Lendo agora
Lavanda: como plantar e cultivar em casa

Lavanda: como plantar e cultivar em casa

lavanda como plantar

A lavanda ou alfazema é uma planta nativa da região mediterrânea, muito cultivada para a extração de seu óleo essencial, utilizado na perfumaria e em produtos de higiene. A espécie é também apreciada como flor ornamental, aparecendo em arranjos de vasos, canteiros e jardins.

As folhas da lavanda são uma ótima fonte de alimento para abelhas, e o mel produzido a partir do seu néctar é de excelente qualidade. Já suas flores são as partes mais utilizadas para dar sabor e aroma a diversos tipos de alimentos, como saladas, molhos, geleias, sorvetes, vinhos e vinagres.

Para aprender como plantar e cultivar a apaixonante lavanda, confira as dicas práticas a seguir. Boa leitura e mãos à terra! 🌿

Sobre a lavanda

Dentre as diversas espécies de lavanda, a Lavandula angustifolia é a mais cultivada, por produzir um óleo essencial de melhor qualidade — que promove a regeneração celular e possui propriedade anti-inflamatória.

lavanda como plantar
A variedade de lavanda mais cultivada é a Lavandula angustifolia, considerada a melhor matéria-prima para o óleo essencial da planta.

De origem francesa, a chamada lavanda verdadeira, com flores roxas e azuis, tem aroma doce, floral e com um toque amadeirado.

A planta pode atingir de 30 cm a 2 metros de altura e apresentar flores de cores variadas, como roxa, rosa e branca, dependendo da variedade. Além do uso gastronômico, dentre os principais benefícios da lavanda estão: efeito calmante, ação anti-séptica, anti-bactericida, cicatrizante e alívio de problemas respiratórios.

horta vertical

Clima, solo e luminosidade

No geral, a lavanda não tolera climas úmidos, assim como não suporta o frio ou o calor por muito tempo. Os cuidados variam de acordo com a espécie, portanto, verifique as melhores opções para cultivo considerando o clima da sua região.

Ela necessita de luz solar direta por algumas horas diariamente, sendo ideal para perfumar cantinhos da casa que batem sol somente durante um período do dia.

lavanda como plantar
A lavanda não suporta climas extremos (demasiado frio ou calor) e úmidos. O ideal é que a região de cultivo seja estável e não apresente grandes variações climáticas.

O solo para cultivar lavanda deve ser leve, bem drenado, moderadamente fértil e com pH entre 6,5 e 7,5. Solos calcários são os mais indicados, por serem ricos em nutrientes e estimularem o crescimento radicular da planta.

Como plantar lavanda

A lavanda ou alfazema pode ser propagada de duas formas: por semente ou por estaquia — método de plantio por pequenas estacas do caule.

Para plantar sementes de lavanda, a dica é semeá-las superficialmente, apenas pressionando-as levemente no solo e adicionando uma leve camada de terra peneirada.

comprar lavanda online

Elas podem ser cultivadas no local definitivo, como vasos e cachepôs, ou em bandejas sementeiras, para serem transplantadas quando as mudas estiverem grandes o bastante para serem manuseadas. O processo de germinação leva de duas a seis semanas.

Para a propagação por estaquia, corte ramos fortes com cerca de 10 cm de comprimento e retire as folhas da parte inferior, que ficará enterrada no solo. Cultive o ramo em recipiente separado, mergulhando sua base no solo até que fique firme.

lavanda como plantar
Os métodos mais comuns para a propagação de lavanda são via sementes e por estaquia.

A principal dica para cultivar lavanda no vaso é escolher recipientes de 30 a 40 cm de diâmetro. Em jardins e canteiros, devem ser plantadas com um espaçamento de, no mínimo, 30 a 90 cm. Para que cresçam plenamente, é importante retirar plantas invasoras do local, que “concorrem” por recursos e nutrientes.

Veja também
lágrima-de-cristo

Quanto à irrigação, o solo para o cultivo de lavanda deve permanecer levemente úmido, principalmente durante a fase inicial de crescimento. Quando bem desenvolvida, a planta se torna bem resistente a períodos de seca e pode ser irrigada esparsamente.

Colheita

A época de floração da lavanda é de junho a agosto, e as flores podem ser colhidas assim que se abrem, cortando quase todo o ramo. São das flores recém-colhidas que os óleos essenciais são extraídos.

Já suas folhas podem ser apanhadas quando necessário: o importante é fazer a poda de ramos velhos que se tornam lenhosos.

lavanda como plantar
O óleo essencial é extraído da lavanda recém-colhida.

A planta cresce de forma relativamente lenta, e embora chegue a florescer no primeiro ano, a floração é mais abundante a partir do segundo ano de cultivo. Ela é perene e pode produzir por mais de uma década.

Gostou de saber mais sobre essa apaixonante planta aromática e medicinal? Acesse o site da Plantei, maior garden center online do Brasil, e confira diversas variedades de sementes de lavandas e tudo o que você precisa para cultivá-las!

comprar lavanda online

Comentários (69)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo