Como cultivar Rosas do Deserto

266 Comentários

Aprenda como cultivar a Rosa do Deserto!

      Rosa do deserto é uma planta domesticada cujo nome científico é Adenium obesum (arabicum, entre outros) da família Apocynaceae, necessita de polinização manual para sua reprodução, ou então deve-se adotar o método de mudas. Se adapta facilmente ao clima seco e quente e consegue viver em lugares ensolarados. Também encontrada na Tailândia, desertos e na áfrica.

      Ao contrário do que se pensa as Rosas do Deserto (Adenium) gostam de água sim. O que elas não toleram é a terra (substrato) encharcado, por isso é altamente recomendado que os cultivadores de Adenium utilizem substrato com alto poder de drenagem. Como por exemplo o substrato de fundo de rio.

adenium_hq

Como cultivar a Rosa do Deserto em vaso

Ambiente:

      Local ensolarado, cheio de sol e temperatura mínima de 10 ° C. Trate-o semelhante aos cactos. A rosa do deserto, como o próprio nome sugere, se adapta muito bem às condições de baixa umidade.

Vasos:

      Use um vaso, pote ou bacia com excelente drenagem.

Preparação do vaso:

      Coloque no fundo pedras, e tela plástica para que as raízes não cheguem a sair do vaso. Cubra com um pouco de areia, depois coloque húmus de minhoca e plante a rosa com uma mistura de areia grossa e terra, enchendo até a borda. (OBS pode ser 2/3 de areia grossa com 1/3 de substrato misturado).

Rega:

      Água deve ser usada com moderação. A Rosa do deserto aprecia água neutra, a água ácida pode causar apodrecimento de suas raízes. O excesso de água mesmo no verão pode causar apodrecimento das raízes que matam gradativamente a planta.
Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar, não é necessário regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar.

Adubação:

      Uma adubação com um bom fertilizante orgânico é necessário a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e floração abundante . Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes. Nunca aplique o fertilizante, quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes, isso evita a queimadura das raízes e a queda de folhas.

      Uma dica para sua Adenium ficar mais vigorosa é o uso do Forth Cactos, você vai se surpreender com os resultados 😉

Cultivo:

      A Rosa do deserto pode ser cultivada por sementes ou estacas . Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes. Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente. Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta. Use luvas nas podas e manuseio da planta pois sua seiva é altamente tóxica.

Floração:

      As florações da rosa do deserto podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira. As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degrades do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas, triplas, quadruplas, entre outras. Também negras, que ao contrário das outras precisa de um PH mais ácido.

     Um ótimo fertilizante foliar é o Forth Flores, usado e recomendado para a floração, resultados verdadeiros.

Adenium_obesum-hq

      Vale lembrar que devido a inúmeros cruzamentos que estão sendo feitos por cultivadores de todo o mundo, estão aparecendo cada vez mais Rosas do Deserto com tons mesclados e cores diferentes.

Adenium_01

terrario_home_loja

266 respostas para "Como cultivar Rosas do Deserto"

  • tenho uma rosa do deserto de 35 cm alt. aprox. essa semana saiu docaule dela uma espuma amarelada, o que seria?

  • Minha rosado deserto esta ficando com as folhas amareladas e cheias de sementinhas .É natural ni inverno ou está doente? Que devo fazer?

    • Elenice, provavelmente ela está sentindo falta do sol. Evite chuva para ela nao encharcar, regue apenas quando a terra estiver bem seca. Ela vai melhorar 🙂 Abraços

    • Estas sementes que vc fala pode ser cochonilha de carapaça, Um inseto que pode estar causando o doenças em sua planta.

  • Tenho uma bela ROSA do deserto, linda, bem florida, sou apaixonada por plantas, a ROSA do deserto é fácil de cuidar, estou apaixonada por ela…….

    • Olá amiga Maria.

      Elas são lindas e apaixonantes mesmo né?! Além de serem fáceis de cuidar.
      Depois nos mande uma foto dessa sua linda rosa para conhecermos. Ficamos curiosos e adoramos ver as plantinhas de nossos amigos. 😉

      • Bom dia minha rosa do deserto está com as folhas amareladas e caindo e no tronco como se fosse cicatrizes, o que devo fazer ??

        • Bom dia Nilza.

          Dois fatores podem ocasionar isso. Excesso de água, e pouco espaço.

          Procure polvilhar uma pedra de carvão em cima da planta/terra. Observe se apresentará melhoras.

  • ola eu adorei suas dicas eu tambem tenho rosa do deserto gostaria de saber como fazer replantio de mudas e se posso plantar um galho de cada cor juntos sera que da

    • Olá amiga Lucineia.
      Ficamos felizes que esteja satisfeita com nossas dicas!

      Quanto as mudas da Rosa do deserto, prepararemos um post sobre o replantio. Obrigado pela dica.
      Já sobre o plantio de cores variadas, é possível apenas se forem mudas enraizadas. Do contrário, é recomendável apenas uma muda por vasinho. 🙂

  • Olá.
    Comprei duas mudas de rosa do deserto na cor rosa (estavam floridas), a próxima floração veio com flores totalmente brancas. O que pode ser?

    • Olá Hélida.
      Este caso é novo para nós. Temos conhecimentos de rosas do deserto que florescem brancas e depois ganham alguma tonalidade, inclusive em outras florações. Porém, este caso é realmente novidade. Pesquisaremos sobre e se obtivermos resposta lhe enviaremos, com prazer. 🙂

  • Olá, dei de presente uma rosa do deserto para minha mãe, e gostariamos de saber se pode replantada em vaso de plastico, ou tem algum vaso adequado pra a Rosa do Deserto. Obrigada pela atenção.

    • Olá Veridiane.

      Pode sim. A rosa do deserto pode ser plantada em qualquer vaso. Recomendamos o vaso auto irrigável, que possui sistema de umidificação automática, umedecendo a planta sempre na medida certa e quando ela precisa.

      Um abraço! 🙂

  • Tenho uma rosa do deserto há 2 anos nunca floreceu,agora caiu todas folhas e na ponta do tronco parece uma ferida cicretizando tenho medo dela morre ela pega pouco sol uns 10 a20minutos todo dia.

    Um abraço!!!!!

    • Bom dia Edna.

      Provavelmente ela está apodrecendo. Com certeza o que está faltando é o sol. As rosas do deserto gostam de sol em abundância, podendo ser cultivadas em contato direto com a luz solar.

      Experimente deixá-la no sol por mais tempo.

      Abraço. 🙂

  • Ola, tenho tres Rosas do Deserto e elas amarelam as folhas e caem, percebi que tem uns bichinhos brancos, ja estavam com botoes de flores e tbm cairam. Moro no Parana, e todos os dias elas pegam sol a tarde toda e a noite eu coloco elas ficam dentro de casa. O que pode ser?
    Obrigada!

  • Olá! Tenho uma rosa do deserto e há mais ou menos 1 mês começaram a aparecer pontos brancos ao redor da bainha, e o caule apenas na região das folhas está preto, como se fosse uma fuligem. Isso faz com que as folhas fiquem amareladas a partir da extremidade e caiam com muita facilidade, até mesmo as folhas verdes caem com um simples toque. Moro em Recife, ponho água a cada 15 dias, e a planta fica na varanda, pegando sol das 6h ao meio dia. Isso é infecção por fungos ou é colchonila? Fiz uma aplicação de uma solução de Dimy nas folhas há 2 semanas, mas até agora não obtive resultados. O que pode ser?
    Desde já, muito obrigada! E parabéns pelo blog!

    • Bom dia Tuca.

      São dois pontos que possivelmente estão prejudicando.
      Primeiramente: a rega.
      Você pode diminuir o espaçamento, e realizar a rega semanalmente. Isso garantirá um desenvolvimento da planta.

      O outro ponto é o solo. Verifique se ele está arenoso e bem drenante. Para que a rega possa ser constante, mas a água não fique acumulada.

      Dando uma atenção especial a esses dois pontos, provavelmente sua rosa se desenvolverá de forma saudável.

      Um abraço! 😉

  • Olá eu posso plantar a rosa do deserto em um vaso de médio porte sem ter que fazer replantio ou não, ou o replantio se faz necessário. Obrigada

  • O trecho que diz que “Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes” não é inteiramente verdadeiro. Quando podamos a planta, bem embaixo, no caule, a tendência é a parte remanescente engrossar e lançar inúmeros galhos. Lá em casa funciona.

    • Bom dia Stefane.

      Falta d’água. Fique atenta quanto as regas, e se o solo está drenando certinho.
      Tendo regas espaçadas porém frequentes, o caule se desenvolverá firme e saudável.

  • Oi!!! Comprei uma Rosa do deserto, eu queria que vc me desse uma explicação de como cuidar, desde já te agradeço… Abracos

  • Bom dia td bem? minha duvida e minha rosa do deserto esta com o caule totalmente mucho ate deitou o que pode ter acontecido? ela toma sol do fim da tarde e a rega e feita de duas em duas semanas as folhas cairam mas nos galhinhos estao brotando folhas novas a pergunta e se ela esta morrendo eu posso tirar os galhos e replantalos eles brotariam? obrigada e todas suas dicas sao otimas!!

    • Bom dia Viviane.

      Provavelmente ela apodreceu de dentro para fora. O ideal é cortar um pedaço da parte murcha e observar se há uma “massa amarronzada”. Os brotinhos estão surgindo pois só a parte superior da planta está sendo desenvolvida e utilizando toda força e nutrientes para isso. Infelizmente acreditamos que já esteja condenada.

      Quanto ao replantio dos galhos, dificilmente brotarão.

      Ficamos felizes que goste de nossas dicas.
      Obrigado pela visita!

      Um abraço. 🙂

  • ola! minha rosa do deserto vai fazer um ano nunca saiu flor…nem tem sinal…ela esta em uma bacia de barro…e com muitos brotinhos…devo tirar um pouco de brotos?

    • Olá Eliesdra.

      Não retire os brotos. Eles provavelmente irão florir em breve.

      Recomendamos o Forth Flores. Ele é um um fertilizante foliar completo com macro e micronutrientes que fornece uma nutrição balanceada para favorecer a coloração e a floração das plantas. Estimula o crescimento e a floração. Utilizamos em nossas Rosas do Deserto e realmente funciona.

      Segue o link do produto http://www.plantei.com.br/forth-flores-500ml-pronto-para-uso

      Um abraço. 🙂

  • Cultivo flores do deserto e o que acho estranho é que geralmente elas crescem muito e o caule e comprido e fino .vejo sempre plantas baixinhas com caules grossos. Gostaria de saber onde se encontram as sementes na planta.

    • Olá Maria.

      Para ter caules baixinhos e grossos é preciso realizar poda radical, e podas diárias antes da primavera. Resultará no caule que deseja.

      Quanto as sementes, se localizam nas vagens que a planta desenvolve.

      Um abraço. 🙂

  • Olá, tenho um vaso de rosa do deserto já há alguns anos, de mais ou menos 15cm. No ano passado ela floriu pela 1ª vez depois que a comprei. Porém este ano, as folhas começaram a cair e a ficarem meladas. O local onde ela ficava recebe sol indireto e é bem quente, rego com pouca água qdo vejo que a terra está seca. Tirei do local onde estava por que achei que poderia ser o calor muito forte, apesar dela ser do deserto. As folhas diminuíram bastante, mas ainda tem algumas que estão verdes e me parece que estão brotando outras. Devo colocá-la novamente no local de antes. Qto ao melado das folhas, o que pode ser. Obrigada.

    • Olá Rose.

      Isso ocorre devido a falta de sol.

      Independente do calor do local onde ela se encontra, o fator principal é a luminosidade. A luz solar é muito importante e ajuda plenamente no desenvolvimento da planta. Por isso as folhas estão meladas. Ela não está fotossintetizando. Procure coloca-la num local onde receba ao menos algumas horas diárias de sol. Notará a diferença!

      Um abraço. 🙂

  • Boa tarde!
    Amei as dicas do Blog, plantei as sementes e elas estão com um pouco mais de um mês já, com uma média de 6 folhinhas, incluindo as primeiras, gostaria de saber mais ou menos, qual o tempo exato para a mudança de vaso, e vendo as dicas do blog, e analisando a lojinha, gostaria de saber porque o foth cacto é mais indicado que o forth jardim, e como devo aplicá-lo nas mudinhas?
    Desde já agradeço! 😉

    • Boa tarde Giselle!

      Ficamos realmente felizes que tenha gostado das dicas.

      O tempo para mudança de vaso, deve ser de no mínimo um ano. Não é recomendável retirar a planta do vaso antes deste período.

      Recomendamos mais o Forth Cactos por experiência e resultados, apenas. Ele tem nos dado resultados melhores quanto as Rosas do Deserto. Provavelmente pela semelhança de cultivo entre elas e os cactos, que também são flores de deserto.

      Quanto a aplicação, 5ml para cada litro d’água.

      Um abraço! 🙂

      • Nossa… muito obrigada pela atenção… mas então, so me tira mais algumas dúvidas, elas ainda estao no copinho de plástico, nele mesmo devo aplicar forth cactos? E qual a peridiocidade? Mais uma vez obrigada

        • Bom dia Giselle!

          Imagina. Estamos sempre a disposição.

          Permita-me fazer uma correção. Quando mencionou que elas estavam em vasos, pensei que no caso, eram os vasos já transplantados, ainda que pequenos. Mas não, no caso ainda estão nos copinhos né. Então, neste caso, pode passa-las para um vaso maior sim. Aí sim, não será recomendável troca-las de vaso antes de 01 ano completo.

          Pode coloca-las em um vaso maior pois precisarão de espaço para o desenvolvimento.

          A aplicação do Forth Cactos já pode ser realizada assim que retiradas do copinho sim, mas então utilize a metade da solução que lhe indiquei, 2,5ml por litro, pois ainda são mudinhas bem novas.

          Quanto a periodicidade, a aplicação pode ser feita de 20 em 20 dias.

          Um abraço! 🙂

    • Olá Maria.

      Ficamos realmente felizes que tenha gostado!

      Obrigado pela visita e volte sempre. Sua visita é muito importante para nós.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Um abraço. 🙂

  • Tenho aproximadamente trinta plantas de Rosa do Deserto, apenas duas são adultas e cheias de flores, trato elas como plantas normais tanto no substrato como nas regas, molho praticamente todos os dias.
    Obs.: meu substrato é bastante drenante e e nutritivo e os vasos são cheios de furos inclusive laterais que é para facilitar a drenagem e a respiração das raízes, uso esterco de animal e humos, digo com orgulho minhas Rosas são de vitrine.

  • Plantei algumas sementes de adenium e entre elas nasceu um brotinho rosa com duas folhinhas brancas, alguém poderia me dizer que espécie é essa?

  • Boa tarde
    Tenho uma planta com aproximadamente 2 anos e pela primeira vez está para florir, está cheia de botões lindos, no entanto o que me preocupa é que as folhas da base estão amarelando e caindo, somente os brotos superiores com botões estão verdes e brilhantes, o caule está bem verde e saudável, o que deve ser? Coloco ela em sol direto o dia inteiro e molho quando o substrato esta seco. Isso é normal, será que minha planta está apenas perdendo as folhas mais velhas para dar lugar a floração?

    • Bom dia Luciane.

      Provavelmente ocorreu por acidez, principalmente de água de chuva. Caso elas não tenham tomado chuva, pode ser devido ao cloro d’água ou excesso de água.

      Se atente a estes detalhes. Já ocorreu o mesmo com algumas das nossas e conseguimos continuar o cultivo.

      Um abraço! 🙂

  • Muito obbrigada pelos esclarecimentos, fiquei muito triste em saber que minha plantinha não vai sobreviver, más enfim, a natureza também têm seus defeitos. Agora mudando de assunto, é uma boa idéia colocar as raízes das mudinhas na água de cal antes de transplanta las?

  • Hoje comprei uma adenium adulta aqui na minha cidade mesmo e quando cheguei em casa percebi que a ela está com um grande buarco em baixo do caudex, parece que a planta já está se regenerando porque já tem até raízes novas, será posivel que ela se recupere sozinha, ou terei que fazer alguma coisa? Você pode me ajudar com algumas dicas para salvar?

  • Bom dia!
    Adquiri os produtos indicados por vcs… só me tirem mais uma dúvida… a aplicação do Forth Cactos é via “rega” ou só molhar o solo com a solução? e o Forth Flores? com qual idade já posso aplicar nas mudinhas? Posso espirrá-lo nas folhas tb ou só no solo?
    Grata novamente

  • Olá
    Tenho uma Rosa do Deserto há pouco mais de 2 anos. Ela é linda, com caudex grosso e folhas verdes e vigorosas, mas nunca floriu.
    Fica exposta ao sol por 5 a 6 horas por dia. Já fiz 2 podas radicais e ela reagiu muito bem.
    O que pode estar acontecendo?

  • Comprei com vocês algumas sementes, com germinação de aproximadamente 60 por cento. Elas estão plantadas em bandejas de semeadura de vegetais. Foram plantadas a aproximadamente 40dias. Entre elas nasceu uma branco, será que e variegata ? Não pegam sol, ficam em lugar com boa luminosidade. Elas não vão para o sol por causa da branquinha. O que eu faço separo o branquinha, ela já está em idade para mudança ? Em quanto tempo eu posso passar as mudas para vasos ?

    • Olá Francisco.

      A branquinha é uma albina. Infelizmente ela morrerá 🙁 Elas não produzem clorofila, por isso não vingam. Durarão no máximo 40 dias.

      Você pode realizar a mudança das mudas para vasos após 90 dias ou mais.

      Quanto ao forth cactos, pode continuar sim, faz muito bem. O utilizamos também e ele realmente apresenta resultados.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Abraço. 🙂

  • Ola ,tenho uma rosa do deserto e a pontas das folhas comecam a escurecer e secar como tivessem queimadas verdes o q pode ser?

  • Comprei uma rosa do deserto com flores. Percebi que tem raízes saindo por baixo do vaso(que é de plástico preto como de orquídea),e tem umas finas e meio grossinhas no caudex. Gostaria de saber se depois de acabar a floração,posso podar essas raízes finas de cima?(claro,sem mexer na principal). E aquela do fundo? Troco de vaso? Agradeço desde já.

    • Olá Andreia!
      Basta trocar de vaso. Não há necessidade de podar as raízes mais finas.
      Corte o vaso para não machucar a raiz que está saindo. Ou quebre se for de cerâmica.

      Abraço!

  • Olá, eu tenho uma rosa do deserto a 4anos e sempre com flores mas de repente caíram todas as flores eu achei que ela fosse morrer, hoje os galhos estam ficando caídos e não mais florou, estou triste e não sei o que fazer queria uma orientação.
    Obrigada

  • De que é feito os discos pra plantar mudas q foram germinadas a partir de sementes? E vcs têm pra vender? Estou começando agora a cultivar e estou cheia de dúvidas. Já comprei o dubstrato de vcs, agora estou aguardando chegar

  • Bom dia, tenho 3 mudas de Rosas do deserto de aprox 30 cm, e gostaria de transplantalas para o chão, oque vocês acham? e como devo fazer isso?

    • Olá Junior.

      Sem problemas!
      Recomendamos apenas que plante o mais raso possível. De forma que apenas poucos centímetros fiquem dentro do solo. Deixe-as de uma forma que consigam se equilibrar.

      • Se eu plantar diretamente no chão, e o local pegar sol praticamente o dia todo à problema?? E no período de chuva ela não vai morrer por causa do excesso de umidade !!???

  • Estou cultivando mudas de Rosa do Deserto por estaca!
    Gostaria de saber, quanto tempo demora para as raízes nascerem?

  • Boa tarde, comprei uma adeniu com muito bonita e cheia de folhas, replantei ela com terra vegetal, humus de minhoca e areia, sendo que a menor das porços são o humus e a areia, a mistura é bem fofa, tres dias depois as folhas estão amarelando, ao toca-las caem sem dificuldade, tenho medo de estar fazendo algo errado, quanto a agua, se o cloro prejudica, como poderia tratar a agua para relaga apos? muito obrigado!

  • Tenho algumas rosas do deserto, mas elas estão perdendo as folhas e não estão florindo. O que fazer? Elas estão em pleno sol.

  • Ganhei uma rosa do deserto faz um mês, mudei ela para um vaso um pouco maior, ela toma o sol da manhã e tarde já que moro em ap, porém ela começou a ficar com as folhas amarelas e cair oque será que está acontecendo falta de água na e porque rego ela sempre que vejo que a areia está seca

  • Oi aprendo muito com a dica de vcs…ganhei uma muda de rosa do deserto fiquei apaixonada por ela ela chegou bem verdinha passei ela pro vaso usei um bom substrato bem drenante mais o problema e que aqui em casa ela fica de onze hrs da manha ate as cinco e trinta da tarde diretamente no sol dai ela esta queimando as folhas de cima nao sei oque fazer pois se eu trocar ela de lugar ela nao vai pegar sol

  • É a primeira vez que visito o Blog. Gostei muito das dicas que vi, tenho alguns vasos de Rosas do Deserto e algumas das dicas dadas aqui me serviram muito. Visitarei outras vezes.

  • Olá bom dia
    Possuo 6 rosas do deserto,porém todas só tem duas galhas!
    Como fazer para que elas cresçam mais galhas?
    Ja fiz várias podas e nada!

  • Comorei uma rosa do deserto em feiras de plantas.Estava com flor.
    Mudei de caso e segui as instruções direitinho ela esta linda.
    Porém a minha preocupação : encheu de galhos lindos esta parecendo uma arvorezinha.
    Mas não deu mais flores.
    O que fazer?

  • Estou feliz com minhas Flores Do Deserto, que ainda dão mudinhas.
    Me preocupo bastante com elas, pois nunca as cultivei.
    Minha dúvida é bem relação à poda: como é quando faze _ la?

  • Ganhei uma flor do deserto, só tem duas semanas e ela já está caindo as folhas, o que eu faço

  • Estou muito feliz acabo de ganhar uma rosa do deserto. Agora gostaria de saber: como e quando muda-la para um vaso maior???

  • Ola, eu gostaria de saber quantas vezes no ano posso podar minha rosa do deserto e se logo apos a poda posso usar fertilizante?

  • Oi..tenho uma rosa do deserto, meu Jardineiro adubou com um adulbo granulado, agora to preocupada porque as folhas estão amarelas e caindo…o que eu faço

  • Super feliz, ganhei duas mudas da rosa do deserto mais oque fazer para deila forte e saldavel com flores.
    Eu devo trocar logo do local que as mudas vieram?
    Obrigada vou aprender muito com sua ajuda poi amo rosa do deserto.

  • Oi, eu gostaria de saber se tem perigo, de replantar a Rosa do deserto paro um vaso maior, com ela com flores.

    • Olá.

      Não há problema, mas devido ao clima frio atual, não é uma boa hora, pois ela poderá apodrecer facilmente.

      A não ser que seja dentro de estufa. Do contrário, a época recomendada para o replantio é o fim de setembro.

  • Olá….Por favor..alguem poderia me ajudar a descobrir porque as folhas de minhas duas plantas estão com as folhas enrrugadas e secando? Os caules estão otimos ,apenas as folhas secas escuras e enrrugadas..fico muito grato

  • Oi!!!! Comprei uma rosa do deserto e pretendo mudala para um vaso maior, onde está calor, posso fazer a troca agora?

      • BOM DIA, MORO EM TERESINA/ PIAUÍ. O SOL AQUI NESTA ÉPOCA É BEM INTENSO, AO PONTO DE QUEIMAR ALGUMAS FOLHAS DA MINHA ROSA DO DESERTO. QUERIA SABER O QUE FAZER COM RELAÇÃO A ISSO, TROCO DE LUGAR? DEVO REGAR MAIS? OU DEIXO COMO ESTÁ E ESPERO A MESMA SE ADAPTAR AO CLIMA QUENTE DE ONDE ELA ESTAR?

  • Olá tenho minha rosa do deserto já deu sementes inclusive plante e tenho uma mudinha co desenvolvimento lento mas i que esta me incomodando é que a mãe estava com flor mas em um vaso pequeno e resolvi transplantar agora esta com o caudex murcho e preocupada com apodridao ranquei imediatamente di vaso ,me orientaram a voltar no vaso e aguar mas estou temerosa de ela apodrecer socorro

  • Bom dia tenho uma rosa do deserto e descobri sem querer , pois me disseram que neu poderia deixar ela dentro de lavabo e nao achei uma boa , hoje ela fica em uma varanda ,mas ainda nao vi nenhuma flor e as folhas estão soltando uma seiva bem pegajosa ! o que fazer ?

  • Olá, bom dia, gostaria de saber se posso usar esse fertilizante (forth flores) nas minhas adenius após ter las adubado com torta de mamona e farinha de osso?

  • Olá, minha rosa do deserto nasceram 5 botões , mas eles não desenvolvem, e acaba secando e caindo o que pode ser? Aparentemente ela está muito bem cheia de folhas Verde bem escuro.
    Se puder me ajudar fico muito grata.

  • Minha rosa do deserto sempre foi muito linda e sempre deu flor, é da mais vermelha quase vinho; Bem comprei pequena e hoje deve ter uns 80 cm ou mais , ela deve estar com uns 3 anos, e deu uma coisa na ponta do caule, parece um chifre de boi, é a semente? Se é, quando devo colher.
    Obrigada!
    Fátima

  • A minha rosa do deserto podeI nasceu mais galhos ficou com muitas folhas verdes escuras mas agora estão ficando amareladas e caindo e ainda não floresceu…Esta com algum perplexa? Vc pese me orientar ?

    • Olá Rita.

      Dependendo da região isso é normal.

      Algumas das nossas no momento estão passando pela mesma fase. Amarelando as folhas e caindo. Mas é comum. No próximo ciclo elas voltam ao normal.

  • Olá. Comprei 2 rosas do deserto e elas estão com as folhas amarelado e caindo. Oque pode está acontecendo e oque eu devo fazer???

  • Sou de Teresina, aqui é bem quente, coloquei a minha rosa do deserto num lugar que pega bastante sol, mas suas folhas estão queimando. Rego a mesma duas vezes por semana.
    devo aumentar a rega? Ou devo mudar de lugar?

  • Moro em Teresina/ Piauí. Aqui é bem quente, quando comprei a minha flor do deserto, li que a mesma se dava muito bem com o sol, por isso a coloquei em um lugar onde o sol é bem intenso. Depois de uma semana, percebi que algumas folhas estão queimando devido ao sol. Gostaria de saber o que fazer.

  • Por favor me ajude, não sei o que fazer… a minha plantinha está mal… As folhas estão amarelas e caindo… o botão de flor que estava se desenvolvendo, murchou… Algumas folhas estão um pouco “enroladas”… Obrigada.

  • Minha rosa do deserto está ficando com as folhas queimadas quando fica no sol direto o dia todo, as folhas vão ficando amareladas, depois amarronzadas e caem. Percebi que quando coloquei na sombra as manchas escuras pararam, mas aparece umas manchas brancas nas folhas. Não sei mais o que faço… 🙁
    Me ajudem, por favor

    • Folhas amarelas que caem são naturais. Fazem parte do ciclo da espécie. Quando não estão na época de florescimento este é um processo natural. Elas suportam sem problemas o sol.

  • Minhã rosa do deserto estava linda mas ás galinhas entrará e quebrou algum galhos agora ela tá feia escuro será que vai morrer

  • Boa tarde estou desesperada a minha flor do deserto está com muitas folhas amarela e vei e caule dela está mole o qui faser preciso de ajuda.

  • OLA

    Gostaria de saber se posso fazer o transplante de vaso e poda tudo no mesmo momento?

    ou faço um e depois o outro.

    E qual fazer primeiro?

  • olá,
    gostaria de saber se posso plantar a rosa do deserto só pode ser plantada no vaso ou se posso plantar no chão do meu jardim.
    aguardo resposta;
    obrigada

    • Bom dia, Mirian plantei a minha no chão tem uns 3 meses. Não me arrependo em nada, esta linda! fiz uma poda a 1 mês e rego 1 vez por semana

    • Oi Miriam, tudo bem?
      O plantio da flor do deserto diretamente no solo é perfeitamente possível, desde que você tenha consciência do tipo de solo em que vai plantá-la, se é arenoso , argilo-arenoso e argiloso. Pois o tipo de solo vai determinar a quantidade de regas que vc vai precisar executar no decorrer da semana para controlar a umidade.
      Uma outra preocupação que vc precisa ter no plantio direto é o controle de pragas e doenças, já que a planta ficara mais exposta a fungos, bactérias e insetos.
      Se você conseguir fazer esses tipos de controle, sim, é perfeitamente possivel o plantio direto ao solo da Adenium obesum.

      Josué Damásio

    • Apenas dará um pouco mais de trabalho para levantar o caudex, esta operação vai causar mais extres q quando em caqueiros ou vasos.

    • oi cris, sou agronomo. tente inicialmente trocar o substrato e faça uma adubação química para estimular a floração. verifique se a planta não está com pragas ou doenças. se for o caso melhor tratála. se estiver com excesso de agua pode prejudicar também. envie uma foto para meu email talvez possa ajudá-la melhor. ralmeida@ifrr.edu.br

    • é normal. se tiver feito transplante para outro vaso sim. há casos tb de não fazer o plantio adequado e a deixa sufocada em oxigênio. tem vários fatores que podem ocasionar o caimento das folhas. mai cuide bem dela que rapidinho ela voltará a ser o que era. existe fertilizantes que estimulam esse tipo de processo.

  • Fiquei encantada com a beleza da flor do deserto, gostei das informações sobre a mesma,com certeza vou adquirir uma muda, só que é meio salgado o preço das mudas aqui na minha cidade, mas não vou deixar de sonhar com uma flor do deserto no meu jardim, e outra pergunta ela pode ser plantada em um agda?

    • O canal no You Tube plante rosa do deserto tem vários vídeos com informações sobre essa planta encantafora, inclusive o assunto das sementes. Abraços.

  • Boa tarde. Eu estava pesquisando sobre a rosa do deserto e me deparei com algumas coisas que não entendi. Um rapaz me perguntou se as sementes eram simples, duplas ou triplas??? Isso seria o que??? os tipos de flores ou de sementes??? Fiquei sem saber responder. Será que você pode me ajudar???

    • Esses são os tipos de folhagem que elas podem dar. folha dupla é uma flor mais cheia, com várias pétalas entre si e folha triplas da mesma forma, mais cheia que a dupla. a única diferença é essa.

  • Olá, boa tarde. Tenho uma rosa do deserto, de grande porte e velha. Há uns 2 anos ela começou a apresentar uma desfolha rápida. As folha novas, mal nasciam e já começavam a sercar e caiam. As flores tbm apresentavam os mesmos sintomas. Aparentemente um problema relacionando a fundos. Troquei o substrato por um menos argiloso. Diminui a irrigação. Levei a planta para um lugar com maior exposição ao sol. Nada disso resolveu. Vcs saberiam diagnosticar a doença e sugerir um tratamento? Tenho algumas fotos caso seja necessário.

  • Eu amo flores mais não tenho mão boa para planta gostaria de receber restrição as minha estão na garagem e eu tenho a sacada do meu quarto la pega sol na minha garagem não a onde eu tenho que deixar

  • Olá, comprei uma rosa do deserto quando era ainda uma pequena muda, a vendedora disse q eu tinha q comprar um produto para ela poder florir (não lembro se era adubo ou fertilizante), enfim, não comprei e 1 ano depois ela está grande com folhas muito lindas mas ainda não floriu. O que devo fazer para florir? Aguardo resposta. Obrigado.

    • Oi tudo bem,estou querendo comprar uma rosa do deserto, mas não tenho um lugar onde pegue sol só luz solar, se eu comprar e ela não pegar sol ela pode morrer ?só a luz não é suficiente? ?

  • Olá, eu ganhei um vaso com a rosa do deserto, mas desde quando ganhei não saiu nenhuma flor, já vai fazer um ano. será que tenho que mudar ele de vaso, mudar a terra? só fica nas folhas verdes..que pena! eu vejo de outras pessoas com flor e minha nunca deu flor…que triste..rss bjus

    • oi Bia. tente trocar o substrato e faça uma adubação para estimular a floração. cuidado na dosagem. ver recomendação. coloque ela a pleno sol e aguarde.

      • Oi tudo bem,estou querendo comprar uma rosa do deserto, mas não tenho um lugar onde pegue sol só luz solar, se eu comprar e ela não pegar sol ela pode morrer ?só a luz não é suficiente? ?

        • Olá, Karina. Provavelmente ela morrerá. O sol direto é indispensável para o desenvolvimento da espécie. Ela já leva o nome de Rosa-do-deserto justamente por resistir a altas temperaturas e precisar do sol para seu crescimento.

  • moro em são Paulo aqui e mas frio do que quente ,tenho rosa do deserto mas estou procupada pois e muito frio,o que devo fazer.

  • Boa noite!

    Primeiramente parabéns pelo blog, muitas dicas interessantes. Estava bastante temeroso em relação ao substrato com húmus, terra e areia por conta de informações lidas em outros locais, mas vendo êxito com vocês me senti mais seguro. Tenho uma dúvida: vejo vocês falando do Forth Flores e do Forth Cactos. Quando devo usar um e quando devo usar outro? Ou posso usar ambos em processo síncrono para obter os melhores resultados? Estou iniciando nessa cultura da rosa do deserto e quero fazer da melhor forma possível. Obrigado e sucesso!

  • Olá, minha rosa do deserto está com vários ramos. Como eu faço para “cortar” e colocar esses ramos em outros vasos?

    Obrigado!

  • Tenho 4 exemplares de rosa do deserto que cuido por intuição, mas a partir de hoje com algumas informações q li vou ter mais cuidado no cultivo.
    Gostei muito desse blog.Parabéns aos responsáveis.

    • Tenho varias cores de rosas do deserto, mas constantemente são atacadas por aquelas abelhinhas arapuá,, alguém sabe me dizer o que devo fazer ?

  • Comprei minha rosa do deserto a um ano e meio uma mudinha de uns 12cm em 3 meses começou a florescer linda cor de rosa . este ano ela não floriu e esta caindo as folhas, esta agora com cinco folhas e com umas bolinhas nos galhos como posso cuidar dela.

  • Boa tarde , faz dois meses que ganhei uma rosa do deserto , trouxe ela do Mato Grosso , moro em Florianópolis, ela caiu do banco do carro e as quatro flor que iam abrir guebraram, fiquei muito triste, , troquei de vaso e coloquei num vaso de plástico grande , agora notei que ela esta ficando feia , as folhas estão caindo, como faço para recuperar minha rosa do deserto que acho linda
    glorinhamdcosta @gmail.com
    Florianópolis SC

  • Bom dia,
    Minha rosa do deserto não suporta os botões. Sairão 5 e apenas 1 ficou,
    gostaria de ser orientada em que eu poderia ter errado.

  • Quando comprei essa planta me disseram que levaria 7 anos (aprox.) para que ela desse flores, mas pelo que li ainda vai demorar, mesmo já tendo uns 5 anos de idade.

  • Obrigada por nós ensinar tantas coisas sobre a rasa do Deserto, minhas rodas estão ficando com o caule mole e de cor diferente

  • Olá eu tenho uma Rosa do deserto á uns 3 anos e ela floresceu umas 2 vezes e ela fica muito Grande oq tenho q.fazer para florescer mais e gostaria q ela ficasse bem baixa e florida .desde já agradeço

  • oi a minha flor do deserto saiu um caule que a princípio achei que fosse um galho novo, mas aí esse caule secou e partiu ao meio e de dentro dele saiu umas pluminhas e eu não sei o que é pode me explicar por favor .

  • Oi ganhei uma rosa do deserto veio do mato grosso é linda ainda não esta florida mha prima disse q émmais fácilcuida do que orquidia veio numa embalagem preta tirei plantei com a mesma terra num voso de barro pois não encontrei o de cimento só moro num bairro úmido e em gurulhos chuva bastante deixei ela do lado de fora da janela da cozinha bate luz solar vento chuva .gostaria de saber qual lugar exato para deixa la.obg desde já agradeço

    • Roseli, bom dia!
      tenho algumas rosas do deserto.
      elas podem serem cultivadas dessa forma sim, desde que seu vaso tenha livre acesso á saída de água para não haver encharcamento do solo. se não houver, faça mais alguns furos, não deixe seu vaso grudado ao chão que isso evita do escorrimento da água e com isso o solo vai encharcar e apodrecer a raiz da sua rosa do deserto, fazendo com que a mesma não resista. se seu vaso for junto ao chão, compre um suporte para elevá-lo e deixar a saída da água mais livre.

      espero ter ajudado.

  • Eu gostaria muito de saber porque é que uma jaboticabeira (de uns 10 anos de idade quase) nunca deu jaboticaba. O que está faltando ? O vaso é relativamente grande e regamos praticamente 3 vezes por semana, no mínimo. A planta virou uma árvorezinha mas nunca deu frutos. Ela requer algum cuidado (ou adubo) especial ?
    Se alguém souber alguma técnica ou dica, por gentileza, me envie.

    Fernando Galdiano – Ribeirão Preto-SP
    fgaldiano@hotmail.com

    Agradecido a todos (as) que me ajudarem. Beijo na bochecha.

    • Bem, primeiro você tem que saber qual é a variedade da jabuticabeira pois tem jabuticabeiras que demoram em torno de 20 anos para dar frutos, segundo, jabuticabeira gosta de muito sol e muita água, regar três vezes na semana é muito pouco, o ideal é todo dia pelo menos 2x ao dia, terceiro, se você for adubar com produtos orgânicos que é o meu caso, você pega um balde de 10 litros de água e mistura com 1KG de torta de mamona ou esterco de frango ou farinha de osso e por ai vai, faça a mistura e deixe agir por no minimo 3 dias sempre mexendo quando possível, ai você vai pegar essa água chamada de chorume e regar em volta da arvore longe da raiz 1x ao mês mudando sempre o produto, lembrando que você não pode regar mais do que 2 litros por pé de frutífera.

  • O crescimento da planta rosa do deserto demora , pois tenho uma . Idade de 1 ano acho desenvolvimento muito pouco. É assim mesmo. Obrigada

    • Depende do tipo de adubo ou terra que tenha usado. existe alguns fertilizantes para ajudar no florescimento mais rápido.

      • Olá fazem dois anos que comprei um flor do deserto e floresceu só uma vez, esta cheio de ferrugem tipo bolinhas no tronco, esta novamente caindo todas as folhas. Oque devo fazer?

        ________________________________

  • Tenho dois vasos de rosa do deserto, uma esta florindo e a outra soltando os primeiros botões, porém minha esposa acha que ela esta crescendo muito será que devo poda-las depois da floração?

    • Não. haverá uma hora que elas irão parar o crescimento. dependendo do tamanho do vaso em que ela está, faça um transplante para outro vaso. Muito cuidado com a polda da rosa do deserto, use luvas, pois ela é muito tóxica. evite contato com os olhos.

  • queria saber quantas horas mais ou menos minha muda de rosa do deserto deve ficar no sol . elas preferem o sol da manha ou da tarde ? tenho medo de deixar o dia todo no sol e queim
    ar as folhas e resecar

    • As rosas do deserto, exigem o mínimo de 8h no sol. não tem preferência por sol da manhã ou tarde. deixem as sempre ao sol e á vontade. elas são especialmente resistentes ao clima quente e conseguem sobreviver em um mínimo de 10º graus.

  • bom dia !

    as informações me foram muito importante pois comprei duas flores do deserto
    apaixonei depois que a minha irmã falou da planta,realmente é linda e adoro plantas que dão flores vou cuidar bem delas sim seguindo as suas orientações

    obrigada!!

  • Oi , cultivadores de rosas do deserto .

    troquei a minha de vaso , assim posso deixar mais molhada para ela não sentir muito a troca? O que acham?

    ELa já deu flor somente uma vez . Agora vou ver o resultado nessa nova bacia. Coloquei brita no fundo , areia , um pouco da terra do vaso antigo e terra nova vermelha . E molhei.

    VOu esperar essa semana para ver como reage. ADorei as dicas

  • Talvez vocês possam me ajudar. Tenho duas Flores do Deserto, ambas vermelhas, uma dupla e a outra tripla.
    Elas estão saudáveis, uso cactos forte e elas adoram, ficam no sol a maior parte do dia, e recebem água sempre que necessário, mas o grande problema é que elas se enchem de botões, eles crescem com todo vigor, mas na hora de abrir, simplesmente caem. Eu já abri alguns por curiosidade e vi que eles estavam bem formados, com todas as partes perfeitas. Por que caem então????

    • Olá, Roseli. Elas estão abortando as flores!

      Isso acontece devido a falta de potássio (a letra K da sigla NPK). Recomendamos que realize uma adubação onde o potássio seja o maior entre os elementos.

      • Muito obrigada! Vou procurar este adubo com maior quantidade de potássio.
        Não vejo a hora de ver todas as flores abertas. Elas são realmente maravilhosas!
        Fiquei muito feliz e grata com sua ajuda, pois já não sabia mais o que fazer.

        • Imagina, Roseli.
          Faça isso. Com certeza ajudará no desenvolvimento das flores. Esperamos que consiga obter os resultados esperados.
          Precisando de algo basta nos comunicar por aqui. Será um prazer ajudá-la.
          Abraço!

  • Boa tarde
    Comprei uma coração do deserto, ela está com uns trinta centímetros com apenas um caule comprido e sem flores..
    Quando faço a poda pra formar outros caules?

  • Ganhei uma linda rosa do deserto Flórida, com uns 20 cm. Mas depois de alguns dias o caule tombou, ainda está verdinho e com alguns botões de flores. O que pode ser? Ela está em um vaso de plástico.

  • Bom dia,minha rosa do deserto esta com 5 meses de vida,plantei ela em um vaso com o fondo cortado,so que as raizes ja chegaram no fundo(umas pontas brancas),o que eu faco?

  • Plantei uma muda de rosa do deserto onde a planta que retirei a muda tinha flor rosa e a minha nasceu com a flor branca. Por que aconteceu isso ?, visto que tirei uma muda, não plantei uma semente. A flor não deveria nascer com a mesma cor da matriz ?

  • Quanto tempo a rosa do deserto tem que ter para poder ser plantada direto no solo?
    Posso planta 3 mudas de rosa do deserto no mesmo vaso?

  • Moro em Belém do Pará e adoro as Rosas do Deserto; tenho três plantas. Tomo todos os cuidados e procedimentos para a manutenção delas, obtendo resultados excelentes há vários anos.
    Este site é muitissimo esclarecedor e tem excelencia pela atenção em responder às pessoas sobre as soluções para os problemas com relação aos cuidados de plantio e manutenção dos vasos.
    Grato,

    • Olá, Francisco. As Rosas do Deserto são apaixonantes, né? Nós somos suspeitos pra falar pois somos grandes fãs dessas incríveis plantas.

      Muito obrigado. Ficamos realmente felizes que goste.

      Volte sempre. Será um prazer tê-lo por aqui conosco! Abraço!

  • Bom dia! Ganhei uma linda Rosa do Deserto porém todas as folhas caíram e há 2 anos estou cuidando e não se fornam mais do que 6 folhas e em seguida amarelam ou enrolam e caem novamente. O que posso fazer?

  • minha rosa do deserto esta com uma fissura no caule onde sai uma espécie de seiva não tem folhas quando quer aparecer uma não se desenvolve fica minuscula não desenvolve e parece que esta queimada por favor me ajude pois comprei ela num momento muito dificil que estava passando foi amor a primeira vista dez de já agradeço pela gentileza, obrigado aguardo a resposta urgente.

  • Eu queria tanto uma dessas, mas onde eu moro, acho que talvez seja impossível.
    O inverno aqui é totalmente abaixo de zero e a umidade prevalece, ainda mais dentro de apartamento.
    Que pena.
    Ela é realmente linda.

  • Boa tarde, tenho rosa do deserto alguns anos, mudei de casa e com isso aconteceu um acidente ela quebrou um.galho e um pedaco do caule, troquei de vaso, coloquei areia, composto e depois disso as folhas estao muxando e amarelando, as flores diminuiram de tamanho. O que fazer?

  • Outra pergunta posso colocar em cima do vaso algumas pedras brancas de decoração, deixando espaço para raiz crescer??

  • Oi boa noite tenho tres rosas do deserto já tem ums dois anos e elas são lindas e vistosas mais nunca floriu por que sera?

  • Bom dia! As folhas da minha planta do deserto estão com as pontas secas. O que posso fazer para melhorar isso?
    Obrigada
    Ana carolina

  • Gostaria de saber como faço para salvar minha rosa do deserto ela já é velha mas caiu todas as folhas e o caule está meio mole como faço elaine

  • Parabéns! Você é um Mestre, exímio professor, ensina com uma clareza que só os sábios sabem fazê-lo.
    É uma honra contar com tanta sapiência, agora vou saber cuidar direitinho da minha Rosa do Deserto, que não tive ainda o prazer de ver florir, mas agora tenho certeza que verei.
    Muito obrigada.
    Iara

  • Hoje venho aqui somente para agradecer-lhes pela grande ajuda.
    Depois que adubei as rosas do deserto com mais potássio, elas simplesmente me agradeceram.
    Nunca tinha visto com tantos botões, e depois com tantas flores, todas abertas. Não perdemos nenhum dos botões
    Como faço para enviar fotos?

  • Minha rosa do deserto dobrada esta com muitas vagens de semente mas elas não crescem, secam e caem, o que esta faltando? Nas simples as vagens se desenvolvem normalmente.
    Por que não consigo sementes saudáveis?

  • Gostaria de saber quanto tempo a rosa do deserto florece, sendo que plantei ela em semente, ela esta com 8 meses. Daqui quanto tempo ela deve florecer???

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *