Lendo agora
Como plantar e cultivar citronela

Como plantar e cultivar citronela

cultivar citronela

A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e outros insetos.

Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico geraniol e citronelal. Suas longas folhas lanceiformes típicas de plantas monocotiledôneas também são úteis na confecção de adereços, como colares, pulseiras ou tecidos trançados.

Como plantar citronela?

É uma planta típica tropical que necessita de muito sol, solo fértil para prosperar e um pouco de cuidado para não amassá-la, uma vez que não é resistente a pisões. Por tal motivo, é necessário escolher um local apropriado antes do plantio, fora do caminho de pessoas e com pouca sombra.

É importante misturar uma boa quantidade de adubo orgânico ao solo antes do plantio para aumentar a fertilidade.

como plantar e cultivar citronela
A citronela é uma planta que necessita de muito sol.

A maneira mais fácil de multiplicar esta planta em várias outras é fazendo a divisão das touceiras e replantando como novas plantas. Não há segredo. Basta separar algumas touceiras e cortar as folhas deixando apenas os caules.

Uma recomendação importante, é não planta-las de forma espremida, mas sim de forma bem espaçada, deixando um pouco mais de meio metro.

Recomenda-se um espaço de um metro se você não precisar de uma cobertura tão densa entre cada uma das mudas. Assim, quando crescerem, não competirão entre elas.

itens para jardinagem e plantio

Rega

Por ser uma planta de clima quente e úmido é recomendável molhá-la todos os dias, de forma que o solo não fique nunca completamente seco.

Lembre-se apenas de não encharcá-lo, pois o excesso de água é extremamente prejudicial à espécie, favorecendo a aparição de doenças.

Dicas

A citronela não precisa ser usada somente na forma de óleo ou vela, suas folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos próprios ou ainda pode-se usar seu óleo essencial em difusores elétricos para potencializar o efeito repelente.

plantar e cultivas citronela - óleos essenciais
O óleo da citronela é rico geraniol e citronelal, útil como repelente. Imagem: meramente ilustrativa – Unsplash.

Ferver algumas folhas de citronela e fazer uma espécie de chá lhe renderá um ótimo produto para limpeza de pisos e azulejos que afugenta os mosquitos.

Para evitar que os mosquitos pousem na pele e causem picadas e irritações, basta amassar e esfregar uma folha de citronela nas partes do corpo mais atingidas, como braços e pernas. Desta forma, os mosquitos e pernilongos dificilmente se aproximarão.

Mantenha sempre uma muda de citronela em um vaso dentro de casa ou escritório, e, sempre que quiser, corte um pedaço pequeno de uma das folhas para que sua essência se espalhe mais pelos cômodos.

Veja também
Columeia batom ou columeia rasta.

Não confunda com o capim-limão

Ainda é muito comum a confusão entre a citronela e o capim-limão, que, apesar de pertencerem ao mesmo gênero e serem realmente próximas, são plantas diferentes.

Dá para diferenciá-las pelo aroma. Enquanto o capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão, o citronela é bem mais intenso.

Gostou de aprender como plantar e cultivar citronela? Continue aprendendo aqui no nosso blog!

escola plantei - horta em vasos

 

Comentários (18)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo