Lendo agora
Como plantar comigo-ninguém-pode?

Como plantar comigo-ninguém-pode?

comigo-ninguem-pode

A comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) é uma planta muito comum nos quintais e um dos motivos são suas belas folhagens verdes.

Além da beleza, é extremamente fácil de cuidar, se adapta bem a diferentes regiões e não é muito exigente em relação ao solo ou adubações. Porém, é preciso ter cuidado com o cultivo: a comigo-ninguém-pode é uma planta tóxica e perigosa.

Neste artigo você vai aprender a cultivá-la em canteiros nos jardins ou em vasos e descobrir quais os cuidados necessários com a comigo-ninguém-pode. Confira!

Comigo-ninguém-pode: do nome ao cultivo

A comigo-ninguém-pode é comumente conhecida por afastar sentimentos e energias negativas, como mau olhado e inveja, impedindo a absorção no espaço.

Devido a essa crença, a planta acaba sendo muito cultivada na entrada de residências ou de pontos comerciais, como um tipo de proteção para o local.

comigo-ninguém-pode

O uso ornamental também é bastante comum, já que a comigo-ninguém-pode produz folhagens grandes e vistosas, que ficam ótimas em canteiros sombreados ou vasos grandes. Outra vantagem é que ela é resistente e não precisa de cuidados complexos, portanto, é indicada para recepções e escritórios.

Mas, atenção: todas as partes da planta são tóxicas, portanto, mantenha o vaso longe de animais e crianças. A curiosidade e a falta de informação podem levar ao contato e à ingestão de partes da comigo-ninguém pode, que é extremamente prejudicial e pode até causar a morte.

Cultivo no solo

Deve ser rico em matéria orgânica e receber regas frequentes, porque a comigo-ninguém-pode aprecia umidade. Uma dica é trabalhar com a receita de terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção de 1:1:1.

Para plantio em vasos, faça uma camada de drenagem. Os problemas no escoamento da água podem causar danos à planta, como o surgimento de folhas amareladas ou “molengas”.

Uma das formas de evitar esses problemas é usar brita (pedra de construção) ou argila expandida antes de colocar o substrato. Outra dica é verificar se os buracos do vaso não estão obstruídos por algum elemento, já que eles são fundamentais para que o excesso de água vá embora.

Quanto à escolha do local de plantio, opte por um espaço que seja mais quente, porque a comigo-ninguém-pode aprecia o calor. Outra dica é posicioná-la longe de ventos fortes.

comigo-ninguém-pode
O comigo-ninguém-pode pode ser cultivado em espaços internos e as folhas grandes criam um ponto de atenção na decoração dos ambientes. Imagem: enviada pela cliente da loja Plantei.

Cultivo em água

A comigo-ninguém-pode também se desenvolve bem no cultivo em água, mas os cuidados são os mesmos: atenção redobrada ao manusear a planta e também com o contato da água do recipiente, que também terá toxinas.

Dica: adicione uma colher de água sanitária ou um pedaço de carvão na água para evitar mosquitos e faça trocas frequentes, higienizando o recipiente corretamente.

Iluminação

A comigo-ninguém-pode prefere meia-sombra, recebendo sol do início da manhã ou sol indireto.

Se ela receber mais sombra, vai perder a parte branca, ficando com a coloração das folhas mais verdes. E, se receber sol forte, pode ter as folhagens queimadas e o desenvolvimento prejudicado.

comigo-ninguém-pode em vaso

Regas

Aprecia umidade, portanto, faça regas frequentes. A comigo-ninguém-pode tolera alguns períodos de seca, por ser muito resistente.

Adubação

Pode ser feita uma vez ao ano, usando o adubo NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10-10-10 ou com a adição de húmus de minhoca na terra, que é rico em matéria orgânica e vai contribuir para o crescimento saudável da planta.

Veja também
Ficus Elastica Burgundy

Onde comprar

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de diversas plantas, inclusive de comigo-ninguém-pode. Elas são enviadas por transportadora e chegam perfeitamente até a sua casa!

muda de comigo-ninguém-pode

loja plantei

Comprar plantas pela internet? Ficou curiosa(o) para saber como é? O Henrique Buttler explica como é neste vídeo! E ele ainda traz informações sobre os cuidados necessários para quem quer ter um comigo-ninguém-pode cultivado em vaso. Confira!

Mudas de comigo-ninguém-pode

As mudas de comigo-ninguém-pode são feitas a partir das estacas, que podem ser retiradas do caule da planta quando elas já estão bem desenvolvidas. Depois, é só colocar na terra e esperar pelo enraizamento.

Outra opção é fazer mudas a partir das podas. Como o crescimento é relativamente rápido, muitas vezes os cortes são necessários para manter o crescimento controlado em vasos ou mesmo em canteiros. Nesse caso, as mudas das podas podem ir para um vaso ou recipientes com água.

Gostou das nossas dicas? Continue aprendendo sobre cultivares e jardinagem com a gente! Aqui no nosso blog você encontra mais de 450 artigos sobre o tema!

E tem mais: disponibilizamos materiais gratuitos para você baixar e ter sempre à mão. Aproveite!

vasos vogue

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo