Lendo agora
Como plantar cosmos

Como plantar cosmos

cosmos laranja

A cosmos é uma planta muito popular. Ainda que você não a conheça pelo nome, é muito comum que já tenha visto essa espécie nos jardins de espaços como escolas, igrejas, parquinhos, entre outros.

É uma flor muito utilizada para formar maciços decorativos no jardim, pois apresenta um aspecto visualmente interessante quando plantada em grupo. Outro uso comum é o cultivo junto a cercas e muros. Também há cultivares de cosmos-anãs, que podem ser facilmente plantadas em vasos e jardineiras.

Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber para plantar cosmos em casa ou em canteiros. Boa leitura!

cosmos rosa

Cosmos: principais características

A planta é originária da América do Norte, mais especificamente do México e do sul dos Estados Unidos e também é conhecida como “cósmea”.

A cosmos (Cosmos bipinnatus) é uma planta que possui folhas muito finas e divididas, com caules bastante ramificados, característica que transmite delicadeza. Apesar disso, ela é muito resistente e, dependendo das condições de cultivo, alcança tamanhos consideráveis.

Algumas variedades de cosmos podem ultrapassar até mesmo 2 metros de altura. Porém, devido às condições de cultivo, a média costuma ser de 30 centímetro a 1 metro. As flores, que geralmente possuem de 5 a 10 cm de diâmetro, podem ser vermelhas, violeta, brancas, cor de rosa ou ainda em tons intermediários.

Como plantar cosmos?

A propagação é feita através de sementes (clique aqui e veja dicas para semear flores). Elas podem ser colocadas no local definitivo, a uma profundidade de até 0,5 cm no solo. O processo completo de germinação acontece geralmente dentro de uma ou duas semanas.

Para cultivos em solo, o espaçamento é de 30 a 60 centímetros. A distância pode variar de acordo com a altura da variedade escolhida.

Solo: é uma planta bastante tolerante quanto ao solo, mas o ideal mesmo é um solo bem drenado, moderadamente fértil e com pH entre 6,5 e 7,5. A cosmos também cresce bem em solos relativamente pobres. Em solos muito férteis, crescem muito mas produzem poucas flores.

Clima: é uma planta de clima quente, que não suporta baixas temperaturas, nem geadas.

cosmos violeta

Iluminação: para o bom desenvolvimento da espécie é preciso que ela tenha contato com luz solar direta por várias horas diárias.

Veja também
cravina

Irrigação: é importante manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. A cosmos é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca.

Época de floração: depende muito da época de plantio. Geralmente começa a florescer aproximadamente dois meses após a germinação.

Ciclo de cultivo: os cosmos são plantas de ciclo anual.

 

Gostou das nossas dicas? Já cultiva cosmos? Conta pra gente nos comentários!

comprar sementes online

Comments

comments

Comentários (7)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo