Lendo agora
Tutorial: Como polinizar a rosa do deserto

Tutorial: Como polinizar a rosa do deserto

como polinizar a rosa do deserto

A polinização manual das rosas do deserto é muito simples e fácil. No entanto, também é um procedimento bem delicado, pois o manuseio dos órgãos reprodutores da planta no interior de suas flores exige atenção.

Neste artigo explicamos o passo a passo para polinizar a rosa do deserto com a ajuda do Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center que, diariamente, cuida de centenas de plantas, incluindo as “rainhas do jardim”. Confira! 

Como polinizar rosas do deserto?

O primeiro passo é cortar. Escolha uma flor da rosa do deserto e faça um corte em uma das pétalas bem próximo ao cálice.

O cálice é o cabinho que segura a rosa na planta e o corte deve deixar as anteras acessíveis. São aqueles vários “fiozinhos” que ficam juntos no interior da flor. Quando conseguir visualizá-las, pegue uma pinça e levante, cuidadosamente, um ou dois fios.

Nesta etapa você terá acesso ao estigma, que fica próximo ao cálice, que é um buraquinho que se junta ao cabo que sustenta a flor na planta. 

Mas, atenção: a flor cortada deve permanecer na planta firmemente após o processo. Essa rosa do deserto será a planta mãe e a receptora do pólen que será retirado de uma outra flor, fazendo este mesmo processo.

Coletando o pó do estigma da flor 

Sobre a coleta do pólen, Daniel explica que “a diferença é que o pólen fica na parte de baixo do buraquinho que seria o estigma e é encontrado em forma de grãos que se desfazem facilmente. Para retirá-lo, use uma espátula específica para esta finalidade, pinça ou pedaço de arame com a ponta achatada”. 

polinização da rosa do deserto

Depois de colher os grãos, coloque-os dentro do estigma da flor que você abriu e que permanece na planta mãe. Pronto, sua rosa do deserto está polinizada!

“Uma ótima dica é não cortar totalmente a pétala para ter acesso aos órgãos reprodutores da flor, pois você pode cobrir o estigma novamente com ela. Assim como as anteras, só levante-as, não corte totalmente”, recomenda Daniel Barreto. 

Como saber se deu certo?

Para saber se você conseguiu polinizar a rosa do deserto, observe depois de 10 dias se no local onde estava o cabinho que sustentava a flor há duas pontinhas.

Veja também

Se houver, é o início da vagem de sementes. Caso contrário, significa que a rosa do deserto não foi polinizada. Nesse caso, repita o procedimento em outra flor na mesma planta.

Quer saber mais sobre o cultivo de rosas do deserto? Clique aqui e acesse nosso guia completo sobre o tema! 

Quer ver o passo a passo em vídeo? Dê o play e veja uma live sobre o tema!  

Aumente sua coleção 

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de rosas do deserto em diferentes cores! E tem mais: você pode adquirir todos os itens necessários para cultivá-las, como fertilizantes específicos, substratos prontos, vasos bacia e muito mais. 

Clique aqui e aproveite!

mudas de rosa do deserto

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo