Lendo agora
Como plantar cebolinha verde em vasos ou canteiros? Confira!

Como plantar cebolinha verde em vasos ou canteiros? Confira!

como plantar cebolinha

A cebolinha verde é um ingrediente muito utilizado em todos os tipos de pratos salgados, como omeletes, sopas, purês e carnes. Além do sabor especial, possui vários benefícios para saúde e é utilizada para finalizar pratos, como molhos de massas. 

Neste post explicamos o passo a passo para plantar cebolinha em vasos ou canteiros e garantir este delicioso tempero no seu prato sempre que quiser. Boa leitura!

Benefícios da cebolinha

A cebolinha verde possui vitamina A, que atua no organismo como antioxidante e fortalece o sistema imunológico. 

Além disso, possui vitamina C, que ajuda na prevenção de muitas doenças e retarda o envelhecimento e minerais como cálcio, fósforo e a niacina, que estimula o apetite.

como plantar cebolinha

Como plantar cebolinha? 

A cebolinha verde pode ser cultivada através de sementes ou da divisão de touceiras formadas por plantas adultas.

Se optar pelo cultivo por sementes, faça o plantio diretamente no local definitivo ou em sementeiras.

Atenção: elas  devem ser colocadas à profundidade de 1 centímetro no solo ou substrato e o plantio pode ser feito durante o ano todo. A germinação acontece entre 4 e 6 dias após o plantio. 

Na Plantei Garden Center você encontra várias opções de sementes de cebolinha. Para facilitar o cultivo, há kits com as melhores opções de temperos, folhosas e flores. Confira!

kit de sementes de temperos

O método de plantio pela divisão de touceiras consiste em separar cada planta da touceira, colher as folhas mais desenvolvidas e plantá-las espaçadamente na mesma profundidade em que se encontravam anteriormente.

Alguns cultivares de cebolinha verde se propagam vegetativamente menos frequentemente,  portanto, não são adequados para o método de plantio por divisão.

Se o objetivo é colher o pseudocaule, coloque frequentemente montinhos de terra junto à planta para obter pseudocaules brancos mais compridos.

No  caso de plantio de mudas, o transplante para o canteiro deve ser feito quando se tornarem grandes o suficiente para serem manuseadas sem danos. 

Preparo do solo 

A  cebolinha verde é bastante rústica e cresce bem em quase qualquer tipo de solo, exceto nos que estão sujeitos a encharcamento e os muito ácidos. A preferência é por solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica. 

Para plantio no chão, revolva o solo para que fique solto e adicione húmus de minhoca à composição. Clique aqui e veja outras dicas para preparar canteiros. 

cebolinha germinando

Luminosidade e clima 

A cebolinha verde necessita de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente e cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°C.

Há cultivares que podem suportar baixas temperaturas e outros que podem crescer bem em altas temperaturas. Porém, em regiões de clima quente, não produzem flores ou sementes.

Regas 

A cebolinha verde precisa de regas frequentes, para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. Na fase adulta, é relativamente resistente a curtos períodos de seca.

Como plantar cebolinha em vaso?

O plantio da cebolinha pode ser feito em vasos de tamanho médio. Escolha recipientes com furos para que a água das regas escoe.

A montagem é muito simples: primeiro, faça uma camada de drenagem no fundo do vaso usando argila expandida ou brita. Assim, a água não fica retida no fundo, evitando que as raízes apodreçam ou a formação de blocos compactos de terra.

horta em vaso - kit cebolinha

Preencha o vaso com substrato pronto para plantio ou terra vegetal. Adicione um pouco de húmus de minhoca à mistura.

Veja também
coroa de cristo

Em seguida, coloque as sementes à profundidade de 1 centímetro. A germinação leva, aproximadamente, uma semana. Irrigue com frequência, utilizando o borrifador, para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.

A cebolinha verde necessita de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente, portanto, lembre-se de posicionar o vaso em um local que tenha essas condições.

Assista o vídeo abaixo e veja como é fácil plantar cebolinha em vasos!

Se o plantio for feito por mudas, escolha uma que esteja saudável e sem manchas brancas ou amareladas. Posicione-a no centro do vaso e preencha o entorno com terra ou substrato, para que fique firme.

Depois, faça uma rega generosa, até a água escoar pelos furos do vaso. 

Colheita

A colheita de folhas da cebolinha verde acontece em, aproximadamente, 90 e 120 dias após o plantio, dependendo das condições de cultivo. Colha as folhas junto à base, e não pela metade.

Como é uma planta perene, pode ser colhida inteira para melhor aproveitamento do pseudocaule. Nesse caso, horticultores fazem a colheita cerca de 3 meses após o plantio, enquanto outros deixam a planta crescer por 9 meses ou mais.

Clique aqui e conheça 10 temperos naturais para cultivar em casa!

Dicas extras

Para aproveitar melhor o aroma e o sabor, utilize a cebolinha fresca. Se não for usar todo o maço, congele as cebolinhas picadas para utilizar futuramente. Acrescente-as no final das receitas, para evitar que cozinhem demais ou queimem.

Agora que você já sabe como plantar cebolinha, descubra outros temperos. Veja nosso guia de Horta em vasos e aprenda o passo a passo para ter muitos cultivos em pequenos espaços!

escola plantei - horta em vasos

Comments

comments

Comentários (109)
      • Oi boa noite a minha cebolinha está fina . Eu fazendo algo errado??? A primeira colheita foi bem grossa agora esta muito fina

        • Falta potássio, encontrado nas cinzas, farinha de ossos, esterco de galinha curtido, e calcio, encontrado em cascas de ovos trituradas.

        • Olá Vera

          Eu também não encontrei uma resposta para esse dilema de as cebolihas quebrarem ao meio.. Mas adotei uma estratégia que está ajudando muito!!! Agora as minhas cebolinhas estão crescendo muito!!!

          Minha plantação é um pequena horta, só para minha casa mesmo… tenho 12 pés de cebolinha, cada pé é separadinho. Em cada pé eu junto todos talos e mantenho eles juntos amarrando-os com uma linha de costura, esse laço com a linha de costura não é para apertar eles, na verdade é folgadissimo, serve somente para que os talos não se dispersem, ficando juntos um se apoia no outro e ele crescem bastante.

          espero que ajude.

    • Plantei cebolinha verde em garrafa Pet fiz uma horta aérea porquê não tenho espaço é tudo calçada o meu quintal gostaria de saber que adubo devo colocar na cebolinha verde na couve e na salsinha?

  • Posso plantar a cebolinha no vaso auto irrigável? É necessária maior quantidade de água do que o vaso dispõe?

  • Achei interessante o plantio nos vasos auto irrigável principalmente porque não disponho de tempo para hidratação das plantas no tempo que elas necessitam

  • Obrigada pelas dicas.Costumava retirar folhas para meu uso . Agora sei que devo corta-la próximo à raiz.

  • Preparei um canteiro de cebolinha, porém quando as folhas estão com mais ou menos 15 cm, começa a secar a ponta da folha e consequentemente a folha por inteiro, sem que haja aproveitamento, qual a solução?

    • Parabéns pelas dicas. Muito úteis.
      Eu estou com o mesmo problema que o José Carlos dos Santos. Minhas cebolinhas ficam em vasos com irrigação por ‘pavil’ e um reservatório de água em baixo do vaso. O vaso fica no quarto do apartamento em um local estratégico para pegar o sol da manhã.
      Em todas as minhas tentativas, sempre secam e antes de secarem por completo, ‘deitam’ e terminam de morrer.
      Uso terra com preta com casca de ovo em torno do cultivo.

    • Boa tarde plantei Cebolinha em um recipiente o meu uso,mas qdo pranto estão bonitas as mudinhas mas , depois elas afinam pq será q acontece isso ? Gostaria de saber pois já plantei duas vezes e sempre acontece isso obrigada

  • Tenho plantado a mesma, gostaria de saber o pro que ele vai reduzindo, pois tenho uma quantidade e vou cortando algumas folhas para usar e a mesma solta novas, porem estou percebendo que a mesma vem afinando cada vez mais e produzindo menos folhas novas e enfraquecida, isso pode ser a terra acida – utilizei adubo químico.
    Elá tem um período determinado que pode ficar no mesmo lugar ?

    • Rudimar seu caso é por que o lugar esta frio pra ela,tem qi ter bem sol, e nem muita agua acidez ele iria secando ok?

  • Estou tentando plantar cebolinha, mais não consigo, pois as mesmas ficam muito fininha e logo mucha e a ponta fica ceca e o tronco logo fica frágil e muito fácil de ser arrancados
    Preciso de ajuda.
    Vcs podem mim ajudar?
    Meu é_mail e fretesfam@gmail.
    Fico no aguardo e desde já muito obrigado

    • Olá Francisco.
      As cebolinhas ficam finas muitas vezes por falta de adubo/nutrientes e sol. Se elas receberem os nutrientes necessários ficarão firmes e não tombarão com vento e chuva. Mas, dependendo da espécie será uma característica dela ser mais fininha, o que muitas vezes pode fazer com que ela quebre também.
      É importante se atentar ao solo que deve ser rico em matéria orgânica e as adubações necessárias para reposição de nutrientes.

  • Cultivar é diferente de plantar???Ou os dois é a mesma coisa???Pois minha professora de Ciências perguntou,como cultivar e como plantar a cebolinha

    • O plantio é o primeiro passo, onde iniciará o desenvolvimento da planta, seja por muda ou semente.

      Cultivar é dar continuidade a esse procedimento e conduzir o crescimento da planta de forma saudável, com os cuidados necessários!

      • Boa noite . Nunca consigo cultivar minhas cebolinhas . Sempre ficam murchas e tombam . Já tive algumas dicas e vou colocar em prática. Mais me surgiu uma dúvida.
        Acabei de plantar minhas cebolinhas . Quanto tempo depois posso colocar o foto plant?

  • Repetindo a pergunta, estou com as mesmas dificuldades:
    “Estou tentando plantar cebolinha, mais não consigo, pois as mesmas ficam muito fininha e logo mucha e a ponta fica ceca e o tronco logo fica frágil e muito fácil de ser arrancados”
    Preciso de ajuda.

    • Olá Bruno.
      As cebolinhas ficam finas muitas vezes por falta de adubo/nutrientes e sol. Se elas receberem os nutrientes necessários ficarão firmes e não tombarão com vento e chuva. Mas, dependendo da espécie será uma característica dela ser mais fininha, o que muitas vezes pode fazer com que ela quebre também.
      É importante se atentar ao solo que deve ser rico em matéria orgânica e as adubações necessárias para reposição de nutrientes.

  • Tenho a horta autoirrigavel de três andares, quero saber se a cebolinha pode ser plantada com algum outro tempero? Por exemplo plantei na 1° cebolinha e salsinha mas nem uma das duas estão bonitas, isso interfere?

    • Olá Michelle.

      Pode, não há problema. A cebolinha não é uma espécie de raiz invasiva. Diferente do hortelã, que não deve ser plantado com nenhuma outra espécie.

  • Bom dia!

    Posso plantar cebolinhas na terra Genesolo Composto orgânico bioestabilizado produzido com a tecnologia Provaso, turfa, cinzas, produto fabricado por terceiros e rico em matéria orgânica.

    Aguardo retorno..

    Obrigado!

  • Alguém sabe o nome da cebolinha que tem as seguintes características; Possui folhas pequenas (muito menores que as das cebolas normais) é mais utilizada em sopas. Na sua forma dá muitas folhinhas juntas, bem mais que as outras cebolas; uma semi touceira. Como é o nome para encontrar mudas ou sementes?

  • Gente fiz um canteiro p cebolinha e não conseguir ainda um bom resultado as palhinhas cresc até bem mas n engrossam o q devo fazer

  • oi estou iniciando trabalhar com temperos verdes e tenho a cebolinha fininha mas queria plantar uma mais grauda qual seria a semente ideal se vçs poderem me ajudar agradeço meu emei alaisnunes@hotmail .com

    • Olá Letícia.
      As cebolinhas ficam finas muitas vezes por falta de adubo/nutrientes e sol.Se elas receberem os nutrientes necessários ficarão firmes e não tombarão com vento e chuva. Mas, dependendo da espécie é uma característica será uma característica dela ser mais fininha, o que muitas vezes pode fazer com que ela quebre também.
      É importante prestar atenção quanto a adubação e nutrientes que elas devem receber.

  • Olá, sou do Amazonas e estou cultivando cebolinha em pleno sol, percebi que elas ficaram amareladas, será por causa da temperatura que aqui é em torno de 28 á 30 graus.

    • Olá Rosely.
      O excesso de sol pode amarela-las sim, assim como a falta de nutrientes que elas precisam. É importante se atentar ao solo, que deve ser rico em matéria orgânica e as adubações.

    • Pra fornecer informações gratuitas, como este tutorial de como cultivar cebolinhas. Um trabalho gratuito que desenvolvemos com muito boa vontade, pesquisa e paciência.

      Respondemos sempre que possível as questões e dúvidas. A intenção do blog é fornecer informação. Mas não nos negamos a ajudar, pelo ao contrário, sempre o fazemos. Contudo, são inúmeras questões.

      Inclusive se observar este próprio post que comentou, perceberá que de 26 comentários, apenas 04 não foram respondidos.

      Tenha uma ótima semana!

  • Gostei dos ensinamentos, dos comentarios, e das respostas porque o que eu queria saber foi perguntado e respondido. Obrigada

  • ta e porque tu não responde as perguntas mais pertinentes as dificuldades que temos no plantio ao invés de ficar respondendo só as fáceis.

    Alguns leitores querem saber o que fazer, chegam a repetir a pergunta “Repetindo a pergunta, estou com as mesmas dificuldades:
    “Estou tentando plantar cebolinha, mais não consigo, pois as mesmas ficam muito fininha e logo mucha e a ponta fica ceca e o tronco logo fica frágil e muito fácil de ser arrancados”
    Preciso de ajuda.

    Ao invés de ignora-lós, pelo menos poderia dizer que não sabe, ficaria melhor com os seus leitores.

    • O blog recebe um fluxo enorme de perguntas diariamente. Algumas respondidas pelo responsável por ele, outras mais técnicas por nosso biólogo, que infelizmente dispõe de pouco tempo para esse tipo de tarefa. Como já disse, pesquisamos, estudamos e nos informamos antes de criar qualquer material para compartilhar gratuitamente.

      Nosso objetivo sempre foi fornecer conteúdo e informação. No entanto o blog não funciona como canal de atendimento. Fazemos o máximo que podemos para ajudar a todos. Porém nem sempre é possível.

      Alguns clientes inclusive, respondemos diretamente por e-mail ao invés de responder por aqui.

      Não teríamos o menor problema ou a mínima vergonha em dizer que não sabemos responder alguma questão. No entanto, não é o caso. Mas sim a falta de tempo devido ao grande número de perguntas diárias, como citei. Tanto aqui quanto nos outros canais como Facebook, Instagram e Twitter.

      Até o presente momento você não deixou nenhum comentário interessante, alguma crítica construtiva ou alguma dúvida válida e que deva ser respondida, como você diz. Então ao invés de perder tempo depreciando o trabalho alheio seria muito mais produtivo gastar seu tempo pesquisando sobre suas dúvidas. Ou até mesmo ajudando os outros leitores que tem dificuldade, já que isso lhe preocupa tanto. É o que a gente faz! 😉

    • Olá José.
      Que bom que gostou! 🙂
      As cebolinhas ficam finas muitas vezes por falta de adubo/nutrientes e sol.Se elas receberem os nutrientes necessários ficarão firmes e não tombarão com vento e chuva. Mas, dependendo da espécie é uma característica será uma característica dela ser mais fininha, o que muitas vezes pode fazer com que ela quebre também.

  • To formando uma mine horta mas o meu quintal e todo coberto com telha plástica transparente será que tem problema a cebolinha já brotou mas tá tão fininha

    • Olá Eliana.
      Acredito que não. As plantas irão curtir muito a luminosidade.
      A luz solar em excesso não faz bem as plantas, mas no caso da telha plástica a luminosidade não chega diretamente a planta.
      As cebolinhas podem estar finas devido a falta de algum nutriente. É importante se atentar ao solo, que deve ser rico em matéria orgânica e as adubações de manutenção.

  • Ola!
    Ja tenho uma plantação de cebolinhas, e quero replanta-las, acho que o metodo é o de divisão por touceiras, as folhas verdes estão bem altas e grossas, e a maioria com flores.
    Estando com flores, posso fazer esses metodo?
    E, devo fazer uma “poda” nas folhas?

  • Boa tarde!
    Li todos os comentários e respostas, não identifiquei o mesmo problema que as minhas estão tendo. As folhas estão manchadas de branco. O que pode ser? Comprei fertilizante (que estava colocando de 15 em 15 dias), coloquei adubo, primeiramente de gado, depois coloquei esterco de galinha e nada! Excesso de nutrientes também atrapalha?

    Att.:
    Lina

    • Eu mesma consegui a resposta a essa minha pergunta. As minhas cebolinhas responderam muito bem ao adubo orgânico que fiz. Agora elas estão bem verdes e as folhas compridas. Só estão tombando, mas pelo que li nas respostas do blog, pode ser uma característica delas.

  • boa tarde o adubo orgânico e essencial para que a cebolinha tenha um bom resultado por exemplos eu tenho 40 canteiro de 50 metro de cebolinha mas elas tao com as pontas queimando já coloquei muito adubo como o esterco de gado e galinha mas não to tendo mais o resultado que ja tive sera que eu usar o adubo químico 20-00-20 sera que eu tenho um bom desenvolvimento e uma boa safra durante o inverno com o periudo de dois meses

    • depende do adubo que você esta usando, as vezes a adubo orgânico não tenha todos os Macros e os Micros nutrientes
      Você teria que fazer uma analise química do solo e ver oque esta faltando no solo e aplica as correções

  • 21/03.2017–gente que polêmica por conta da cebolinha folhas finas é uma caractistica delas, se tudo fosse as folhas finas, que bom, por sinal adoro cebolinha fina, agora oque não sei é sobre almeirão plantei depois de nascerem as filhinhas ficam amarelas e secam isso sim é problema não a cebolinha

    obrigada

  • 21/03.2017–gente que polêmica por conta da cebolinha folhas finas é uma característica delas, se tudo fosse as folhas finas, que bom, por sinal adoro cebolinha fina, agora oque não sei é sobre almeirão plantei depois de nascerem as folhinhas, ficam amarelas e secam isso sim é problema não a cebolinha

    obrigada

  • OLA BOM DIA A CEBOLINHA JA NO PRIMEIRO CORTE DEVE SER ARRANCADA PARA REPLANTAR OU CORTALA E AGUARDAR A BROTA

  • Olá
    Compro a muda da cebolinha, e como faço para deixar as folha dela mais grossa? Sempre fica muito fininha e não sobrevive muito tempo.

    • Como assim deram fungo, Danielle? Na planta? Caso seja, nada tem a ver com a funcionalidade do vaso. As plantas são suscetíveis a pragas, infelizmente. Aqui no blog mesmo você encontra receitas de pesticidas naturais para combater pragas.

    • É necessário criar um sistema de escoamento. Geralmente feito com argila expandida ou pedrisco e manta bidim (geotêxtil). A falta da camada de drenagem pode resultar em encharcamento!

  • Se eu nao retira a cebolinha toda , ela ira mucha mais rapido do que eu retira toda terei quanto tempo para comercialização, e qual seria mais recomendado nesse caso???

  • Oi boa tarde!
    Plantei as minhas cebolinhas hoje mas, estou com dúvidas sobre quantas vezes ao dia devo aguá-las e em quais horários.
    Obrigada!!!

  • Tenho começado o plantio. Estou fazendo agora direto na terra, a partir de cebolinhas já com a raíz desenvovida. Mas observo que passado algum tempo elas murcham e tem suas folhas finas. A princípio não tenho um local para que elas peguem sol diretamente. Deixo na janela onde tem claridade. A terra é adubada e coloco pouca quantidade de água. Será a falta do sol direto sobre elas o meu problema?

  • Não consigo plantar, tentei umas 4 vezes e não deu certo. Usei terra preta, adubo e húmus. Mas elas nem germinam. Será que a semente está velha ou não presta?

  • eu plantei cebolinha e creceu bonitas mas surgiu bolotas nas pontas das folhas começou dar sementes porque? ficarei grato pela ajuda.

  • Oi, bom dia.
    Quero saber porque os meus canteiros de cebolinha criam uma espécie de raízes, formando uma camada de estopa?
    Meus canteiros são no chão envolto a tijolos e o adubo é estetco de gado.

  • Boa tarde, moro em apartamento e plantei a semente de cebolinha em 04/03 até hoje apenas apareceu 3 pequeninas mudas. O que posso fazer?

  • Boa tarde me chamo zulene já faz
    algum tempo que tento plantar cebolinha em vasos por não ter outro lugar mas até hoje sem resultado plantio de mudas grossas e quando vou ver já estamos fininhas e quebram todas .coloco na terra estercos galinha ou gado humos de inhoca farinha de osso farinha de ovo e matéria seca por Sima
    e meio sol com claridade .o que tá dando errado por favor me responda.! zuleneguedes8@gmail.com

    • Olá, Denison. Esse artigo explica justamente como cultivá-la.

      O solo precisa ser rico em matéria orgânico. Recomendamos o substrato Carolina que é um ótimo substrato que contém vários nutrientes importantes.
      O adubo pode ser preferencialmente orgânico, como húmus líquido de minhoca.

  • com as suas dicas agora deu pra ter uma visão melhor de como devo fazer, muito obrigado por comptartilhar com esse artigo, fico muito grato vlw.

    Muito Obrigado!

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo