Lendo agora
7 opções de flores para plantar na primavera

7 opções de flores para plantar na primavera

flores para primavera

Chegou a época mais colorida do ano e, com ela, a resposta para uma dúvida muito comum que sempre aparece aqui no blog: como escolher flores para plantar na primavera? Quais preferem sol e temperaturas mais altas? Neste artigo você vai encontrar a resposta!

O que plantar na primavera?

Em cada região do Brasil há climas e níveis de umidades diferentes, que podem influenciar no desenvolvimento das plantas, sejam hortaliças, frutíferas ou flores. Portanto, procure pelas preferências de clima e solo de cada variedade, a fim de proporcionar as condições adequadas para que a planta cresça e floresça de forma saudável.

A primavera é considerada uma ótima época para plantar espécies que apreciam temperaturas um pouco mais elevadas, mas que ainda não são tão intensas como no verão. Geralmente, é nesse período que elas florescem, incluindo plantas ornamentais e árvores nativas. A primavera também é a hora da colheita de muitas opções de frutíferas.

Flores para plantar na primavera

Se você pretende renovar o jardim com flores que se adaptam bem à época do ano, há dois aspectos importantes: a temperatura da sua região e o lugar onde você quer que as flores fiquem. Sempre observe a incidência de luz (direta ou indireta) no jardim ou no espaço que você pretende colocar os vasos e procure opções que apreciem as condições do local.

Se a opção for semear flores, plante-as primeiro em sementeiras e, depois que as mudas estiverem maiores e mais firmes, faça o transplante para o local definitivo. Caso adquira mudas em viveiros ou lojas virtuais, lembre-se que elas estavam em ambientes controlados, com exposição à luz e regas padronizadas. Portanto, vá ambientando a muda aos poucos antes de inseri-la no local definitivo.

Para te inspirar a cultivar mais, listamos 7 opções de flores para plantar na primavera que vão deixar seu jardim ainda mais bonito!

1 – Margarida-africana

margarida africana

Vamos começar nossas dicas sobre flores para cultivar na primavera falando da margarida africana. A espécie não é exigente quanto ao solo, mas se for rico em matéria orgânica se desenvolve melhor. Aprecia sol, regas abundantes e pode ser propagada por sementes ou mudas.

O uso delas em canteiros deixa qualquer jardim mais vivo e colorido. Caso escolha essa espécie para plantar, você poderá optar por diferentes tipos de cores: branco, laranja, amarelo, roxo, entre outras.

2 – Cosmos

cosmos ou cosmea

Você já ouviu falar da cosmos (ou cosmea), né? Quando pensamos em flores para a primavera, ela sempre está presente nos jardins.

É uma planta de fácil cultivo, que transmite bastante delicadeza quando cultivada em grupo. Pode ser encontrada nas cores laranja, amarelo, branco e cor de rosa e aprecia temperaturas quentes.

A cosmos é muito tolerante quanto ao solo, se adaptando a diferentes contextos. As regas devem ser moderadas, embora elas sobrevivam bem à curtos períodos de seca.

3 – Lírios

lirios

Os lírios produzem flores grandes e vistosas, com cores extremamente vivas e variadas. Podemos encontrá-los em tons de vermelho, branco, laranja, rosa ou mesclando mais de uma cor.

Para cultivá-los, o solo precisa ser extremamente fértil. As regas devem ser moderadas, sem encharcar o substrato. E, embora apreciam boa luminosidade, é preciso ter cuidado com exposição ao sol direto, evitando os períodos mais quentes.

Se o plantio for realizado por bulbos (clique aqui e aprenda sobre esse tipo de cultivo) a recomendação é que seja feito no inverno, para garantir a florada na primavera. Caso seja feito na primavera, a florada será no início do verão.

4 – Petúnias

petunias

As petúnias começam a aparecer na estação anterior, mas continuam em destaque na primavera. Elas apreciam climas quentes e florescem bem nessas condições. Podemos encontrá-las em diferentes cores e tons, seja com uma única cor ou bicolores.

A preferência é por luz solar direta, com solo fértil e rico em matéria orgânica. Quanto às regas, devem ser feitas periodicamente para manter o substrato levemente úmido, mas nunca encharcado. As petúnias se adaptam muito bem ao cultivo em vasos e, quando cultivadas como pendentes, formam um belo efeito visual.

5 – Orquídeas

orquideas - dendobrium e cattleya

As orquídeas são apaixonantes e há opções para todos os gostos. Os períodos de florescimento também podem variar: dependem do gênero e do manejo, como frequência de regas e adubação.

A Dendobrium, que sempre é vista nos troncos das árvores, é um dos tipos de orquídeas que escolhe a primavera para desabrochar. Fique atenta(o): o sinal que floração virá está na queda das folhas. Quanto mais delas caírem, mais flores virão.

Veja também
planta janaúba

A estação também é indicada para fazer o replantio das Cattleyas, fazendo o corte nos casos em que o quarto bulbo já está nascendo.

Confira mais dicas:

6 – Gazânia

gazania

A gazânia é uma planta muito conhecida pelas cores vibrantes de suas folhas. Elas deixam qualquer jardim ainda mais colorido! Por crescer bem em temperaturas de clima mais quente, o plantio é indicado na primavera e no verão. Essas estações também são as épocas mais comuns de floração, embora possa florescer durante o ano todo em regiões de clima tropical.

A propagação da gazânia pode ser feita por sementes ou estaquia. Quando a planta é pequena, o solo deve ser mantido úmido, mas, depois que estiver adulta, as regas podem diminuir. E uma curiosidade: os capítulos florais dessa flor se fecham durante a noite e em dias nublados.

7 – Tagete-anã

tagete ana ou cravo de defunto

Conhecido popularmente como cravo-de-defunto, a tagete-anã é uma planta muito fácil de cultivar em canteiros ou vasos. Como não tolera temperaturas extremas, sejam altas ou baixas, o mais indicado é começar o cultivo na primavera.

Trata-se de uma planta anual, que pode florir em qualquer época do ano desde que receba os cuidados apropriados. A preferência é por solo rico em matéria orgânica, exposição ao sol por algumas horas e regas moderadas, sem encharcar a terra. O plantio pode ser feito por sementes e a germinação demora de uma a duas semanas.

O cultivo da tagete-anã tem um duplo benefício: além da beleza, essa planta pode ser utilizada nos canteiros das hortas, entre as linhas de plantio, sendo uma boa companheira para diversas hortaliças. Outra vantagem é que as flores são comestíveis e podem ser acrescentadas em saladas ou biscoitos.

Quem semeia, colhe!

Gostou das nossas dicas de flores para plantar na primavera? Aqui no nosso blog você encontra várias dicas de cultivos para todas as estações. Deixe sua casa ainda mais colorida e aconchegante!

Se você ama cultivar, visite o site da Plantei, maior garden center online do Brasil, e veja as opções de sementes de flores. São centenas de opções para escolher e deixar seu jardim ainda mais colorido!

comprar sementes online

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo