Lendo agora
Canteiros da horta: aprenda a fazer

Canteiros da horta: aprenda a fazer

canteiros da horta

Você já parou para pensar sobre qual é a finalidade dos canteiros em uma horta? E mais: o por quê de algumas plantas serem plantadas neles e outras não?

Neste artigo vamos explicar a importância dos canteiros e apresentar dicas sobre como fazê-los para obter os melhores resultados na sua horta. Mãos à terra! 

Vantagens do uso dos canteiros na horta

Os canteiros são criados para facilitar o plantio de algumas espécies, como alface, cenoura, beterraba, alho, entre outras, especialmente quando o desenvolvimento inicial é relativamente lento. Por meio dos canteiros e da criação de “ruas” entre eles, a locomoção pela horta e o trato com as plantas ficam facilitados, principalmente em momentos como a capina.

Além disso, os canteiros evitam o acúmulo de água entre as plantas, sobretudo se o plantio ocorrer em uma baixada ou área propensa ao acúmulo de água.

cultivo em canteiro na horta
Canteiros evitam o acúmulo de água e facilitam as capinas. Imagem: Pixabay.

Como preparar os canteiros

Em primeiro lugar, faça o planejamento do uso da área definida para o preparo dos canteiros. Nesse sentido, vale fazer um rascunho, em escala menor, da área total e distribuir o espaço em canteiros e “ruas”. Assim, você consegue prever quantos canteiros poderão ser preparados e otimizar o espaço disponível.

A largura dos canteiros e das “ruas” depende do tamanho do terreno disponível. Entretanto, deve ser pensada de modo a facilitar a realização dos trabalhos manuais como semeaduras, capinas e colheita. De modo geral, os canteiros podem variam de 90 cm a 120 cm. Já as “ruas” ficam com a largura entre 30 cm e 50 cm.

horta
Materiais alternativos podem auxiliar na feitura das bordas dos canteiros. Imagem: Pixabay.

Limpeza do terreno

Com o planejamento concluído, é chegada a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra. O primeiro passo é a limpeza do terreno. Em seguida faça a desestruturação inicial do solo com o auxílio de enxadões, seguida do destorroamento e do nivelamento dos canteiros com enxadas.

Na etapa de nivelamento é importante considerar a estabilidade dos canteiros. Por isso, em regiões ou épocas chuvosas, os canteiros devem ser ligeiramente mais altos, com 15 cm a 20 cm. Já em regiões secas, a sugestão é deixar as bordas ligeiramente mais elevadas, ajudando na retenção da umidade.

Veja também
ipê amarelo

O que plantar na horta?

É muito importante cultivar hortaliças que se adaptem bem às condições de solo no local onde os canteiros foram criados e tenham preferência pelo clima da sua região.

Outra dica é plantar de acordo com a época ou mês de desenvolvimento de cada variedade (veja o mini-calendário de plantio abaixo). Lembre-se que há variações, influenciadas pelas condições de luz, clima e solo.

calendario de plantio hortaliças

Confira outros artigos:

Fonte

Texto elaborado com informações da publicação Hortas : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Gilmar Paulo Henz, Flávia Aparecida de Alcântara. – Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2009.

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo