Lendo agora
Como fazer substrato para rosas do deserto

Como fazer substrato para rosas do deserto

como preparar substrato para rosa do deserto

As queridas rosas do deserto vem sendo cada vez mais cultivadas, tanto no Brasil quanto em outros países. O sucesso da “gorduchinha”, conhecida também como “rainha do jardim” transforma cultivadores em colecionadores, que buscam cada vez mais cores e variedades diferentes. 

Como são uma espécie de suculenta e, por serem nativas de regiões áridas, necessitam de um substrato específico para se desenvolverem bem. Mais importante que a fertilidade desse substrato, é a sua capacidade de drenar água, que deve ser alta.

substrato para rosa do deserto

Ao contrário do que costumamos ouvir, as rosas do deserto apreciam água, sim! O que prejudica o desenvolvimento delas é o substrato encharcado ou terras que acumulam líquido, por isso a drenagem é tão importante (clique aqui e saiba mais sobre o tema)

Continue a leitura e veja como preparar o substrato perfeito! 

Substrato para rosa do deserto

É preciso muita atenção para preparar o substrato para rosa do deserto, buscando chegar o mais próximo possível do solo nativo da espécie.

O cuidado com o solo fará toda a diferença no desenvolvimento da planta, afinal, quando cultivada em vaso, a rosa do deserto não está livre para buscar os recursos necessários, portanto, é necessário fornecê-los e garantir uma boa drenagem. 

substratos para rosa do deserto

Mas o que significa uma boa drenagem do substrato para rosa do deserto?

A gente explica: depois da rega, a água deve descer da superfície em 2 segundos. Se houver demora na absorção, é provável que haja problema na drenagem do solo. 

As regas podem ser feitas até duas vezes por dia, no início da manhã ou ao anoitecer. 

Quanto ao preparo do substrato para rosa do deserto, a areia grossa é indispensável em qualquer que seja o mix, totalizando 40% da mistura. Os outros 40% do substrato podem ser de húmus de minhoca, terra vermelha, terra vegetal ou substrato Carolina; os 20% restantes são de carvão.

cores inéditas de rosas do deserto

Receita de substrato para rosa do deserto

Além dos substratos prontos para rosas do deserto, você pode fazer suas próprias receitas utilizando nossas dicas de mix para essa planta. Confira: 

Opção 1: faça um mix com 40% de areia grossa + 40% de substrato Carolina + 20% de carvão moído;

Opção 2: faça um mix  40% de areia grossa + 40% de húmus de minhoca + 20% de carvão moído;

Opção 3: faça um mix 40% de areia grossa + 40% de terra vegetal + 20% de carvão moído.

Utilidade do carvão na rosa do deserto

Como você está montando um substrato de alta drenagem que precisa ser regado constantemente, os adubos e fertilizantes também acabam indo embora com a água.

Veja também
lágrima-de-cristo

O carvão moído deixa o substrato leve, aerado e ainda contém uma ótima porcentagem de potássio, um macronutriente muito importante. Sua função é “segurar” as partículas dos micros e macronutrientes que você vem colocando em sua rosa do deserto, seja ele farelado ou líquido.

carvão na rosa do deserto

Além disso, é resistente à decomposição, aumentando muito a durabilidade do substrato. Assim, o carvão vira seu osmocote natural e auxilia na liberação lenta, que segue a frequência de regas, adiando a drenagem de areia e demais componentes.

Saiba mais

Quer saber mais sobre a rosa do deserto? Acesse nosso guia completo e veja dicas sobre cuidados,  preferências por regas e luz, variedades e cores, principais doenças, como adubá-la e muito mais!

Aqui no blog você também encontra artigos sobre:

Agora que você já aprendeu como fazer substrato para rosas do deserto, visite nossa loja e confira nossas opções de mudas. São dezenas de cores definidas, com entrega para todo o Brasil!

mudas de rosas do deserto

Comentários (4)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo