Lendo agora
Como plantar arruda? Veja dicas práticas

Como plantar arruda? Veja dicas práticas

cultivar arruda

A arruda é conhecida popularmente por espantar o mau olhado, mas seus benefícios vão muito além desta crença. Essa planta medicinal possui inúmeros benefícios. Neste post, apresentamos suas características, modos de uso e explicamos como plantar arruda para consumo. Confira!

Características

É um subarbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas. Atinge até um metro de altura, apresentando haste lenhosa, ramificada desde a base.

As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, de até 15 cm de comprimento. As flores são pequenas e amareladas. O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos, salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas.

arruda

Benefícios da arruda

A arruda tem efeito sob os vasos sanguíneos, cistos e que pode ser utilizada como inseticida. Ela ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, sendo ótima no tratamento de varizes. Também é um poderoso inseticida e vermifugo, combatendo piolhos, pulgas, sarna e vermes.

Como plantar arruda?

Os melhores resultados em relação ao clima para arruda, são obtidos em temperaturas amenas, crescendo bem em temperaturas entre 4° C e 30° C. No entanto, a arruda pode crescer em muitos tipos de clima.

Em relação a luminosidade, se desenvolve melhor com luz solar direta, mas tolera sem problema sombra parcial. Veja neste post o que plantar mês a mês.

arruda

O solo adequado para o plantio da arruda é o calcário, bem drenado, com pH entre 7 e 7,5. Porém, a planta pode ser cultivada em diversos tipos de solo, como pedregosos, pouco férteis e levemente ácidos. Não há uma regra.

Plantas bem desenvolvidas toleram curtos períodos de seca, sendo assim, as regas podem ser espaçadas, de forma que o solo seque superficialmente entre uma rega e outra. O excesso de água pode prejudicar a planta. Mas, inicialmente as plantas devem ser bem irrigadas.

Arruda

Plantio

Há várias formas de propagar a arruda, sendo elas: através de sementes; por divisão de plantas desenvolvidas ou por estaquia.

As sementes podem ser colocadas no local definitivo ou em sementeiras a uma profundidade de 0,5 (meio) cm no solo.

A germinação leva de 1 a 3 semanas. Caso resolve semeá-la em sementeiras, transplante as mudas quando estiverem com cerca de 10 cm de altura. Clique aqui para comprar sementes de arruda.

Ramos saudáveis podem ser cortados e parcialmente enterrados para enraizarem, formando novas plantas. Alguns ramos de plantas bem desenvolvidas podem enraizar naturalmente em contato com o solo.

A arruda é uma planta perene, e sendo assim pode produzir por uma década ou até mais. É importante lembrar de sempre retirar plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes.

Como plantar arruda em vaso

A arruda também pode ser cultivada em vasos. Nesse caso, o mais importante é criar uma camada de drenagem no fundo do vaso, utilizando brita (preta de construção) ou argila expandida. Assim, a água escoa com mais facilidade e impede o apodrecimento das raízes.

arruda-foto

Os cuidados com regas e exposição à luz devem seguir as dicas mencionadas acima.

Veja também
clusia

Para quem quer cultivar a arruda em vasos na hortinha do apartamento, recomeçamos o vaso autoirrigável, que além de proteger sua casa contra o mosquito da dengue, umidifica a planta na medida exata.

horta vertical

Colheita e Cuidados

Os frutos da arruda também podem ser utilizados, no entanto, seu uso é menos comum que o uso das folhas. Para secagem ou para outros usos, as folhas podem ser colhidas em 90 a 120 dias após o plantio. Neste período a planta já estará bem desenvolvida.

Vale ressaltar que em contato com a pele, pode provocar fitofotodermatose (aquela famosa mancha/queimadura de limão). Por isso, evite cultivá-la em locais onde possam ter contato frequente com a planta.

E use sempre luvas para proteger as mãos, assim como roupa adequada para proteger o corpo, especialmente em dias ensolarados.

Consumo

As folhas da arruda são utilizadas como chá de fins calmantes. Também podem ser usados como tempero para carnes, peixes, queijos, sopas, saladas e até mesmo para dar sabor a vinhos e outras bebidas alcoólicas, embora seu sabor muito amargo tenha sido mais popular na antiguidade do que em tempos modernos.

Seu uso na alimentação, no entanto, quando muito, deve se limitar a pequenas quantidades devido a sua toxicidade. Mulheres grávidas devem evitar completamente o consumo. Apesar da planta repelir cães, gatos e ratos, suas flores amarelas são uma boa fonte de alimento para abelhas.

Horta em vasos

Gostou das nossas dicas? Pronta(o) para começar o cultivar arruda? Continue aprendendo no blog da Plantei com nossas dicas de plantio para ervas e temperos.

escola plantei - horta em vasos

Comentários (38)
    • Olá Abdul.

      Provavelmente secaram devido a fungos. Eles acabam perdendo a umidade, que é sugada pelos fungos e isso infelizmente faz com que o pé acabe perecendo.

      Essa “lã” que fica em volta da planta são os fungos. Quando detectados inicialmente (bem no comecinho mesmo, quando ainda não formam essa lã) geralmente dá para salvar com Fumo Líquido. Mas infelizmente acredito que no caso não há o que fazer, devido ao fato de terem secado. Sentimos muito! 🙁

    • Olá Abdul.

      Provavelmente secaram devido a fungos. Eles acabam perdendo a umidade, que é sugada pelos fungos e isso infelizmente faz com que o pé acabe perecendo.

      Essa “lã” que fica em volta da planta são os fungos. Quando detectados inicialmente (bem no comecinho mesmo, quando ainda não formam essa lã) geralmente dá para salvar com Fumo Líquido.

      Sentimos muito! 🙁

  • BOA TARDE GOSTEI E ESTAVA PRECISANDO MESMO DESSAS EXPLICAÇOES POIS TENHO TENTADO MUITO EM PLANTAR ARRUDA E NAO CONSEGUIA. ESPERO E DESEJO QUE DESSA VEZ EU CONSIGA. MUITO OBRIGADA. APROVEITANDO PRECISO TAMBÉM DE EXPLICAÇOES SOBRE O ALECRIM.

  • Possuia 4 pés plantados em um vaso. Estavam todos viçosos e bonitos porém após florescer, amarelaram, murcharam e secaram, não sei a causa. Não foi rega demais e nem de menos, não havia pragas nas folhagens, nada. Poderia abordar o assunto das arrudas macho e arrudas fêmeas? Grata.

    • Olá Andréa.

      Provavelmente ocorreu devido a falta de podas. Quando florescem é necessário retirar todas as flores, assim como no manjericão, pois elas funcionam como dreno e acabam sugando toda a energia da planta.

  • olá! muito boa matéria! as minhas estão lindas (plantei por sementes compradas da Plantei), não exagero nas regas, ficam ao sol direto, muito resistentes.
    por favor, me confirme as proporções e como fazer para usá-la como repelente, nas outras plantas do jardim. cultivo ervas aromáticas, pimentas, tomates e frutíferas (gostaria de usar recursos o mais naturais possível) a solução borrifada só repele ou consegue matar as pragas (pulgão, cochonilha, lagarta).
    muito obrigada, desde já.

    • Olá Maria.

      A solução serve apenas como repelente, para que as pragas não venham. Não matam.

      Quanto aos recursos naturais, húmus, algum fertilizante orgânico (são várias as opções) ou se quiser, Osmocote 14/14/14, que será bom tanto para as frutíferas quanto para as outras espécies que cultiva.

      Abraço! 🙂

  • E mais uma pergunta, mesmo que a minha arruda murchou se eu podar todos o galhos eu consigo salvar ela ou replantar ela atraves do tronco como a mandioca?

  • Boa tarde a todos… voces por acaso me indicam no Rio de Janeiro algum cultivador ou fornecedor de arruda? Nao serve revendedor… preciso do local do plantio em grande escala… abraços

  • gostei muito de matéria a respeito , porem preciso de uma informação , que não consegui ainda tenho um pé de arruda em uma lata de 20 litros , e ele esta tão belo, maravilhoso ,porem eu não sei como cuidar ,tenho medo de perde-lo , gostaria de poda-lo porque ele já esta com mais de um metro e meio de altura,mais não sei o tempo certo para poda , e a maneira correta se alguem puder me ajudar eu fico agradecido

  • Olá.
    Tenho conhecimento que a Arruda é a uma das plantas hospedeiras da lagarta que se transforma na borboleta cauda de andorinha.

    Tenho um pequeno jardim que elas ás vezes visitam.
    Daí comprei as sementes de Arruda no ebay.
    Já chegaram. Adquiri também uma pequena greenhouse numa loja de jardinagem.
    Agora quero decidir que tipo de terra colocar as sementes.
    Acho que vou colocar uma com cinzas de troncos misturada com terra digamos, 1-4?
    noutra vou tentar com terra preta de alfarrobeira.
    Vamos ver no que vai dar!

    Até breve.

  • Olá…
    Dicas excelentes.
    Tenho um pé de arruda num vaso, pois moro em apartamento.
    ele esta com uma espécie de mosquitinho branco. O que posso usar para acabar com eles?
    Além da arruda, eles também estão no pé de manjericão e os caules inferiores estão secando.
    isso já aconteceu outras vezes com outros pés de arruda e manjericão. Inclusive o manjericão está plantado num vaso auto irrigável adquirido da plantei.

  • Oi bom dia. Eu necessito saber porque todas as arruda que planto não vingan, elas começam a secar desde a raiz e se compro sementes quando estão numa medida de uns 5 cm o 10 começam a secar.
    Me pode explicar porque é me ajudar para manter a minha planta bonita.
    Moro em apto. E sempre tem muita luz.
    Muito obrigado

  • Boa tarde, eu gostaria de tirar duvida, comprei um pezinho de arruda e mudei pra um vazo maior mais plantei com terra vegetal será que ela vai sobreviver este tipo de solo?

  • Eu também comprei umas sementes de arruda com o nome de Feltrin e plantei e não nasceram o que pode ter acontecido? e também umas sementes de pimenta do mesmo fabricante e não nasceram.

  • Olá, a minha arruda cresceu muito e fica com folhas só em cima no topo do galho. O que pode ser? O que faço, eu corto os galhos? Planto ela sozinha? Pois ela está emburrado vaso com mais plantas.

  • A minha arruda mede está com 35cm, porém de umas semanas pra cá só tem ficado folhas no topo, os galhos do meio do tronco amarelaram e cortei. Na base tem folhinhas pequenas e na borda do vaso tem outra. Preciso separar essas menores da grande?

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo