Lendo agora
7 flores para plantar na primavera

7 flores para plantar na primavera

lirio pink - flores primavera

Chegou a época mais colorida do ano e, com ela, a resposta para uma dúvida muito comum que sempre aparece aqui no blog: como escolher flores para plantar na primavera? Quais plantas preferem sol e temperaturas mais altas?

Neste artigo você vai encontrar várias dicas de flores para plantar na primavera. Boa leitura e mãos à terra!

O que plantar na primavera?

Em cada região do Brasil há climas e níveis de umidades diferentes, que podem influenciar no desenvolvimento das plantas, sejam hortaliças, frutíferas ou flores. Portanto, procure pelas preferências de clima e solo de cada variedade, a fim de proporcionar as condições adequadas para que a planta cresça e floresça de forma saudável.

o que plantar na primavera
Cosmos, amaryllis e petúnias são ótimas opções para plantar na primavera. Imagens: Plantei Garden Center.

A primavera é considerada uma ótima época para plantar espécies que apreciam temperaturas um pouco mais elevadas, mas que ainda não são tão intensas como no verão.

Geralmente, é nesse período que elas florescem, incluindo plantas ornamentais e árvores nativas. A primavera também é a hora da colheita de muitas opções de frutíferas.

Flores para plantar na primavera

Se você pretende renovar o jardim com flores que se adaptam bem à época do ano, há dois aspectos importantes: a temperatura da sua região e o lugar onde você quer que as flores fiquem.

Sempre observe a incidência de luz (direta ou indireta) no jardim ou no espaço que você pretende colocar os vasos e procure opções que apreciem as condições do local.

jardim vertical
Flores cultivadas em vasos autoirrigáveis e suportes disponíveis na loja virtual Plantei Garden Center.

Se a opção for semear flores, plante-as primeiro em sementeiras e, depois que as mudas estiverem maiores e mais firmes, faça o transplante para o local definitivo.

Caso adquira mudas em viveiros ou lojas virtuais, lembre-se que elas estavam em ambientes controlados, com exposição à luz e regas padronizadas. Portanto, vá ambientando a muda aos poucos antes de inseri-la no local definitivo.

Para te inspirar a cultivar mais, listamos 7 opções de flores para plantar na primavera que vão deixar seu jardim ainda mais bonito!

1 – Margarida-africana

Vamos começar nossas dicas sobre flores para cultivar na primavera falando da margarida africana.

A espécie não é exigente quanto ao solo, mas se for rico em matéria orgânica se desenvolve melhor. Aprecia sol, regas abundantes e pode ser propagada por sementes ou mudas.

margarida africana

O uso delas em canteiros deixa qualquer jardim mais vivo e colorido. Caso escolha essa espécie para plantar, você poderá optar por diferentes tipos de cores: branco, laranja, amarelo, roxo, entre outras.

2 – Cosmos

cosmos ou cosmea

Você já ouviu falar da cosmos (ou cosmea), né? Quando pensamos em flores para a primavera, ela sempre está presente nos jardins.

É uma planta de fácil cultivo, que transmite bastante delicadeza quando cultivada em grupo. Pode ser encontrada nas cores laranja, amarelo, branco e cor de rosa e aprecia temperaturas quentes.

A cosmos é muito tolerante quanto ao solo, se adaptando a diferentes contextos. As regas devem ser moderadas, embora elas sobrevivam bem à curtos períodos de seca.

kit de flores cosmos

loja plantei

3 – Lírios

Os lírios produzem flores grandes e vistosas, com cores extremamente vivas e variadas. Podemos encontrá-los em tons de vermelho, branco, laranja, rosa ou mesclando mais de uma cor.

Para cultivá-los, o solo precisa ser extremamente fértil. As regas devem ser moderadas, sem encharcar o substrato. E, embora apreciam boa luminosidade, é preciso ter cuidado com exposição ao sol direto, evitando os períodos mais quentes.

lirios

Se o plantio for realizado por bulbos (clique aqui e aprenda sobre esse tipo de cultivo) a recomendação é que seja feito no inverno, para garantir a florada na primavera. Caso seja feito na primavera, a florada será no início do verão.

comprar bulbos

4 – Petúnias

As petúnias começam a aparecer na estação anterior, mas continuam em destaque na primavera. Elas apreciam climas quentes e florescem bem nessas condições. Podemos encontrá-las em diferentes cores e tons, seja com uma única cor ou bicolores.

A preferência é por luz solar direta, com solo fértil e rico em matéria orgânica.

petunias

Quanto às regas, devem ser feitas periodicamente para manter o substrato levemente úmido, mas nunca encharcado.

As petúnias se adaptam muito bem ao cultivo em vasos e, quando cultivadas como pendentes, formam um belo efeito visual.

5 – Orquídeas

As orquídeas são apaixonantes e há opções para todos os gostos. Os períodos de florescimento também podem variar: dependem do gênero e do manejo, como frequência de regas e adubação.

Veja também
Fruta do Milagre

orquideas - dendobrium e cattleya

A Dendobrium, que sempre é vista nos troncos das árvores, é um dos tipos de orquídeas que escolhe a primavera para desabrochar. Fique atenta(o): o sinal que floração virá está na queda das folhas. Quanto mais delas caírem, mais flores virão.

A estação também é indicada para fazer o replantio das Cattleyas, fazendo o corte nos casos em que o quarto bulbo já está nascendo.

cachepôs para orquídeas

Confira mais dicas:

6 – Gazânia

A gazânia é uma planta muito conhecida pelas cores vibrantes de suas folhas. Elas deixam qualquer jardim ainda mais colorido!

Por crescer bem em temperaturas de clima mais quente, o plantio é indicado na primavera e no verão. Essas estações também são as épocas mais comuns de floração, embora possa florescer durante o ano todo em regiões de clima tropical.

gazania

A propagação da gazânia pode ser feita por sementes ou estaquia. Quando a planta é pequena, o solo deve ser mantido úmido, mas, depois que estiver adulta, as regas podem diminuir.

E uma curiosidade: os capítulos florais dessa flor se fecham durante a noite e em dias nublados!

7 – Tagete-anã

Conhecido popularmente como cravo-de-defunto, a tagete-anã é uma planta muito fácil de cultivar em canteiros ou vasos. Como não tolera temperaturas extremas, sejam altas ou baixas, o mais indicado é começar o cultivo na primavera.

Trata-se de uma planta anual, que pode florir em qualquer época do ano desde que receba os cuidados apropriados.

tagete ana ou cravo de defunto

A preferência é por solo rico em matéria orgânica, exposição ao sol por algumas horas e regas moderadas, sem encharcar a terra. O plantio pode ser feito por sementes e a germinação demora de uma a duas semanas.

O cultivo da tagete-anã tem um duplo benefício: além da beleza, essa planta pode ser utilizada nos canteiros das hortas, entre as linhas de plantio, sendo uma boa companheira para diversas hortaliças.

Outra vantagem é que as flores são comestíveis e podem ser acrescentadas em saladas ou biscoitos.

Flores o ano todo

Gostou das nossas dicas de flores para plantar na primavera? Aqui no nosso blog você encontra várias dicas sobre o  cultivo de flores para deixar seu jardim mais colorido. Confira!

jardim de parede com flores

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo