Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar pimenta biquinho em casa?

É possível um tempero ser marcante e suave ao mesmo tempo? A pimenta biquinho, também conhecida como pimenta-de-cheiro, é ideal para quem deseja adicionar um sabor diferenciado nas refeições do dia a dia ou em preparos para ocasiões especiais.

Para ter essa variedade fresquinha sempre à mão, a dica é aprender como plantar pimenta biquinho em casa. Além de testar diferentes receitas, o cultivo de temperos deixa os cantinhos ainda mais bonitos e aconchegantes.

Quer uma horta cheia de vida? Confira nossas dicas e o passo a passo para cultivar pimenta biquinho em casa ou apartamento!

Plantio de pimenta biquinho

como plantar pimenta biquinho

O cultivo doméstico de pimenta biquinho adiciona praticidade ao preparo das refeições.

A pimenta biquinho pode ser cultivada por sementes, em jardins, pomares ou em vasos e jardineiras. Para plantá-la aí na sua casa, siga o passo a passo:

  1. Escolha um local ensolarado e prepare a terra, preferencialmente com húmus ou adubo NPK (1 copo para um espaço de 10m² é o suficiente).
  2. Com o dedo, faça pequenas covinhas, com o dobro de tamanho das sementes. Coloque, no máximo, de 3 a 4 sementes de pimenta biquinho em cada buraco.
  3. Depois de adicionar as sementes, cubra os espaços com terra fofa e pronto! A germinação irá acontecer em uma a duas semanas.

Assim que aparecer as primeiras mudas, arranque as menores, deixando somente a mais forte e vistosa. Se deseja ter um grande pé de pimenta biquinho, evite vasos pequenos: quanto mais substrato, maior a chance dela se desenvolver!

Regas e iluminação

Uma das principais dicas sobre como plantar pimenta biquinho é sobre a irrigação. Independentemente do recipiente que esteja sendo cultivada, as regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o cultivo, que pode levar ao apodrecimento das raízes. O período mais indicado para irrigação é no início da manhã ou no final da tarde.

como plantar pimenta biquinho

As pimentas gostam do clima tropical e subtropical, portanto, o local deve apresentar, no mínimo, de 18ºC a 34ºC. Em regiões mais frias, a germinação pode demorar um pouco mais, já que a pimenta biquinho ama o calor. Quanto mais sol, melhor!

Benefícios e propriedades

A pimenta biquinho pode ser consumida de várias formas, seja em pratos salgados, doces, drinks, em conserva e até mesmo como aperitivo — o que não muda são seus benefícios ao organismo.

Ela é rica em ferro, cálcio, magnésio, sódio e fósforo, além de apresentar betacaroteno, responsável pela cor vermelha do fruto e um ótimo antioxidante, que auxilia na absorção de vitaminas e fortalece o sistema imunológico.

como plantar pimenta biquinho

A pimenta biquinho tem efeito antioxidante, previne e trata inflamações, estimula a circulação local e diminui dores musculares.

Também possui vitaminas B6, C e K1, que controlam o açúcar no sangue, e ajuda no tratamento e na prevenção de inflamações. A pimenta biquinho também tem ação rubefaciente, que estimula a circulação local e diminui as dores musculares.

Dica extra: aposte em hortas verticais

Ter pouco espaço em casa já não é desculpa quando o assunto é como cultivar temperos fresquinhos e livres de agrotóxicos. As hortas verticais vieram para otimizar a vida de quem deseja plantar e colher os próprios temperos e hortaliças, já pensou?

como plantar pimenta biquinho

As hortas verticais são ideais para quem deseja decorar o ambiente e otimizar espaços pequenos.

Basta uma parede vazia, uma sacada ou até um parapeito de janela para dispor os vasinhos e cultivar o que você quiser. Mais que uma valiosa opção de decoração, o contato com a terra faz toda a diferença em nossa saúde física e mental!

São muitos os modelos de hortas verticais que podem ser usadas para plantar pimenta biquinho em vaso, além de outros tipos de temperos, como tomilho, orégano, alecrim, salsa, manjericão e muito mais.

Acesse o site da Plantei, maior garden center online do Brasil, e confira produtos que vão potencializar o seu cultivo doméstico. Clique no banner e aproveite!

como plantar pimenta biquinho

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio