Lendo agora
Como enxertar rosas do deserto?

Como enxertar rosas do deserto?

enxertar rosa do deserto

A enxertia é uma prática muito comum na jardinagem e significa unir plantas da mesma espécie, mas de variedades diferentes, como, por exemplo, de cores de flores ou folhas com outras tonalidades e tipos.

A vantagem de fazê-la com as rosas do deserto é que, além de ser extremamente fácil mesmo para iniciantes devido ao sistema vegetativo ser bem leguminoso e suculento, há poucas chances de incompatibilidade ou rejeição de cores. 

Neste artigo explicamos como enxertar rosas do deserto. Para isso, convidamos quem entende do assunto: Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center que, diariamente, cuida de centenas de plantas, incluindo as rosas do deserto.

Confira o passo a passo! 

1 – Corte o galho

Você pode fazer o enxerto somente por contato, cortando um pedaço de galho com 2 a 3 centímetros da rosa do deserto na cor desejada.

Corte a parte superior do galho da planta cavalo onde será colocado o galho na cor desejada.

Em seguida, coloque o pedaço do galho desejado em cima da planta cavalo e pressione com um pedaço de plástico. Depois, amarre com um elástico fino.

Essa forma de enxertia é a mais usada comercialmente, principalmente pelo baixo custo e pode ser rápida e fácil de fazer. 

como enxertar rosas do deserto
Passo a passo para enxertar rosas do deserto. Imagens: Daniel Barreto e Plantei Garden Center.

“Recomendo para os cultivadores domésticos a enxertia de garfagem ou cunha simples, como mostra na imagem acima. É um pouco mais demorado, porém, a zona de contato com a planta cavalo é bem maior, sendo mais fácil obter sucesso já nas primeiras tentativas” destaca Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

O galho da planta cavalo deve ser cortado ao meio. Já o galho da planta a ser enxertada deve receber o corte no formato de uma cunha, para introduzir dentro do corte que foi feito no meio da planta cavalo.

rosa do deserto

2 – Use fita biodegradável 

Em seguida, passe uma fita biodegradável ou coloque saquinhos plásticos para pressionar e proteger a área da planta que foi cortada.

Outra vantagem da proteção com fita e plástico no pedaço enxertado  é que evita a perda de líquido até que ela se solde com a planta cavalo.

como enxertar rosas do deserto
A imagem mostra a segunda etapa de fazer o enxerto das rosas do deserto, utilizando a fita biodegradável e o saquinho plástico para evitar perda de líquido. Imagens: Daniel Barreto e Plantei Garden Center.

O saquinho plástico pode ser retirado entre 7 e 10 dias após realizar o processo. Caso a fitinha utilizada não seja biodegradável, retire-a depois deste período também. 

“Vale lembrar que você pode utilizar saquinhos plásticos (de “juju” ou “geladinho”) para fazer a parte da fita. Basta dividir ao meio. A diferença é que o saquinho precisa ser retirado depois de 15 dias para não vir a enforcar a planta futuramente”, destaca Daniel.

As rosas do deserto também aceitam o enxerto de gema, porém, torna-se inviável, visto que há métodos mais fáceis e com alta taxa de brotação.

Agora que você já aprendeu a enxertar a rosa do deserto, confira nosso guia completo sobre cultivo da “rainha do jardim” clicando aqui

Veja também
Folhagem rosa e verde: aglaonema Karat, maranta tricolor e ficus elastica ruby.

Cores de rosa do deserto

As pétalas das flores da rosa do deserto podem ser simples, duplas ou dobradas, triplas, tubulares e multi-pétalas com 5 ou mais camadas de pétalas.

Elas surgem em cores variadas: vermelho, rosa, amarelo, branco, roxo ou em tons mesclados e degradês. 

As florações acontecem principalmente na primavera e podem ser obtidas em plantas jovens.

cores de rosas do deserto
Flores da rosa do deserto em diferentes cores e formatos. Imagens: Plantei Garden Center.

Mais cores no jardim!

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de Rosas do Deserto em diferentes cores!

E tem mais: você pode adquirir todos os itens necessários para cultivá-las, como fertilizantes específicos, substratos prontos, vasos bacia e muito mais. Clique aqui e aproveite!

cores de rosa do deserto

 

Comentário (1)
  • Gostei muito deste artigo sobre as rosas do deserto. Tenho pena de não enviarem sementes e outros utensílios para Portugal.
    Melhores cumprimentos.
    João Oliveira

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo