Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar gergelim

       Uma das oleaginosas mais antigas no mundo, o gergelim tem a maioria de suas espécies silvestres localizadas na África, enquanto na Ásia são encontradas as cultivadas em riqueza de formas e de variedades. Aqui, desde o século XVI, trazida pelos colonizadores portugueses, a planta é bastante tolerante à seca, podendo ser anual ou perene, com 0,50 a 3 metros.

       Combinada com suas características de ciclo curto, com plantio e colheita ocorrendo entre 90 e 100 dias, pouco exigente em água e muito bem adaptada às condições climáticas daqui, a oleaginosa é uma excelente opção de cultivo para os brasileiros, inclusive para proprietários de pequenas e médias propriedades agrícolas.

        Boa produtividade se consegue, principalmente, com uso de cultivar correta. Por isso, a escolha da variedade é importante, sendo que as de cor branca e creme são as de maior valor comercial. Embora com demanda mais rara entre os brasileiros, lá fora a semente preta tem procura em expansão.

pra-que-serve.gergelim

AMBIENTE: Com ampla adaptação ao clima quente, o gergelim também pode ser cultivado em regiões úmidas tropicais e subtropicais. Temperaturas entre 25 ºC e 30 ºC são as mais adequadas para o desenvolvimento da planta, favorecendo o crescimento vegetativo e a maturação dos frutos. Embora a umidade do solo beneficie a floração e a frutificação, água em excesso pode provocar queda das flores. Na seca, o sistema radicular pivotante e as raízes secundárias, que chegam a alcançar 1 metro de profundidade, acessam a água armazenada no subsolo.

PLANTIO: Recomenda-se sistema de produção em pequena escala, que utiliza mão de obra familiar. O gergelim tem bom desenvolvimento em diversos tipos de solo, porém, evite os muito argilosos. Os mais indicados são os profundos, bem drenados e férteis. Dê preferência para solos com pH próximo a 7. Faça a semeadura em sulcos rasos contínuos ou em covas rasas a uma profundidade de 1 a 2 centímetros.

          A adubação verde e a adição de adubos orgânicos são tidas como alternativa eficiente e barata para melhorar a qualidade do solo. Com a acidez dos solos daqui, o uso de calagem, por meio de cálcio e carbonato, é importante para a neutralização do local de cultivo. Na área em que o gergelim será produzido pela primeira vez, incorpore calcário dolomítico dois meses antes da semeadura.

gergelim2

               Para a pequena produção a colheita deve ser feita manualmente e na época correta, quando a cultura entrar em maturidade plena, porém sem perder as sementes. Deve-se verificar em várias plantas os frutos mais velhos, se eles estão já secos e abrindo e se as folhas mais velhas estão ficando amareladas. Na colheita manual as plantas devem ser cortadas na base e amarradas em feixes que devem ser colocados ao sol para a secagem (por 10 dias), com os ápices das plantas para cima e, depois, deve-se bater em um pano de algodão limpo ou lona para soltar as sementes. Para a limpeza, use peneira de malha grossa para passar o gergelim e reter os resíduos e uma malha fina para a remoção de materiais pequenos. Não se faz a colheita quando estiver chovendo para não causar perda da qualidade das sementes, pois ficam úmidas, e com manchas pretas.

Solo: profundo, bem drenado e fértil

Clima: temperatura ideal entre 25 ºC e 30 ºC

Colheita: em 90 dias, incluindo o período de plantio

Pronto para iniciar o cultivo do gergelim? Deixe seu comentário! 😉

Fonte – PaginaRural / Embrapa Algodão – Revista Globo Rural

muda

Comments

comments

4 respostas para “Como plantar gergelim”

  1. Keterine Lima disse:

    Serve tbm como adubo verde né?

  2. Evaldo disse:

    plantei em fevereiro ( 3/5) e agora que caiu a folhagem, estou colhendo agora. entre fevereiro e julho. aproximadamente 180 dias,,o que há de errado?

  3. Lucas Jacobsen Sodré Pimentel disse:

    dá pra cultivar com a mesma plantar por 5 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio