Lendo agora
Como replantar a rosa do deserto?

Como replantar a rosa do deserto?

Você sabia que as rosas do deserto cultivadas em vasos devem ser replantadas uma vez por ano?

O replantio pode ser feito até no mesmo vaso, já que o objetivo desta etapa é levantar e engrossar ainda mais caudex, tornando o cultivo ainda mais ornamental. 

Neste artigo explicamos o passo a passo de como fazer o replantio sem danificar a planta, qual o melhor período para fazê-lo e como escolher e preparar o novo vaso. Confira! 

1 – Como retirar a planta 

O período indicado para fazer o replantio da rosa do deserto é a época de maior atividade vegetativa desta planta, que vai de setembro a março. Esse momento é indicado por favorecer o surgimento de novas raízes capilares rapidamente.

Atenção para uma dica importante: encharque o vaso antes de retirar a rosa do deserto. Assim, o risco de gerar machucados indesejados nas raízes frágeis é menor.

Como as raízes estão na parte interna do vaso, lave-as muito bem e retire o substrato antigo.

Se optar por usar o mesmo vaso, limpo o recipiente e troque todo o substrato por um novo. 

2 – Vaso para rosa do deserto 

A estética e o tipo do tronco (caudex) da rosa do deserto se adapta muito bem aos vasos que sejam de bordas baixas, com os do tipo cuia ou bacia. Esses formato de vaso contribui com a oxigenação do sistema radicular da planta, favorecendo o caudex, que engrossa mais rápido.

vaso para rosa do deserto

Além do valor ornamental, o vaso bacia ou cuia é uma boa opção para iniciantes que vão replantar a rosa do deserto,, porque não é possível colocar muito substrato, fator que é prejudicial para a planta devido à compactação. 

Além de todos estes benefícios, a oxigenação do sistema radicular de sua rosa será favorecido. Assim, o caudex de sua rosa vai engrossar muito mais rápido do que se estivesse plantado em um vaso mais profundo, o que favorece o crescimento da parte afótica da raiz (que é onde não a iluminação solar não chega).

3 – Prepare o novo vaso 

Prepare o vaso para rosa do deserto colocando uma camada de 2 centímetros de argila expandida no fundo do recipiente escolhido. Esse agregado evita que as raízes fiquem cozidas, caso o vaso esteja em chão de cimento ou piso, por exemplo.

Coloque o substrato de sua preferência (veja opções de receitas clicando aqui) preenchendo 60% do espaço do vaso.

Em seguida, posicione a rosa do deserto no centro do vaso, de forma que a parte branca que estava enterrada fique, no mínimo, ⅔ para fora.

Se for necessário, utilize tutores para equilibrar a planta. 

Veja também
como plantar sementes de flores

substrato para rosa do deserto

Então, preencha o restante do vaso e cubra ⅓ das raízes com o mesmo substrato. Você pode utilizar brita ou seixo para auxiliar na ancoragem da rosa do deserto, já que a planta estará sem raízes capilares. 

4 – Posicione o vaso

Depois de replantar a rosa do deserto, posicione o vaso em um local definitivo e evite movimentos bruscos por no mínimo 2 meses.

A estabilidade favorece a formação de novas raízes capilares, que futuramente farão o papel da ancoragem das pedras ou tutores. 

As rosas do deserto que possuem 5 anos ou mais são aclimatadas em sol até meio-dia para que a parte branca do caudex que foi levantado não queime ou cozinhe.

suporte com rodinhas para vasos

Aumente sua coleção 

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de Rosas do Deserto em diferentes cores! E tem mais: você pode adquirir todos os itens necessários para cultivá-las, como fertilizantes específicos, substratos prontos, vasos bacia e muito mais.  Clique aqui e aproveite!

mudas de rosas do deserto

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo