Como cultivar lichia em vaso

      A lichia vem fazendo cada vez mais sucesso e caindo nas graças do povo brasileiro. Graças a casca avermelhada ela virou elemento indispensável nas mesas de Natal.

     E o melhor de tudo é que além da beleza, elas oferecem um sabor muito agradável.

     A origem da lichia é de países como Tailândia e China, mas a planta não encontrou problemas em se adaptar ao nosso clima.

     E por aqui ela já ganhou adaptações em vasos. Uma ótima alternativa para quem não possui muito espaço mas não quer deixar de ter a espécie em casa.

     O cultivo em casa permite que o cultivador possa consumi-la durante o ano inteiro. Mas não é tudo tão simples como parece. Após o plantio a árvore demorará algum tempo para se desenvolver. É preciso cuidados durante o crescimento da planta para que ela possa ter um bom desenvolvimento.

     Se você deseja plantar a lichia em vasos saiba que algumas dicas são importantes e devem ser levadas a sério.

     São elas:

O espaço

     Espaço é literalmente essencial. A espécie pode ser plantada em vaso? Sim. Mas para que ela cresça bem e se desenvolva precisa de um bom espaço.

     Uma planta frutífera precisa de um vaso compatível com seu porte. Por isso é importe escolher vasos de no mínimo 40 litros.

A luminosidade

     A luminosidade é um item indispensável. Não esqueça de forma alguma de posicionar o vaso em um local que receba bastante sol.

     A planta precisa de pelo menos 4 horas diárias de luz solar direta para um desenvolvimento saudável.

A drenagem

     A drenagem é um passo tão importante quanto as regas. Criar uma camada de drenagem no fundo do vaso com argila expandida ou pedriscos é uma medida utilizada para o cultivo da maioria das plantas.

     Essa camada facilita o escoamento de água, evitando que a terra fique encharcada e que o substrato seja levado embora junto com a água.

O solo

     A espécie precisa ser plantada em um solo rico em matéria orgânica. Isso é importante para um bom crescimento.

     Sobre as regas, é importante não esquece-las, principalmente durante a chegada dos frutos. A terra não pode ficar seca de forma alguma. Isso é prejudicial para o desenvolvimento.

A adubação

     A adubação é um passo importante e que deve ser feito a cada 3 meses. Ela fará muito diferença no sabor das frutas.

As pragas

     Fique sempre atento observando a planta para não facilitar a infestação de pragas e doenças.

     O primeiro passo para o cultivo é adquirir mudas saudáveis. Isso garantirá uma boa planta.

     É importante prestar atenção no clima na hora de plantar a lichia. A planta costuma ser exigente e apesar de se desenvolver em zonas tropicais, nesse ambiente sua produção não chega ao máximo. O ideal é que a planta passe por um clima seco e frio antes de entrar no período de florescimento.

     Além de rico em matéria orgânica, o solo precisa ser bem drenado e profundo.

     Plante as mudas quando o clima estiver úmido. Geralmente entre janeiro e março.

     Em nossa loja você encontra os mais diversos itens para auxiliar no cultivo. Inclusive mudas de lichia. Confira clicando aqui.

     Aprendeu? Então mãos à terra e bom plantio! 💚

Comments

comments

19 respostas para "Como cultivar lichia em vaso"

  • Obrigado, matéria foi muito útil, principalmente porque eu tenho uma dessas plantas em um vaso, aduirida, na Plantei.

  • Era um sonho meu, cultivar em casa, mas sem saber como fazer. Vcs poderiam fazer uma materia sobre germinar sementes de lichia.

    • ola , eu simplismente chupei as lichias e guardei num pote com tampa , sem nenhuma esperança de germinar , mas um dia observei as raizes saindo , demorou uns 10 dias , dai plantei no vaso , ja estao bem grandinhas . boa sorte .

  • Cultivo de Lichia, amo esta fruta.

    Apartamentos nem pensar né? Gosto de plantar no apartamento, osol que bate aqui a tarde toda é quente. Agora pergunto e no periodo de chuva, como fica.

  • A minha plantei no chão. Cuidei bem, mas está com todas as folhas secas o que faç. Antonio Bezerra Saquarema

  • Boa tarde! A lichia tem raízes invasora? Tenho um quintal grande mais tenho medo que invada o alicerce da casa. Alguém sabe me informar se isso é possível? Obrigada.

  • Boa noite,comprei lichias no mercado em dezembro do ano passado,depois de prova-las peguei as sementes coloquei num copo com água e deixei um dia,no dia seguinte plantei +- 13 sementes e hj em janeiro um mês depois 4 das sementes ja estão com 10 cm e 7 estão brotando,2 não fingaram, incrivel mais pra frente irei colocar as em vasos maiores.

  • Eu plantei as sementes no vasinho, faz tempo e até agora só deu folhas. Foi boa essa dica pois vou planta- la em vaso maior.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *