Ter uma hortinha na cozinha é uma ótima ideia para quem ama colocar temperos e ervas frescas que dão aquele sabor especial na hora de preparar lanches, saladas, chás, sucos e molhos .
Para cultivá-las, a nossa dica é utilizar os vasos autoirrigáveis da Linha Gourmet. Eles são personalizados com os nomes dos cultivos, são anti-dengue e otimizam as regas em até 10 dias.
Confira nossas dicas de plantio e mãos à terra!
Preparando os vasos
Os vasos da Linha Gourmet (clique aqui) são autoirrigáveis, anti-dengue e otimizam os cuidados com os temperos. Você pode posicioná-los na bancada da cozinha, em treliças verticais ou suportes de chão.
A raiz artificial garante a umidade necessária para cada cultivo, basta preencher o reservatório sempre que estiver seco. Confira no vídeo abaixo:
Depois de montar os vasos, faça uma camada de drenagem no fundo, utilizando argila expandida. Em seguida, coloque o substrato para o plantio ou mix até a metade do vaso e posicione a muda do tempero no centro.
Caso o plantio seja feito por sementes, utilize sementeiras ou recipientes pequenos e faça o transplante posteriormente, quando as ervas escolhidas estiverem mais firmes. Nos primeiros dias, faça regas manuais, até que a raiz artificial esteja próxima à raiz da planta.
Temperos e ervas da Linha Gourmet
1 – Alecrim
O alecrim é uma erva que se destaca pelo perfume! Você pode utilizá-lo no preparo de diferentes tipos de carnes, peixes e batatas, principalmente assadas. Em chás e infusões, junto à hortelã e melissa.
Substrato: o alecrim se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere os secos, arenosos e bem drenados. Por isso, recomendamos que você prepare um mix com 1/3 de terra comum, 1/3 de composto orgânico e 1/3 de areia grossa lavada ou utilize o substrato Carolina para preencher os vasos com mudas.
Plantios por sementes: utilize sementeiras e coloque-as a 0,5 (meio) centímetros de profundidade em substrato Carolina, que é ideal para germinação. Faça regas constantes, para manter o solo sempre úmido.
Luminosidade: o local em que o vaso está deve ter luz solar direta, por, pelo menos, 5 horas diárias.
Regas: após o plantio, faça regas frequentes, principalmente se as plantas são jovens. Depois de desenvolvidas, a irrigação deve ser controlada e a água do reservatório dura mais dias.
Poda: a poda não é necessária para a saúde da planta, mas os galhos do alecrim tendem a se espalhar. Corte os galhos alguns centímetros a cada primavera para manter o formato.
2 – Cebolinha
A cebolinha é extremamente fácil de cultivar, produz rapidamente e vai bem em qualquer receita salgada! Nos molhos, sopas, omeletes, pizzas, carnes vermelhas e massas, o sabor é garantido.
Substrato: prepare um substrato com boa drenagem, fértil e rico em matéria orgânica. A cebolinha verde é uma planta bastante rústica e cresce bem em quase qualquer solo, exceto nos muito ácidos.
Plantios por sementes: o período de plantio das sementes de cebolinha vai de setembro à maio, em todo o Brasil. Utilize sementeiras e preencha as células com substrato. Coloque as sementes à 1 cm de profundidade. Quando as mudas estiverem firmes, faça o transplante para o vaso.
Luminosidade: necessita de luz solar direta por, no mínimo, 4 horas por dia.
Regas: irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. A planta adulta é relativamente resistente a curtos períodos de seca.
Colheita: as folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade.
3 – Hortelã
A hortelã vai bem em pratos salgados, mas ganha destaque nos chás, infusões, sucos e drinks. O toque refrescante faz toda a diferença no sabor das bebidas!
Substrato: gosta de solo úmido, rico, leve e bem drenado. Você pode utilizar substratos prontos para o plantio, como o Carolina Soil e acrescentar um pouco de húmus de minhoca uma semana antes da semeadura ou do transplante.
Plantio por sementes: as sementes de hortelã podem ser colocadas diretamente no vaso ou em sementeiras. A germinação acontece entre 16 a 21 dias e a primeira colheita em até 4 meses ou quando 2/3 da planta estiverem florescendo.
Luminosidade: a hortelã pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Em ambientes muito quentes e com luz solar direta, capriche na reposição da água do reservatório.
Regas: uma vez por dia, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde.
Poda: a hortelã se espalha rapidamente pelo vaso, por isso, as podas ajudam a conter o tamanho da planta. Corte as hastes acima do primeiro ou segundo par de folhas. Colete as folhas e congele, para não desperdiçar.
Colheita: o momento ideal é quando as plantas estão florescendo, já que o aroma e o sabor são mais intensos.
4 – Coentro
O coentro é amado por uns e odiado por outros, mas não há como negar os benefícios do consumo. Esse tempero tem propriedades anti-inflamatórias e traz muito mais sabor para a guacamole e saladas de frango.
Substrato: bem drenado, rico em matéria orgânica e moderadamente fértil.
Plantio por sementes: plante as sementes no local definitivo, já que o coentro não suporta bem o transplante. Coloque-as a 1 centímetro de profundidade e mantenha o substrato úmido.
Luminosidade: posicione o vaso em um local com sol direto por algumas horas ou sombra parcial. A decisão vai influenciar no sabor: as plantas que crescem em contato direto com o sol possuem textura e aroma mais acentuados.
Regas: o solo deve ser mantido sempre úmido enquanto a planta for jovem, mas nunca encharcado.
Colheita: você pode colher a planta inteira ou apenas as folhas mais externas. Não retire mais do que um terço das folhas, pois enfraquece a planta.
5 – Manjericão
Quem ama pizza e massas em geral não abre mão de ter folhas de manjericão frescas para preparar receitas ou garantir aquele toque especial. Por sorte, cultivá-lo em vasos é uma tarefa fácil, basta ter atenção às podas.
Substrato: prepare um substrato fofo e fértil. Utilize substrato pronto para o plantio e acrescente húmus de minhoca à mistura.
Plantios por sementes: coloque de duas a três sementes por buraco a cerca de 1 cm de profundidade. Utilize sementeiras e faça o transplante quando as mudas estiverem firmes e bem desenvolvidas.
Luminosidade: o manjericão deve receber pelo menos 4 horas diárias de sol.
Regas: gosta de regas moderadas, por isso, preencha o reservatório conforme esvazia.
Poda: é etapa fundamental para o crescimento e desenvolvimento do manjericão. Corte as flores para preservar o sabor das folhas e mantê-la jovem por mais tempo.
Colheita: a primeira colheita é indicada após três meses de plantio.
6 – Sálvia
Você conhece a sálvia? Essa erva é uma ótima opção para acompanhar carnes como porco, pato e frango. Ela também combina com o preparo de grãos e de diferentes tipos de abóboras.
Substrato: leve, bem fértil e bem drenado.
Plantios por sementes: as recomendações de profundidade e transplante são as mesmas do manjericão. O plantio da sálvia é recomendado durante o ano todo e a germinação leva de 20 a 25 dias.
Luminosidade: sol pleno por, no mínimo, 4 horas por dia.
Regas: o solo deve ser mantido úmido, mas sem encharcar. Por isso os vasos autoirrigáveis são recomendados para o cultivo.
Colheita: a colheita pode ser feita de 90 a 120 dias após o plantio. As folhas ou ramos devem ser colhidas antes que a floração inicie.
7 – Salsa
A salsa ou salsinha é fácil de cultivar em vasos e vai bem em molhos, ensopados, sanduíches. O uso das folhas depende da criatividade, já que ela cai bem em omeletes e assados.
Substrato: deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica. É uma planta rústica, que cresce bem mesmo em solos pouco férteis.
Plantios por sementes: podem levar um longo tempo para germinar, por isso, deixe as sementes de molho em água morna por um dia pode acelerar a germinação. Plante-as diretamente no vaso definitivo.
Luminosidade: o ideal é escolher locais frescos e bem iluminados, mas sem exposição direta à luz solar nas horas mais quentes do dia.
Regas: mantenha o solo deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado.
Colheita: pode começar de 60 a 90 dias depois do plantio. Colha as folhas mais externas e não retire mais do que um terço das folhas.
8 – Tomilho
Se você não conhece o tomilho, essa é uma boa oportunidade para começar. Você pode utilizar as folhas frescas ou secas e incluir no preparo de peixes, carnes e saladas de legumes.
Substrato: deve ser plantado em solo arenoso e bem drenado.
Plantios por sementes: faça o plantio em uma sementeira e, quando as mudas atingirem 10 centímetros de altura, transplante-as para vaso definitivo.
Luminosidade: precisa receber pelo menos 4 horas de luz solar todos os dias.
Regas: esse tempero não gosta muito de água, por isso as regas são menos frequentes.
Colheita: pode ser feita quando o tempero estiver com 15 centímetros, geralmente em 60 dias (no caso do plantio por sementes). Corte-os com uma tesoura e jamais arranque apenas as folhas, pois danifica a muda.
9 – Orégano
O orégano fresco apresenta um sabor levemente picante, por isso a recomendação de uso é incluir em molhos, massas, tortas, petiscos e sanduíches.
Substrato: aprecia solos bem drenados e, de preferência, férteis.
Plantios por sementes: cultive em sementeiras ou diretamente no vaso. Faça o transplante quando as mudas tiverem 4 pares de folhas definitivas.
Luminosidade: quanto mais luz solar direta receber, mais aromáticas suas folhas serão.
Irrigação: devem ser moderadas, portanto, atenção ao reservatório do vaso.
Colheita: retire as folhas quando a planta estiver com, pelo menos, 20 centímetros de altura. As flores também são utilizadas como condimento e devem ser colhidas assim que abrirem.
10 – Pimenta
Substrato: prepare um solo fértil e rico em matéria orgânica. Verifique as preferências de solo da variedade de pimenta escolhida.
Plantios por sementes: varia conforme a variedade escolhida. Aqui no blog da Plantei você encontra artigos exclusivos sobre a pimenta biquinho e a pimenta Carolina Reaper chocolate.
Luminosidade: geralmente demanda luz solar direta por até 5 horas por dia.
Regas: as regas devem ser frequentes, sempre no início da manhã ou no final da tarde.