Lendo agora
Repelentes naturais: conheça plantas que afastam mosquitos

Repelentes naturais: conheça plantas que afastam mosquitos

repelentes naturais

Plantar, semear e regar são algumas das práticas que nós amantes da natureza adoramos realizar. Mas, como sabemos, algumas plantas atraem insetos, que podem inibir o próprio crescimentos de vegetais que cultivamos ou trazer transtornos por causa de sua grande concentração e reprodução.

O uso de pesticidas e repelentes é uma possível solução, no entanto, eles são nocivos não só para as plantas, mas para a saúde humana, pois contém substâncias tóxicas.

A melhor opção, ecológica e mais saudável, é criar plantas que repelem insetos em seu jardim, principalmente em locais com grande incidência.

Conheça algumas opções de plantas que, além de enfeitar o seu jardim, são grande aliadas para evitar mosquitos e outros insetos!

1 – Citronela

É a planta repelente mais clássica contra mosquitos, utilizada comercialmente para óleos e velas repelentes. Parente do capim-limão, é superperfumada. Existem diversas maneiras de utilizá-la.

A planta por si só já atua como repelente, mas você pode fazer um chá concentrado para usar na limpeza da casa ou, ainda, deixar em álcool por alguns dias e usar como spray.

A eficácia é principalmente contra borrachudos e pernilongos e, se combinada com outras duas plantas repelentes naturais, como a erva do gato e a cascata gerânio, o efeito é potencializado.

citronela

2 – Erva do gato (Catnip)

Ela agrada os gatos e, em contrapartida, assusta os mosquitos. Estudos concluíram que a catnip é 10 vezes mais eficiente que o DEET (composto químico usado comercialmente para repelentes). Suas folhas possuem um óleo natural que repele os mosquitos. 

Você pode cultivar a “erva do gato” no seu jardim ou varanda, mas, se você têm gatos em casa é aconselhável que não plante a espécie perto de outras plantas.

Os felinos podem ficar agitados e pisotear as plantas ao redor da catnip.

catnip

3 – Lavanda (Alfazema)

Além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, a lavanda ajuda a espantar mosquitos. Mas, para tê-la dentro de casa é necessário que o vaso fique próximo de uma janela ensolarada.

Não são só os mosquitos que são afastados pela presença da lavada: quando plantada no jardim, a planta também ajuda a afugentar ratos. Saiba como cultivar a lavanda clicando aqui.

lavanda

4 – Alecrim

O cultivo de alecrim repele alguns insetos pelo cheiro característico que exala, mas, para ser eficiente, precisa ser plantado em grandes quantidades.

Um cuidado importante é que a planta também incomoda os gatos, afastando-os da região em que estão.

alecrim

5 – Crisântemo

O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural. A substância repele os mosquitos e outros insetos, como as baratas, besouros e moscas.

Para usá-lo como repelente natural é possível até mesmo utilizar as flores na pele e, assim, evitar as picadas.

crisântemo

6 – Poejo

No jardim o poejo também atua como repelente natural de mosquitos. Dentro de casa você pode espalhar saquinhos de pano com folhas secas de poejo.

Veja também
rosa do deserto: como cuidar e plantar

A vantagem é em dobro: afasta moscas e ajuda a acabar com o cheiro de mofo.

Poejo

Outras opções

O boldo, a arruda, o tomilho e o manjericão (saiba como cultivá-lo clicando aqui) também ajudam a espantar mosquitos.

É importante destacar que algumas das plantas citadas neste post precisam ser plantadas em grandes quantidades para que tenham o efeito de afastar mosquitos e outros insetos.

comprar semente de tomilho

Repelentes naturais contra dengue

Há pesquisas que comprovam a eficácia das plantas como repelente aos mosquitos, seja no jardim ou na composição de repelentes. No entanto, é importante pesquisar muito antes de escolher qual utilizar no corpo. Como o aumento dos casos de dengue, a proteção faz-se ainda mais necessária.

Repelentes naturais para uso diário no corpo devem ser adquiridos com fabricantes legalizados e é importante entender se não há nenhum alergênico na composição, bem como consultar um profissional de saúde especialista na área.

plantas repelentes naturais
Várias ervas e flores repelem mosquitos e até mesmo algumas pragas do jardim.

Já os repelentes naturais para espaços internos podem ser feito à base de óleos essenciais ou essências e colocados em difusores de ambientes. Outra opção é colocá-los no borrifador e aplicá-los caso haja mosquitos no cômodo.

Além de cultivar espécies que ajudam a espantar mosquitos e outros insetos, manter o jardim ou quintal limpo é fundamental para sua segurança e também da vizinhança. Além de recolher quaisquer tipos de lixo, podas frequentes também são recomendadas.

Há várias medidas simples para não favorecer a multiplicação do mosquito transmissor da dengue: não deixar água parada nos vasos ou recipientes de plantas, que devem ter a base preenchida com areia ou ser autoirrigável; manter a caixa d’água e tanques bem fechados e limpos, fazer a manutenção periódica de calhas e piscinas e vedar o lixo com atenção.

kit de sementes

Comments

comments

Comentários (18)
  • muito a matéria.. gostaria de saber se posso colocar várias destas plantas em um canteirinho só?

    Agradeço retorno…!!!

    • Olá Eliane!

      A erva-do-gato tem raízes invasoras, assim como a hortelã, por isso não é recomendável planta-la próxima a outras espécies pois acaba concorrendo por nutrientes com as outras plantas.

  • Sempre gostei de lidar com plantas e cultivar meus temperinhos. Gostei de todas as dicas e muito agradeco. Porem com a minha mudanca para a California, estou completamente perdida. O verao aqui eh muito quente, junho, julho, Agosto e metade de setembro. Em julho ha registro de 52 C. Nao ha umidade. Com muita dificuldade cultivo tomates, batatas, manjericao, hortela, coentro. Tenho um mamaoeito , um limaoeiro e uma tangerineira. A rega acontece de 4 a 6 vezes(hortela), por dia. Eh muito dificil, sem falar no gasto da agua. Penso em desistir da horta e ficar so com as arvores/arbustos. Os spinkles resolvem. Mas ainda luto muito pela minha hortinha. Mato um pouco a saudade do que ja tive, visitando blogs e sites sobre o assunto. Muito grata

  • Vocês passam informações e ensinam coisas interessantes e úteis sobre plantas. Saber sobre as plantas que repelem mosquitos ajuda muito, obrigada, principalmente nessa época.

  • Tenho dois vasos com citronela coloquei na cobertura da churrasqueira e para minha surpresa tinha vários pernilongos grudados nela. Como pode????

  • Ė muito eficaz as dicas de plantas contra mosquito. Estou interessada em comprar mudas de: Citronela, alfazema, crisantemo, alecrim, manjericāo, também: salsinha, coentro, cebolinha, hortelã.

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo