Now Reading
Conheça plantas que funcionam como repelentes naturais de mosquitos

      Plantar, semear e regar são algumas das práticas que nós amantes da natureza adoramos realizar. Mas, como sabemos, algumas plantas atraem insetos, que podem inibir o próprio crescimentos de vegetais que cultivamos ou trazer transtornos por causa de sua grande concentração e reprodução.

      O uso de pesticidas e repelentes é uma possível solução, no entanto, eles são nocivos não só para as plantas, mas para a saúde humana, pois contém substâncias tóxicas.  A melhor opção, ecológica e mais saudável, é criar plantas que repelem insetos em seu jardim, principalmente em locais com grande incidência de insetos.

      Conheça algumas destas plantas, que além de enfeitar o seu jardim, são grande aliadas para evitar mosquitos e outros insetos.

Citronela

      É a planta repelente mais clássica contra mosquitos, utilizada comercialmente para óleos e velas repelentes. Parente do capim limão, é super perfumada. Existem diversas maneiras de utilizá-la.

      A planta por si só já atua como repelente, mas você pode macerar as folhas de citronela esfregando-as direto no corpo, fazer um chá concentrado para usar na limpeza da casa ou ainda deixar em álcool por alguns dias e usar como spray. Sua eficácia é principalmente contra borrachudos e pernilongos e se combinada com outras duas plantas repelentes naturais como a erva do gato e a cascata gerânio, o efeito se torna ainda mais potente.

citronela

Erva do gato (Catnip)

      Ela agrada os gatos, e em contrapartida assusta os mosquitos. Estudos concluíram que a Catnip é 10 vezes mais eficiente que o DEET (composto químico usado comercialmente para repelentes). Suas folhas possuem um óleo natural que repele os mosquitos. Pode ter esta planta no seu jardim ou varanda, mas, se você tem gatos em casa é aconselhável que não plante a espécie perto de outras plantas que você tem grande cuidado e carinho. Alguns gatos podem ficar agitados e pisotear as plantas ao redor da Catnip.

      Saiba como cultivar a erva do gato clicando aqui.

SANYO DIGITAL CAMERA

Manjericão

      Meio difícil alguém que não goste de manjericão né. Pois é, mas os mosquitos não gostam. A planta também age como repelente. Que maravilha não? Além de cultivar esta delícia para poder utiliza-la na cozinha, também desfrutará de seu poder repelente.

      Saiba como cultivar o manjericão clicando aqui.

Manjericão

Lavanda (Alfazema)

      Além de ser uma planta que pode embelezar e perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, a lavanda ajuda a espantar mosquitos. Mas, para tê-la dentro de casa é necessário que o vaso fique próximo de uma janela ensolarada. E não se limita a afastar apenas mosquitos não. Quando plantada no jardim ajuda a afugentar ratos também.

      Saiba como cultivar a lavanda clicando aqui.

Lavanda

Alecrim

      Além de repelir os mosquitos ajuda a manter gatos afastados, pois os bichinhos não gostam do cheiro da planta. Também é muito usada como condimento em pratos de assados. Dizem que o aroma do alecrim ajuda a melhorar a memória.

      Saiba como cultivar o alecrim clicando aqui.

See Also
cultivar arruda

Alecrim

Crisântemo

      O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural. A substância repele os mosquitos e outros insetos, como: baratas, besouros e moscas. Para usá-lo como repelente natural é possível até mesmo esfregar as flores na pele e assim evitar as picadas.

Crisantemo

Poejo

      Pertence à espécie Mentha pulegium. O seu chá é muito utilizado para o tratamento de doenças pulmonares. No jardim serve como repelente natural de mosquitos. Em casa pode espalhar saquinhos de pano com folhas secas de poejo. Isso afasta moscas e ajuda a acabar com o cheiro a mofo.

Poejo

      Gostou de conhecer um pouco sobre as plantas repelentes?

     Entre tantas opções com certeza você encontrará uma ideal para decorar e proteger seu lar. Qual sua favorita?

      Deixe seu comentário! 😉

terrario_home_loja

Comments

comments

View Comments (18)
  • muito a matéria.. gostaria de saber se posso colocar várias destas plantas em um canteirinho só?

    Agradeço retorno…!!!

    • Olá Eliane!

      A erva-do-gato tem raízes invasoras, assim como a hortelã, por isso não é recomendável planta-la próxima a outras espécies pois acaba concorrendo por nutrientes com as outras plantas.

  • Sempre gostei de lidar com plantas e cultivar meus temperinhos. Gostei de todas as dicas e muito agradeco. Porem com a minha mudanca para a California, estou completamente perdida. O verao aqui eh muito quente, junho, julho, Agosto e metade de setembro. Em julho ha registro de 52 C. Nao ha umidade. Com muita dificuldade cultivo tomates, batatas, manjericao, hortela, coentro. Tenho um mamaoeito , um limaoeiro e uma tangerineira. A rega acontece de 4 a 6 vezes(hortela), por dia. Eh muito dificil, sem falar no gasto da agua. Penso em desistir da horta e ficar so com as arvores/arbustos. Os spinkles resolvem. Mas ainda luto muito pela minha hortinha. Mato um pouco a saudade do que ja tive, visitando blogs e sites sobre o assunto. Muito grata

  • Vocês passam informações e ensinam coisas interessantes e úteis sobre plantas. Saber sobre as plantas que repelem mosquitos ajuda muito, obrigada, principalmente nessa época.

  • Tenho dois vasos com citronela coloquei na cobertura da churrasqueira e para minha surpresa tinha vários pernilongos grudados nela. Como pode????

  • Ė muito eficaz as dicas de plantas contra mosquito. Estou interessada em comprar mudas de: Citronela, alfazema, crisantemo, alecrim, manjericāo, também: salsinha, coentro, cebolinha, hortelã.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top