Lendo agora
Rosa do deserto: como cuidar, replantar e adubar

Rosa do deserto: como cuidar, replantar e adubar

rosa do deserto: como cuidar e plantar

A Rosa do Deserto pertence à família Apocynaceae e seu nome científico é Adenium obesum. A planta, encontrada na Tailândia, desertos e na África, se adapta facilmente ao clima seco e quente e consegue viver bem em lugares ensolarados, como é o caso do Brasil.

O cultivo de rosas do deserto desperta muitas dúvidas. Pensando nisso, selecionamos as mais frequentes e convidamos quem entende do assunto para respondê-las: Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, que trabalha diariamente com esta espécie!

cores de rosas do deserto

Continue a leitura e aprenda como plantar, regar, adaptar, polinizar, trocar de vaso, enxertar, podar, adubar e várias outras dicas para cultivar a rosa do deserto com sucesso!

Rosa do deserto: como plantar

O primeiro passo para o plantio da rosa do deserto em vasos é preparar uma receita com substratos que ofereçam uma excelente drenagem.

Além de opções prontas, você pode fazer um mix com 40% de areia grossa + 40% de substrato Carolina + 20% de carvão moído.

substrato para rosa do deserto

A areia grossa é indispensável em qualquer que seja o mix, totalizando 40% da mistura, assim como os 20% de carvão, mas o terceiro elemento pode variar.

Aprenda outras opções de receitas de substrato para rosas do deserto clicando aqui.

substrato para rosas do deserto

loja plantei

Por que optar pelo vaso bacia?

A estética e o tipo do tronco (caudex) da rosa do deserto se adapta muito bem aos vasos que sejam de bordas baixas, seja ele quadrado, redondo ou cuia.

Esses formatos de vasos contribuem com a oxigenação do sistema radicular da planta, favorecendo o caudex, que engrossa mais rápido do que se estivesse em um vaso profundo.

vaso bacia para rosa do deserto

Além disso, mesmo quando a muda é nova a aparência já é grossa e robusta, passando a impressão de “planta bonsai”, o que é ótimo para uso ornamental na decoração de casas ou ambientes corporativos.

A rosa do deserto gosta de sol?

Sim, de forma geral, as rosas do deserto amam o sol pleno.

Porém, é necessário fazer a aclimatação da planta para viver nestas condições, principalmente quando a muda foi adquirida em gardens centers ou com cultivadores que vendem em escala comercial e utilizam um substrato extremamente drenante e sistema de regas constantes.

como cultivar rosa do deserto

Ao adquirir uma planta em um bom porte, por exemplo, em um vaso número 15 o ideal é replantá-la (clique aqui e veja o passo a passo).

“Coloque-a em um local que receba o sol do período da manhã até meio dia, por até 3 meses. Depois desse tempo de adaptação, você poderá movê-la para o sol pleno”, explica Daniel, biólogo da Plantei Garden Center.

cultivar rosa do deserto
As rosas do deserto em vasos (pote 15) devem ser transplantadas para vasos maiores, como os de formato bacia ou concha. Imagem: Plantei Garden Center.

Mesmo com a preferência pelo sol pleno, isso não quer dizer que a rosa do deserto não vai bem em jardins de inverno. Daniel explica que “é importante que o ambiente receba de duas a três horas de sol por dia e claridade constante. Nessas condições, a rosa do deserto costuma se adaptar bem, ao contrário de áreas internas sem iluminação alguma.”

Como regar a rosa do deserto?

O termo “deserto” no nome acaba causando confusão quando o assunto são as regas!

Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, alerta que “a rosa do deserto cultivada em vaso pode ser regada diariamente, desde que o substrato no qual ela está plantada tenha uma alta capacidade de drenagem. Isso significa que em dois segundos a água deve começar a baixar, até vazar pelo fundo do vaso.”

rosa do deserto amarela

A importância do carvão

Devido a necessidade de alta drenagem, costuma-se usar carvão na composição do substrato da rosa do deserto. Esse composto ajuda a segurar fertilizantes colocados no vaso, seja farelado ou fertirrigação, que podem escorrer junto à água.

Regue somente quando o substrato secar totalmente e nunca jogue água nas folhas, botões ou flores, pois pode afetar a floração e deixa o ambiente propício para pragas.

kit cuidados rosa do deserto

loja plantei

Como fazer a rosa do deserto florir?

Daniel explica que, “para fazer a rosa do deserto florir, primeiramente devemos verificar ou fazer uma boa correção de solo, de 3 a 6 meses antes de uma adubação para floração.”

O biólogo nos contou que a planta costuma dar muitas flores, portanto, exige muito fósforo e potássio na adubação, que podem ser encontrados, por exemplo, no Forth Equilíbrio ou em qualquer corretor de solo.

rosa do deserto florida

Há inúmeros fatores que podem prejudicar a floração em uma rosa do deserto. Os principais motivos são: falta de poda, adubação em excesso sem correção de solo e até mesmo falta de regas. 

Elaboramos um artigo especial explicando o passo a passo para corrigir esses problemas e fazer a sua rosa do deserto florir. Clique aqui e confira na íntegra!

Cores da rosas do deserto

As florações das rosas do deserto aparece em plantas jovens, com apenas 15 centímetros de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono.

As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira.

cores de rosas do deserto
A possibilidade dos novos híbridos gera infinitas combinações de cores. Imagens: Plantei Garden Center.

As cores são variadas: vão do branco ao vinho escuro e há diferentes tons de rosa, vermelho e amarelo. Muitas variedades apresentam mesclas e degradês do centro em direção às pontas das pétalas.

Há ainda variedades de flores dobradas, triplas, quadruplas, entre outras. Também negras, que ao contrário das outras, precisam de um PH mais ácido.

 

Novos híbridos = novas cores

Vale lembrar que devido a inúmeros cruzamentos que estão sendo feitos por cultivadores de todo o mundo, estão aparecendo cada vez mais Rosas do Deserto com tons mesclados e cores diferentes.

“Devido a facilidade em fazer novos híbridos, hoje podemos dizer que é infinita as cores e combinações de cores que podemos encontrar no mundo das rosas do deserto, além da formação de suas pétalas que podem ser simples, dobradas, triplas ou multi pétalas”, destaca Daniel.

comprar rosas do deserto

Como adubar a rosa do deserto

A adubação com bons fertilizantes é necessária para o cultivo das rosas do deserto, a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e floração abundante.

Mas, atenção: os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes ou quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes para evitar queimaduras das raízes e a queda de folhas.

fertilizantes para rosas do deserto

O osmocote é um adubo de liberação lenta em formato de bolinhas, que lembra muito uma semente peletizada e também ovos de caramujos. Como esse tipo de adubo de liberação lenta não é tão conhecido, muitas pessoas adquirem a rosa do deserto ou outras plantas e confundem com ovinhos de bichos.

Hoje as cores mais comuns de osmocote são: amarelo, verde escuro, verde claro, cinza e azul escuro.

O mix de micros e ou micros e macros nutrientes que compõem as bolinhas são liberados lentamente quando misturados por cima do substrato da rosa do deserto, que pode seguir a recomendação de 3 a 5 meses de adubação, com uma única dose (lembre-se de respeitar a dose recomendada por cada fabricante).

Rosa do deserto: como cuidar

Confira as respostas e acesse mais conteúdos exclusivos:

Listamos as dúvidas mais frequentes sobre como cultivar rosas do deserto e trouxemos as respostas do biólogo Daniel Barreto. Confira! 

A rosa do deserto pode ser plantada no chão?

Sim! A diferença é que as raízes terão mais espaço para crescer do que nos vasos e, dessa forma, o caudex não engrossa tão rápido.

Nesse caso, a recomendação é fazer o replantio anual e o levantamento de caudex, para ter uma rosa do deserto bem desenvolvida e com maravilhosos caudex externos.

O transplante de uma rosa do deserto plantada no chão exige mais atenção: cave com cautela e, de preferência, utilizando as mãos, para não cortar raízes grossas ou com belos formatos.

Por que replantar a rosa do deserto?

De modo geral, as rosas do deserto cultivadas em vaso devem ser replantadas uma vez por ano, sempre na época de maior atividade vegetativa da planta, que é de setembro a março, favorecendo o surgimento de novas raízes capilares rapidamente.

“A rosa do deserto pode ser replantada no mesmo vaso, uma vez que a finalidade desta etapa é levantar e engrossar ainda mais seu caudex. Assim, a cada replantio o tronco engrossa mais e toma formas maravilhosas.”

Assista o vídeo no canal da Plantei e descubra quando trocar a rosa do deserto de vaso:

O que fazer para a rosa do deserto crescer rápido

O desenvolvimento depende muito dos replantios e podas. Para a rosa do deserto crescer rápido, Daniel Barreto, especialista da Plantei Garden Center, indica seguir um calendário de cuidados, em que, uma vez por ano, no mínimo, haja “um replantio, uma poda, de duas a três correções de solo e uma adubação em constância (seja foliar, farelado ou na irrigação).”

Nunca esqueça de adicionar areia grossa no mix do seu substrato, vai ajudar muito no desenvolvimento de sua planta.

Como podar a rosa do deserto

Deve-se retirar, no mínimo, 40% das hastes principais da planta e também os galhos mais finos e ou indesejados que surgiram depois, mantendo, assim, sua forma com galhos na mesma espessura.

Veja também

Depois da cicatrização da parte superior onde foi feito o corte, surgem duas ou três gemas em cada galho. Eles geram até três novos galhos para dar flores, ao invés de somente um, como estava antes da poda e assim sucessivamente.

Exemplo de poda da rosa do deserto. Imagem: Plantei Garden Center.

A poda da rosa do deserto pode ser feita uma vez por ano, seguindo alguns princípios do replantio.

Fala durante a época mais ativa da planta, que é de setembro a março. Lembre-se que esta etapa é tão importante para boa formação e abundância de flores quanto o replantio.

Exemplo de poda da rosa do deserto. Imagem: Plantei Garden Center.

Como polinizar rosa do deserto

A polinização manual das rosas do deserto é muito simples e fácil. Porém, é um procedimento bem delicado, em que os órgãos reprodutores da planta no interior das flores são manuseados.

Clique aqui e veja um passo a passo sobre como polinizar a rosa do deserto ou, se preferir, assista ao vídeo do canal da Plantei!

Como enxertar rosa do deserto

As rosas do deserto, de modo geral, são de sistema vegetativo bem leguminoso ou suculento, o que facilita e muito a arte da enxertia até mesmo para iniciantes neste cultivo.

“Elas são de pouca incompatibilidade e quase não há rejeição de cores. Acabam se soldando em poucos dias devido sua resina (látex), que auxilia no processo”, conta Daniel.

Clique aqui e veja o passo a passo completo!

A rosa do deserto pode ficar na chuva?

Em semanas mais chuvosas, a recomendação é retirar as rosas do deserto da chuva, principalmente quando ocorrem por mais de 5 dias seguidos.

Nestas situações, faça regas somente quando o substrato estiver totalmente seco.

Cultivo por sementes

As rosas do deserto podem ser cultivadas por sementes ou estacas. Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás só podem ser obtidos através do cultivo de sementes.

sementes de rosa do deserto

Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta.

Deixe a parte superior das raízes exposta a cada replantio e repita o procedimento a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente.

Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes na planta. Use luvas nas podas e manuseio da rosa do deserto, pois a seiva é tóxica.

Clique aqui para comprar sementes de rosa do deserto na Loja Plantei.

A rosa do deserto é tóxica?

A resina ou látex da rosa do deserto, se for fervida, se torna tóxica. Entretanto, para ocorrer um envenenamento somente pelo contato com a seiva, seria necessário uma grande quantidade, que, pela boca, seria impossível, mesmo que acidentalmente.

A seiva apresenta gosto muito amargo, que repele qualquer ser que tente morder ou ingerir.

Quais as variedades/espécies/nome de rosas do deserto?

Adenium obesum, adenium multiflorum, adenium swazikum, adenium somalense, adenium crispum, adenium oleifolium, adenium arabicum, adenium boehmianum, adenium socotranum, entre milhares de outros híbridos que vêm surgindo do cruzamento de uma variedade com outra.

Gostou do nosso guia sobre como cultivar a Rosa do Deserto?

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de Rosas do Deserto em diferentes cores!

E tem mais: você pode adquirir todos os itens necessários para cultivá-las, como fertilizantes específicos, substratos prontos, vasos bacia e muito mais. Clique aqui e aproveite!

comprar mudas de rosa do deserto

 

Comentários (345)
    • Elenice, as sementinhas éde Cochonilhas uma praga, isso se dá geralmente com falta de nutrientes, e para controlar tem que colocar uma SOLUÇÃO com óleo mineral, e se tiver paciência limpe folha por folha. Terapia para você.

  • Tenho uma bela ROSA do deserto, linda, bem florida, sou apaixonada por plantas, a ROSA do deserto é fácil de cuidar, estou apaixonada por ela…….

  • ola eu adorei suas dicas eu tambem tenho rosa do deserto gostaria de saber como fazer replantio de mudas e se posso plantar um galho de cada cor juntos sera que da

    • Olá amiga Lucineia.
      Ficamos felizes que esteja satisfeita com nossas dicas!

      Quanto as mudas da Rosa do deserto, prepararemos um post sobre o replantio. Obrigado pela dica.
      Já sobre o plantio de cores variadas, é possível apenas se forem mudas enraizadas. Do contrário, é recomendável apenas uma muda por vasinho. 🙂

    • Olá Hélida.
      Este caso é novo para nós. Temos conhecimentos de rosas do deserto que florescem brancas e depois ganham alguma tonalidade, inclusive em outras florações. Porém, este caso é realmente novidade. Pesquisaremos sobre e se obtivermos resposta lhe enviaremos, com prazer. 🙂

    • Oi Hélida
      Acho que na verdade elas são brancas mesmo. Tem uma espécie branca que fica rosa depois, eu comprei uma assim. É que quando vc comprou elas já estavam rosas.

  • Olá, dei de presente uma rosa do deserto para minha mãe, e gostariamos de saber se pode replantada em vaso de plastico, ou tem algum vaso adequado pra a Rosa do Deserto. Obrigada pela atenção.

    • Bom dia Edna.

      Provavelmente ela está apodrecendo. Com certeza o que está faltando é o sol. As rosas do deserto gostam de sol em abundância, podendo ser cultivadas em contato direto com a luz solar.

      Experimente deixá-la no sol por mais tempo.

      Abraço. 🙂

    • O vaso que veio minha Rosa do Deserto é pequeno…15 cm diametro….por 15 de altura….e às raízes dela estão saindo por baixo…
      Posso mudar de vaso? E o que posso usar p “forrar”o fundo de um vaso um pouquinho maior….a planta esta com uns 35 cm de altura…

  • Ola, tenho tres Rosas do Deserto e elas amarelam as folhas e caem, percebi que tem uns bichinhos brancos, ja estavam com botoes de flores e tbm cairam. Moro no Parana, e todos os dias elas pegam sol a tarde toda e a noite eu coloco elas ficam dentro de casa. O que pode ser?
    Obrigada!

  • Olá! Tenho uma rosa do deserto e há mais ou menos 1 mês começaram a aparecer pontos brancos ao redor da bainha, e o caule apenas na região das folhas está preto, como se fosse uma fuligem. Isso faz com que as folhas fiquem amareladas a partir da extremidade e caiam com muita facilidade, até mesmo as folhas verdes caem com um simples toque. Moro em Recife, ponho água a cada 15 dias, e a planta fica na varanda, pegando sol das 6h ao meio dia. Isso é infecção por fungos ou é colchonila? Fiz uma aplicação de uma solução de Dimy nas folhas há 2 semanas, mas até agora não obtive resultados. O que pode ser?
    Desde já, muito obrigada! E parabéns pelo blog!

    • Bom dia Tuca.

      São dois pontos que possivelmente estão prejudicando.
      Primeiramente: a rega.
      Você pode diminuir o espaçamento, e realizar a rega semanalmente. Isso garantirá um desenvolvimento da planta.

      O outro ponto é o solo. Verifique se ele está arenoso e bem drenante. Para que a rega possa ser constante, mas a água não fique acumulada.

      Dando uma atenção especial a esses dois pontos, provavelmente sua rosa se desenvolverá de forma saudável.

      Um abraço! 😉

  • Olá eu posso plantar a rosa do deserto em um vaso de médio porte sem ter que fazer replantio ou não, ou o replantio se faz necessário. Obrigada

  • O trecho que diz que “Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes” não é inteiramente verdadeiro. Quando podamos a planta, bem embaixo, no caule, a tendência é a parte remanescente engrossar e lançar inúmeros galhos. Lá em casa funciona.

      • Ola aqui é a Eva, comecei cultivar rosa do deserto ,só que estão aparecendo uma coisa dura nas folhas e vao amarelado as folhas e caindo.o que eu faço gostaria de saber?

        Muito obrigado.

  • Bom dia td bem? minha duvida e minha rosa do deserto esta com o caule totalmente mucho ate deitou o que pode ter acontecido? ela toma sol do fim da tarde e a rega e feita de duas em duas semanas as folhas cairam mas nos galhinhos estao brotando folhas novas a pergunta e se ela esta morrendo eu posso tirar os galhos e replantalos eles brotariam? obrigada e todas suas dicas sao otimas!!

    • Bom dia Viviane.

      Provavelmente ela apodreceu de dentro para fora. O ideal é cortar um pedaço da parte murcha e observar se há uma “massa amarronzada”. Os brotinhos estão surgindo pois só a parte superior da planta está sendo desenvolvida e utilizando toda força e nutrientes para isso. Infelizmente acreditamos que já esteja condenada.

      Quanto ao replantio dos galhos, dificilmente brotarão.

      Ficamos felizes que goste de nossas dicas.
      Obrigado pela visita!

      Um abraço. 🙂

  • ola! minha rosa do deserto vai fazer um ano nunca saiu flor…nem tem sinal…ela esta em uma bacia de barro…e com muitos brotinhos…devo tirar um pouco de brotos?

  • Cultivo flores do deserto e o que acho estranho é que geralmente elas crescem muito e o caule e comprido e fino .vejo sempre plantas baixinhas com caules grossos. Gostaria de saber onde se encontram as sementes na planta.

    • Olá Maria.

      Para ter caules baixinhos e grossos é preciso realizar poda radical, e podas diárias antes da primavera. Resultará no caule que deseja.

      Quanto as sementes, se localizam nas vagens que a planta desenvolve.

      Um abraço. 🙂

  • Olá, tenho um vaso de rosa do deserto já há alguns anos, de mais ou menos 15cm. No ano passado ela floriu pela 1ª vez depois que a comprei. Porém este ano, as folhas começaram a cair e a ficarem meladas. O local onde ela ficava recebe sol indireto e é bem quente, rego com pouca água qdo vejo que a terra está seca. Tirei do local onde estava por que achei que poderia ser o calor muito forte, apesar dela ser do deserto. As folhas diminuíram bastante, mas ainda tem algumas que estão verdes e me parece que estão brotando outras. Devo colocá-la novamente no local de antes. Qto ao melado das folhas, o que pode ser. Obrigada.

    • Olá Rose.

      Isso ocorre devido a falta de sol.

      Independente do calor do local onde ela se encontra, o fator principal é a luminosidade. A luz solar é muito importante e ajuda plenamente no desenvolvimento da planta. Por isso as folhas estão meladas. Ela não está fotossintetizando. Procure coloca-la num local onde receba ao menos algumas horas diárias de sol. Notará a diferença!

      Um abraço. 🙂

  • Boa tarde!
    Amei as dicas do Blog, plantei as sementes e elas estão com um pouco mais de um mês já, com uma média de 6 folhinhas, incluindo as primeiras, gostaria de saber mais ou menos, qual o tempo exato para a mudança de vaso, e vendo as dicas do blog, e analisando a lojinha, gostaria de saber porque o foth cacto é mais indicado que o forth jardim, e como devo aplicá-lo nas mudinhas?
    Desde já agradeço! 😉

    • Boa tarde Giselle!

      Ficamos realmente felizes que tenha gostado das dicas.

      O tempo para mudança de vaso, deve ser de no mínimo um ano. Não é recomendável retirar a planta do vaso antes deste período.

      Recomendamos mais o Forth Cactos por experiência e resultados, apenas. Ele tem nos dado resultados melhores quanto as Rosas do Deserto. Provavelmente pela semelhança de cultivo entre elas e os cactos, que também são flores de deserto.

      Quanto a aplicação, 5ml para cada litro d’água.

      Um abraço! 🙂

      • Nossa… muito obrigada pela atenção… mas então, so me tira mais algumas dúvidas, elas ainda estao no copinho de plástico, nele mesmo devo aplicar forth cactos? E qual a peridiocidade? Mais uma vez obrigada

        • Bom dia Giselle!

          Imagina. Estamos sempre a disposição.

          Permita-me fazer uma correção. Quando mencionou que elas estavam em vasos, pensei que no caso, eram os vasos já transplantados, ainda que pequenos. Mas não, no caso ainda estão nos copinhos né. Então, neste caso, pode passa-las para um vaso maior sim. Aí sim, não será recomendável troca-las de vaso antes de 01 ano completo.

          Pode coloca-las em um vaso maior pois precisarão de espaço para o desenvolvimento.

          A aplicação do Forth Cactos já pode ser realizada assim que retiradas do copinho sim, mas então utilize a metade da solução que lhe indiquei, 2,5ml por litro, pois ainda são mudinhas bem novas.

          Quanto a periodicidade, a aplicação pode ser feita de 20 em 20 dias.

          Um abraço! 🙂

  • Tenho aproximadamente trinta plantas de Rosa do Deserto, apenas duas são adultas e cheias de flores, trato elas como plantas normais tanto no substrato como nas regas, molho praticamente todos os dias.
    Obs.: meu substrato é bastante drenante e e nutritivo e os vasos são cheios de furos inclusive laterais que é para facilitar a drenagem e a respiração das raízes, uso esterco de animal e humos, digo com orgulho minhas Rosas são de vitrine.

  • Boa tarde
    Tenho uma planta com aproximadamente 2 anos e pela primeira vez está para florir, está cheia de botões lindos, no entanto o que me preocupa é que as folhas da base estão amarelando e caindo, somente os brotos superiores com botões estão verdes e brilhantes, o caule está bem verde e saudável, o que deve ser? Coloco ela em sol direto o dia inteiro e molho quando o substrato esta seco. Isso é normal, será que minha planta está apenas perdendo as folhas mais velhas para dar lugar a floração?

    • Bom dia Luciane.

      Provavelmente ocorreu por acidez, principalmente de água de chuva. Caso elas não tenham tomado chuva, pode ser devido ao cloro d’água ou excesso de água.

      Se atente a estes detalhes. Já ocorreu o mesmo com algumas das nossas e conseguimos continuar o cultivo.

      Um abraço! 🙂

  • Muito obbrigada pelos esclarecimentos, fiquei muito triste em saber que minha plantinha não vai sobreviver, más enfim, a natureza também têm seus defeitos. Agora mudando de assunto, é uma boa idéia colocar as raízes das mudinhas na água de cal antes de transplanta las?

  • Hoje comprei uma adenium adulta aqui na minha cidade mesmo e quando cheguei em casa percebi que a ela está com um grande buarco em baixo do caudex, parece que a planta já está se regenerando porque já tem até raízes novas, será posivel que ela se recupere sozinha, ou terei que fazer alguma coisa? Você pode me ajudar com algumas dicas para salvar?

  • Bom dia!
    Adquiri os produtos indicados por vcs… só me tirem mais uma dúvida… a aplicação do Forth Cactos é via “rega” ou só molhar o solo com a solução? e o Forth Flores? com qual idade já posso aplicar nas mudinhas? Posso espirrá-lo nas folhas tb ou só no solo?
    Grata novamente

  • Olá
    Tenho uma Rosa do Deserto há pouco mais de 2 anos. Ela é linda, com caudex grosso e folhas verdes e vigorosas, mas nunca floriu.
    Fica exposta ao sol por 5 a 6 horas por dia. Já fiz 2 podas radicais e ela reagiu muito bem.
    O que pode estar acontecendo?

  • Comprei com vocês algumas sementes, com germinação de aproximadamente 60 por cento. Elas estão plantadas em bandejas de semeadura de vegetais. Foram plantadas a aproximadamente 40dias. Entre elas nasceu uma branco, será que e variegata ? Não pegam sol, ficam em lugar com boa luminosidade. Elas não vão para o sol por causa da branquinha. O que eu faço separo o branquinha, ela já está em idade para mudança ? Em quanto tempo eu posso passar as mudas para vasos ?

    • Olá Francisco.

      A branquinha é uma albina. Infelizmente ela morrerá 🙁 Elas não produzem clorofila, por isso não vingam. Durarão no máximo 40 dias.

      Você pode realizar a mudança das mudas para vasos após 90 dias ou mais.

      Quanto ao forth cactos, pode continuar sim, faz muito bem. O utilizamos também e ele realmente apresenta resultados.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Abraço. 🙂

  • Comprei uma rosa do deserto com flores. Percebi que tem raízes saindo por baixo do vaso(que é de plástico preto como de orquídea),e tem umas finas e meio grossinhas no caudex. Gostaria de saber se depois de acabar a floração,posso podar essas raízes finas de cima?(claro,sem mexer na principal). E aquela do fundo? Troco de vaso? Agradeço desde já.

  • Olá, eu tenho uma rosa do deserto a 4anos e sempre com flores mas de repente caíram todas as flores eu achei que ela fosse morrer, hoje os galhos estam ficando caídos e não mais florou, estou triste e não sei o que fazer queria uma orientação.
    Obrigada

  • De que é feito os discos pra plantar mudas q foram germinadas a partir de sementes? E vcs têm pra vender? Estou começando agora a cultivar e estou cheia de dúvidas. Já comprei o dubstrato de vcs, agora estou aguardando chegar

      • Se eu plantar diretamente no chão, e o local pegar sol praticamente o dia todo à problema?? E no período de chuva ela não vai morrer por causa do excesso de umidade !!???

  • Boa tarde, comprei uma adeniu com muito bonita e cheia de folhas, replantei ela com terra vegetal, humus de minhoca e areia, sendo que a menor das porços são o humus e a areia, a mistura é bem fofa, tres dias depois as folhas estão amarelando, ao toca-las caem sem dificuldade, tenho medo de estar fazendo algo errado, quanto a agua, se o cloro prejudica, como poderia tratar a agua para relaga apos? muito obrigado!

  • Ganhei uma rosa do deserto faz um mês, mudei ela para um vaso um pouco maior, ela toma o sol da manhã e tarde já que moro em ap, porém ela começou a ficar com as folhas amarelas e cair oque será que está acontecendo falta de água na e porque rego ela sempre que vejo que a areia está seca

  • Oi aprendo muito com a dica de vcs…ganhei uma muda de rosa do deserto fiquei apaixonada por ela ela chegou bem verdinha passei ela pro vaso usei um bom substrato bem drenante mais o problema e que aqui em casa ela fica de onze hrs da manha ate as cinco e trinta da tarde diretamente no sol dai ela esta queimando as folhas de cima nao sei oque fazer pois se eu trocar ela de lugar ela nao vai pegar sol

  • É a primeira vez que visito o Blog. Gostei muito das dicas que vi, tenho alguns vasos de Rosas do Deserto e algumas das dicas dadas aqui me serviram muito. Visitarei outras vezes.

  • Olá bom dia
    Possuo 6 rosas do deserto,porém todas só tem duas galhas!
    Como fazer para que elas cresçam mais galhas?
    Ja fiz várias podas e nada!

  • Comorei uma rosa do deserto em feiras de plantas.Estava com flor.
    Mudei de caso e segui as instruções direitinho ela esta linda.
    Porém a minha preocupação : encheu de galhos lindos esta parecendo uma arvorezinha.
    Mas não deu mais flores.
    O que fazer?

  • Estou feliz com minhas Flores Do Deserto, que ainda dão mudinhas.
    Me preocupo bastante com elas, pois nunca as cultivei.
    Minha dúvida é bem relação à poda: como é quando faze _ la?

  • Oi..tenho uma rosa do deserto, meu Jardineiro adubou com um adulbo granulado, agora to preocupada porque as folhas estão amarelas e caindo…o que eu faço

  • Super feliz, ganhei duas mudas da rosa do deserto mais oque fazer para deila forte e saldavel com flores.
    Eu devo trocar logo do local que as mudas vieram?
    Obrigada vou aprender muito com sua ajuda poi amo rosa do deserto.

    • Olá.

      Não há problema, mas devido ao clima frio atual, não é uma boa hora, pois ela poderá apodrecer facilmente.

      A não ser que seja dentro de estufa. Do contrário, a época recomendada para o replantio é o fim de setembro.

  • Olá tenho minha rosa do deserto já deu sementes inclusive plante e tenho uma mudinha co desenvolvimento lento mas i que esta me incomodando é que a mãe estava com flor mas em um vaso pequeno e resolvi transplantar agora esta com o caudex murcho e preocupada com apodridao ranquei imediatamente di vaso ,me orientaram a voltar no vaso e aguar mas estou temerosa de ela apodrecer socorro

  • Bom dia tenho uma rosa do deserto e descobri sem querer , pois me disseram que neu poderia deixar ela dentro de lavabo e nao achei uma boa , hoje ela fica em uma varanda ,mas ainda nao vi nenhuma flor e as folhas estão soltando uma seiva bem pegajosa ! o que fazer ?

  • Olá, bom dia, gostaria de saber se posso usar esse fertilizante (forth flores) nas minhas adenius após ter las adubado com torta de mamona e farinha de osso?

  • Olá, minha rosa do deserto nasceram 5 botões , mas eles não desenvolvem, e acaba secando e caindo o que pode ser? Aparentemente ela está muito bem cheia de folhas Verde bem escuro.
    Se puder me ajudar fico muito grata.

  • Minha rosa do deserto sempre foi muito linda e sempre deu flor, é da mais vermelha quase vinho; Bem comprei pequena e hoje deve ter uns 80 cm ou mais , ela deve estar com uns 3 anos, e deu uma coisa na ponta do caule, parece um chifre de boi, é a semente? Se é, quando devo colher.
    Obrigada!
    Fátima

  • A minha rosa do deserto podeI nasceu mais galhos ficou com muitas folhas verdes escuras mas agora estão ficando amareladas e caindo e ainda não floresceu…Esta com algum perplexa? Vc pese me orientar ?

  • Sou de Teresina, aqui é bem quente, coloquei a minha rosa do deserto num lugar que pega bastante sol, mas suas folhas estão queimando. Rego a mesma duas vezes por semana.
    devo aumentar a rega? Ou devo mudar de lugar?

  • Moro em Teresina/ Piauí. Aqui é bem quente, quando comprei a minha flor do deserto, li que a mesma se dava muito bem com o sol, por isso a coloquei em um lugar onde o sol é bem intenso. Depois de uma semana, percebi que algumas folhas estão queimando devido ao sol. Gostaria de saber o que fazer.

  • Por favor me ajude, não sei o que fazer… a minha plantinha está mal… As folhas estão amarelas e caindo… o botão de flor que estava se desenvolvendo, murchou… Algumas folhas estão um pouco “enroladas”… Obrigada.

  • Minha rosa do deserto está ficando com as folhas queimadas quando fica no sol direto o dia todo, as folhas vão ficando amareladas, depois amarronzadas e caem. Percebi que quando coloquei na sombra as manchas escuras pararam, mas aparece umas manchas brancas nas folhas. Não sei mais o que faço… 🙁
    Me ajudem, por favor

  • OLA

    Gostaria de saber se posso fazer o transplante de vaso e poda tudo no mesmo momento?

    ou faço um e depois o outro.

    E qual fazer primeiro?

  • olá,
    gostaria de saber se posso plantar a rosa do deserto só pode ser plantada no vaso ou se posso plantar no chão do meu jardim.
    aguardo resposta;
    obrigada

    • Oi Miriam, tudo bem?
      O plantio da flor do deserto diretamente no solo é perfeitamente possível, desde que você tenha consciência do tipo de solo em que vai plantá-la, se é arenoso , argilo-arenoso e argiloso. Pois o tipo de solo vai determinar a quantidade de regas que vc vai precisar executar no decorrer da semana para controlar a umidade.
      Uma outra preocupação que vc precisa ter no plantio direto é o controle de pragas e doenças, já que a planta ficara mais exposta a fungos, bactérias e insetos.
      Se você conseguir fazer esses tipos de controle, sim, é perfeitamente possivel o plantio direto ao solo da Adenium obesum.

      Josué Damásio

    • oi cris, sou agronomo. tente inicialmente trocar o substrato e faça uma adubação química para estimular a floração. verifique se a planta não está com pragas ou doenças. se for o caso melhor tratála. se estiver com excesso de agua pode prejudicar também. envie uma foto para meu email talvez possa ajudá-la melhor. ralmeida@ifrr.edu.br

    • é normal. se tiver feito transplante para outro vaso sim. há casos tb de não fazer o plantio adequado e a deixa sufocada em oxigênio. tem vários fatores que podem ocasionar o caimento das folhas. mai cuide bem dela que rapidinho ela voltará a ser o que era. existe fertilizantes que estimulam esse tipo de processo.

  • Fiquei encantada com a beleza da flor do deserto, gostei das informações sobre a mesma,com certeza vou adquirir uma muda, só que é meio salgado o preço das mudas aqui na minha cidade, mas não vou deixar de sonhar com uma flor do deserto no meu jardim, e outra pergunta ela pode ser plantada em um agda?

    • O canal no You Tube plante rosa do deserto tem vários vídeos com informações sobre essa planta encantafora, inclusive o assunto das sementes. Abraços.

  • Boa tarde. Eu estava pesquisando sobre a rosa do deserto e me deparei com algumas coisas que não entendi. Um rapaz me perguntou se as sementes eram simples, duplas ou triplas??? Isso seria o que??? os tipos de flores ou de sementes??? Fiquei sem saber responder. Será que você pode me ajudar???

    • Esses são os tipos de folhagem que elas podem dar. folha dupla é uma flor mais cheia, com várias pétalas entre si e folha triplas da mesma forma, mais cheia que a dupla. a única diferença é essa.

  • Olá, boa tarde. Tenho uma rosa do deserto, de grande porte e velha. Há uns 2 anos ela começou a apresentar uma desfolha rápida. As folha novas, mal nasciam e já começavam a sercar e caiam. As flores tbm apresentavam os mesmos sintomas. Aparentemente um problema relacionando a fundos. Troquei o substrato por um menos argiloso. Diminui a irrigação. Levei a planta para um lugar com maior exposição ao sol. Nada disso resolveu. Vcs saberiam diagnosticar a doença e sugerir um tratamento? Tenho algumas fotos caso seja necessário.

  • Eu amo flores mais não tenho mão boa para planta gostaria de receber restrição as minha estão na garagem e eu tenho a sacada do meu quarto la pega sol na minha garagem não a onde eu tenho que deixar

  • Olá, comprei uma rosa do deserto quando era ainda uma pequena muda, a vendedora disse q eu tinha q comprar um produto para ela poder florir (não lembro se era adubo ou fertilizante), enfim, não comprei e 1 ano depois ela está grande com folhas muito lindas mas ainda não floriu. O que devo fazer para florir? Aguardo resposta. Obrigado.

    • Oi tudo bem,estou querendo comprar uma rosa do deserto, mas não tenho um lugar onde pegue sol só luz solar, se eu comprar e ela não pegar sol ela pode morrer ?só a luz não é suficiente? ?

  • Olá, eu ganhei um vaso com a rosa do deserto, mas desde quando ganhei não saiu nenhuma flor, já vai fazer um ano. será que tenho que mudar ele de vaso, mudar a terra? só fica nas folhas verdes..que pena! eu vejo de outras pessoas com flor e minha nunca deu flor…que triste..rss bjus

    • oi Bia. tente trocar o substrato e faça uma adubação para estimular a floração. cuidado na dosagem. ver recomendação. coloque ela a pleno sol e aguarde.

      • Oi tudo bem,estou querendo comprar uma rosa do deserto, mas não tenho um lugar onde pegue sol só luz solar, se eu comprar e ela não pegar sol ela pode morrer ?só a luz não é suficiente? ?

        • Olá, Karina. Provavelmente ela morrerá. O sol direto é indispensável para o desenvolvimento da espécie. Ela já leva o nome de Rosa-do-deserto justamente por resistir a altas temperaturas e precisar do sol para seu crescimento.

  • Boa noite!

    Primeiramente parabéns pelo blog, muitas dicas interessantes. Estava bastante temeroso em relação ao substrato com húmus, terra e areia por conta de informações lidas em outros locais, mas vendo êxito com vocês me senti mais seguro. Tenho uma dúvida: vejo vocês falando do Forth Flores e do Forth Cactos. Quando devo usar um e quando devo usar outro? Ou posso usar ambos em processo síncrono para obter os melhores resultados? Estou iniciando nessa cultura da rosa do deserto e quero fazer da melhor forma possível. Obrigado e sucesso!

  • Tenho 4 exemplares de rosa do deserto que cuido por intuição, mas a partir de hoje com algumas informações q li vou ter mais cuidado no cultivo.
    Gostei muito desse blog.Parabéns aos responsáveis.

  • Comprei minha rosa do deserto a um ano e meio uma mudinha de uns 12cm em 3 meses começou a florescer linda cor de rosa . este ano ela não floriu e esta caindo as folhas, esta agora com cinco folhas e com umas bolinhas nos galhos como posso cuidar dela.

  • Boa tarde , faz dois meses que ganhei uma rosa do deserto , trouxe ela do Mato Grosso , moro em Florianópolis, ela caiu do banco do carro e as quatro flor que iam abrir guebraram, fiquei muito triste, , troquei de vaso e coloquei num vaso de plástico grande , agora notei que ela esta ficando feia , as folhas estão caindo, como faço para recuperar minha rosa do deserto que acho linda
    glorinhamdcosta @gmail.com
    Florianópolis SC

  • Quando comprei essa planta me disseram que levaria 7 anos (aprox.) para que ela desse flores, mas pelo que li ainda vai demorar, mesmo já tendo uns 5 anos de idade.

  • Olá eu tenho uma Rosa do deserto á uns 3 anos e ela floresceu umas 2 vezes e ela fica muito Grande oq tenho q.fazer para florescer mais e gostaria q ela ficasse bem baixa e florida .desde já agradeço

  • oi a minha flor do deserto saiu um caule que a princípio achei que fosse um galho novo, mas aí esse caule secou e partiu ao meio e de dentro dele saiu umas pluminhas e eu não sei o que é pode me explicar por favor .

  • Oi ganhei uma rosa do deserto veio do mato grosso é linda ainda não esta florida mha prima disse q émmais fácilcuida do que orquidia veio numa embalagem preta tirei plantei com a mesma terra num voso de barro pois não encontrei o de cimento só moro num bairro úmido e em gurulhos chuva bastante deixei ela do lado de fora da janela da cozinha bate luz solar vento chuva .gostaria de saber qual lugar exato para deixa la.obg desde já agradeço

    • Roseli, bom dia!
      tenho algumas rosas do deserto.
      elas podem serem cultivadas dessa forma sim, desde que seu vaso tenha livre acesso á saída de água para não haver encharcamento do solo. se não houver, faça mais alguns furos, não deixe seu vaso grudado ao chão que isso evita do escorrimento da água e com isso o solo vai encharcar e apodrecer a raiz da sua rosa do deserto, fazendo com que a mesma não resista. se seu vaso for junto ao chão, compre um suporte para elevá-lo e deixar a saída da água mais livre.

      espero ter ajudado.

  • Eu gostaria muito de saber porque é que uma jaboticabeira (de uns 10 anos de idade quase) nunca deu jaboticaba. O que está faltando ? O vaso é relativamente grande e regamos praticamente 3 vezes por semana, no mínimo. A planta virou uma árvorezinha mas nunca deu frutos. Ela requer algum cuidado (ou adubo) especial ?
    Se alguém souber alguma técnica ou dica, por gentileza, me envie.

    Fernando Galdiano – Ribeirão Preto-SP
    fgaldiano@hotmail.com

    Agradecido a todos (as) que me ajudarem. Beijo na bochecha.

    • Bem, primeiro você tem que saber qual é a variedade da jabuticabeira pois tem jabuticabeiras que demoram em torno de 20 anos para dar frutos, segundo, jabuticabeira gosta de muito sol e muita água, regar três vezes na semana é muito pouco, o ideal é todo dia pelo menos 2x ao dia, terceiro, se você for adubar com produtos orgânicos que é o meu caso, você pega um balde de 10 litros de água e mistura com 1KG de torta de mamona ou esterco de frango ou farinha de osso e por ai vai, faça a mistura e deixe agir por no minimo 3 dias sempre mexendo quando possível, ai você vai pegar essa água chamada de chorume e regar em volta da arvore longe da raiz 1x ao mês mudando sempre o produto, lembrando que você não pode regar mais do que 2 litros por pé de frutífera.

      • Olá fazem dois anos que comprei um flor do deserto e floresceu só uma vez, esta cheio de ferrugem tipo bolinhas no tronco, esta novamente caindo todas as folhas. Oque devo fazer?

        ________________________________

  • Tenho dois vasos de rosa do deserto, uma esta florindo e a outra soltando os primeiros botões, porém minha esposa acha que ela esta crescendo muito será que devo poda-las depois da floração?

    • Não. haverá uma hora que elas irão parar o crescimento. dependendo do tamanho do vaso em que ela está, faça um transplante para outro vaso. Muito cuidado com a polda da rosa do deserto, use luvas, pois ela é muito tóxica. evite contato com os olhos.

    • As rosas do deserto, exigem o mínimo de 8h no sol. não tem preferência por sol da manhã ou tarde. deixem as sempre ao sol e á vontade. elas são especialmente resistentes ao clima quente e conseguem sobreviver em um mínimo de 10º graus.

  • bom dia !

    as informações me foram muito importante pois comprei duas flores do deserto
    apaixonei depois que a minha irmã falou da planta,realmente é linda e adoro plantas que dão flores vou cuidar bem delas sim seguindo as suas orientações

    obrigada!!

  • Oi , cultivadores de rosas do deserto .

    troquei a minha de vaso , assim posso deixar mais molhada para ela não sentir muito a troca? O que acham?

    ELa já deu flor somente uma vez . Agora vou ver o resultado nessa nova bacia. Coloquei brita no fundo , areia , um pouco da terra do vaso antigo e terra nova vermelha . E molhei.

    VOu esperar essa semana para ver como reage. ADorei as dicas

  • Talvez vocês possam me ajudar. Tenho duas Flores do Deserto, ambas vermelhas, uma dupla e a outra tripla.
    Elas estão saudáveis, uso cactos forte e elas adoram, ficam no sol a maior parte do dia, e recebem água sempre que necessário, mas o grande problema é que elas se enchem de botões, eles crescem com todo vigor, mas na hora de abrir, simplesmente caem. Eu já abri alguns por curiosidade e vi que eles estavam bem formados, com todas as partes perfeitas. Por que caem então????

    • Olá, Roseli. Elas estão abortando as flores!

      Isso acontece devido a falta de potássio (a letra K da sigla NPK). Recomendamos que realize uma adubação onde o potássio seja o maior entre os elementos.

      • Muito obrigada! Vou procurar este adubo com maior quantidade de potássio.
        Não vejo a hora de ver todas as flores abertas. Elas são realmente maravilhosas!
        Fiquei muito feliz e grata com sua ajuda, pois já não sabia mais o que fazer.

        • Imagina, Roseli.
          Faça isso. Com certeza ajudará no desenvolvimento das flores. Esperamos que consiga obter os resultados esperados.
          Precisando de algo basta nos comunicar por aqui. Será um prazer ajudá-la.
          Abraço!

  • Boa tarde
    Comprei uma coração do deserto, ela está com uns trinta centímetros com apenas um caule comprido e sem flores..
    Quando faço a poda pra formar outros caules?

  • Ganhei uma linda rosa do deserto Flórida, com uns 20 cm. Mas depois de alguns dias o caule tombou, ainda está verdinho e com alguns botões de flores. O que pode ser? Ela está em um vaso de plástico.

  • Bom dia,minha rosa do deserto esta com 5 meses de vida,plantei ela em um vaso com o fondo cortado,so que as raizes ja chegaram no fundo(umas pontas brancas),o que eu faco?

  • Plantei uma muda de rosa do deserto onde a planta que retirei a muda tinha flor rosa e a minha nasceu com a flor branca. Por que aconteceu isso ?, visto que tirei uma muda, não plantei uma semente. A flor não deveria nascer com a mesma cor da matriz ?

  • Moro em Belém do Pará e adoro as Rosas do Deserto; tenho três plantas. Tomo todos os cuidados e procedimentos para a manutenção delas, obtendo resultados excelentes há vários anos.
    Este site é muitissimo esclarecedor e tem excelencia pela atenção em responder às pessoas sobre as soluções para os problemas com relação aos cuidados de plantio e manutenção dos vasos.
    Grato,

    • Olá, Francisco. As Rosas do Deserto são apaixonantes, né? Nós somos suspeitos pra falar pois somos grandes fãs dessas incríveis plantas.

      Muito obrigado. Ficamos realmente felizes que goste.

      Volte sempre. Será um prazer tê-lo por aqui conosco! Abraço!

  • Bom dia! Ganhei uma linda Rosa do Deserto porém todas as folhas caíram e há 2 anos estou cuidando e não se fornam mais do que 6 folhas e em seguida amarelam ou enrolam e caem novamente. O que posso fazer?

  • minha rosa do deserto esta com uma fissura no caule onde sai uma espécie de seiva não tem folhas quando quer aparecer uma não se desenvolve fica minuscula não desenvolve e parece que esta queimada por favor me ajude pois comprei ela num momento muito dificil que estava passando foi amor a primeira vista dez de já agradeço pela gentileza, obrigado aguardo a resposta urgente.

  • Eu queria tanto uma dessas, mas onde eu moro, acho que talvez seja impossível.
    O inverno aqui é totalmente abaixo de zero e a umidade prevalece, ainda mais dentro de apartamento.
    Que pena.
    Ela é realmente linda.

  • Boa tarde, tenho rosa do deserto alguns anos, mudei de casa e com isso aconteceu um acidente ela quebrou um.galho e um pedaco do caule, troquei de vaso, coloquei areia, composto e depois disso as folhas estao muxando e amarelando, as flores diminuiram de tamanho. O que fazer?

  • Parabéns! Você é um Mestre, exímio professor, ensina com uma clareza que só os sábios sabem fazê-lo.
    É uma honra contar com tanta sapiência, agora vou saber cuidar direitinho da minha Rosa do Deserto, que não tive ainda o prazer de ver florir, mas agora tenho certeza que verei.
    Muito obrigada.
    Iara

  • Hoje venho aqui somente para agradecer-lhes pela grande ajuda.
    Depois que adubei as rosas do deserto com mais potássio, elas simplesmente me agradeceram.
    Nunca tinha visto com tantos botões, e depois com tantas flores, todas abertas. Não perdemos nenhum dos botões
    Como faço para enviar fotos?

  • Minha rosa do deserto dobrada esta com muitas vagens de semente mas elas não crescem, secam e caem, o que esta faltando? Nas simples as vagens se desenvolvem normalmente.
    Por que não consigo sementes saudáveis?

  • Pode ter uma Rosa do Deserto e deixá-la perto de janela, para pegar luz solar (tenho um aparador beirando a janela e queria deixar ali)? Ou ela obrigatoriamente precisa estar em área externa? Obrigada!

  • Olá, boa tarde! Comprei a poucos dias minha primeira Rosa do Deserto (pretendo ter outras). Ela veio muito sufocada num vaso pequeno mas com flores e botões lindos. Cheguei em casa e imediatamente a transferi para um vaso maior, porém, coloquei terra pedras no fundo é comprei com terra vegetal. Depois fui saber que deveria ter plantado em substrato. Minha pergunta é: posso ou devo replanta-la novamente com o substrato certo? Obrigada!

  • Olá! Tenho uma rosa do deserto de mais ou menos uns seis anos e nunca podei, sera que posso podar ela agora, dps de tanto tempo? Ela ja floriu algumas vezes.

  • Cultivo rosas do deserto a uns 3 anos. Comprei de um produtos do Paraná que conheci em uma feira em Ribeirão Preto. Porém as vezes percebo que aparace um “pulgão” amarelo. E ele fica nas flores, mesmo quando não desabrocharam ainda. Como posso combatê-lo?

  • Boa tarde.
    Comprei sementes de rosa do deserto ela germinaram plantei nos copos descartáveis de café. Minha dúvida é posso deixar os copos fora da estufa ou dentro da estufa? Já tem 7 dias que geminaram as sementes.

  • Boa tarde, a minha rosa começou a ficar com as folhas amarelas,
    Estou com medo dela morrer o que devo fazer? Ela floriu e as flores caíram e agora as folhas estão assim :/
    Me ajudem!

  • Olá,plantei minha rosa do deserto em um vaso,mas ele é muito pequeno,e ela está crescendo,gostaria de saber se posso mudar para um vaso maior,e se isso vai afetar a planta?

  • Olá ganhei uma rosa do deserto e os caules estão bem compridos e tem umas miudinhas na parte de baixo preciso tirar estas miudinhas ou posso deixar, obrigada

  • Tenho uma rosa a um mês, veio com uma rosinha mas caiu, agora as folhas estão amarelas e estão caindo,

    Coloquei água umas três vezes.
    O que faço????

  • Boa tarde! Tenho algumas mudas de rosa do deserto (RD). Recentemente comprei uma muda nova da variedade “Arabicum”. Hoje a mesma tem 2 galhos saindo do caudex, um deles com cerca de 6 pares de folhas e um outro bem pequeno com apenas 2 pares de folhas. A altura total desta RD é de cerca de 8 cm. Minha pergunta é a seguinte: ” para este tipo de variedade é necessário fazer a “Poda Apical”, visto que até o momento só vi comentários em fazer esta poda em RD da variedade “Adenium Obesum”.

  • Eu tenho duas rosas do deserto é uma me ensinaram a plantar assim, misturar a Areia com carvão e pedrinhas e estrume vc acha que tá certo?

  • Olá! Estou a procura do vaso ideal para minha pequena rosa do deserto que brotou de uma semente vinda da China (nem eu acreditei! rsrsrs)
    Vi sua recomendação de colocar o plástico e minha pergunta é: isso não pode dificultar a drenagem?
    O vaso então não terá furo, é isso? A água ficaria nas pedras e areia?
    Obrigada!

  • Olá! Ganhei uma rosa do deserto e em uma semana ela começou a ficar com as folhas amareladas e começaram a cair. Ela fica num local com luz direta a manhã inteira e boa parte da tarde. Não sei o que pode eatar errado. Teria alguma ideia do que fazer?

  • Bom dia! Eu tenho a rosa do deserto em casa, moro na Cidade de Manaus, estado do Amazonas aqui é muito quente, no entanto minha roseira não fica exposta o dia todo no sol.
    A minha rosa do deserto já faz um tempinho que não floresce e os galhos e folhas estão como se estivesse cheio de fungos brancos, as folhas estão ficando feias e não está crescendo. O que eu posso fazer???????

    • Provavelmente esses fungos brancos são cochonilha. Uma praga que se espalha rapidamente pela planta, impedindo o desenvolvimento da mesma.

      Você pode aplicar algum defensivo como o Forth Defende ou Mata Cochonilha. Ou ainda SBP, encontrado em supermercado mesmo. Ele não é prejudicial para a planta e também mata esse tipo de fungo.

  • Boa noite! Comprei uma muda com mais ou menos 20cm. Moro no Sul e aqui as chuvas são mais frequentes e prolongadas. Quero sabe se posso deixar a muda no tempo ou devo fazer-lhe uma cobertura quando chover muito. Aquele processo de levantar a planta a cada dois anos para que as raízes saiam da terra, é isso mesmo?
    Desde já agradeço

  • Boa tarde. Me chamo Rose moro em São Paulo. Comprei uma rosa do deserto em janeiro do ano passado. Coloquei ela no Jardim refaça todas as tardes com mangueira. A mesma fica no sol e chuva o tempo todo. Esse ano ela floriu muito nem sabia qual era a cor. Estou feliz com ela. Troquei de vaso e levantei o caudex cortei todas as raízes pequenas. Amei muito. É uma planta fácil de cuidar. Hj estou com 43 sementes germinando acho que o aproveitamento será de 90 %. Obrigada pelas dicas. Abraços.

  • Ola…
    dias atras comprei em um supermercado um vasinho de roda do deserto…descobri que é mais facil criar filhos do que plantas, mas elas sao lindas !
    gostaria de saber se na composição da terra, eu posso usar areia fina de construção, sobrou um saco de areia limpinha de uma pequena reforma que fiz em casa…
    PS: como nao sabia que tinha de tomar muito sol, tinha 3 pequenos botoes de flor que amrelaram, a planta vai florir de novo ou essa ja esta condenada? as folhas ainda estao bem verdes…
    Obrigado!
    parabens pelo blog

    • Olá, Wilson.
      Pode misturar a areia sim. O ideal é que o solo seja arenoso mesmo, do jeitinho que elas gostam.
      Geralmente esse processo é feito com areia grossa, mas na falta dela, a fina servirá.
      A planta não está condenada não. Esses botões secaram, mas com a luminosidade que elas precisam e as regas realizadas, logo irão aparecer novos botões nela. Principalmente pelo fato de as folhas ainda estarem bem verdes!
      Obrigado.

  • Olá, tudo bem?
    Queria saber se é necessário podar a rosa do deserto após a floração. A poda é mesmo necessária para manutenção da saúde da Adenium?
    Obrigada

  • Boa noite, tenho uma rosa do deserto, porém não posso deixá-la do lado de fora devido aos cachorros. Estando dentro de casa, próxima à uma janela onde ela tome sol será o suficiente pra que ela fique bem?

  • Oi meu nome e jamaica eu ganhei duas rosas do deserto ja mudas velhas mas qe ja vieram c cicatrizes de qe ja tiveram doente na batata dela so qe eu cuido certo ate pk tenho outras todas floram as sadias mais essas duas qe ja ganhei assim nao flora eu coloco substrato cuido ate mais doqe as outras mas nada de flor nem sei qe cor e de flor oqe devo fazer pk tem mais de anos essas duas ta assim eu to qase desistindo delas duas

  • Bom dia Plantei…

    Por gentileza, posso usar o Forth Jardim na rosa do deserto para floração?

    (adquiri uma rosa do deserto com vocês e presentei a minha mãe. Junto adquiri a terra para rosa e todos os cuidados foram feitos. Há pouco nasceu uma linda rosa, mas com três dias ela caiu… outros botões estão florescendo…daí a minha dúvida…)

    Atenciosamente

    Grande abraço a equipe Plantei

  • Bom dia. Comprei uma muda da Rosa do deserto, replantei em um vaso grande com terra especial para a mesma. Deixei ela fora de casa com outras plantas. Moro no litoral. Mas todas as noites chove e então ela molha, durante o dia a temperatura chega até 30ºC, ela geralmente pega sol 50% do dia, devo retirá-la de onde está para que não seja atingida pelas chuvas da noite? Obrigada
    att Marineides.

  • Bom dia. Eu ganhei uma Rosa do Deserto com ela formada ela tem uns 40 cm de altura., quando ganhei ela veio linda e tinha flores e estava brotando mais flores. Mas os meus cachorros cavucaram a terra da bacia, jogaram toda terra para fora da bacia, mas não mecheram nela, e ela tinha pedra na superfície dela mas misturou a terra com a pedra e eu coloquei a terra com a pedra tudo dentro do vaso de novo, mas passou um dia e as folhas começou amarelar, tem uma semana que ganhei ela, o que devo fazer replantar de novo? Será que ela sentiu porque os cachorros tiraram a terra dela? Ou pode ser também porque mudamos ela de ambiente, o local que ela está agora não pega sol de manhã mas pega sol na parte da tarde por um bom período.

  • Boa Tarde!! tenho uma rosa do deserto que comprei ano passado em uma floricultura, mas até hoje nada de floração, minha dúvida é: ela já mais vezes colocou botão mas eles não ficam grandes e ficam como se fosse abrir uma flor e logo ficam murchos e caem. Não molho ela muito, ate pq aonde moro é mais frio, ai resolvi replantar ela num vaso maior para ver como vai ficar, mas não podei ela nem nada, as folhas estão até bonitas. Gostaria de alguma dica, ou algo para melhorar minha planta.
    Att.

  • Comprei a minha rosa do deserto tem 4 meses e ela nao saiu nem uma folhinha nova.caiu uma ou outra nada de se preocupar….bom assim eu acho ne….é assim mesmo.?…tbm nao troquei ela de pote….ela esta no mesmo pote que estava na floticultura.

    • Bom dia, Shirley.
      O amarelamento das folhas é algo comum quando falamos de Rosas do Deserto.
      Esse processo indica troca de ciclo. Significa que as plantas entrarão em dormência, e por isso, se despedem de suas folhas para que poupem energia.
      No início do novo ciclo essas folhas começam a nascer novamente de forma saudável.

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo