Lendo agora
Plantio de frutíferas: guia para iniciantes

Plantio de frutíferas: guia para iniciantes

plantio de frutíferas

Seja no pomar, no quintal ou até mesmo em vasos, o plantio de frutíferas é uma ótima prática para cultivadores que gostam de produzir alimentos!

Afinal, ter acesso as frutas da época na sua casa ou sítio garante ótimas experiências, como mais sabor à mesa e economia no mercado.

Neste artigo, vamos apresentar dicas para quem está começando com as frutíferas e quer ter uma boa colheita. Boa leitura!

Como plantar frutíferas: primeiros passos

Para iniciar o plantio de mudas frutíferas não é preciso ter um espaço tão amplo quanto se imagina, mas, dependendo da espécie, ela apresenta um crescimento melhor quando cultivada diretamente no solo do que em vasos.

É importante saber que os cuidados oferecidos vão impactar diretamente no desenvolvimento das mudas, no tempo para a primeira colheita e também na qualidade e até no sabor dos frutos.

Vamos aos detalhes que não podem passar despercebidos!

1 – A escolha da muda

Se você vai iniciar o plantio de frutíferas adquirindo mudas prontas, é muito importante verificar se elas estão saudáveis. De modo geral, elas devem estar firmes, com algumas folhas e ter, ao menos, 30 centímetros, mas pode variar de acordo com a espécie.

Observe, também, se a muda está livre de pragas e de fungos. Quando a compra é feita online, leia atentamente as informações da descrição e fique atento(a) ao comprimento da muda e a forma como foi produzida, que pode ser por semente, alporquia, enxertia ou estaquia.

mudas frutiferas

2 – Tipos de solos

Se você pensa em ter um pomar no sítio, por exemplo, busque entender melhor sobre o tipo de solo da sua região, assim você escolhe opções de frutíferas que têm a mesma preferência das condições oferecidas no seu espaço de plantio.

Há frutíferas que se desenvolvem bem em solos ricos e férteis, outras espécies se adaptam melhor a solos mais arenosos.

como plantar mirtilo
O solo ideal para o cultivo de mirtilo, por exemplo, é ácido (pH 4,5 ou 5,5) e deve ser rico em matéria orgânica.

Também é muito importante escolher um local com boas condições de drenagem para que as raízes não apodreçam, afetando o crescimento da frutífera.

Como alguns tipos de frutíferas podem ser cultivadas em vasos, é importante fornecer o solo adequado para a espécie escolhida. Um exemplo: se a muda exige solo fértil e rico em matéria orgânica, a terra para plantio pode ser preparada com húmus de minhoca.

3 – Clima

Outro item importante para o desenvolvimento pleno das frutíferas é escolher opções adequadas ao clima da sua região, que pode ser mais seco, ameno, úmido, entre outros.

Esse é o motivo pelo qual, quando pensamos no consumo diário, em cada região do Brasil temos frutas diferentes. Como todas as árvores, elas também têm suas preferências de temperatura e nível de umidade, que pode ser mais alta ou baixa.

4 – Período de plantio

Além das preferência de solo e clima, as mudas frutíferas também têm épocas de plantio diferentes, que variam de mês a mês e pode ser diferente a depender da região do país, já que as condições climáticas são diferentes.

Inúmeras frutíferas não toleram bem os períodos de frio intenso ou geadas, portanto, quase sempre essa não é uma boa época para o plantio. Porém, as frutíferas de caroço, como macieira e o pessegueiro, apreciam temperaturas mais baixas, como outono ou início do inverno.

frutíferas de caroço

👉 Atenção: mudas frutíferas adquiridas com fornecedores especializados estão sujeitas à diversos tipos de cuidados fitossanitários, como regas padronizadas, iluminação moderada, adubações constantes e monitoramento diário. Por esse motivo, ao adquirir uma muda, pergunte ou pesquise pelas orientações de cuidados iniciais.

Uma dica interessante é fazer a adaptação da muda frutífera ao sol aos poucos, assim ela não sofre com queimaduras nas folhas.

5 – A escolha do local

Para pomares no sítio ou em quintal, é importante verificar a incidência de ventos e as condições de luminosidade. A maioria das frutíferas necessita de sol pleno por, pelo menos, meio período diariamente. A pitaya, por exemplo, precisa de iluminação direta por 10 horas para ter um desenvolvimento saudável.

como plantar pitaya
A pitaya necessita de iluminação direta e pouca água para ter um crescimento saudável.

Em pomares, outros pontos importantes são a disponibilidade de água e a facilidade de acesso ao plantio.

Quando o cultivo é feito em vasos, a necessidade de sol é ainda maior. Portanto, eles devem ser posicionados nos locais que favoreçam a luminosidade para a planta. No caso das mudas, também é importante protegê-las de geadas e ventos muito fortes.

Cuidados e manutenção

Agora que você já aprendeu o básico, vamos as dicas de cuidados contínuos que você deve ter com suas árvores frutíferas.

Regas

Devem ser realizadas constantemente, de acordo com a preferência das espécies que foram plantadas. A maioria das frutíferas gosta de solo úmido, mas nunca encharcado.

Pomares e plantios realizados em quintais recebem água da chuva, mas devem receber irrigação regular em períodos de seca. Plantio de frutíferas em vasos exigem outros cuidados, como cuidados com a drenagem, que podem ser resolvidos no momento de preparar o vaso.

Podas

Esse é um dos processos mais importantes de manutenção das frutíferas.

As podas são necessárias para floração e, consequentemente, produção de bons frutos; favorecem em uma produção melhor e mais abundante, conduzem a planta da forma desejada, suprimem galhos doentes ou mortos e auxiliam na regulação de alternâncias das safras, que impacta em colheitas médias com regularidade.

plantio de frutíferas

As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, que caracteriza o período de dormência, tornando o processo mais fácil. Se o objetivo for retardar o crescimento de uma árvore, a poda deve ser feita no início do verão.

Há 4 quatro principais tipos de poda – formação, limpeza, verde e de frutificação – e, neste post, explicamos em detalhes sobre cada uma delas.

Adubação de frutíferas

A adubação para árvores frutíferas é recomendada de seis em seis meses.

Pode ser realizada a partir de adubos orgânicos, que são os obtidos por meio de matéria vegetal ou animal e aumentam a produtividade e contribuem com a biodiversidade do solo. Exemplos: estercos, farinhas de ossos, húmus de minhoca, farelos, cascas e restos de vegetais.

Outra opção são os adubos químicos, derivados de minerais ou do petróleo. Eles são de rápida absorção e resultam em um desenvolvimento acelerado dos cultivos. Clique aqui e saiba mais sobre como adubar suas plantas.

fertilizantes para frutíferas

Pomar em vaso: como fazer?

Árvores frutíferas cultivadas diretamente no solo, principalmente as mais rústicas, não necessitam de tantos cuidados quanto as que são plantadas em vaso.

É preciso ter mais atenção, mas não é impossível ter o seu pequeno pomar. Veja, abaixo, as nossas dicas!

Escolha do vaso e local

Um dos cuidados mais importantes ao plantar frutíferas em vasos é a profundidade.

O vaso precisa ter, no mínimo, 20 litros de terra, para que as raízes possam se expandir. Algumas espécies precisam de ainda mais espaço para se desenvolver corretamente.

frutíferas em vaso
Jabuticaba, acerola e manga cultivadas em vasos. Imagens: mudas e vasos da Plantei Garden Center.

O local em que o vaso será posicionado também deve ser escolhido com cuidado. As frutíferas nessas condições precisam de, no mínimo, 4 horas de sol pleno, diariamente.

Enquanto a muda ainda for pequena, fique atento(a) aos ventos muito fortes e exposição à geadas, que podem prejudicar o desenvolvimento.

Preparo do solo e drenagem

O solo para o plantio de frutíferas em vaso deverá ser constituído com uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). O húmus de minhoca também pode ser acrescentado à mistura.

Veja também
Parede verde com plantas vivas: folhagens, begônias roxas, etc.

jabuticabeira hibrida produzindo em vaso
Jabuticabeira híbrida produzindo em vaso. Imagens: enviadas por clientes da Plantei Garden Center.

Mas, antes de adicionar a terra, cuide da drenagem do vaso, para evitar acúmulo de água e apodrecimento das raízes. A camada de drenagem facilita o escoamento da água e pode ser feita com cascalhos, argila expandida e outros materiais que não liberam substâncias tóxicas.

Veja o passo a passo clicando aqui.

Escolhendo a frutífera

Há muitas opções de frutíferas que podem ser cultivadas em vaso. Confira, abaixo, algumas opções, características e períodos de produção.

– Lichia

plantar lichia em vaso

O primeiro passo para plantar lichia é ter um vaso compatível com o porte dessa espécie. Indicamos os de 40 litros ou mais, para que ela se desenvolva bem. Lembre-se de posicionar o vaso em um local que receba muita luz solar. A lichia precisa de 4 horas diárias de luz solar direta.

O plantio deve ser feito quando o clima estiver úmido. O ideal é que a planta passe por um clima seco e frio antes de entrar no período de florescimento.

A frequência de regas também merece atenção: é importante não esquecê-las! A terra não pode ficar seca. Outro ponto de atenção são as adubações, que influenciam no sabor dos frutos e devem ser feitas a cada 3 meses.

Clique aqui e veja outras dicas para cultivar lichia em vaso.

– Abacate

O abacateiro é considerado uma frutífera mais rústica, se desenvolve bem no quintal e até mesmo em vasos, desde que bem cuidado. O preparo do solo é o mesmo para outras frutíferas: rico em matéria orgânica e adubado com frequência!

como plantar abacate

No outono, lembre-se de fazer a poda no abacateiro, para facilitar a entrada de luz solar nos galhos. No caso de mudas de abacateiros enxertadas e bem cuidadas, a produção de frutos começa de um a dois anos após o plantio.

Veja mais dicas sobre cultivo de abacate e transplante de mudas clicando aqui.

Como comprar mudas frutíferas online?

  • Verifique o tamanho
  • Veja qual o tipo de produção da muda: alporque, enxerteia, estaca ou semente.
  • Compre mudas prontas para o plantio
  • Pesquise por lojas confiáveis, com selos de qualidade e atendimento rápido

A Plantei, maior garden center online do Brasil, comercializa mudas frutíferas de diferentes tipos. Confira algumas opções:

Jambo vermelho

É Ideal para locais mais quentes, pois a árvore não suporta muito o frio. Oferece uma ótima sombra e uma bela floração. A muda segue para sua casa pronta para o plantio, com, no mínimo 45 centímetros do torrão até a ponta. Ela produz em, aproximadamente, 3 anos.

Bacupari

É uma árvore de pequeno porte, que chega a atingir entre 4 e 6 metros de altura. O fruto contém uma polpa comestível e com sabor adocicado. A muda é feita por semente e a produção começa a partir de 2 anos.

mudas frutiferas

Cereja de Madagascar

Produz frutos pequenos e arredondados de polpa macia e suculenta. A espécie pode atingir de 2,5 a 3 metros quando adulta. A muda é enviada com, no mínimo, 50 centímetros (do torrão à ponta) e produz em, aproximadamente, dois anos.

Caqui rama forte

Gera frutos doces e suculentos. Essa árvore frutífera pode chegar a 12 metros de altura. A muda é feita de enxerto e, geralmente, produz em 1 ano.

Mudas frutíferas produzindo

As jabuticabeiras híbridas comercializadas na loja virtual da Plantei são ótimas opções de frutíferas que já estão produzindo. Elas são menores, atingindo até 3 metros e produzem frutos de forma precoce, várias vezes ao ano.

Elas são curadas em potes, ou seja, já são desenvolvidas para o cultivo em vasos. Esse método facilita o transplante para o vaso definitivo e diminui o estresse durante o transporte.

jabuticabeira hibrida

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo