Lendo agora
Como cultivar lichia em vaso

Como cultivar lichia em vaso

cultivar lichia

A lichia vem fazendo cada vez mais sucesso e caiu nas graças – e no gosto – do povo brasileiro. Além de um sabor agradável, esse fruto de casca avermelhada também é reconhecido pela beleza, tanto que até se tornou um elemento indispensável na composição de mesas natalinas.

A origem da lichia é de países como Tailândia e China, mas não houve problemas para adaptação aos climas do Brasil. E, por aqui, ela já ganhou adaptações em vasos, o que é um ótima alternativa para quem não possui muito espaço, mas não quer deixar de ter a espécie em casa.

cultivar lichia em vaso
Para cultivar lichia em vaso é fundamental utilizar vasos de, no mínimo, 40 litros e preparar um solo drenado, profundo e rico em matéria orgânica. Imagem: Pexels.

Como cultivar lichia em vaso?

O cultivo da lichia em casa permite que o cultivador possa consumi-la durante o ano inteiro. Mas não é tudo tão simples como parece. Após o plantio a árvore demorará algum tempo para se desenvolver e é preciso ter cuidado e atenção durante o crescimento para que ela possa ter um bom desenvolvimento.

É importante prestar atenção no clima na hora de plantar a lichia. A planta costuma ser exigente e apesar de se desenvolver em zonas tropicais, nesse ambiente sua produção não alcança o máximo de robustez.

O ideal é que a planta passe por um clima seco e frio antes de entrar no período de florescimento.

Dicas práticas para plantar lichia:

  • Espaço: para que ela cresça bem e se desenvolva, proporcione um bom espaço. Uma planta frutífera precisa de um vaso compatível com seu porte, por isso, é importante escolher vasos de, no mínimo, 40 litros.
  • Clima: plante as mudas de lichia quando o clima estiver úmido, geralmente entre janeiro e março.
  • Solo: a lichia é uma espécie precisa ser plantada em um solo rico em matéria orgânica, drenado e profundo. Esses três fatores são muito importantes para um crescimento satisfatório.
    como cultivar lichia
    A lichia é natural de regiões de clima quente do continente asiático.
  • Drenagem: crie uma camada de drenagem no fundo do vaso com argila expandida ou pedriscos. Essa camada facilita o escoamento de água, evitando que a terra fique encharcada e que o substrato seja levado embora junto com a água.
  • 👉A drenagem é uma prática utilizada para o cultivo da maioria das plantas. Clique aqui e confira aqui mais dicas sobre o assunto.
  • Regas: é importante não esquecê-las, principalmente durante a chegada dos frutos. A terra não pode ficar seca de forma alguma.
  • Adubação: deve ser feito a cada 3 meses. A adubação influencia no sabor dos frutos.
como cultivar lichia em vaso
O fruto de casca avermelhada também impressiona pela beleza.
  • Luminosidade: o vaso de lichia deve ser posicionamento em um local que receba bastante sol, já que a planta precisa de pelo menos 4 horas diárias de luz solar direta para um desenvolvimento saudável.
  • Pragas: faça a aquisição de mudas frutíferas saudáveis e observe constantemente se há características atípicas na planta, que indiquem infestação ou doenças.

Onde comprar muda de lichia?

Em nossa loja virtual você encontra os mais diversos itens para auxiliar no plantio e cultivo de frutíferas, inclusive mudas de lichia. A lichia bengal é vendida pronta para plantio. Feita por alporque, é entregue na sua casa com, no mínimo, 50 cm (do torrão à ponta da planta) e produz em, aproximadamente, 2 anos.

comprar muda de lichia

loja plantei

Veja também
adubos caseiros para plantas

Como consumir lichia?

A fruta, que tem sabor doce e suave, pode ser ingerida in natura ou ser utilizada para a produção de doces, como compotas, sorvetes, geleias e manjares; de bebidas, como sucos, vitaminas e drinks e também para compor pratos salgados.

Curiosidades

  • A lichia é natural de regiões de clima quente do continente asiático.
  • A produção de lichia no Brasil concentra-se principalmente na região Sudeste.
  • A lichia é produzida em uma árvore de médio porte, de grande longevidade, que pode atingir cerca de 15 a 20 metros de altura.

Aprendeu a plantar lichia no vaso? Então mãos à terra e bom plantio!

mudas frutíferas

Comments

comments

Comentários (30)
  • Obrigado, matéria foi muito útil, principalmente porque eu tenho uma dessas plantas em um vaso, aduirida, na Plantei.

  • Era um sonho meu, cultivar em casa, mas sem saber como fazer. Vcs poderiam fazer uma materia sobre germinar sementes de lichia.

    • ola , eu simplismente chupei as lichias e guardei num pote com tampa , sem nenhuma esperança de germinar , mas um dia observei as raizes saindo , demorou uns 10 dias , dai plantei no vaso , ja estao bem grandinhas . boa sorte .

  • Cultivo de Lichia, amo esta fruta.

    Apartamentos nem pensar né? Gosto de plantar no apartamento, osol que bate aqui a tarde toda é quente. Agora pergunto e no periodo de chuva, como fica.

  • A minha plantei no chão. Cuidei bem, mas está com todas as folhas secas o que faç. Antonio Bezerra Saquarema

      • Precisa ver se o solo está com umidade suficiente e se está com todos os nutrientes e fertilizantes na dosagem certa para um crescimento forte e saudável.

      • Vc pode verificar primeiro se a terra está c a umidade correta. Depois vc verifica a possibilidade de fungos (use neem ou chorume para combater). Em seguida fertileze a terra e por último verifique o ph da água da rega. Pelo menos é o q eu faria!

  • Boa tarde! A lichia tem raízes invasora? Tenho um quintal grande mais tenho medo que invada o alicerce da casa. Alguém sabe me informar se isso é possível? Obrigada.

  • Boa noite,comprei lichias no mercado em dezembro do ano passado,depois de prova-las peguei as sementes coloquei num copo com água e deixei um dia,no dia seguinte plantei +- 13 sementes e hj em janeiro um mês depois 4 das sementes ja estão com 10 cm e 7 estão brotando,2 não fingaram, incrivel mais pra frente irei colocar as em vasos maiores.

  • Eu plantei as sementes no vasinho, faz tempo e até agora só deu folhas. Foi boa essa dica pois vou planta- la em vaso maior.

    • O clima e a umidade é boa, veja só. Colega agrônomo tá fazer uma avaliação do solo, assim você poderá atribuir os nutrientes que estejam em falta.

  • Boa tarde. Gostaria de saber quanto tempo leva p começar a dá frutos, de uma muda feita de alporquia??

  • Plantar lichia partir da semente demora muito para frutificar,eu comprei uma muda e plantei direto no quintal cinco anos depois deu ótimos frutos mas tem que ter muito cuidado com a doença da lichia se pegar use enxofre com óleo de mim para combater tal doença.boa sorte a todos.

  • Há duas semanas comprei um pé de lichia, mas desde que coloquei ela no vaso ela está ficando com as folhas amareladas e enroladas. Pode ser excesso de água?

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo