Lendo agora
Como semear flores: passo a passo

Como semear flores: passo a passo

como plantar sementes de flores

Os benefícios de cultivar flores em casa são inúmeros: elas trazem beleza para os ambientes e perfumam o entorno de onde estão.

Além disso, há as espécies comestíveis, como a capuchinha e a papoula, e também as que atuam na purificação dos ambientes, como os antúrios.

As flores podem ser plantadas por meio de sementes, bulbos ou mudas. A propagação é diferente para cada tipo de flor, influenciado em um plantio bem sucedido e dentro do período estimado.

como semear flores
Cravo, onze horas, petúnia e amor-perfeito são boas ótimas de flores para semear e cultivar em casa, seja diretamente no jardim ou em floreiras. Imagem: Joshua Lanzarini -Unsplash.

Neste post, vamos explicar como semear flores, preparar o solo para recebê-las e falar sobre as particulares de algumas espécies, como os cravos, petúnias e a lavanda.

Boa leitura!

Substrato para sementes

Preparar uma terra saudável é fundamental para o bom desenvolvimento das sementes de flores.

De forma geral, o preparo do solo pode ser feito da seguinte forma: 1/4 de terra comum de jardim, 1/4 de areia ou vermiculita e 2/4 de terra vegetal (composto orgânico). Outra opção é preparar o solo com duas partes de terra vegetal e uma parte de esterco.

Algumas espécies possuem diferentes necessidades em relação ao solo para a germinação, por isso, verifique as indicações do fabricante no verso da embalagem de sementes.

sementes de bela manhã

Indicação de profundidade

Outra informação importante que deve ser levada em conta é a indicação de profundidade em que a semente deve ser colocada.

Se muito distantes do topo, podem não receber a luz necessária para se desenvolver; e se muito acima, podem se perder com o vento, com regas e até mesmo “queimar” com o sol direto.

semente de cosmos

Distância entre sementes

Um fator muito importante ao semear flores ou até mesmo hortaliças é a atenção com o espaçamento entre as sementes que são depositadas no solo.

Se ficarem muito próximas, ou umas sobre as outras, podem competir por espaço e não ter um desenvolvimento saudável.

Jardineiras e vasos para cultivar flores.

Regas

As regas devem constantes, porém feitas com zelo: o excesso de água é bastante prejudicial para a germinação, sobretudo se as sementes ficarem encharcadas.

Utilize um borrifador para fazer as primeiras regas, seja na sementeira ou no próprio vaso.

semente de capuchinha

Onde plantar?

Quando as sementes se transformarem em mudas e estiverem firmes e saudáveis, é hora de fazer o transplante para o local escolhido. Pode ser um vaso médio, jardineira, floreira de edifício ou direto no jardim.

Atente-se para que o novo espaço também tenha uma boa capacidade de drenagem (se for um vaso) e tenha um solo bem preparado.

sementes de dhalia unwins dobrada sortida

As lavandas, por exemplo, podem ser cultivadas em vaso e plantadas a partir de mudas ou sementes. No entanto, como elas crescem bem livremente, quanto maior for o espaço, maior será o tamanho da planta.

Quais flores semear?

A escolha das flores varia de acordo com o mês e a região em que você está. Geralmente nas embalagens das sementes há a indicação do período ideal de plantio para cada estado brasileiro, com base nas características do clima local.

O plantio de algumas flores pode ser feito durante todo o ano, mas depende das condições do solo, temperatura ambiente, incidência de luz, sazonalidade e qualidade da semente.

semente de verbena

Você pode escolher as espécies de flores que você mais gosta e adquirir sementes de diferentes tonalidades e tamanhos para compor seu jardim ou floreira.

Confira, a seguir, algumas dicas de flores que se desenvolvem bem em diferentes locais do Brasil!

Onze-horas

Conhecida por “abrir” complementarmente no horário que dá seu nome popular, a onze-horas é tão popular nos jardins quanto os cravos. A flor se adapta bem em todos os espaços, dos grandes jardins às floreiras pequenas.

Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a semeadura é indicada nos meses de abril, maio e junho. Já na região Sul e nos estados de São Paulo e Minas Gerais, de agosto a fevereiro.

sementes de onze horas portulaca

O plantio deve ser feito em um local que receba sol, ainda que parcial.

👉 Inspire-se: conheça tipos e estilos de jardinagem clicando aqui.

Semear cravos

O cravo é uma flor extremamente popular nos jardins. Disponível em diferentes tonalidades, como branco, amarelo, vermelho e rosa, eles são ótimas opções para plantio por sementes. A melhor época para iniciar o cultivo é o verão.

sementes de cravo

Veja também
cores de antúrios

A espécie se desenvolve melhor em locais ensolarados e abertos, mas não necessita de muita luminosidade para germinar. E atenção: as regas devem ser feitas pela manhã!

Semear petúnias

O plantio indicado para as petúnias é o feito em sementeira, distribuindo 4 ou 5 sementes por célula com a profundidade de 0,5 (meio) centímetro. As regas devem ser feitas no início ou final do dia.

A petúnia, assim o amor-perfeito, floresce uma vez ao ano. A recomendação de plantio para a região Sul é de agosto a março; para São Paulo e Minas Gerais de abril a setembro e nas demais regiões do país nos meses de maio, junho e julho.

Neste post apresentamos os cuidados necessários com as petúnias após o plantio.

semente de flores

Semear lavanda

O solo para plantio de lavanda deve ser rico em matéria orgânica. Por serem sementes que apresentam certa dificuldade para germinação, recomenda-se colocá-las na geladeira durante 7 dias antes de semear.

A planta exige sol pleno para crescer saudável e regas diárias, de preferência na parte da manhã.

Ao semear lavanda, assim como outras flores, evite impreterivelmente os períodos de geada, pois o clima compromete a produção.

Quer saber tudo sobre o cultivo de lavanda? Clique aqui e veja nosso material exclusivo sobre o tema.

Semear zínia

A maioria das flores pode também pode ser adquirida em mudas. Porém, com a zínias, é mais comum propagá-las por sementes, colocadas diretamente no local definitivo. Isso acontece porque, comumente, elas não são muito resistentes ao transplante.

semente de zinia

Para o plantio de zínia por sementes, vale as regras mais comuns: semear com 0,5 centímetro de profundidade e fazer regas moderadas pela manhã.

Informações sobre o ciclo de cultivo e a época de floração podem ser encontradas neste material exclusivo que criamos sobre as zínias.

Onde comprar sementes de flores?

Antes de adquirir as sementes, verifique o prazo de validade e se o fornecedor é de confiança. Na loja virtual da Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra diversas opções de sementes de flores.

Além da variedade de espécies, a maioria das opções está disponível em diversas tonalidades.

semente de myosotis azul

Pequeno calendário de plantio de flores

  • Janeiro: begônias lírio e girassol
  • Fevereiro: crisântemos, verbenas e mosquitinho branco
  • Março: boca-de-leão e rainha margarida
  • Abril: beijinho e cravina
  • Maio: calêndula e cravina
  • Junho: capuchinha e dália
  • Julho: gerânio e petúnia
  • Agosto: gérbera e margarida africana
  • Setembro: petúnia e amor-perfeito
  • Outubro: crista-de-galo, lírio e açucena
  • Novembro: amor-perfeito e tagetes
  • Dezembro: gerânio, calanchoê e bico-de-papagaio

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo