Como plantar e cultivar a apaixonante lavanda

63 Comentários

         A lavanda ou alfazema (Lavandula angustifolia) é uma planta nativa da região mediterrânea, muito cultivada para a extração de seu óleo essencial, muito utilizado em perfumaria e produtos de higiene. Também é muito apreciada como planta ornamental em jardins, havendo vários cultivares para esta finalidade. Além disso, suas flores são uma boa fonte de alimentos para abelhas e o mel produzido a partir de seu néctar é considerado como sendo de excelente qualidade. Em menor escala, é cultivada como planta medicinal e como condimento para alimentos.

come-coltivare-lavanda-vaso-giardino-640x426

      As flores são a principal parte da planta utilizada para dar sabor e aroma a diversos tipos de alimentos, incluindo saladas, molhos, geleias, sorvetes e alguns vinhos e vinagres, embora as folhas também possam ser utilizadas.

      Várias outras espécies de lavanda são cultivadas, mas a espécie Lavandula angustifolia é a mais cultivada, uma vez que seu óleo essencial é de melhor qualidade. Esta planta pode atingir de 30 cm a 2 m de altura, dependendo da variedade. Suas pequenas flores podem ser roxas, rosadas ou brancas.

overnature.com-667

Sobre o clima

         A lavanda é bastante tolerante quanto a temperatura, porém não cresce bem em um clima muito úmido ou muito frio.

Quanto a luminosidade

     Necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Solo

            Cultive em solo bem drenado, leve, moderadamente fértil, com pH entre 6,5 e 7,5. O ideal são solos calcários.

Em relação a irrigação

      Esta planta é sensível ao excesso de água. O solo deve permanecer sempre levemente úmido durante a fase inicial de crescimento. Quando bem desenvolvida, a lavanda é resistente a períodos de seca e pode ser irrigada esparsamente.

beneficios-da-lavanda-para-a-saude-e-a-beleza1

Vamos então ao plantio

      A lavanda ou alfazema pode ser propagada por sementes ou por estaquia.

        Semeie superficialmente, apenas pressionando levemente as sementes no solo. Alternativamente, podem ser cobertas com uma leve camada de terra peneirada. As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em bandejas e vasos, neste caso sendo transplantadas quando as mudas estiverem grandes o bastante para serem manuseadas. As sementes geralmente germinam em duas a seis semanas.

       Para a propagação por estaquia, os ramos podem ser cortados com cerca de 10 cm de comprimento, retirando as folhas da parte inferior que ficará enterrada no solo. O solo deve ser mantido apenas levemente úmido, pois um excesso de água leva ao apodrecimento dos pedaços de ramo.

        O espaçamento recomendado entre as plantas pode variar de 30 a 90 cm, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo. A lavanda também podem ser cultivada facilmente em vasos com 30 ou 40 cm de diâmetro.

lavanda

Tratos culturais

      É muito importante retirar as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

       Corte os ramos mais velhos que se tornaram lenhosos.

Chegamos então a colheita

      As flores são colhidas assim que se abrem, cortando quase todo o ramo. As folhas podem ser colhidas quando necessário, mas são menos apreciadas do que as flores. O óleo essencial é extraído apenas das flores recém-colhidas.

Esta planta cresce de forma relativamente lenta, e embora chegue a florescer no primeiro ano, a floração é mais abundante a partir do segundo ano de cultivo. A lavanda é uma planta perene e pode produzir bem por mais de uma década.

lavanda-fiore

      E você, gosta de lavanda? Gostou do post? Deixe seu comentário! 😉

Comments

comments

63 respostas para "Como plantar e cultivar a apaixonante lavanda"

  • Sou apaixonada por essa planta, sua cor é linda. Agora posso tentar ter toda essa beleza em meu pequeno jardim. Obrigada pelas dicas.

    • Olá José Eduardo.

      Temos sementes de lavanda em nossa grade de produtos. No momento estamos sem elas em estoque mas logo estarão disponíveis. Cadastrei seu e-mail no “Avise-me quando chegar”, sendo assim, quando disponibilizarmos novamente o produto, o Sr. será notificado via e-mail. Obrigado.

  • Eu tenho plantada em minha chácara 3 mudas de lavanda. Mas são da especie Lavandula dentata. Mas são lindas e muito perfumadas.

  • A Lavanda foi batizada de nardus, pelos gregos, assim batizada por causa de Naarda, cidade síria à beira do rio Eufrates.
    Perfume fresco e limpo era o aditivo de banho preferido dos gregos e romanos, e o seu nome (Lavandula) deriva do latim lavare (lavar).

    Conta-se que a peste não chegava aos fabricantes de luvas de Grasse pois eles usavam a alfazema para perfumar o couro. Isso fez com que as pessoas na época andassem sempre com lavanda.
    Durante as duas Grandes Guerras, a alfazema ou lavandula foi utilizada para limpar os ferimentos dos soldados.
    parte de meu livro Plantas e frutas da Bíblia,a publicar.
    Lelington qumico-fitologita e escritor, lelington50@yahoo.com.br

    • Obrigada Lelington por partilhar seus conhecimentos. Quando vc ´publicar seu livro nos avise, OK?
      Sucesso!

  • Eu gosto muito da lavanda e inclusive já plantei em uma floreira na janela de minha empresa. Pois é um lugar bem ensolarado. Esta bem crescida e verdejante. Estou a espera das flores.

    • Olá Sonia!
      Que bom que gostou.

      Cadastrei seu e-mail no “Avise-me quando estiver disponível”, assim, você será notificada quando disponibilizarmos novamente o produto.

      Abraço!

  • Pretendo plantar mudas (ou sementes se não conseguir mudas).Por favor,avisem-me quando houver disponibilidade.

  • Gosto da essência da lavanda e até mesmo opto sempre por ele.Tenho em casa uma jarra com uns galhos artificiais É que gosto muito.Ter um vaso natural em casa séria tudo de bom devido também a fragrância.,mas em apartamento isto é mais complicado…Se encontrar um vaso já plantado com certeza devo comprar!… ..

  • Adorei o post! Adoro essa planta! Comprei duas mudas medindo, cada uma, uns 30 cm, inclusive uma das mudas já tem 7 botões de flores. Mas pelo muito que já vi, a lavanda gosta de terra meio seca, então, as minhas mudinhas, às vezes ficam um pouco murchas, daí borrifo um pouco de água na terra onde elas estão plantadas e elas ficam viçosas novamente. A espécie que estou cultivando é a dentata. Poderiam me explicar o porque deste fenômeno? Obrigado!

  • adorei as flores. Eu comprei um vaso na floricultura,ela esta meio caída,talves falta de agua, estou transplantando a mesma para um vaso maior,pergunto se posso coloca r a mesma no sol direto ou devo esperar mais uns dias (fiz sábado ).Obrigada pela resposta. Diva

  • Olá boa noite, começei a fazer uma plantação de lavanda a fim de destilar o seu óleo. Plantei alguns 13 pés que comprei na expo plantas, fazem 6 meses pegaram bem mas parece que não vão ficar grandes como mostra a foto da lavanda de vocêis está do mesmo tamanho que veio pequena, a minha é da espécie dentata. Poderiam me informar se preciso fazer algo?
    Agradeço a atenção.

  • Olá já li bastante sobre a lavanda e descobri ser uma planta além de muitas propriedades medicinais e uso culinário também que a casa onde existe essa planta tem harmonia e bem estar!
    Já tentei plantar por Sacadura mais não consegui nem germinação!
    Não desisto ainda terei um belo caso dela!
    Onde moro não tenho espaço algum com terra, será que consigo produção em caso de cerâmica?
    Obrigada pelo post me animou a tentar novamente!
    Um abraço!

  • Tenho um pe de lavanda no meu quintal, custou se desenvolver mas agora está linda, pena que está muito próxima ao pé de alecrim. Gostaria de saber em que época do ano ela floresce.

  • Bom dia, estive no mes de março em Gramado,onde comprei 3 mudas de lavandas.,onde a florista achou mto interessante eu ter a pretensão de trazê-las aqui para o nordeste,Pois bem, acredita que elas se adaptaram ao nosso clima Potiguar?Estou preocupada pois elas cresceram bastante mas no entanto, não houve rebentos de novos galhos.

  • O substrato para lavanda pode ser o usado com cactus e suculentas ou é necessário um que retenha mais água?

  • Comprei duas mudas para plantar no vaso comprei terra vegetal posso usa_lá? Estou com medo delas morrerem o que faço?

    • Sim ,eu plantei com terra vegetal. Elas estão lindas. Antes de plantar vc deverá fazer a preparação, vaso tamanho desejado, uma camada de areia , e bolinhas de argila, a terra. Eu não tinha bolinhas de argila; Usei um pedaço de toalha velha. A drenagem ficou ótima.

  • Adorei a matéria! Vocês poderiam indicar um curso para se iniciar o cultivo de lavanda em pequena propriedade? Obrigada.

  • Além de lindas e delicadas, podem tb ser cultivadas em vasos dentro do quarto. Para quem tem problemas respiratórios é uma maravilha!!!!

  • Gosto muito dessa planta, e gostaria de adquirir dementes para iniciar cultivo em pequena escala, favor me avisar quando tiver disponível.

  • Gostaria de plantar ao redor da casa, por ter um cheiro agradável e espantar mosquitos… Mas ela atrai abelhas… Que outra boa opção teria para a finalidade de espantar insetos? O canteiro pega bastante sol…

  • Boa noite! Tenho lavanda em meu vaso… Duas estão escuras e uma roxa… As escuras posso podar? Ou ela cai?

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *