Now Reading
Como plantar manjerona

      A manjerona (Origanum majorana) é uma planta perene muito apreciada como erva culinária. A aparência é similar ao orégano, no entanto o sabor é mais suave e delicado.

      A planta atinge de 30 cm a 60 cm de altura.

Clima ideal

      A manjerona é uma planta que se desenvolve melhor em clima ameno ou quente, porém, não suporta bem temperaturas abaixo de 10°C.

Sobre a luminosidade

      É necessário que a planta receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta. Caso seja cultivada em pleno sol o dia todo, ainda melhor. Isso garantirá mais aroma e sabor.

Solo

      O solo ideal é o bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A manjerona se desenvolve melhor em solos calcários de pH levemente alcalino ou neutro, mas é bem tolerante quanto ao pH e tipo de solo.

cha-de-manjerona-beneficios-e-propriedades
Foto: Reprodução

Quanto à irrigação

      É necessário irrigar a planta com frequência para que o solo sempre esteja úmido. Porém, tanto o excesso quanto a falta de água prejudicam a planta.

Plantio

      A manjerona pode ser cultivada de duas formas: por sementes ou estaquia.

      As sementes podem ser plantadas diretamente no solo ou em sementeiras e pequenos vasos com aproximadamente 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, a não mais que 05, cm de profundidade. As mudas são transplantadas quando ficam grandes o bastante para serem manuseadas sem sofrer danos.

      A germinação geralmente leva de duas a quatro semanas.

      Já o plantio por estaquia (ramos cortados de plantas adultas saudáveis), é feito cortando ramos com pelo menos 10 cm de comprimento. É necessário que pelo menos dois terços do comprimento do ramo fiquem enterrados no solo úmido.

      É ideal plantar os ramos em vasos mantidos em local fresco e bem iluminado mas sem contato direto com a luz solar, pelo menos até que as mudas tenham enraizado bem.

      O espaçamento entre as plantas geralmente é de 20 cm, com 30 a 40 cm entre as linhas de plantio.

      É muito importante lembrar de sempre retirar as plantas invasoras que possam vir a concorrer por nutrientes e outros recursos.

See Also
plantio de alho

manjerona-beneficios-e-propriedades-medicinais
Foto: Reprodução

Chegamos a colheita

      A colheita das folhas da manjerona pode começar a partir de 60 a 90 dias após o plantio.

      Colha os ramos acima de 10 cm do solo, para permitir que a planta rebrote, ou colha as folhas individualmente quando necessário.

      Algo curioso na manjerona é que as flores também são utilizadas como condimento, e devem ser colhidas assim que se abrem.

      As folhas e flores frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, seco e que seja bem ventilado. Secas elas têm sabor mais intenso que as frescas.

      A planta produz bem por 2 ou 3 anos (ou mais) se cultivada em condições adequadas. Em regiões de inverno muito frio, a planta é cultivada como anual.

especiariamanjerona
Foto: Reprodução

 

Pronta (o) para cultivar essa erva tão apreciada?

Comments

comments

View Comments (4)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top