Lendo agora
Como fazer mudas por estaquia

Como fazer mudas por estaquia

mudas por estaquia

A estaquia é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados. Muitas plantas, inclusive, só podem ser multiplicadas economicamente através deste método por dois motivos: produzem sementes pouco férteis ou raramente produzem sementes.

Para explicar o passo a passo de como fazer mudas por estaquia convidamos Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.

Boa leitura e mãos à terra! 

Estaquia ou clonagem de planta

A estaquia é uma prática muito antiga utilizada para clonar plantas com tamanho ou idade avançada e manter a genética totalmente igual. O principal fundamento da estaquia (clonagem de plantas) é ter novos exemplares de frutíferas ou flores já em fase de produção.

“Lembre-se que, quanto mais lenhoso for o sistema vegetativo, mais difícil o enraizamento e quanto mais mole, leguminoso ou suculento, mais fácil. A minha dica é começar com as rosas do deserto”, explica Daniel.

Mudas por estaquia

O principal segredo para ter sucesso na estaquia de plantas é certificar-se que há uma boa umidade relativa no local onde as estacas são feitas e um bom substrato, sempre úmido, mas nunca encharcado.

Outra dica é escolher galhos para fazer as estacas que apresentam, no mínimo, quatro gemas ou rebentos de novas folhas e/ou flores. Caso não tenha esses rebentos na espécie escolhida para estaquia, o galho deve ter pelo menos dois pares de folhas.

mudas por estaquia

Daniel explica que “é naquelas geminhas que estão boa concentração de ácido indolacético, uma auxina ou hormônio de crescimento, que dá origem às novas raízes. Sendo assim, o sucesso de suas estacas vem de um bom surgimento de raízes na parte bisel do galho.”

Preparo do substrato

O substrato para fazer estaquias pode ser feito com 50% de Carolina V ou XVI e 50% de húmus de minhoca. Esse mix garante uma boa retenção de líquidos e também favorece um substrato bem descompactado e oxigenado. 

Faça uma rega generosa algumas horas antes do plantio.  

“Vale muito a pena você esterilizar o substrato com água fervendo ou deixá-lo no congelador por dois dias. Assim, evita o risco de contaminação da estaca plantada, visto que a mesma está com um corte aberto”, destaca Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

substrato carolina

Extraindo material da planta-mãe 

Escolha sempre os ramos ou galhos com mais rebentos de gemas possíveis e também opte por galhos que estão nas laterais da planta-mãe, que são aqueles que estão apontados para a horizontal. 

Confira o passo a passo: 

  • Escolha um galho com, no mínimo, 15 centímetros;
  • Corte em bisel ou faça um corte diagonal na parte em que será colocada na terra,  pois aumenta o tamanho da área por onde podem sair as novas raízes;
  • Deixe um pouco de molho em água sem cloro e com enraizador por alguns minutos;
  • Prepare-se para o plantio com as dicas abaixo! 
muda de primavera
Exemplo de corte diagonal em galho de primavera. Imagens: Plantei Garden Center.

Plantando o material 

Agora que você já tem o substrato preparado e os galhos escolhidos, é hora de plantar!

Coloque o substrato já bem encharcado em um vaso pequeno ou copo descartável,  afundando de 3 a 5 cm da parte cortada em bisel.

mudar por estaquia

Os vasos ou recipientes transparentes são os mais indicados para o plantio de mudas por estaquia, porque facilitam a visualização da formação do sistema radicular das estacas. 

Veja também
bambu-da-sorte

Após o plantio, coloque o vaso com as estacas em um local onde haja bastante claridade indireta e ventilação moderada para não desidratar os galhos.

A recomendação é que as estacas recebam, aproximadamente, 12 horas de claridade diária. Sempre que possível borrife água sem cloro nos galhos para manter a umidade no local. 

E atenção: movimentar as mudas é extremamente prejudicial na fase de enraizamento e formação dos calos para um novo sistema radicular.

mudas por estaquia
Exemplo de corte diagonal em galho de primavera. Imagens: Plantei Garden Center.

Como saber se deu certo?

Essa é a parte que deixa a ansiedade de qualquer louco das plantas à flor da pele: não poder mexer por, no mínimo, 10 dias. E, ainda, manter a rotina de cuidados, observando e borrifando água diariamente! 

A ideia, muito difundida, de que se novos brotos de flores e/ou folhas saírem da estaca ela já está enraizada não é verdade. O biólogo explica que “naquele pedaço de galho que você colocou na terra seguindo as orientações, tem auxinas suficientes para dar origem a novos rebentos de folhas e/ou flores sem raiz alguma. Por isso indico copinhos descartáveis transparentes de 150 ml para iniciantes na prática.”

muda de ora-pro-nobis
Exemplo de corte diagonal em galhos de ora-pro-nóbis. Imagens: Plantei Garden Center.

Dica: escolha galhos com muitas gemas ou pares de folhas. No caso de folhas, sempre corte fora metade delas para a estaca não perder líquidos.

Quando transplantar mudas por estaquia 

Faça o transplante quando visualizar as raízes em volta do copinho transparente, tanto na parte de baixo como nas laterais.

Lembre-se que as raízes não gostam de vasos transparentes, eles são utilizados somente para facilitar a visualização do processo. Portanto, é necessário retirá-las dos copinhos. Utilize um vaso de dois litros para o primeiro transplante. 

Ideias de plantio

Agora que você já aprendeu a fazer mudas por estaquia, continue aprendendo aqui no blog da Plantei: 

mudas frutiferas

Comentários (70)
  • muito bom,só que ja fazem + de 10 anos que eu tento fazer muda de um hibisco que tem no condomínio que meu filho mora,e não consigo,kkkkk devo ser muito ruim nisso

    • Como fazer estaquía da era miudinha e qual o melhor tipo de terra a ser utilizado barro , areia , terra adubada etc. Moro em João Pessoa -PB . Agradeço pela oportunidade espero resposta.

  • Tenho uma trepadeira que se chama Sapatinho de Judia (flores em cachos pendentes cor amarelo com marrom). Quero saber como faz mudas. Pode ser deste método? (estáquias).

      • Olá!
        Mudas de rosas são o mesmo procedimento porém ao invés de colocar direto na terra, coloque a ponta que irá enraizar da muda (espinhos para baixo) em um recipiente com água e deixe em sombra por cerca de 50 dias. Ao perceber que está enraizando, passe para a terra.

    • Eu fui ao ES e trouxe oito mudas tiradas do chão as margens o Rio Doce , lá nascem fáceis das sementes dos frutos que caem , bom , só vingou uma . As sementes que eu trouxe nenhuma brotou

  • Seria de todo interessante que se especificasse as plantas mais comuns para pegamento por estaquia. Tenho conseguido com roseiras, primavera, azaleias e outras. Não consigo com manacá da serra.
    Seria de todo conveniente indicar os tipos de hormônios?
    Parabéns pelo artigo.

    • Valdir, tenho o mesmo problema quanto ao Manacá da Serra_ Posso adiantar umas dicas que peguei com o agrônomo
      1°- Utilize as ponteiras (Ramos novos) de uns 7 a 10 cm. Não utilizar estaquía com ramos lenhosos ou semi-lenhosos
      2º- Esteriliza a tesoura de poda quando for pegar os ramos, e dica importante: assim que for cortando os ramos vá mergulhando as ponteiras na agua com um pouco de hormônio.
      3º- Nunca pegar os ramos na época da florada e dos botões com sementes, pois nessa época do ano a força hormonal está voltado para as flores e não para as raizes.
      4º- Plantar em substrato descontaminado, Obs: o manacá da serra deve estar sempre úmido, porém não encharcado.
      5º- Sem querer desanimar, os índices de pegas mesmos nos melhores produtores do manacá da serra é baixo.
      6º- Querendo animar, tente com várias amostras, se um pegar já está no lucro.
      Quanto ao hormônio enraizador tente o de tiririca, ou feijões brotados ou lentilhas brotadas.

  • Já tentei fazer mudas por estaquia de Flor do Deserto, de todas as formas: sem folha com folha, com regas sem regas, com sol sem sol, com plantio imediato ou com plantio tardio. Nada deu certo….alguma dica? Um passo a passo?

  • Ótima orientação.
    Tenho um pé de pinha + ou – 3 anos, não deu mais de 8 frutos, esse ano parece que esta melhorando. Estou sempre podando, pois onde esta plantada não posso deixar espandir muito e no tronco da muitas formigas, e folhas amarelas. O que posso fazer para ficar boa?

  • Gostei , más já cansei de tentar fazer muda de brinco de princesa e não deu certo kkk , acho também que sou ruim nisso ou estou fazendo algo errado .

    • assim dá certo: corte o galho na diagonal, tire tds as folhas, ponha numa vasilha (local sombreado)com água (3 dedos tá bom), fique de olho pra não deixar a água secar, logo surgem as novas folhas e raiz, quando as folhas estiverem crescidas, mude para a terra e regue td dia.

  • fiz uma muda por estaquia do manaca da serra as folhinhas ate sairam mas nao passa disso ta tristinha sera que esta faltando alguma coisa estou regando todo dia nao enxarco e na terra tem terra preta adubo e humus de minhoca o que eu posso fazer pra ela crescer sadia? e quais as plantas que pegam por estarquia

  • bom dia, se possivel gostaria que um tecnico me informasse como cultivar as mudas feitas por estarquias , eu fasso brota um galho da as folhas ee comessa a morrer cada folhas comesando pelas as mais novas

  • Exlente ,acho que estou errando no comprimento estou cortando com 5 ou 6cm, vou mudar isto. Minha outra luta esta sendo com os pinheiros azul. Estou tentando formar bonsai. Eles amarelam muito rapido.mas gostaria de obter dicas como fazer estaquia dos juniperos. E só tenho que agradecer a vcs.

  • Boa noite.gostaria de saber os meses correto para fazer mudas por estaquia.fuquei sabendo que sao os meses que não tem. A letra R pode me dizer se é verdade? Desde já agradeço.

    • o ideal é um galho maduro de aproximadamente 30 centímetros da planta não corte os mais tenros pois te garanto que não vai brotar, experiência própria

  • Olá,boa tarde!
    Gostaria de saber o seguinte:Fiz uma estaquia do galho de pé de laranja,com o devido enraizador forth,na semana passada;porém,não deixei folhas algumas do galho.Será que irá dar certo.Grato.

  • Olá tem uma vitamina…… (( EMRAIZADOR)) k acha nas farmácias ”o nome é ((BENERVA)300mg..coloca um comprimido em 750 ml de água e bata no liquidificador até o comprimido desmanchar tudo p colocar a estakuia por umas 12 horas antes d colocar na terra….

  • estou fazendo esse processo , só que na primeira vez imergi no hormônio e plantei em seguida , porem não tive sucesso , agora deixo imerso o caule em água e acrescento um pouco de hormônio ai verifiquei que as raízes estão aparecendo , desta forma pude observar que brotaram raízes novas e posteriormente irei passar para terra
    Processo de estaquia custo zero: Ao realizar a estaquia, busque terras férteis. As terras férteis são marcadas pela presença de minhocas.
    Processo de estaquia sem custo zero: Não busque terras férteis, você irá compra-las: 2 partes de terra para 1 parte de húmus. Há, também, hormônios que provocam a formação de raízes de forma mais rápida.
    Pós-processo de estaquia: Molhe bastante após o plantio, todos os dias. Procure realizar o processo de estaquia em locais visíveis e de fácil acesso, para não esquecer das regas.

  • Estou tentado fazer mudas de frutíferas por estaquia mas não estou conseguindo, uso o ácido indolbutírico como enraizador, quando começa a brotar pouco tempo depois a estaca seca e o broto morre junto, pensei que pudesse ser falta dágua passei a regar duas vezes ao dia mas mesmo assim continua o mesmo problema se alguém puder me ajudar fico muito grato.

  • BOM DIA! OBRIGADA PELAS DICAS, QUE DEUS OS ABENÇOE ABUNDANTEMENTE POR VC DIVIDIR CONOSCO OS SEUS CONHECIMENTOS, TENHO UM PÉ DE CRAVO DA INDIA E GOSTARIA DE FAZER MUDAS COMO SERIA O MELHOR PROCESSO POR FAVOR.OBRIGADA..TENHO UM POMAR EM VASOS DEPOIS MANDAREI FOTOS OBBRIGADA.

    .

  • Bom dia a todos , estou impressionado com um resultado obtido atualmente: peguei três galhos de ipê roxo e finquei no solo úmido , dias depois , três secaram e um único sobreviveu , ainda está vivo , isso já fazendo quatro meses. Fiz uma pequena arranhadura com a unha esses dias e percebi está verdinho a madeira mas nada de brotos aparecerem , estou abismado pelo tempo plantado e não brotado . Pergunta : isso é possível ?

    • Olá, João.
      Depende muito da espécie que está tentando propagar. Nem sempre os brotos indicam enraizamento, geralmente são a reserva do caule cortado ou das gemas presentes nesses caules. Por isso brotam e em seguida morrem.
      O ideal é usar um bom enraizador e não movimentar a estaca enquanto não estiver com raízes bem formadas. Você pode observar colocando a estaca em copos transparentes ou pelo fundo do vaso. O inverno não é uma boa estação para propagação. Nas outras estações, o período de enraizamento dura no mínimo 30 dias.

  • Meu nome e ricardo
    Estou dando os primeiros passos. nesse processo de estaquiaa e gostaria de saber por quanto tempo a estaca pode ficar fora da terra e em que local para nao desidratar.

    • Olá, Ricardo.
      Você pode deixar de 24 a 48hrs em um pote com água para hidratação. Após esse período deve plantar e não mexer mais até que ela comece a produzir gemas. Isso significará que a planta está enraizando.

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo