Lendo agora
Cravina: como plantar e cuidar

Cravina: como plantar e cuidar

cravina

A cravina (Dianthus chinensis) é uma planta extremamente delicada, que produz inflorescências nas cores rosa, roxa, vermelha e branca. Possui bordas serrilhadas, criando um efeito visual diferenciado e, por esse motivo, é muito utilizada na composição de arranjos e buquês.

As flores da cravina são de uma única cor ou mescladas e deixam qualquer jardim ainda mais bonito quando cultivadas em grupo ou com tonalidades variadas. Além do uso paisagístico, as flores também são comestíveis, assim como a da capuchinha e amor-perfeito.

Neste artigo abordamos os tratos culturais mais adequados para cultivá-la, garantindo um crescimento saudável. Mãos à terra!

cravina

Características

Consideradas uma planta de pequeno porte, a cravina chega a no máximo 50 centímetros. Possui odor característico e floresce durante o ano todo, desde que receba os cuidados adequados às suas preferências.

As flores da cravina são comestíveis, mas a parte branca deve ser retirada. O sabor é levemente azedo e elas podem ser acrescentadas em saladas ou como elemento decorativo em bolos e biscoitos.

Solo e plantio por sementes

O preparo do solo em canteiros deve ser feito revolvendo a terra e acrescentando matéria orgânica, como húmus de minhoca, para garantir mais nutrientes para a planta.

A cravina pode ser propagada por sementes ou mudas. Em vasos, faça uma camada de drenagem feita com brita ou argila expandida. Em seguida, prepare o solo com terra vegetal, areia de construção e terra comum, usando a medida de 1:1:1.

No plantio por sementes indica-se o espaçamento de 3 centímetros entre elas, mantendo a profundidade de 0,5 cm (meio centímetro) para a semeadura. A germinação acontece entre 10 a 14 dias e, após um mês, elas podem ser transplantadas ao local definitivo.

sementes de cravina

loja plantei

Luminosidade e regas

Para cultivar a cravina também vale a regra comum de exposição ao sol por até 4 horas. Se o cultivo for em vasos em áreas internas, é importante que sejam posicionadas em espaços que recebam bastante iluminação natural.

Veja também

Faça regas uma vez ao dia, no início da manhã. O solo ideal é sempre úmido, mas evite encharcar a planta.

Época de floração

A cravina é uma planta perene que floresce durante o ano todo em regiões com temperaturas mais altas. Em locais de clima ameno, a floração ocorre no fim da primavera.

Quando o corte é realizado a planta promove uma floração mais abundante e as novas mudas ficam mais baixas e ramificadas.

Mais flores no jardim!

Confira outros artigos disponíveis em nosso blog e aprenda sobre o plantio de várias espécies! Deixe seu jardim ainda mais colorido e bonito:

quiz de plantas

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo