Lendo agora
7 dicas para deixar sua horta mais produtiva

7 dicas para deixar sua horta mais produtiva

horta mais produtiva

Plantar uma horta é uma tarefa recompensadora, mas que exige bastante atenção para evitar perdas e desperdícios.

Neste artigo você encontra uma lista de cuidados práticos que contribuem para ter uma horta mais produtiva e saudável, que com certeza trará uma ótima colheita!

Boa leitura e mãos à terra!

1. Use sementeiras

Toda horta começa com uma sementeira, que são bandejas de plástico ou simplesmente copinhos descartáveis onde você vai produzir suas mudas.

A terra usada nas sementeiras é chamada de substrato e pode ser encontrada em lojas agrícolas ou gardens. As sementes devem ser colocadas de forma superficial ou apenas com uma fina camada de substrato.

Se estiverem muito profundas, podem não receber a luz necessária para germinar.

kit de sementes

Inicialmente, mantenha a sementeira à meia-sombra, porque o sol pleno pode queimar as hortaliças que estão começando o processo de germinação.

Saiba mais:

2. Bom solo é fundamental

O local da implantação da horta deve ser plano, com disponibilidade de água e bem iluminado. O ideal é que o espaço receba de quatro a cinco horas de luz solar direta durante o dia.

Para que a terra fique fofa, ela precisa ser revolvida a cerca de 15 centímetros de profundidade e estar livre de pedras, detritos ou qualquer tipo de lixo.

horta caseira

3. Use brita

É aconselhado colocar uma camada de brita no fundo do canteiro para melhorar a drenagem da água. Dessa forma, evita-se o endurecimento e o desmanche da terra e também que as raízes das hortaliças apodreçam.

4. Faça canteiros

Plantar hortaliças em canteiros, ao invés de longas fileiras, é a maneira mais prática de cultivar sua horta. Eles devem ser elevados entre 10 e 15 cm do chão e estar a, no mínimo, 40 cm de distância um do outro.

Elaboramos um artigo completo sobre como fazer os canteiros na horta, clique aqui para acessar.

5. Plante na vertical

Se existe a possibilidade de plantar na vertical, não perca tempo. Você pode apoiar frutas, legumes e vegetais como tomate, feijão, ervilhas, abóbora e melão em treliças, cercas e estacas.

As plantas que crescem na vertical recebem mais circulação de ar ao redor das folhas, diminuindo, assim, a possibilidade de doenças provocadas por fungos.

horta na parede
Jardineiras são ótimas opções para construir hortas verticais. Imagem: fornecedor Acqua Planta; produtos disponíveis na Plantei Garden Center.

6. Intercale culturas

Intercalar cultivos só traz vantagens ao jardineiro, uma vez que ele consegue colher variadas culturas em um mesmo canteiro. É preciso pesquisar quais plantios são compatíveis. Por exemplo, a colheita de alface pode ser seguida pela de rúcula e a de manjericão pode ser seguida por cebola.

7. Use adubo orgânico

Para adubação de canteiros recomenda-se o uso de adubos orgânicos como húmus de minhoca, esterco curtido e terra vegetal. Eles vão garantir os nutrientes necessários para que as hortaliças tenham um crescimento saudável.

Horta em vasos

Gostou das dicas para ter uma horta mais produtiva? Continue aprendendo acessando a página da Escola Plantei e lendo aqui no blog nossas dicas de plantio para ervas e temperos!

escola plantei - horta em vasos

Este texto foi escrito com informações do site Ciclo Vivo.

 

Comentários (6)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo