Lendo agora
Como plantar e cultivar salsa: passo a passo

Como plantar e cultivar salsa: passo a passo

como plantar salsa

A salsa, salsinha ou perrexil é uma planta herbácea bienal, mas que também pode ser cultivada como anual. Ela é nativa da região mediterrânica central, naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça.

Neste post ensinamos como cultivar salsa e fornecemos dicas para uma ótima colheita.

Confira!

sals

Solo

Cultive, de preferência, em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 7,2.

Lembre-se que a salsa é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis.

Aprenda a preparar vasos para plantio acessando este artigo do blog.

horta em vasos - escola plantei

Clima

A salsa pode ser cultivada em uma variedade de climas, embora cresça melhor em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10ºC e 22°C. Altas temperaturas podem induzir a planta a florescer precocemente.

Pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Em regiões de clima quente, o ideal é escolher locais frescos e bem iluminados, mas sem exposição direta à luz solar nas horas mais quentes do dia.

Germinação

As sementes podem levar um longo tempo para germinar, variando de 2 a 6 semanas.

Deixar as sementes de molho em água morna por um dia pode acelerar a germinação. Clique aqui e confira nossas opções de sementes de salsa.

Atenção: plante as sementes no local definitivo.

salsa-ii

Plantio

Você pode cultivar salsa ou salsinha em vasos e jardineiras, porém, muitas pessoas plantam em vasos que são muito pequenos, o que limita muito o crescimento da planta.

A salsa pode atingir até 80 cm de altura na floração e a raiz pode ultrapassar a 50 cm de profundidade.

Portanto, os recipientes e vasos utilizados devem ser profundos, com pelo menos 30 cm de profundidade, para que a salsa possa se desenvolver bem.

Veja também
Columeia batom ou columeia rasta.

Irrigação

Quanto a irrigação da salsa, o solo deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado.

salsa - horta suspensa
Os vasos autoirrigáveis são ótimos para cultivar temperos e otimizar o tempo com as regas.

Colheita

A colheita das folhas da salsa pode começar de 60 a 90 dias depois do plantio, quando a ela tem, aproximadamente, de 12 a 16 cm de altura.

Colha as folhas mais externas inteiras, ou seja, com o pecíolo (o talo da folha), e procure não retirar mais do que um terço das folhas.

Mais temperos

Agora que você já aprendeu a plantar salsinha, continue acompanhando nossas dicas no blog.

Há vários tipos de temperos e ervas que se desenvolvem bem em vasos e jardineiras. Confira:

Gostou das nossas dicas?

Agora que você já sabe cultivar seus próprios temperos e ervas, veja nossas opções de sementes de outras ervas e condimentos clicando no banner abaixo. Sua horta vai ficar ainda mais incrível!

kit de sementes

Comentários (25)
    • Olá!

      Ficamos felizes em saber que nos acompanha. Volte sempre, sua visita é muito importante para nós.

      Plante mesmo, e nos envie foto se possível. Será muito legal conhecer sua salsa em jardineira.

      Abraço! 🙂

  • A DOREI AS DICAS SEMPRE QUE POSSO VISITO O SITE, TENHO MUITOS CACTOS NO ENTANTO NAO SABIA QUE TINHA FLORES EXUBERANTE ME APAIXONEI MAIS AINDA , E VOU CULTIVA-LOS COM CARINHO MAIOR AINDA , OS MEUS NONCA FLORECERAM .MASSEMPRE CULTIVEI POIS ALEM DE FACIL, E MUITO BONITOS, TENHO ALGUMAS SUCULENTAS TAMBEM. MINHA SALSINHA DA SEN=MENTES MUITO RAPIDO AGORA JA SEI PORQUE CLIMA QUENTE E MUITO SOL , VOU MUDALAS DE LUGAR . MORO EM MARATAIZES MUITO SOL E MUITO VENTO TEM ALGUMA RECOMENDAÇÕES A ME FAZER ? POR GENTILEZA

    • Olá Maria.

      Surpreendente né? Eles apresentam maravilhosas flores mesmo!

      Alguns demoram muito para florescer, é comum. Continue o cultivo que logo te presentearão. 🙂

      O clima aí é ideal para o cultivo dos cactos. O que podemos recomendar, é que utilize areia grossa para o plantio, e húmus de minhoca como substrato.

      E quanto a fertilização, recomendamos o Forth Cactos que foi desenvolvido para dar a quem se dedica aos cactos, a certeza de ter sempre plantas sadias, com flores abundantes e de colorido todo especial. Nós utilizamos nos nossos e o produto realmente apresenta ótimos resultados.

      Segue o link http://www.plantei.com.br/forth-cactos-60ml

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Um abraço. 🙂

  • Curti muito o blog! Sou iniciante e estou fazendo uma horta para aliviar o stress. Gostaria de fazer uma pergunta em relação ao clima: Quando vocês dizem que a planta precisa de bastante agua mas que o solo não fique encharcado, quando a chuva pode ser um problema?
    Apesar de Curitiba ter todos os climas em um dia, tem vezes que chove por vários dias sem parar.

    • Olá Diego.

      Que bom que gostou do blog e se interessou pelo mundo verde.

      A água em excesso ainda que da chuva pode realmente ser um problema. Trata-se de excesso quando nitidamente a terra está realmente encharcada, pastosa, mole e outras características do tipo. Esse excesso de água pode facilmente apodrecer as raízes.

  • Minha salsa esta ficando com pintinhas brancas e amareladas, mantenho a terra umedecida e o clima é fresco com sol constante. Já mudei de lugar para diminuir o sol, porém ela continua amarelando. O que eu posso fazer?

    Ah! Também tenho um manjericão que não cresce e só da flor, florescendo constantemente porém não cresce. Ele está em um vaso bem grande junto com orégano, será que isso está atrapalhando.

    Ps. morro em apartamento, as plantas ficando na sacada no 15 andar.

    Tenho sálvia, tonilho limão e tonilho normal, alecrim, lavanda, boldo (este é o mais lindo de todos) esses em vasos separadinhos. Levante, pimenta e arruda e abre caminho. Em outro vaso tenho alecrim, espada de seu jorge e guiné.

    • Colha a salsinha logo antes dos primeiros brotos abrirem. Colete a erva de manhã cedo, mas após o orvalho ter evaporado, para ajudar a evitar murchidão. Para a colheita, pegue as folhas e os talos juntos e use uma faca afiada para cortá-los.

      Lave a salsinha. Sacuda as folhas levemente para remover qualquer água extra do processo de lavagem. Bata nela cuidadosamente para evitar causar danos às folhas.

      Procure por folhas danificadas e as remova.

      Junte a salsinha em pequenos maços e os amarre usando um pedaço de linha fina.

      Pendure os maços de cabeça para baixo em uma área quente e bem ventilada para secar.

      Verifique as ervas de vez em quando para ver se elas já estão secas o suficiente para serem armazenadas. Se a salsinha se quebrar entre os seus dedos, então ela está pronta. Caso contrário, ela precisará de mais tempo. O tempo gasto na secagem variará de acordo com a umidade e temperatura do cômodo onde a salsinha está secando.

  • Olá,

    Gostei das dicas. Recentemente estava com o problema com a terra encharcada de um vaso, então fiz algumas alterações (novas furações no funco para escoar a água em excesso, uso de cascalho e troca de terra. Mas o meu vaso fica em quintal aberto, o que fazer neste caso quando chove? Nem sempre estamos em casa para trocar o vaso ou cobri-lo.
    E qual adubo posso usar para reforçar a terra e como usá-lo nesse vaso (tipo jardineira) já pronto?

    Grato,

    Rudney

  • Bom dia, plantei minha salsa no vaso autoirrigavel mas ela nao cresce…vi que tem que estar sempre irrigada mas comprei o vaso exatamente pq nao tenho tempo para irriga-la todo dia…como faço para que ela cesce nessa vaso?

  • Comprei um vaso com 4 divisórias para plantar 4 mudas diferente plantei uma salsa uma cebolinha uma hortelã e um manjericão só que a salsa e a cebolinha está ficando amarela meia mucha o que devo fazer rego duas vezes ao dia de manhã e a tarde pode ser excesso de água?? Ou sol pois elas ficam no Jardim onde pega sol de MANHÃ mais a tarde é mais a menos mais muito quente o que devo fazer

  • Bom dia!
    Faz duas semanas que plantei as sementes de salsa em um vaso, depois de tê-las deixado por 24h na água. Já há vários caulezinhos bem finos com folhinhas, a maioria com 1 cm mais ou menos. Minha dúvida é que alguns desses caulezinhos estão ficando deitados sobre a terra, parecem fracos demais. Isso é normal ou devo fazer algo específico?
    Tenho mantido a terra úmida sem encharcá-la, usando um borrifador uma vez por dia. O vaso fica exposto à sombra, com bastante luz mas sol bem indireto.
    Ficaria muito grata por uma resposta!.

  • Bom dia
    Sou iniciante no plantio de verduras em vasos. Busquei por essa alternativa por não ter área de plantio em minha casa.
    Na verdade tenho um espaço muito pequeno em minha varanda.
    Amei a epoteze de fazer o que gosto com o mesmo resultado em vasos.
    Nao sei como me proceder quanto a adubação bem como socorrer as nescecidade das mesmas.
    Tem um mês que plantei as mudinhas de alface salsinha almeirão sebolinha alho e cebola de cabeça.
    Mas estão todas sem a coloração natural aparentando transparente sem cor.
    Quanto a salsinha ,muito fina os talos, e a sebolinha não cresce não fica firme as folhas.
    Gostei muito de ter encontrado vcs
    Me ajuda por favor ! Pois amo mecher na terra e com plantações .

    • Recomendamos algum produto (fertilizante) que potencialize o crescimento das espécies.
      Você pode apostar em orgânicos (como húmus de minhoca ou ferti-peixe) ou fertilizantes minerais como o FORTH Hortaliças.

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo