularmente conhecida como coração-de-jesus, taiá ou tinhorão, pertence à família Araceae, que também inclui o antúrio e a comigo-ninguém-pode

A planta é conhecida pelo destaque que traz às composições em jardins devido às belas folhagens, que se apresentam em diferentes colorações. As mais comuns são as que mesclam vermelho, cor de rosa, verde e branco. 

Neste artigo explicamos quais são os tipos mais comuns de caladium e como cultivá-la em vasos ou canteiros. Confira! 

Tipos de caladium

Estudos indicam que há mais de 1500 cultivares do gênero Caladium. O uso mais comum é paisagístico, como planta ornamental, principalmente em canteiros. 

A Caladium bicolor é uma das mais populares no cultivo doméstico e apresenta folhas pontiagudas que combinam duas tonalidades diferentes.

caladium
Há vários tipos de caladium, que apresentam colorações diferentes nas folhas, variando entre vermelho, rosa, verde e branco.

Já a Caladium Freida Hemple apresenta folhas em verde escuro com centro avermelhado e a Caladium marmoratum, tem as bordas em verde esmeralda e centro branco.

A Caladium Candidum (White Christmas) conta com folhas brancas com marcações em verde e a Caladium Fannie Munson produz folhas quase totalmente avermelhadas. 

Caladium: como plantar e cultivar

Apesar de se desenvolver bem em vários tipos de solo, aprecia os ricos em matéria orgânica. Em canteiros, recomenda-se revolver o solo antes do plantio e acrescentar húmus de minhoca.

A planta, que é originária da América Central e da América do Sul, se desenvolve bem em clima equatorial, subtropical e tropical. A preferência de luminosidade é pela meia-sombra ou sol pleno

tipos de caladium
A caladium também é conhecida como coração-de-jesus, taiá ou tinhorão.

As regas devem ser frequentes, principalmente quando a planta dá sinais como folhas caídas ou murchas.

Faça podas de limpeza sempre que for necessário, retirando as folhas secas com cuidado para não danificar a planta. 

A propagação da caladium acontece principalmente por meio dos tubérculos, produzidos no período de dormência da planta. 

Caladium: como cultivar em vaso

A caladium (coração-de-jesus) é uma folhagem linda para ter em vasos. Mas, como não tolera encharcamento, a camada de drenagem é muito importante.

Para fazê-la, coloque uma camada de brita ou argila expandida no fundo do vaso. Acrescentar a manta de drenagem, que separa o escoamento de água da terra adubada e retém os nutrientes, é opcional.

Em seguida, adicione o substrato para plantio de folhagens. Outra opção é fazer um mix com terra vegetal, areia e húmus de minhoca. Preencha até a metade do vaso.

substrato para plantas

Posicione a muda de caladium no centro e adicione mais substrato até alcançar a borda do recipiente.

Veja também
Tumbérgia-azul - planta arbustiva.

Pressione o solo com as mãos em volta da muda, para deixá-la firme. Faça uma rega generosa para que a terra se acomode e, caso necessário, adicione mais. 

Dica extra: as folhagens da caladium crescem bastante quando recebem os cuidados adequados. Portanto, opte por vasos médios ou grandes. 

Mais ideias de plantio

Gostou de aprender sobre o cultivo da caladium? Veja mais artigos sobre folhagens e tenha um jardim exuberante ou uma selva urbana incrível! 

vasos decorativos para varandas e salas

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo