Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Obtenha sucesso no cultivo de amendoim

      Assim como o feijão e a ervilha, o amendoim é uma planta da família Fabaceae. No entanto, suas vagens se desenvolvem dentro do solo, onde amadurecem.

      São três os principais cultivares de amendoim:

      Espanhol – Esse cultivar possui plantas que crescem eretas, de colheita precoce, com sementes pequenas e claras e que tem a maior quantidade de lipídeos. Suas vagens tem duas sementes.

      Valência – As plantas deste cultivar também crescem eretas e a colheita é precoce, porém, suas sementes são escuras e suas vagens tem de 3 a 5 sementes.

      Virgínia – Cultivares deste grupo tem plantas muito ramificadas, de crescimento arbustivo ou rasteiro e de colheita tardia. Apresentam sementes grandes, geralmente com duas sementes por vagem.

como-e-feita-a-pacoca-pacoquita-1369431785410_956x500

      Em relação ao clima

      O amendoim pode ser cultivado em regiões que apresentam temperaturas médias entre 20°C e 30°C durante todo o ciclo de cultivo. Baixas temperaturas nem pensar, a planta não suporta frio. Como a chuva prejudica a polinização, o ideal é que o clima permaneça seco durante o período de floração.

      Quanto a luminosidade

      O amendoim necessita de alta luminosidade. Sendo assim, é necessário que a planta tenha contato com a luz solar direta pelo menos algumas horas diárias.

      No quesito solo

       Cultive preferencialmente em solo bem drenado, leve, solto, fértil e rico em matéria orgânica. O pH do solo ideal para o cultivo situa-se entre 5,5 e 6,5.

      Sobre a irrigação

      Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Durante a floração reduza ou suspenda a irrigação para não prejudicar a polinização.

      Vamos então ao plantio

      Geralmente, as sementes são plantadas diretamente no local definitivo, mas, também podem ser plantadas em pequenos vasos ou copinhos de papel jornal com 10 cm de altura. As mudas são transplantadas quando tem de 10 a 15 cm de altura.

amendoim003

      Recomenda-se que o espaçamento seja de 15 a 30 cm entre as plantas, e de 60 a 80 cm entre as linhas de plantio.

      Caso resolva cultivar em vasos, estes devem ter um diâmetro mínimo de 50 cm.

      É sempre importante lembrar de manter a planta livre de plantas invasoras que competem com o amendoim por recursos e nutrientes.

      Para os cultivares que crescem eretos, amontoe terra junto às plantas antes da floração ou assim que surgirem as primeiras flores. Isto melhora a produtividade.

portal-agropecuario-producao-amendoim

      Chegamos então a colheita

       A colheita das vagens pode ser feita de 100 dias a quase seis meses após a semeadura, variando conforme o cultivar plantado e as condições de cultivo.

      A colheita deve ser feita quando as folhas estiverem amareladas. Retire algumas vagens da terra e verifique se a parte interna da vagem apresenta veios mais escuros, o que indica que estão maduras e prontas para a colheita.

      As plantas são arrancadas do solo e deixadas em local protegido da chuva e umidade com as raízes e vagens expostas para secagem, por uma ou duas semanas. Se a colheita for atrasada, ao arrancar a planta, as vagens podem se destacar da planta e ficar no solo. Após a secagem, as vagens se soltam da planta facilmente e podem ser recolhidas e armazenadas em local fresco e seco por vários meses, ou os amendoins podem ser retirados e utilizados.

amendoim-casca-de-amendoim-1362750856434_956x500

      Gostou de conhecer o plantio do amendoim?

      Pronto para cultivar esta delícia? Deixe seu comentário! 😉

Comments

comments

Posts relacionados

0 resposta para “Obtenha sucesso no cultivo de amendoim”

  1. maria luciete disse:

    Gostei muito de todo o conteudo sobre o amendoin até porque ele é uma delicia,aqui em Maceió o AMENDOIN é comum e tem muito, nas feiras nos pontos de ruas até em supermercados. Só nao posso cultiva-los infelismente pois moro em condominio.Mesmo assim muito obrigada por me trazer tantas informaçoes. OBRIGADA

    • Loja Plantei disse:

      Olá Maria.

      Que bom que gostou do conteúdo e que gosta de nossas informações.

      O amendoim é realmente delicioso. Uma pena não poder cultiva-lo.

      Obrigado pela visita. Ela é muito importante para nós. Volte sempre!

      Um abraço. 🙂

  2. marcelino pessoa disse:

    Parabenizo pela qualidade do texto e o assuntos muito bem relacionados.

  3. Argemiro Oliveira disse:

    Muito bom o artigo sobre o cultivo do amendoim. Lembro que o óleo de amendoim é muito saudável e utilizado no oriente como ingrediente culinário. No Brasil, era comum encontra-lo nas prateleiras dos mercados e… sumiu! Seria bom que voltasse porque é mais uma opção para a nossa culinária. Grato!

  4. Elaine disse:

    Gostei muito da matéria,
    Este foi o primeiro ano que plantei amendoim, estão muito bonitos, mas tenho que dividi-los com os veados que vivem na região e gostam muito dos brotos.

    Aprecio muito os artigos, são bem escritos e de fácil entendimento.

    Meus parabéns.

  5. Kuenda Manuel de Sampaio disse:

    Muito obrigado pela rica informacao do cultivo de amendoim. Esta tudo copiado nao mente. Sabendo que j’ai tenho uma abertura na minha lavra.
    Gostaria de ter mais informacoes de outras culturas.
    Atentamente
    Kuenda M. Sampaio
    Luanda / Angola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio