Como plantar amora em vaso

     É fato e não tem como questionar: as amoras fazem muito sucesso!

     Lindas e saborosas elas trazem consigo um doce sabor de infância. Afinal, quem nunca subiu num pé de amora quando criança e manchou não só as mãos, mas também as roupas em busca de conseguir as maiores amoras do pé?

     Além de tudo elas possuem diversas propriedades medicinais. O fruto da amoreira é considerado anti-inflamatório, cicatrizante e até mesmo antioxidante. Já as folhas, são muito utilizadas como remédio caseiro para cólicas menstruais e osteoporose.

     Há diversos tipos de amora, como a amora vermelha (Rubus rosifolius) que é a mais comum. A branca (Morus alba), que é cultivada para fornecer folhas a criação do bicho-da-seda). A amora preta (Morus nigra) que possui ótimo potencial de comercialização, também conhecida como amora gigante. E a amora americana, também chamada de Blackberry.

     Infelizmente nem todo mundo tem a sorte de encontrar um pé de amora pelas ruas da cidade. Então que tal ter essas tão amadas frutinhas em sua própria casa?

     Já adiantamos que se o pouco espaço disponível é a sua preocupação, saiba que não há necessidade de se preocupar. Versáteis e super resistentes, as amoreiras podem ser cultivadas em vasos. E é justamente isso que iremos ensinar.

     Para iniciar o cultivo da amora você precisará de um vaso profundo e com mais de 40 cm de diâmetro. Esse espaço é necessário para que a planta possa se desenvolver bem e suas raízes crescerem de forma saudável.

     Antes do plantio deverá preparar uma camada de drenagem (pode ser com argila expandida, pedrisco, isopor picado…). Esse passo é essencial e não deve ser ignorado.

     O solo ideal para receber a planta deve ser rico em matéria orgânica e com boa retenção de umidade, porém nunca encharcado.

     As amoreiras se desenvolvem bem em ambiente de clima ameno e úmido. A planta gosta de clima temperado subtropical e temperatura entre 24 °C e 28 °C. No entanto, tem um bom crescimento em todo o território nacional. Até porque ela aprecia alta exposição de luz solar direta.

     Como é uma planta rústica e resistente, a amoreira tem boa adaptação a diversos tipos de solo. Contudo, como citado acima ela prefere os com boa retenção de umidade e não aceita os que são sujeitos a encharcamento.

     A adubação da amoreira pode ser simples devido à rusticidade da planta. Não há necessidade de uma adubação elaborada. Você pode utilizar um produto de composição padrão. O FORTH Frutas por exemplo é um excelente produto, desenvolvido especialmente para frutíferas.

     Outras opções são adubos que contenham húmus e fosfato.

     É importante regar a frutífera frequentemente se as chuvas não estiverem sendo suficientes para manter a umidade natural do solo. Ele precisa estar sempre úmido. Lembrando sempre que úmido não é encharcado, ok?!

     O período indicado para a poda da amoreira é o inverno. Principalmente o início do mesmo. Nessa época o desenvolvimento da planta é mais lento e por isso as partes cortadas demorarão mais a crescer novamente.

     A produção da amoreira acontece rapidamente e os primeiros frutos começam a surgir um ano e meio após o plantio. De forma geral, o período de frutificação aqui no Brasil ocorre entre setembro e novembro. Porém, a região onde a planta está sendo cultivada influência muito. Há regiões que permitem uma frutificação por tempo maior.

     Em nossa loja você encontra para compra muda de amora gigante, muda de amora americana, a famosa blackberry e também outros diversos itens para cultivo. Como vasos, adubos, ferramentas… Clique aqui e confira!

     Surgiu a animação por aí para iniciar o cultivo desta deliciosa frutífera em vasos? Então mãos à terra!

     Bom plantio! 💚

24 respostas para "Como plantar amora em vaso"

  • Tenho um vaso de plástico com 600mm Diâmetro por 700mm de profundidade é suficiente para uma amoreira?
    O local que escolhi tem luz direta das 09h às 12h, isso é adequado?

    Grato Rubens

    • O tamanho do vaso está bom, geralmente precisa ter pelo menos 60cm de profundidade e 40cm de diâmetro.
      No entanto, seria ideal que ela recebesse algumas horas a mais de sol direto. 3 hrs é considerado pouco levando em consideração o quanto a planta gosta de sol para se desenvolver.
      Mas dá pra tentar sem problemas!

  • Qual a amora mais fácil de cultivar a preta ou a americana ?
    Quero adquiri a que for mais fácil que que poder ser cultivada em vaso, quero também o vaso apropriado.
    Pode ser autoinrrigável ??
    Aguardo sua resposta para fazer minha compra, obrigada!!!

    • A amora preta. A americana aprecia climas frios e por isso pouca coisa mais trabalhosa.
      No entanto, apesar disso o cultivo é similar!
      O vaso pode sim ser autoirrigável. A única exigência é que precisa ser profundo e amplo em diâmetro.

    • Você não responderam minha pergunta sobre qual a amora mais fácil de cultivar a preta ou a americana, quero comprar a muda que melhor se adaptar ao clima do Rio de Janeiro , tem vaso autoinrrigável que de para planta-la ?

      Aguardo uma resposta!!!

    • O tempo e a frequência da fertilização dependem da idade da planta.
      A maioria delas vive bem com pouca ou até mesmo nenhuma fertilização. Fertilizar pelo menos uma vez por ano geralmente é o suficiente no caso das amoreiras.
      Quanto as regas devem ser feitas cerca de duas vezes por semana. Lembrando sempre que o solo precisa se manter úmido, mas nunca encharcado.

  • Já tenho trés caixas de 60 lt onde crio minhocas ha algum tempo e tenho sempre húmus para minhas plantas ,tenho dois pés de amora comum um na calcada e outro no jardim com mais de 6 MT de altura ( só para os pássaros ) um pé de Jaboticabal e um de araça e aagora comprei ai um de amora gigante que vou colocar em um vaso bem grande que tenho aqui em casa e essa matéria veio a calhar .obrigado.

  • Como cuido dos ataques de cochonilhas e aquele tipo um pó branco ??? A minha amoreira está dando frutos mas cheia de bichinhos…

  • Olá, quais os cuidados para se criar uma amoreira em apto? Qual é a mais doce, e como em apto não cresce tanto? Pq vejo árvores imensas rsrsr. Por favor quero comprar um vaso irrigavel para planta-la, qual vocês recomendam? Tem como postar vídeos mostrando como plantar corretamente? A ideia é ficar direto no sol na área do será que cresce muito ou no sol direto não irá crescer?

  • Olá tenho algumas duvidas. Resido em Floripa, clima entre 12 a 32 graus.
    1 ) as frutíferas jovens e hortaliças podem ficar o dia todo no sol ? porque as do jardim ficam e não morrem. O cuidado
    com o sol é para não secar a terra do vaso e não aquece-lo ou é por causa da planta mesmo ?
    2) Todas as frutíferas gostam de sol e necessitam de potássio enquanto as hortaliças é adubo folear e necessitam mais de nitrogênio.
    3) O sistema de gotejamento de água no vaso é bom e suficiente para a planta crescer saudável ou devo regar pela manha e final da tarde, o que desenvolve melhor a planta. ?
    4) As mudas de Frutíferas e Hortaliças se ficarem em meia sombra não vão desenvolver bem correto ? quais horários devem pegar sol ?
    5) pode ficar mudando o vaso de lugar ? nao inibe o desenvolvimento da planta ?

    • Olá, Isaac!
      1- Poder até podem, mas não é muito recomendado, principalmente no caso das hortaliças. A grande maioria das frutíferas realmente apreciam várias horas de exposição solar. Já as hortaliças são mais delicadas, principalmente no início do crescimento. É recomendado que recebam cerca de 4 horas diárias de sol apenas. O cuidado com o sol é em relação a ambos fatores, mas principalmente a respeito da planta. Os raios solares podem queimar as folhas das mesmas, fazendo com que o crescimento seja pausado/interrompido.
      2- Verídico. Todas as frutíferas apreciam luz solar e necessitam de potássio para render bons frutos. As hortaliças necessitam de nitrogênio mas não necessariamente através de adubos foliares. Pode ser via solo também. Como por exemplo com a aplicação de ureia.
      3- O sistema de gotejamento costuma ser suficiente para o crescimento da planta. 01 gota padrão corresponde a 0,05ml. 01 ml corresponde a 20 gotas. 100ml corresponde a 1/2 (meio) copo de água (copo tipo americano). As plantas necessitam em média de 70 a 100ml de água por dia. Ou seja, o gotejamento é suficiente e em alguns casos até ultrapassa a quantia necessária que uma planta precisa.
      4- Correto. A luz solar é necessária e ambas precisam dessa luz para um bom desenvolvimento. No caso das frutíferas, os frutos podem se desenvolver menores e com menos sabor. Já no caso das hortaliças, as folham crescerão menores e se forem aromáticas, com um cheiro mais fraco. Os melhores horários são os de sol mais ameno. Das 7 às 10 da manhã, ou a partir das 16hrs. Os mesmos horários que são recomendados para irmos à praia.
      5- Não inibirá o desenvolvimento da planta se o novo ambiente continuar obedecendo os fatores que a planta precisa, como o recebimento da luz solar. Do contrário não interferirá no desenvolvimento.

  • Se eu plantar em um vaso menor, ela crescerá menos ? Moro em apartamento e tenho uma pequena área aberta mas não quero que fique uma árvore de 6 metros de altura. Será que é possível ??
    Obrigada

  • Boa tarde,

    Ganhei uma muda de amora e transplantei para um vaso grande, coloquei no sol, mas em 3 dias as folhas secaram e caíram, coloquei humus de minhoca, estou aguardando uma reação, será que ela volta a ter folhas?Moro em Florianópolis e venta muito por aqui, pode ter sido o vento? O galho não secou, porém não tem nenhuma folha, será que ela está morrendo?
    Obrigada

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *