Lendo agora
Como enxertar rosas do deserto?

Como enxertar rosas do deserto?

enxertar rosa do deserto

A enxertia é uma prática muito comum na jardinagem e significa unir plantas da mesma espécie, mas de variedades diferentes, como, por exemplo, de cores de flores ou folhas com outras tonalidades e tipos.

A vantagem de fazê-la com as rosas do deserto é que, além de ser extremamente fácil mesmo para iniciantes devido ao sistema vegetativo ser bem leguminoso e suculento, há poucas chances de incompatibilidade ou rejeição de cores. 

Neste artigo explicamos como enxertar rosas do deserto. Para isso, convidamos quem entende do assunto: Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center que, diariamente, cuida de centenas de plantas, incluindo as rosas do deserto.

Confira o passo a passo! 

1 – Corte o galho

Você pode fazer o enxerto somente por contato, cortando um pedaço de galho com 2 a 3 centímetros da rosa do deserto na cor desejada.

Corte a parte superior do galho da planta cavalo onde será colocado o galho na cor desejada.

Em seguida, coloque o pedaço do galho desejado em cima da planta cavalo e pressione com um pedaço de plástico. Depois, amarre com um elástico fino.

Essa forma de enxertia é a mais usada comercialmente, principalmente pelo baixo custo e pode ser rápida e fácil de fazer. 

como enxertar rosas do deserto
Passo a passo para enxertar rosas do deserto. Imagens: Daniel Barreto e Plantei Garden Center.

“Recomendo para os cultivadores domésticos a enxertia de garfagem ou cunha simples, como mostra na imagem acima. É um pouco mais demorado, porém, a zona de contato com a planta cavalo é bem maior, sendo mais fácil obter sucesso já nas primeiras tentativas” destaca Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

O galho da planta cavalo deve ser cortado ao meio. Já o galho da planta a ser enxertada deve receber o corte no formato de uma cunha, para introduzir dentro do corte que foi feito no meio da planta cavalo.

rosa do deserto

2 – Use fita biodegradável 

Em seguida, passe uma fita biodegradável ou coloque saquinhos plásticos para pressionar e proteger a área da planta que foi cortada.

Outra vantagem da proteção com fita e plástico no pedaço enxertado  é que evita a perda de líquido até que ela se solde com a planta cavalo.

como enxertar rosas do deserto
A imagem mostra a segunda etapa de fazer o enxerto das rosas do deserto, utilizando a fita biodegradável e o saquinho plástico para evitar perda de líquido. Imagens: Daniel Barreto e Plantei Garden Center.

O saquinho plástico pode ser retirado entre 7 e 10 dias após realizar o processo. Caso a fitinha utilizada não seja biodegradável, retire-a depois deste período também. 

“Vale lembrar que você pode utilizar saquinhos plásticos (de “juju” ou “geladinho”) para fazer a parte da fita. Basta dividir ao meio. A diferença é que o saquinho precisa ser retirado depois de 15 dias para não vir a enforcar a planta futuramente”, destaca Daniel.

As rosas do deserto também aceitam o enxerto de gema, porém, torna-se inviável, visto que há métodos mais fáceis e com alta taxa de brotação.

Agora que você já aprendeu a enxertar a rosa do deserto, confira nosso guia completo sobre cultivo da “rainha do jardim” clicando aqui

Veja também
alocasia black

Cores de rosa do deserto

As pétalas das flores da rosa do deserto podem ser simples, duplas ou dobradas, triplas, tubulares e multi-pétalas com 5 ou mais camadas de pétalas.

Elas surgem em cores variadas: vermelho, rosa, amarelo, branco, roxo ou em tons mesclados e degradês. 

As florações acontecem principalmente na primavera e podem ser obtidas em plantas jovens.

cores de rosas do deserto
Flores da rosa do deserto em diferentes cores e formatos. Imagens: Plantei Garden Center.

Mais cores no jardim!

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de Rosas do Deserto em diferentes cores!

E tem mais: você pode adquirir todos os itens necessários para cultivá-las, como fertilizantes específicos, substratos prontos, vasos bacia e muito mais. Clique aqui e aproveite!

cores de rosa do deserto

 

Comentário (1)
  • Gostei muito deste artigo sobre as rosas do deserto. Tenho pena de não enviarem sementes e outros utensílios para Portugal.
    Melhores cumprimentos.
    João Oliveira

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo