Lendo agora
Rosa do deserto: como cuidar e cultivar

Rosa do deserto: como cuidar e cultivar

como cultivar rosas do deserto

A Rosa do Deserto pertence à família Apocynaceae e seu nome científico é Adenium obesum. A planta, que pode ser encontrada na Tailândia, desertos e na África, se adapta facilmente ao clima seco e quente e consegue viver bem em lugares ensolarados, como é o caso do Brasil.

O cultivo de rosas do deserto desperta muitas dúvidas. Pensando nisso, selecionamos as mais frequentes e convidamos quem entende do assunto para respondê-las: Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, que trabalha diariamente com esta espécie!

Continue a leitura e aprenda como plantar, regar, adaptar, polinizar, trocar de vaso, enxertar, podar, adubar e várias outras dicas para cultivar a rosa do deserto com sucesso!

Como plantar rosa do deserto em vasos

O primeiro passo para o plantio da rosa do deserto em vasos é preparar uma receita com substratos que ofereçam uma excelente drenagem. Além de opções prontas, você pode fazer um mix com 40% de areia grossa + 40% de substrato Carolina + 20% de carvão moído.

A areia grossa é indispensável em qualquer que seja o mix, totalizando 40% da mistura, assim como os 20% de carvão, mas o terceiro elemento pode variar. Aprenda outras opções de receitas de substrato para rosas do deserto clicando aqui.

Por que optar pelo vaso bacia/concha?

A estética e o tipo do tronco (caudex) da rosa do deserto se adapta muito bem aos vasos que sejam de bordas baixas, seja ele quadrado, redondo ou cuia. Esses formatos de vasos contribuem com a oxigenação do sistema radicular da planta, favorecendo o caudex, que engrossa mais rápido do que se estivesse em um vaso profundo.

Além disso, mesmo quando a muda é nova a aparência já é grossa e robusta, passando a impressão de “planta bonsai”, o que é ótimo para uso ornamental na decoração de casas ou ambientes corporativos.

rosas do deserto

A rosa do deserto pode ser plantada no chão?

Sim! E fica tão linda quanto as que são cultivadas em um vaso, mas a diferença é que as raízes terão mais espaço para crescer e, dessa forma, o caudex não vai engrossar tão rápido.

Nesse caso, a recomendação é fazer o replantio anual e o levantamento de caudex, para ter uma rosa do deserto bem desenvolvida e com maravilhosos caudex externos.

como cultivar rosa do deserto

O transplante de uma rosa do deserto plantada no chão exige mais atenção: cave com cautela e, de preferência, utilizando as mãos, para não cortar raízes grossas ou com belos formatos.

A rosa do deserto gosta de sol?

Sim, de forma geral, as rosas do deserto amam o sol pleno. Porém, é necessário fazer a aclimatação da planta para viver nestas condições, principalmente quando a muda foi adquirida em gardens centers ou com cultivadores que vendem em escala comercial e utilizam um substrato extremamente drenante e sistema de regas constantes.

Para esses casos, veja a recomendação: “ao adquirir uma planta em um bom porte, por exemplo, em um vaso número 15 (pote 15) o ideal é replantá-la (clique aqui e veja o passo a passo).

Depois disso, coloque-a em um local que receba o sol do período da manhã até meio dia, por até 3 meses. Depois desse tempo de adaptação, você poderá movê-la para o sol pleno”, explica Daniel, biólogo da Plantei Garden Center.

cultivar rosa do deserto
As rosas do deserto costumam vir em vasos (pote 15) e devem ser transplantadas para vasos maiores, como os de formato bacia ou concha. Imagem: Plantei Garden Center.

Mesmo com a preferência pelo sol pleno, isso não quer dizer que a rosa do deserto não vai bem em jardins de inverno. Daniel explica que “é importante que o ambiente receba de duas a três horas de sol por dia e claridade constante. Nessas condições, a rosa do deserto costuma se adaptar bem, ao contrário de áreas internas sem iluminação alguma.”

Cultivo

As rosas do deserto podem ser cultivadas por sementes ou estacas. Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes.

Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente.

rosa do deserto cultivada atráves de sementes
Crescimento da rosa do deserto cultivada através de sementes. Imagem: Julia Santos.

Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes na planta. Use luvas nas podas e manuseio da rosa do deserto, pois a seiva é tóxica.

Clique aqui para comprar sementes de rosa do deserto na Loja Plantei.

Ambiente adequado

A planta, assim como os cactos, exige um local ensolarado e com temperatura mínima de 10°C. A Rosa do Deserto, como o próprio nome sugere, se adapta muito bem às condições de baixa umidade.

Como regar a rosa do deserto?

O termo “deserto” no nome acaba causando confusão quando o assunto são as regas!

Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, alerta que “a rosa do deserto cultivada em vaso pode ser regada diariamente, desde que o substrato no qual ela está plantada tenha uma alta capacidade de drenagem. Isso significa que em dois segundos a água deve começar a baixar, até vazar pelo fundo do vaso.”

A importância do carvão

Devido a necessidade de alta drenagem, costuma-se usar carvão na composição do substrato da rosa do deserto. Esse composto ajuda a segurar fertilizantes colocados no vaso, seja farelado ou fertirrigação, que podem escorrer junto à água.

Regue somente quando o substrato secar totalmente e nunca jogue água nas folhas, botões ou flores, pois pode afetar a floração e deixa o ambiente propício para pragas.

kit cuidados rosa do deserto

loja plantei

A rosa do deserto pode ficar na chuva?

Em semanas mais chuvosas, a recomendação é retirar as rosas do deserto da chuva, principalmente quando ocorrem por mais de 5 dias seguidos. Nestas situações, faça regas somente quando o substrato estiver totalmente seco.

Como adubar a rosa do deserto

A adubação com bons fertilizantes é necessária para o cultivo das rosas do deserto, a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e floração abundante.

Mas, atenção: os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes ou quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes para evitar queimaduras das raízes e a queda de folhas.

fertilizantes para rosas do deserto

O que é osmocote para rosa do deserto?

O osmocote é um adubo de liberação lenta em formato de bolinhas, que lembra muito uma semente peletizada e também ovos de caramujos. Como esse tipo de adubo de liberação lenta não é tão conhecido, muitas pessoas adquirem a rosa do deserto ou outras plantas e realmente confundem com ovinhos de bichos.

Hoje as cores mais comuns de osmocote são: amarelo, verde escuro, verde claro, cinza e azul escuro. O mix de micros e ou micros e macros nutrientes que compõem as bolinhas são liberados lentamente quando misturados por cima do substrato da rosa do deserto, que pode seguir a recomendação de 3 a 5 meses de adubação, com uma única dose (lembre-se de respeitar a dose recomendada por cada fabricante).

Como fazer a rosa do deserto florir?

Daniel explica que, “para fazer a rosa do deserto florir, primeiramente devemos verificar ou fazer uma boa correção de solo, de 3 a 6 meses antes de uma adubação para floração.” Ele explica que a planta costuma dar muitas flores, portanto, exige muito fósforo e potássio na adubação, que podem ser encontrados, por exemplo, no Forth Equilíbrio ou em qualquer corretor de solo.

rosas do deserto floridas

“A rosa do deserto precisa dos micronutrientes da mesma forma que os macros, porém, em quantidades menores. Os fertilizantes de formulação que podem estimular e auxiliar na floração da rosa do deserto são os: 04 14 08, 09 45 15 , 15 09 12. Além deles, elas também amam bokashi e esterco de galinha”, destaca Daniel, biólogo da Plantei.

Por que não floresce?

Há inúmeros fatores que podem prejudicar a floração em uma rosa do deserto. Os principais motivos são: falta de poda, adubação em excesso sem correção de solo e até mesmo falta de irrigação, visto que muitos cultivadores ainda acreditam que não é preciso regá-la com frequência.

Elaboramos um artigo especial explicando o passo a passo para corrigir esses problemas e fazer a sua rosa do deserto florir. Clique aqui e confira na íntegra!

Cores da rosas do deserto

As florações das rosas do deserto podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 centímetros de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono.

As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira.

cores de rosas do deserto
A possibilidade dos novos híbridos gera infinitas combinações de cores. Imagens: Plantei Garden Center.

As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa, vermelho e amarelo. Muitas variedades apresentam mesclas e degradês do centro em direção às pontas das pétalas.

Há ainda variedades de flores dobradas, triplas, quadruplas, entre outras. Também negras, que ao contrário das outras, precisam de um PH mais ácido.

Novos híbridos = novas cores

Vale lembrar que devido a inúmeros cruzamentos que estão sendo feitos por cultivadores de todo o mundo, estão aparecendo cada vez mais Rosas do Deserto com tons mesclados e cores diferentes.

“Devido a facilidade em fazer novos híbridos, hoje podemos dizer que é infinita as cores e combinações de cores que podemos encontrar no mundo das rosas do deserto, além da formação de suas pétalas que podem ser simples, dobradas, triplas ou multi pétalas”, destaca Daniel.

comprar rosas do deserto

Quando podar a rosa do deserto?

A poda da rosa do deserto pode ser feita uma vez por ano, seguindo alguns princípios do replantio, sobretudo quanto à época mais ativa da planta, que é de setembro a março e também ao uso da canela em pó ou pasta selante após a poda, para evitar contaminação.

Lembre-se que esta etapa é tão importante para boa formação e abundância de flores quanto o replantio.

Exemplo de poda da rosa do deserto. Imagem: Plantei Garden Center.

Como podar a rosa do deserto?

Deve-se retirar, no mínimo, 40% das hastes principais da planta e também os galhos mais finos e ou indesejados que surgiram depois, mantendo, assim, sua forma com galhos na mesma espessura.

Depois da cicatrização da parte superior onde foi feito o corte, surgem duas ou três gemas em cada galho. Eles geram até três novos galhos para dar flores, ao invés de somente um, como estava antes da poda e assim sucessivamente.

Exemplo de poda da rosa do deserto. Imagem: Plantei Garden Center.

Como cuidar da rosa do deserto doente?

São vários os fatores que podem levar a rosa do deserto a adoecer e até morrer. O mais comum é a podridão da planta, que acontece, inicialmente, nas raízes ou na parte interna e afótica do caudex.

Daniel explica que “a parte mais difícil é detectar o problema com antecedência, fazendo a raspagem e tirando totalmente a parte marrom e mole da planta. Nesse processo, deve sobrar, no mínimo, 40% de seu caudex, para que a planta seja salva. Em seguida, deixe secar na sombra por 24 horas e, após esse período, passe canela em pó e faça o replantio em um substrato esterilizado, de preferência.”

Além de ácaros e vírus, a gomose também é uma doença comum em rosas do deserto. A principal característica é o surgimento de manchas marrons enrugadas no caule da planta como um cancro, levando ao apodrecimento total. Nesse caso, há vários tipos de acaricidas e fungicidas como o Forth Defende, que pode ser utilizado para salvar a planta.

Veja também
como plantar hibisco

rosa do deserto em vaso florida
Rosas do deserto de diferentes cores cultivadas em vaso. Imagens: enviadas pelas clientes da Plantei Garden Center.

Dúvidas frequentes

Listamos as dúvidas mais frequentes sobre como cultivar rosas do deserto. Confira as respostas! 

Por que replantar a rosa do deserto?

De modo geral, as rosas do deserto cultivadas em vaso devem ser replantadas uma vez por ano, sempre na época de maior atividade vegetativa da planta, que é de setembro a março, favorecendo o surgimento de novas raízes capilares rapidamente.

“A rosa do deserto pode ser replantada no mesmo vaso, uma vez que a finalidade desta etapa é levantar e engrossar ainda mais seu caudex. Assim, a cada replantio o tronco engrossa mais e toma formas maravilhosas.”

Assista o vídeo no canal da Plantei e descubra quando trocar a rosa do deserto de vaso:

Como polinizar rosa do deserto?

A polinização manual das rosas do deserto é muito simples e fácil. Porém, é importante ter cuidado, já que se trata de um procedimento bem delicado, em que os órgãos reprodutores da planta no interior de suas flores são manuseados.

Clique aqui e veja um passo a passo sobre como polinizar a rosa do deserto ou, se preferir, assista ao vídeo do canal da Plantei!

Rosa do deserto com folhas amarelas: o que fazer?

Primeiramente, vale lembrar que a maioria das rosas do deserto tendem a diminuir seu metabolismo com temperaturas abaixo de 20 graus. O primeiro sinal que isso está acontecendo são folhas amareladas caindo, pois é uma planta caduca.

Se as folhas estiverem amareladas em pleno verão, pode ser um indicativo de ausência de algum nutriente. Nesses casos, recomendo duas ações: fazer a correção do substrato no qual está plantada (clique aqui e veja três opções de receitas) e fazer uma adubação de manutenção na rosa do deserto.

Rosa do deserto com folhas enrugadas: o que fazer?

Na maioria das vezes, as folhas enrugadas são um indicativo de falta de nutrientes. Se o problema persistir após uma boa correção de solo seguida de adubação, é possível que a planta tenha sido afetada por algum tipo de ácaro ou vírus que gera esses sintomas.

substrato para rosas do deserto

loja plantei

O que fazer para a rosa do deserto crescer rápido?

O desenvolvimento depende muito dos replantios e podas. Para a rosa do deserto crescer rápido, Daniel Barreto, especialista da Plantei Garden Center, indica seguir um calendário de cuidados, em que, uma vez por ano, no mínimo, haja “um replantio, uma poda, de duas a três correções de solo e uma adubação em constância (seja foliar, farelado ou na irrigação). Assim, você terá uma linda planta em 3 anos, mesmo nos casos em que ela foi obtida a partir de sementes.”

Nunca esqueça de adicionar areia grossa no mix do seu substrato, vai ajudar muito no desenvolvimento de sua planta.

Como enxertar rosa do deserto?

As rosas do deserto, de modo geral, são de sistema vegetativo bem leguminoso ou suculento, o que facilita e muito a arte da enxertia até mesmo para iniciantes neste cultivo.

Clique aqui e veja o passo a passo completo!

enxerto de rosa do deserto
A imagem mostra a primeira etapa de como fazer o enxerto das rosas do deserto. Imagem: Plantei Garden Center.

“Elas são de pouca incompatibilidade e quase não há rejeição de cores. Acabam se soldando em poucos dias devido sua resina (látex), que auxilia no processo”, conta Daniel.

enxerto de rosa do deserto
A imagem mostra a segunda etapa de fazer o enxerto das rosas do deserto. Imagem: Plantei Garden Center.

A rosa do deserto é tóxica?

A resina ou látex da rosa do deserto, se for fervida, se torna tóxica. Entretanto, para ocorrer um envenenamento somente pelo contato com a seiva, seria necessário uma grande quantidade, que, pela boca, seria impossível, mesmo que acidentalmente.

A seiva apresenta gosto muito amargo, que repele qualquer ser que tente morder ou ingerir.

Quais as variedades/espécies/nome de rosas do deserto?

Adenium obesum, adenium multiflorum, adenium swazikum, adenium somalense, adenium crispum, adenium oleifolium, adenium arabicum, adenium boehmianum, adenium socotranum, entre milhares de outros híbridos que vêm surgindo do cruzamento de uma variedade com outra.

cultivar rosa do deserto

Gostou do nosso guia sobre como cultivar a Rosa do Deserto?

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de Rosas do Deserto em diferentes cores! E tem mais: você pode adquirir todos os itens necessários para cultivá-las, como fertilizantes específicos, substratos prontos, vasos bacia e muito mais. Clique aqui e aproveite!

comprar mudas de rosa do deserto

 

Comments

comments

Comentários (345)
    • nas floriculturas e nos sites especializados
      Estou tentando produzir mudas de rosas do deserto para vender. Compro as sementes e planto direitinho como ensinam nascem todas e logo após vai ficando desnutrida e morrem. Como farei para ter mudinhas saudáveis e com caudex grosso como as mudas que compramos? Uso substrato desses que se usa em horta para germinação. Compro mudas e desenvolve bem, mas quando faço a primeira poda brotam lindas e logo depois começao a apodrecer os caudex bem no meio, fica boas para cima e para baixo e o meio podre. Tenho perdido muitas. O que devo fazer?

      • Quando vc poda-las
        Coloque canela em pó no lugar onde podou
        Isso fara com que o caudex ñ apodreça
        Espero ter ajudado
        Bjos

    • Obrigada
      Estou tendo problemas que nossas rosas do deserto, algumas realmente estão com raizes apodrecendo,fiz uma poda e alguns galhos coloquei pó inraizador AUIB para tentar que crie raízes e tentar novas mudas.
      Sim , Gostaria também de aprender enxertia de uma espécie com outra.
      E comprar algumas sementes para plantar e ver germinação no nosso clube de ciências.
      Vi ESPÉCIES LINDAS DE CORES DIFERENTES E DOBRADAS.
      Só que moro em Fortaleza,e mudas ficam difícies,e intençao também é ensinar crianças à cuidar de uma espécie ,observando -a desde sua germinação.
      Muito obrigada.

    • Olá, eu comprei uma rosa faz mais ou menos um mês, ela veio com uma rosinha, mas já caiu, agora as folhas estão amarelas e caindo, coloquei água umas três vezes.
      O que faço???

      • Não faça nada, Janete! Lembre-se sempre do ditado: na dúvida, abandone! Não fique realizando procedimentos por impulso do desespero, essas remeças excessivas de água podem fazer com que sua muda apodreça. Se por acaso sua muda chegou recentemente, é normal que folhas/flores caiam, sobrando apenas sua estrutura. Depois de algum tempo ela volta a brotar normalmente.

    • Boa noite onde encontrar rosas do deserto de todas as cores que agente compra e não chega todas muchas. comprei no Mercado livre e chegou assim

  • tenho uma rosa do deserto de 35 cm alt. aprox. essa semana saiu docaule dela uma espuma amarelada, o que seria?

  • Minha rosado deserto esta ficando com as folhas amareladas e cheias de sementinhas .É natural ni inverno ou está doente? Que devo fazer?

    • Elenice, provavelmente ela está sentindo falta do sol. Evite chuva para ela nao encharcar, regue apenas quando a terra estiver bem seca. Ela vai melhorar 🙂 Abraços

    • Estas sementes que vc fala pode ser cochonilha de carapaça, Um inseto que pode estar causando o doenças em sua planta.

    • Elenice, as sementinhas éde Cochonilhas uma praga, isso se dá geralmente com falta de nutrientes, e para controlar tem que colocar uma SOLUÇÃO com óleo mineral, e se tiver paciência limpe folha por folha. Terapia para você.

  • Tenho uma bela ROSA do deserto, linda, bem florida, sou apaixonada por plantas, a ROSA do deserto é fácil de cuidar, estou apaixonada por ela…….

    • Olá amiga Maria.

      Elas são lindas e apaixonantes mesmo né?! Além de serem fáceis de cuidar.
      Depois nos mande uma foto dessa sua linda rosa para conhecermos. Ficamos curiosos e adoramos ver as plantinhas de nossos amigos. 😉

      • Bom dia minha rosa do deserto está com as folhas amareladas e caindo e no tronco como se fosse cicatrizes, o que devo fazer ??

        • Bom dia Nilza.

          Dois fatores podem ocasionar isso. Excesso de água, e pouco espaço.

          Procure polvilhar uma pedra de carvão em cima da planta/terra. Observe se apresentará melhoras.

  • ola eu adorei suas dicas eu tambem tenho rosa do deserto gostaria de saber como fazer replantio de mudas e se posso plantar um galho de cada cor juntos sera que da

    • Olá amiga Lucineia.
      Ficamos felizes que esteja satisfeita com nossas dicas!

      Quanto as mudas da Rosa do deserto, prepararemos um post sobre o replantio. Obrigado pela dica.
      Já sobre o plantio de cores variadas, é possível apenas se forem mudas enraizadas. Do contrário, é recomendável apenas uma muda por vasinho. 🙂

  • Olá.
    Comprei duas mudas de rosa do deserto na cor rosa (estavam floridas), a próxima floração veio com flores totalmente brancas. O que pode ser?

    • Olá Hélida.
      Este caso é novo para nós. Temos conhecimentos de rosas do deserto que florescem brancas e depois ganham alguma tonalidade, inclusive em outras florações. Porém, este caso é realmente novidade. Pesquisaremos sobre e se obtivermos resposta lhe enviaremos, com prazer. 🙂

    • Oi Hélida
      Acho que na verdade elas são brancas mesmo. Tem uma espécie branca que fica rosa depois, eu comprei uma assim. É que quando vc comprou elas já estavam rosas.

  • Olá, dei de presente uma rosa do deserto para minha mãe, e gostariamos de saber se pode replantada em vaso de plastico, ou tem algum vaso adequado pra a Rosa do Deserto. Obrigada pela atenção.

    • Olá Veridiane.

      Pode sim. A rosa do deserto pode ser plantada em qualquer vaso. Recomendamos o vaso auto irrigável, que possui sistema de umidificação automática, umedecendo a planta sempre na medida certa e quando ela precisa.

      Um abraço! 🙂

  • Tenho uma rosa do deserto há 2 anos nunca floreceu,agora caiu todas folhas e na ponta do tronco parece uma ferida cicretizando tenho medo dela morre ela pega pouco sol uns 10 a20minutos todo dia.

    Um abraço!!!!!

    • Bom dia Edna.

      Provavelmente ela está apodrecendo. Com certeza o que está faltando é o sol. As rosas do deserto gostam de sol em abundância, podendo ser cultivadas em contato direto com a luz solar.

      Experimente deixá-la no sol por mais tempo.

      Abraço. 🙂

    • O vaso que veio minha Rosa do Deserto é pequeno…15 cm diametro….por 15 de altura….e às raízes dela estão saindo por baixo…
      Posso mudar de vaso? E o que posso usar p “forrar”o fundo de um vaso um pouquinho maior….a planta esta com uns 35 cm de altura…

  • Ola, tenho tres Rosas do Deserto e elas amarelam as folhas e caem, percebi que tem uns bichinhos brancos, ja estavam com botoes de flores e tbm cairam. Moro no Parana, e todos os dias elas pegam sol a tarde toda e a noite eu coloco elas ficam dentro de casa. O que pode ser?
    Obrigada!

  • Olá! Tenho uma rosa do deserto e há mais ou menos 1 mês começaram a aparecer pontos brancos ao redor da bainha, e o caule apenas na região das folhas está preto, como se fosse uma fuligem. Isso faz com que as folhas fiquem amareladas a partir da extremidade e caiam com muita facilidade, até mesmo as folhas verdes caem com um simples toque. Moro em Recife, ponho água a cada 15 dias, e a planta fica na varanda, pegando sol das 6h ao meio dia. Isso é infecção por fungos ou é colchonila? Fiz uma aplicação de uma solução de Dimy nas folhas há 2 semanas, mas até agora não obtive resultados. O que pode ser?
    Desde já, muito obrigada! E parabéns pelo blog!

    • Bom dia Tuca.

      São dois pontos que possivelmente estão prejudicando.
      Primeiramente: a rega.
      Você pode diminuir o espaçamento, e realizar a rega semanalmente. Isso garantirá um desenvolvimento da planta.

      O outro ponto é o solo. Verifique se ele está arenoso e bem drenante. Para que a rega possa ser constante, mas a água não fique acumulada.

      Dando uma atenção especial a esses dois pontos, provavelmente sua rosa se desenvolverá de forma saudável.

      Um abraço! 😉

  • Olá eu posso plantar a rosa do deserto em um vaso de médio porte sem ter que fazer replantio ou não, ou o replantio se faz necessário. Obrigada

  • O trecho que diz que “Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes” não é inteiramente verdadeiro. Quando podamos a planta, bem embaixo, no caule, a tendência é a parte remanescente engrossar e lançar inúmeros galhos. Lá em casa funciona.

    • Bom dia Stefane.

      Falta d’água. Fique atenta quanto as regas, e se o solo está drenando certinho.
      Tendo regas espaçadas porém frequentes, o caule se desenvolverá firme e saudável.

      • Ola aqui é a Eva, comecei cultivar rosa do deserto ,só que estão aparecendo uma coisa dura nas folhas e vao amarelado as folhas e caindo.o que eu faço gostaria de saber?

        Muito obrigado.

  • Oi!!! Comprei uma Rosa do deserto, eu queria que vc me desse uma explicação de como cuidar, desde já te agradeço… Abracos

  • Bom dia td bem? minha duvida e minha rosa do deserto esta com o caule totalmente mucho ate deitou o que pode ter acontecido? ela toma sol do fim da tarde e a rega e feita de duas em duas semanas as folhas cairam mas nos galhinhos estao brotando folhas novas a pergunta e se ela esta morrendo eu posso tirar os galhos e replantalos eles brotariam? obrigada e todas suas dicas sao otimas!!

    • Bom dia Viviane.

      Provavelmente ela apodreceu de dentro para fora. O ideal é cortar um pedaço da parte murcha e observar se há uma “massa amarronzada”. Os brotinhos estão surgindo pois só a parte superior da planta está sendo desenvolvida e utilizando toda força e nutrientes para isso. Infelizmente acreditamos que já esteja condenada.

      Quanto ao replantio dos galhos, dificilmente brotarão.

      Ficamos felizes que goste de nossas dicas.
      Obrigado pela visita!

      Um abraço. 🙂

  • ola! minha rosa do deserto vai fazer um ano nunca saiu flor…nem tem sinal…ela esta em uma bacia de barro…e com muitos brotinhos…devo tirar um pouco de brotos?

  • Cultivo flores do deserto e o que acho estranho é que geralmente elas crescem muito e o caule e comprido e fino .vejo sempre plantas baixinhas com caules grossos. Gostaria de saber onde se encontram as sementes na planta.

    • Olá Maria.

      Para ter caules baixinhos e grossos é preciso realizar poda radical, e podas diárias antes da primavera. Resultará no caule que deseja.

      Quanto as sementes, se localizam nas vagens que a planta desenvolve.

      Um abraço. 🙂

  • Olá, tenho um vaso de rosa do deserto já há alguns anos, de mais ou menos 15cm. No ano passado ela floriu pela 1ª vez depois que a comprei. Porém este ano, as folhas começaram a cair e a ficarem meladas. O local onde ela ficava recebe sol indireto e é bem quente, rego com pouca água qdo vejo que a terra está seca. Tirei do local onde estava por que achei que poderia ser o calor muito forte, apesar dela ser do deserto. As folhas diminuíram bastante, mas ainda tem algumas que estão verdes e me parece que estão brotando outras. Devo colocá-la novamente no local de antes. Qto ao melado das folhas, o que pode ser. Obrigada.

    • Olá Rose.

      Isso ocorre devido a falta de sol.

      Independente do calor do local onde ela se encontra, o fator principal é a luminosidade. A luz solar é muito importante e ajuda plenamente no desenvolvimento da planta. Por isso as folhas estão meladas. Ela não está fotossintetizando. Procure coloca-la num local onde receba ao menos algumas horas diárias de sol. Notará a diferença!

      Um abraço. 🙂

  • Boa tarde!
    Amei as dicas do Blog, plantei as sementes e elas estão com um pouco mais de um mês já, com uma média de 6 folhinhas, incluindo as primeiras, gostaria de saber mais ou menos, qual o tempo exato para a mudança de vaso, e vendo as dicas do blog, e analisando a lojinha, gostaria de saber porque o foth cacto é mais indicado que o forth jardim, e como devo aplicá-lo nas mudinhas?
    Desde já agradeço! 😉