Aprenda a podar frutíferas

152 Comentários

      Uma dúvida que muitas pessoas tem em comum: Como podar uma frutífera?

      Pensando nessa pergunta, resolvemos ajudar você a conseguir podar sua árvore.

      O processo da poda em árvores frutíferas é muito importante, pois além de um recurso estético, também estimula o crescimento e aumenta sua produção de frutas. Portanto, é especialmente importante podá-las corretamente para que cresçam fortes e produzam bastante.

      Temos como objetivo das podas:

1º- Modificar o vigor da planta;

2º- Produzir mais e melhor fruta;

3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio;

4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa;

5º- Conduzir a planta a uma forma desejada;

6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos;

7º- Regular a alternância das safras, de modo a obter anualmente colheitas médias com regularidade.

fichero_120203_20141215

      Há quatro principais tipos de poda: de formação, limpeza, verde e de frutificação.

      As podas de formação, limpeza e verde são indicadas para todas as frutíferas. Já a poda de frutificação é indicada para algumas frutíferas, como a figueira, videira e pessegueiro.

      A poda de formação leva este nome pois é feita quando a muda está ganhando corpo. Serve para orientar o crescimento e fazer com que desde cedo os ramos sejam bem distribuídos, o que futuramente fará com que a planta receba toda a luz e ventilação necessária que ela precisará para total desenvolvimento.

      A poda de limpeza (que vale lembrar que serve para todas as frutíferas) deve ser feita durante toda a vida da árvore. Essa poda tem como objetivo revigorar a árvore antes de cada safra. Recém plantada a árvore, devemos eliminar os brotos que surgem logo abaixo da copa e do ponto de enxertia. Esses brotos são ladrões e se alimentam da seiva da planta enfraquecendo-a. Quando a planta estiver mais velha, com cerca de quatro anos ou mais, devemos eliminar todos os galhos secos, mal-formados e doentes que a árvore apresentar.

      A poda verde  deve ser realizada após o terceiro ano de vida, quando a planta está bem viçosa, no auge do crescimento. Se a folhagem for muito densa a ponto de comprometer a ventilação e a penetração de luz na árvore a safra será prejudicada. A poda verde é um raleio de folhas, excesso de ramos e brotações com poucos ou nenhum fruto.

      E a poda de frutificação, que é utilizada somente nas frutíferas de clima temperado. É realizada quando as plantas estão em repouso, serve para eliminar ramos antigos, que deram frutos no ano anterior, permitindo que os ramos novos carreguem a safra com mais força e vigor.

FOTO02_POMAR_podas-500x340

      Qual a época que se deve podar?

      As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.

      Obs: se quiser retardar o crescimento de uma árvore, deve realizar a poda no início do verão.

      Corte os ramos secundários do caule principal da planta, em seus primeiros anos de vida e crescimento. Desta forma, a árvore se desenvolverá melhor e ficará mais vistosa. Podar as árvores jovens nos três primeiros anos pode significar uma menor produção de frutos no início, mas a longo prazo, suas árvores crescerão fortes e produtivas.

      Aprendendo a técnica básica

      A ferramenta adequada é o primeiro passo. Use tesouras afiadas em árvores jovens, com ramos de poucos centímetros de diâmetro ou menores. Serrotes e serrilhas de jardinagem são indicados para árvores mais maduras.

      Manutenção da poda

      Observe suas árvores frutíferas no início da primavera, logo após os botões aparecerem.

      Se vários ramos verticais estiverem competindo para ser o líder, selecione um único galho e pode os outros.

      Pode o topo do ramo vertical da planta. Desta forma você incentivará o crescimento e o desenvolvimento global de árvore. Quanto mais frondosa uma arvore é, mais ela aproveita da luz solar. Não faça isto até que a árvore tenha atingido a altura desejada.

      Para uma boa saúde de sua árvore frutífera, remova todos os galhos ruins. São eles os secos, doentes, descoloridos ou quebrados.

      Pode também os ramos que apresentarem pouco crescimento. Remova todos os ramos que estão crescendo juntos ou competindo por espaço.

      Tente podar tanto o topo da árvore quanto sua vegetação mais abaixo (ao alcance da tesoura). Isso permite que mais luz do sol alcance os galhos sombreados, incentivando-os a produzir frutos.

podando frutifera

      É importante lembrar que técnicas de corte inadequadas podem levar a doenças e infestações de pragas. Faça cortes limpos e rentes, e não deixe tocos para trás, no caule da árvore.

      Após a poda, o local fica exposto à entrada de fungos ou pragas pelos cortes. O Forth Cobre concentrado tem a função de proteger os cortes contra a entrada de doenças ou pragas. Pincele o Forth Cobre diretamente nos cortes. Ele cria uma camada de cobre, cálcio e enxofre que sela os cortes. Assim, o Forth Cobre protege suas plantas evitando o apodrecimento de galhos após a poda. Utilizamos e recomendamos.

Dica

      Para uma maior produção de frutos, recomendamos o FORTH Frutas, que é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação. Sua formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta, resultando em maior satisfação ao ter, no seu pomar, plantas que dão prazer tanto na arte de cultivar quanto na hora de colher. Nós utilizamos em nossas frutíferas e pelo excelente resultado indicamos. No seu quintal, a certeza de colher bons frutos.

       A animação já chegou por aí para podar sua frutífera? Então faça isso e nos conte a experiência! 😉

152 respostas para "Aprenda a podar frutíferas"

  • Fiz a muda de lichia e plantei ela esta muito grande e bonita, quero saber se vai produzir frutos, porque a muda foi feita de uma semente comum? Obrigada pela atenção.

    • Olá amiga Maria!
      A lichia feita por semente demora muito tempo para se desenvolver completamente e começar a produzir, geralmente de 8 a 10 anos. Diferentemente do método alporque, que é mais rápido e leva cerca de 2 anos para iniciar a frutificação.

    • Muda de Lichia por sementes não é a melhor opção, você pode até ter sorte com sua muda mas o ideal é uma muda por ”alporquia” que é fácil fazer a partir de uma árvore de lichia adulta!

    • Ola,comprei umas muda de lichia elas veio ate com frutos apos o 1 ano elas nunca mais produzio ja faz 7anos tenho 3 pes oque devo fazer?

    • plantei uma semente de limão siciliano há 3 anos. Ele está crescendo em um vaso. Preciso de orientação para mudança de vaso, poda em que mês e época e adubos.Ela está com , mais ou menos 1 metro de altura.

  • Vocês são realmente demais com esta informações maravilhosas.

    Meu pé de manga é muito antigo e copado, (manguita, Ubá) sinto que falta ventilação no centro dele, apesar dele produzir bem e seus frutos serem deliciosos, tenho que deixar meu portão aberto para as pessoas pegarem os frutos sem precisar ficar me chamando. Qual a melhor época para eu poda-lo? Retirar o excesso de galhos no centro dele?

    Obrigado,
    Eudes

    • Demais são vocês Eudes, que nos presenteiam com suas visitas aqui! 😉

      A época ideal para a poda do pé de manga é agora no inverno, enquanto o pé está em “dormência” e ainda não produz frutos. Quanto a retirar o excesso de galhos do centro é adequado sim, deixando apenas a copa. Isso ajudará até mesmo na produção de frutos.

      Um forte abraço. 🙂

      • As minhas mangueira frutificamfrutificar até 3 vezes por ano, mas , por motivo da região ventar muito perdem muitos frutos .
        Não tenho como podar, pois sempre está com flores ou frutos

  • Boa tarde,
    ganhei uma muda de pitangueira no dia da árvore em 2014 e como eu moro em apartamento, plantei num vaso, vingou e está bonita, mas como o ap é alugado e vou sair não quero ela muito grande, pergunto se num vaso esta muda vai dar frutos e quanto a poda.
    obrigado por tua atenção.
    Elton

    • Boa tarde amigo Elton!

      É possível mante-la no vaso, porém é necessário que o vaso seja de pelo menos 25 litros para que haja espaço para o enraizamento completo. Quanto a poda, deve ser realizada de uma maneira que a frutífera fique com aproximadamente 1 metro (ou até 1,20 m) a partir do tronco. A produção de frutos será normal.

      Abraço. 🙂

      • Eu tenho uma pitangueira a partir de semente em que eu fiz um bonsai ,e já tem quatro anos!e e já dá frutas por dois nos. Por tanto fique feliz!! você colherá as tua deliciosas pitangas!!!!

  • Tenho um pe de nosmacadamos de uns tres ha quatro anos, porem no ano passado deu muitas flores, porem nao vingou. O que é preciso para manter as flores e produzir frutos?

  • Eu tenho frutiferas em vaso usei o FORTH FRUTAS e elas estão lotadas de flores mas nunca dão frutos. o que faço? Posso trocá-la de vaso qdo estão florescendo ou qual a melhor época. quais as frutiferas que dão mais frutos em vasos? Não tenho quase espaço mais amo plantas , flores tudo que é verde. Obrigada pela ajuda. Qual o melhor adubo para orquideas e qtas vezes devo molhá-las por semana?

    • Boa tarde amiga Ana!

      Qual a frutífera em questão? Preciso desta informação para poder lhe ajudar.

      O transplante deve ser realizado quando a frutífera estiver sem flores e sem frutos, porém, se a sua não está produzindo os frutos, pode replanta-la sim. Muitas frutíferas dão frutos em vasos, mas destacamos a jabuticaba, as cítricas e o mirtilo.

      Sobre a adubação das orquídeas, os melhores produtos para elas são Forth Manutenção e Forth Floração, que fornecem todos os nutrientes que elas precisam. Você encontra estes produtos nos links a seguir: http://www.plantei.com.br/fertilizantes/liquidos/fertilizante-orquideas-manutencao
      http://www.plantei.com.br/fertilizantes/liquidos/fertilizante-orquideas-floracao
      Quanto a rega, depende muito do local em que ela se encontra. Mas vale lembrar que orquídeas não gostam de água acumulada, por isso é necessário que a água escorra bem após a rega. Você pode conferir um post sobre “Como regar corretamente sua orquídea” disponível aqui em nosso blog, acessando o link: http://blog.plantei.com.br/2014/10/03/o-jeito-certo-de-regar-sua-orquidea/

      Abraço! 🙂

      • as frutiferas são mexirica, laranja lima e pitanga. Por incrivel que pareça, hoje fui olhar minhas plantas e pude reparar que a pitangueira está carregada de pitanga, uma gracinha. Fico tão feliz qdo vejo minhas plantas produzindo, pois assim parece que estão demonstrando que tbm estão felizes. Parece loucura mas acho que elas me entendem e muito. Agradeço muito a atenção de vcs. Só mais uma coisinha estou tentando fazer uma irigação com mangueira transparente fina, mas está muito complicado, por que já cansei de furar e tapar buracos., ora molha um lugar, ora outro nunca tudo. Vcs tem alguma ideia para eu fazer, pois trabalho fora e o tempo é curto por isso acho que assim elas se manterão sempre molhadas. Obgda.

  • Boa noite , ótimas dicas de podas eu mesmo estava correndo atrás da maneira correta de se fazer estes tipos de podas. Gostaria de saber o preço do forth frutas e se é aplicado em todo o pé . Att Renato

  • Olá! Ganhei uma muda de laranja bahia faz 2anos. Tinha cerca de 30cm qdo plantei, hj tem pouco mais de 1mt. Além de não desenvolver sempre aparece uma espécie de fuligem escura nas folhas. Já me indicaram fungicidas,já lavei praticamente folha por folha e tb o caule mas tb nada adiantou, já borrifei kautrin e até cloro. Não sei como salvar essa planta. Me ajudem por favor. Obrigada. Waninha

  • Tenho um coqueiro que os cocos não chegam a crescer,nascem os cachos lindos,cheios de coco,mas quando atingem quase o tamanho de uma bola de ping pong começam a cair,teria alguma dica para sanar esse problema,e os cocos se desenvolvessem naturalmente?Obrigada.

  • Mês passado comprei de vocês bulbos de lírios e já estão com botões, tô ansiosa. Tenho uma jabuticabeira que está sempre com frutos, porém não consigo vencer a voracidade dos pássaros. Já me aconselharam espantalho, não adiantou. Envolvi a árvore com tecido fino (filó), ela começou a atrofiar. Com os figos e cajus coloco saquinho de papel dá para comer alguns. Coloco água, frutas, ração… eles querem só o que está no pés, mas eles são tão lindos. Não sei mas o que fazer.

    • Bom dia Leni!

      Infelizmente não há muito o que fazer em relação aos pássaros. Uma dica que conhecemos, é colocar CDs ou DVDs pendurados nos galhos, por uma linha fininha ou até mesmo enroscado nos galhinhos. O reflexo funciona como “espantalho”, fazendo com que os pássaros não se aproximem da frutífera.

      Esperamos que consiga resolver o problema para colher suas deliciosas frutinhas.

      Abraço! 😉

    • Eu tenho no meu quintal, 1 pé de pitanga, 1 pé de jabuticaba, 1 pé de romã e um limoeiro. Nenhum pássaro vai lá comer as frutas (embora eu adore pássaros), pq tenho 16 gatos (todos adotados de rua)……rs. Vejo alguns pássaros cantando no meu pé de araçá, que fica perto da cozinha, mas eles tem medo dos gatos, aí não ficam. Adoro pássaros e tb adoro meus gatos.

      • Quantas frutíferas maravilhosas hein?! Somos fãs de frutíferas também.

        E também temos um gato de estimação aqui na Plantei. Nosso mascote.

        Adoramos tanto as plantas quanto nossas árvores. E claro, os pássaros também! 😉

        • O que eu quero dizer é que a pessoa reclamou de que os pássaros comem as frutas das suas árvores, então adote uns gatinhos abandonados, que em primeiro lugar, fará um bem enorme à esses animaizinhos e em segundo lugar, eles espantam um poucos os pássaros. Abração à todos!

  • bom dia,
    estou adorando as dicas
    tenho uma amoreira num vaso, plantei há poucos meses
    ela está cheia de frutinhos, apesar de ser muda ainda – comprei do site
    no entanto, as folhas estão encruando, parecem mais secas e contorcidas
    o que pode estar acontecendo, pois quando plantei as folhas estavam mais
    abertas e verdes
    obrigada, agradeço a atenção

  • Não há em nenhuma outra loja virtual, um relacionamento tão bom como o de vocês com o cliente. Estava lendo a resposta de vocês para Magda Jane Nogueira e mais uma vez fiquei boquiaberta. São perfeitos.
    Comprei pouco de vocês, só uma vez, mas qualquer coisa que eu precisar relacionado a esta loja, doravante só pedirei de vocês.

    Parabém!

    DEUS os abençoe sempre.
    Eudes

    • Olá Eudes!

      Ficamos muito felizes e gratos pelo carinho.
      É uma honra para nós poder ajudar e orientar todos nossos amigos e clientes. São vocês que fazem a diferença.

      Precisando, saiba que estamos à disposição!
      E obrigado pela visita, ela é muito importante para nós. Por isso sinta-se a vontade para voltar sempre viu?!

      Que Ele abençoe a todos nós!
      Um abraço. 😉

    • Olá Camilo.

      Recomendamos o Forth Frutas. Ele é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação.
      Sua formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta, resultando em maior satisfação tanto na hora de cultivar quanto de colher. Segue o link do produto em nossa loja http://www.plantei.com.br/fertilizantes/farelados/fertilizante-forth-frutas-400-g

      Obs: vale lembrar que essas frutíferas gostam muito de sol, e como citou que seu quintal é sombreado, este pode ser um fator para a não produção.

      Abraço. 🙂

  • Vocês são muito atenciosos e simpáticos! Muita coisa se aprende aqui. Eu gostaria de plantar uma amoreira e lima da pérsia em vaso, mas não sei onde comprar. Na minha cidade ainda não encontrei e não sei se poderia comprar de site. Como fariam para enviar as plantas sem estragarem? Vocês vendem ´frutíferas online? Moro em Guaratinguetá/SP. Um abraço!

    • Olá Luci.

      Agradecemos o carinho. A sua visita é muito importante para nós. E ficamos imensamente felizes em poder ajudar. Conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

      Entregamos para o Brasil todo. Nossas mudas vão em embalagens próprias (caixas perfuradas para que possam respirar). As mudas acompanham um folheto explicativo de quais medidas tomar ao receber a muda. Caso ela venha a morrer reenviamos outra. A compra do cliente é garantida na Plantei. Vendemos frutíferas sim.

      Um abraço. 🙂

      • Que beleza! Posso comprar com vocês a lima da pérsia! 🙂 Uma amoreira eu já arranjei aqui. Bom que vocês garantem uma frutífera boa, pq uma vez comprei mudas de Citronela de um outro site, eram 40 mudas, e nenhum pegou. Agradecida!

  • Bom dia! Adorei as dicas!
    Tenho um pé de lichia que nunca deu frutos, compramos como enxerto, mas acho que fomos enganados rsrsrs já tem quase 10 anos, e um pé de Graviola lindo começou a dar frutos porem suas folhas estão começando a ficar com manchas marrons e os frutos começaram a cair o que pode ser? Tenho tbm uma Rosa do deserto linda que dá sempre flores porém as folhas começaram a dar um carroço parece umas bolinhas porém fininhas, já detetizei com germicida natural feito com fumo de rolo , mas não adiantou, já removi todas as folhas e mesmo assim quando começam a brotar novas folhas lá estão os bichinhos gostaria que me ajudassem.
    Desde já agradeço.

    • Bom dia!

      Ficamos imensamente felizes que tenha gostado.
      Primeiramente, para o caso da lichia, recomendamos o NPK 04-14-08 que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio em proporções adequadas para a formação de suas plantas. Ideal para ser aplicado no momento do plantio dos vegetais, no preparo do solo, pois proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e da estrutura das plantas. Deve ser aplicado preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde. Contém também enxofre e cálcio.

      Quanto a rosa do deserto, recomendamos o Forth Cactos http://www.plantei.com.br/forth-cactos-60ml recomendado para produção de flores (rosas do deserto, suculentas e cactos).

      Abraço. 😉

      • Olá! Gostei da dica para a lichia! Vou comprar , mas e para a graviola o que Eu poderia estar colocando?
        Quanto a Rosa do deserto ela dá flores, não entendi o porque do fertilizante, ele vai a praga que está nela ou em novas pragas?
        Desde já agradeço a paciência rsrsrs !

  • OLÁ, ESTOU AQUI NOVAMENTE. NÃO SEI SE VCS SE LEMBRAM QUE EU TAVA FELIZ COM MINHAS FRUTIFERAS? POIS BEM O DE LARANJA ESTAVA CARREGADINHO AGORA SÓ TEM 4, O DE MEXERICA ENTÃO TÁ CAINDO TUDO, DEU MUITAS FLORES E FRUTOS, SÓ QUE NÃO VÃO ADIANTE. O QUE FAÇO. NOTICIA BOA A PITANGUEIRA DEU MUITA, GRANDES E DOCINHAS TUDO NO VASO. OBRIGADA PELA GENTILEZA DE NOS AJUDAREM SEMPRE. É MUITO BOM CONTAR COM QUEM ENTENDE. ABÇS

  • Boa tarde,
    Tenho um cajueiro muito velho, fiz uma poda radical, pois os ramos estavam doentes.
    Agora está nascendo muitos brotos uns muito perto dos outros. Gostaria de saber se pode ficar estes brotos juntos uns dos outros, ou tenho que tirar alguns.
    Grato
    Geraldo

    • Bom dia Geraldo.

      Pode deixar apenas os que você quer que segmentem e se desenvolvam, podando a seu critério para dar forma a árvore. Não atrapalhará em nada na produção.

      Um abraço. 🙂

  • É DVD e CD não resolveu o problema dos pássaros na jabuticabeira, mas ela ficou muito bonita. Estou pensando que em dezembro colocarei uma bela iluminação e ela vai me dar uma linda árvore de natal.
    Luci também gosto muito de gatos, mas tenho 2 cachorras que não cresceram com bichanos e por consequência não se dão bem com eles.

  • Temos um pé de lichia de aproximadamente 10 anos. Ela tem mais ou menos 10 metros de altura e está apresentando folhas enrugadas e manchadas na cor ferrugem. Pesquisando descobri que se trata de ácaro da erinose. Como devo proceder na poda? Posso retirar todos os galhos que tem folhas? Isso não vai matar a árvore? Qual o veneno indicado para essa praga?

    Um abraço.

  • Gostararia de saber se a muda feita a partir de galho frutifica mais rapido que a de semente e se posso fazer muda de jabuticaba a partir de galho? Gostei muito desse site. Vcs sao muito eficientes e atenciosos. Abcs

  • Plantei um pé de pitanga à partir de uma muda que nasceu num vaso, onde ficou por longo período. Deve ter sido semente “transportada” por algum pássaro, Faz mais ou menos dois anos que transplantei para local ensolarado no jardim. Cresceu bem, mas depois passou por um período ruím, perdendo praticamente todas as folhas. Seguindo a orientação de uma loja, apliquei algum tipo de veneno com óleo mineral (fica branco quando acrescido à água) e também coloquei adubo granulado (não sei o que é) uma só vez, há alguns meses. Recuperou-se bem e está bastante vigorosa. No entanto, não tem um aspecto estético harmonioso e acho precisa de uma poda de formação. Tem galhos muito perto do chão e outros muito compridos isolados no alto. Minhas perguntas: Devo esperar o inverno para podar? De quando em quando devo adubar? Qual melhor tipo de adubo? Será que vai frutificar sendo muda de semente? Desculpem. o texto ficou muito longo! Obrigada pela atenção.

    • Olá!
      Com podas pode direciona-la para o formato que preferir. Pode ser agora mesmo, até março, ou depois somente no inverno.

      Adubação deve ser feita de 2 em 2 meses.

      Ela frutificará normalmente, em torno de 4 a 5 anos.

      Em relação ao adubo, o melhor e mais recomendado é o Forth Frutas. É um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação. Sua formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta.

      Caso queira conhecer segue o link do produto: http://www.plantei.com.br/fertilizante-forth-frutas-3-kg

      Um abraço! 🙂

  • Tenho no meu quintal vários tipos de frutíferas, quase todas dão frutos, ano passado meu pe de laranja bahia que é tão novinho deu frutos, não muitos somente 6 laranjas.
    Mas esse ano ainda não deu nem flor.
    Minha duvida é : qual o mês do ano que normalmente a laranja bahia floresce?
    .

  • Olá! Adorei o blog. Plantei um pé de limão cravo e um de laranja Lima. Coloquei os em vasos grandes no corredor onde pegam sol. Gostaria de saber qdo posso fazer a primeira poda e o que fazer para q elas dêem frutos. Obrigada

  • Tenho pé de graviola e de cajá. Área ensolarada. Árvores antigas. Contudo, os frutos quando amadurecem apresentam uma parte bem escurecida como se estivessem estragados/”bichados”, mas não estão com bicho algum. Como cuidar?

  • Recentemente adquiri uma casa aqui em Santa Catarina e nos fundos do quintal existe um pé de limão galego, raridade aqui no sul. Só que um vizinho, morador mais antigo, disse que aquele limoeiro já é bem antigo e já não produz mais tanto. Gostaria de saber se é possível fazer uma muda do mesmo e se ela terá mais vigor, pois entre as espécies de limão esta é a que mais aprecio, tanto para temperos como para caipirinha. Um abraço.

  • Bom dia, tenho alguns pés de laranja e tanja pocã, mas alguma coisa fura os frutos e eles caem antes de amadurecer, e nas laranjeiras as folhas estão ficando pretas e os frutos também ficam encarunchados, o que vocês me sugerem???

  • comprei uma muda de amora gigante da “plantei” dia 21/02/16. Quando devo fazer a primeira poda? qual a maneira de podar essa frutifera

  • Tenho no meu quintal, um pé de limão, um de jabuticaba e um de pitanga. Todos já deram frutos uma só vez, pois são pés novos. Quando devo colocar o adubo Forth Frutas? Nunca coloquei pois não sei quando devo colocar. Tb não sei a quantidade a ser colocada em cada um. Um problema….. muitas aranhas em todos os pés. As teias se ligam entre uma árvore e outra. Fico com medo de pegar os frutos, pois nunca sei onde elas estão. O que fazer a respeito?

  • Preciso saber como plantar e cuidar do Tomilho e do Coentro. Procurei em todo o site do Plantei, mas não encontrei nada sobre isso. Podem me ajudar?

  • Olá! Meu nome é Vera, comprei um pé de coco já de bom tamanho pois queria que crescesse logo, mais acho que na hora de planta-lo enterrei-o demais. Já era para estar frutificando no entanto está como se fosse uma muda ainda novinha, suas folhas maires caíram todas, sofreu com pragas, as folhas que nasciam e o broto eram atacadas por pragas, agora com muito custo consegui trata-lo, mais está menor que uma outra muda que cresceu, ultrapassou seu tamanho e está bem viçosa o que devo fazer com o antigo para ajuda-lo, pois coloco cascas de legumes, ovos, faço de tudo até adubo. Ele está reagindo mais já tem muito tempo.

  • Olá, gostei muito dos comentários acima. Comecei uma vida no campo agora, estou cheia de dúvidas. Gostaria da ajuda de vocês.
    1 – Plantei em dezembro/2014 pé de Jabuticaba, manga, maracujá, limão galego, Pinha, Laranja pera rio e serra d`água. A manga, maracujá e pinha que deram, todos os frutos deram bichos. O que posso fazer?
    2 – O pé de maracujá está todo seco. Tenho que tirar estes galhos?
    3 – O pé de limão e laranjas tem algumas folhas enrrugadas. Isso é normal?
    Meus vizinhos reclamam também que toda frutífera do seu quintal já crescem com bicho. Será que isso é da terra?

    • Olá Rejane.

      Primeiramente dê uma corrigida no solo com calcário ou forth equilíbrio. Os cítricos como limão, laranja, pokan, etc… são muito vulneráveis a fungos, cancro, etc. Recomendamos o forth cobre, mas em casos extremos até SBP pode se passar nas folhas. Ou 4 gotas de butox em um litro de água, e borrife sobre ele a cada 20 dias. Abortar frutos ou apodrecer dando bicho precocemente, pode ser falta de potássio, mas, primeiramente é necessário corrigir a terra. Depois utilize algum fertilizante NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com o K (potássio) mais alto que o N (nitrogênio) e o P (fósforo). 🙂

      • Então depois de aplicar o forth cobre, tenho que esperar a próxima safra para ver se resolveu o problema? Só então posso utilizar o fertilizante?
        O pé de maracujá está todo seco. Tenho que tirar estes galhos?
        Grata

    • Para que possam vir os frutos!

      As flores funcionam como dreno pois exigem muita energia da planta. É natural que caiam para dar lugar aos frutos. Por isso em espécies que não caem naturalmente recomenda-se a poda.

  • Plantei um pé de limão galega em vaso. Ele está crescendo mas gostaria de ajudá -lo para que dê frutos. O que posso utilizar? Este pé nasceu através de sementes que plantei diretamente na terra. Há alguma técnica que devo fazer para que ele dê frutos?
    Grata pela orientação.
    Carmen Aguileira

  • Tenho um pé de laranja pêra em casa, ele deve ter mais de 10 anos, pois quando comprei a casa em 2007 já estava aqui. Recentemente realizei uma poda, o msm está doente (ácaro, pulgão e cochonilha) ) e estava muito abafado, já que nunca havia podado antes. Está sendo realizada pulverização de Dimexion e Assist. Agora surgiram vários brotos. Quero saber se devo retiras esses brotos.

  • Olá! Tenho algumas frutíferas em casa, porém, os pés de tangerina e laranja já tem 2 anos e não estão desenvolvendo muito bem. As folhas estão enrrugadas e nunca deram flores. O que devo fazer? Podar?

  • Olá
    tenho um pé de mexirica pokan plantado no vaso a um ano e gostaria de saber como faço a primeira poda pois não quero ele muito alto.

    atenciosamente
    Adriana

  • Estou procurando como cuidar de plantas frutíferas. Tenho Seriguela, Acerola, caqui chocolate e limão Tahiti entre outras desse tipo; vocês podem me orientar?

  • Olá,
    Tenho um pé de limão Taiti faz 1,5 ano, plantado de uma muda enxertada, está sadio, cresceu muito bem, está com quase 3 m de altura. O solo foi analisado (macro/micro nutrientes), controlado e além disso eu uso o Forth Frutas. Mas ele se recusa a dar frutos. Os 2 únicos limões que eu colhi até agora estavam muito bons em tamanho e qualidade, mas foi só.
    Gostaria da sua orientação para saber o que pode ser feito para o limoeiro frutificar.
    Renato – São Paulo / SP

  • Olá! Na semana que se passou recebi a bela muda de limão cravo que adquiri de vocês, obrigado! Tenho alguns outros citros (dekopon, laranja da terra, laranja champanhe) enxertados, todos eles em vasos, mas tenho um problema… As folhas (especialmente do Dekopon) amarelam e caem. Os frutos também. Alguma dica sobre o que pode ser e como tratar? Obrigado!

  • aDOREI ESTE SITE, SÃO ATENCIOSOS E DÃO EXPLICACÕES E DICAS DE MODO QUE SE ENTENDE BEM. APROVEITO PARA PEDIR DICA PARA O MEU PÉ DE PONKAN, TEM 3 ANOS E NO ANO PASSADO DEU POUCAS FLORES POREM NENHUM FRUTO, ESTE ANO AINDA NÃO DEU NADA, QUE FAZER?

  • Meu coqueiro brota, mas as abelhas pretas sugam e nao deixa o coqueiro produzir. Já perdi diversas safras. Como resolver este problema? Uso forth coqueiro. Já usei fumo, borrifei sal, malathyon mas nada resolve. Socorro urgente.

    • Por vezes os cupins penetram nas árvores e as destroem por não encontrarem no solo a matéria orgânica de que se alimentam. Você pode chamar a atenção deles de volta ao solo escavando-o, adicionando composto ou estrume bem apodrecido e adubação verde.

      Não é fácil uma única pessoa acabar com cupins nas árvores, visto que geralmente a comunidade de cupins é grande e assim que alguns morrem outros se preparam para ocupar seus lugares. Por essa razão é preferível que contrate uma empresa especializada, possui conhecimento, equipamentos e os melhores produtos para acabar com a praga.

  • Tenho um pé de maçã e um de ameixa eles ainda nao dao frutos! Preciso de mais variedades ou com esse fertilizante consigo que eles der frutos?

  • Ola sou de Goiania-GO.meu nome e Abimael meu pai tem uma chacara , so que a regiao e de muito pedras nao tem como tira-las , e la nao foi feita a aducao na epoca que foi feito o pomar ja tem 3 anos so que ainda nao florou nenhuma fruteira , teria como aduba-las mesmo depois de grandes para forcar a floracao , obrigado …

    • Olá Abimael. Tudo bem?

      Tem sim, claro.
      Indicamos o FORTH Frutas. É um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação.
      Sua formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta, resultando em maior satisfação ao ter, no seu pomar, plantas que dão prazer tanto na arte de cultivar quanto na hora de colher. Nós utilizamos nas nossas frutíferas e os resultados são surpreendentes. Frutificaram duas vezes mais.

      Segue link do produto: http://www.plantei.com.br/fertilizante-forth-frutas-3-kg

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

      • Boa tarde,
        Tenho no meu quintal um pé de manga rosa que plantei o carôço e hoje esta um pé adulto com 9 anos, nunca deu flores, será que esse forth frutas irá fazer ele dar frutos, como devo fazer, ele é liquido ou pó, me oriente por favor, gostaria muito de ver meu pé de manga dar frutos e saborear as mesmas.

  • Boa noite,gostaria de saber o mês e a lua serta p fazer a poda de inverno nas frutíferas,laranjeira, bergamoteira,pessegueiro,ameixeira, serejeira,videira…,como são plantas novas aprox 2 anos,gostaria d fazer a poda corretamente e gosto muito de lidar com plantas,desde já agradeço.

  • Olá sou de Arcoverde- PE, comprei uma pé de cereja, mas a mesma nunca colocou um fruto, a mesma fica linda bem verdinha, mas nunca passou disso, sim cultivada em vaso. O que devo fazer para que ela produza frutos?

  • Boa tarde!
    Tenho um pé de laranja kinkan de 7 meses. Ele só tem um caule principal, não tem ramos. O que devo fazer?

  • Tenho um pé de Jaboticaba com enxerto com 2,5 m altura, a 6 meses, mudei de residencia e carreguei comigo meu pé de Jaboticaba. Tomei cuidados especiais para o transplante, e aparentemente a planta pouco sofreu, só deixou de produzir frutos, vinha a florada e morria, foi ai que tive a idéia de colocar Ureia, mas acho que coloquei demais, fiz um pequeno sulco a uns 15 cm do caule em circulo e coloquei umas 8 colheres de uréia, e só molhei com abundancia no outro dia,bem nos ultimos 30 dias secou todas as folhas. Sera que devo fazer uma poda radical ? Sera que perdi minha Jaboticaba ?

  • Plantei uma muda de pessegueiro há 2 meses e ela está com aproximadamente 1m de altura e com meia dúzia de pêssegos pequenos que não crescem . Devo extrai-los pra fortalecer a muda? Existe alguma forma de fazer isso? Grata, Glenda

  • Oi gostaria de saber se a muda de lichia enxertada pode plantar no quintal eu tenho bastante espaço se poda tem q ser feita com tesoura especifica e adubo,fertelizante e etc..
    Obrigada:
    PaH Bichego

  • bom dia
    plantei em um vaso sementes de tanguerina a 2 anoscom quanto tempo demora para dar frutos
    e se vcs vende mudas ja produzindo de plantas frutiferas em vasos

  • Olá tenho um pé de mexerica e o tronco e os galhos secaram, mas em baixo ,no começo do tronco esta cheio de folhas verdes, qual o procedimento que eu devo seguir?

  • Bom dia! Parabéns pelo blog. Tenho visto que e muito util. Resolvi também pedir orientação de vocês em duas situações: 1. Minha irmã tem um pé de graviola que carrega, mas as Frutas nao alcançam um tamanho desejado e ficam pretas, secando no próprio pe. 2) tenho uma arvore de carambolas que carregava, mas o jardineiro a podou de forma agressiva, quando cheia de frutos e flores. Desde então nao produziu mais. Como procedemos?

  • Boa tarde! Tenho um pé de figos que carregou de frutos pela primeira vez; porém os figos em vez de amadurecer, estão amarelando e caino.
    O que poderia ser feito para que vingasse os frutos?

  • Tenho um pe de pitanga, ela tem 10 meses, está em um vasa grande, já comprei ela com uns 0,50cm e até hoje não deu fruto, eu utilizo o mesmo fertilizante de vcs, ela está chei de folhas verdes, é só uma vez apareceu uma única flor e nunca mais apareceu de novo, o que devo fazer?

  • Olá Tudo Bem?

    Tenho uma chacara na região de Cabreuva, fica entre Jundiaí e Itú e estou com um problema nos pés de frutas mais precisamente nos de limão.
    Secaram tres pés sem que eu percebesse nada, poderiam me dar algum diagnostico do que pode estar acontecendo?
    Obrigado.

  • Plantei semente de mexerica em um vaso há anos e agora esta grande, me mandaram cortar os galhos de baixo, foi o que fiz, mas tem outro pé menor ao lado, gostaria de saber se devo cortar esse pé também para fortalecer o pé maior. Agradeço.

  • Olá tudo bem!

    Tenho no meu quintal, um pé de manga, acerola, carambola, amora, framboesa. Só que a manga e a carambola enche de frutas, mas, porém todas estão com bichos. O que devo fazer? E o ano retrasado limpei bem meu pé de framboesa, e no ano passado não deu fruto, mas estou percebendo que algumas folhas estão saindo novamente. Gostaria de saber como devo fazer com todas elas para que eu não perca nenhuma..Obrigada

  • Tenho uma jaboticabeira e uma amoreira em vaso e utilizava outro adubo. A partir do ano passado, comecei a utilizar o Forth e a quantidade dos frutos melhorou, bem como o sabor. Adorei!!!

  • Nossa! Podei minha jabuticabeira , mas agora entrei em desespero, estou com medo de ter distruido a planta… Ai meu Deus !!

  • Olá, boa tarde!
    Gostei muito da orientação sobre podas e adubação de frutíferas.
    Vou comprar os 2 produtos indicados, tanto para poda como adubação.
    Agradeço.
    Atte.: Ely Rinaldi

  • Olá,
    Gostaria de saber se vcs podem me ajudar: Tenho um jardim, e nele há 2 pes de mexerica, 1 de acerola e um de pitangueira. Moro nesta casa há 7 anos, nesse período as mexericas, deram frutos 3 anos, sendo que uns foram em grande quantidade e outro não, e nos úlltimos 2 anos não deram frutos nenhum. A pitangueira e a acerola nunca deram frutos. Gostaria de uma orientação para saber o que acontece.
    No aguardo e obrigada,

    Delta

  • boa tarde, gostaria de uma informação tenho um pé de pinha no quintal e é preciso fazer a poda . Gostaria de saber em qual período devo fazer esta poda pois e um pé de fruta muito farto e com muita saúde quero continuara colendo muitos frutos. desde já obrigada.
    Eutalia

  • Olá, comprei há alguns meses uma muda de pitanga, já com +/- 1,5m de altura e plantei num vaso de 75l na varanda do meu apartamento. Durante o verão, o sol da manhã é bem intenso, mas no inverno é bem mais ameno. Faço uma rega diária pela manhã (cerca de 1L de agua) e o plantão foi feito com terra de húmus. Gostaria de tirar 2 dúvidas:
    1) As folhas novas não estão se desenvolvendo para atingir o mesmo tamanho das antigas, apesar de ter colocado bastante broto nas pontas. O que pode ser?
    2) Fazer uma poda agora no inverno, mais embaixo pra fazer “abrir mais a copa”. Nesse caso ela vai ficar completamente “pelada”. Existe alguma contra indicação para esta poda?
    Grato desde já!
    Abçs
    Daniel

  • Boa noite,meus amigos tenho uma pé de mexerica ponkan ele é novo tem só 2 anos comprei de enxerto duns 3 meses pra cá meu pé está caindo as folhas ele está quase todo sem olhas e não está nascendo novas folhas não,sera que vcs poderiam me dar uma sugestão do que devo fazer pra o meu pé não morrer?!
    Já coloquei um NPK mas não está dando resultado nenhum.
    Me ajudem por favor não queria perder meu pé,desde já eu agradeço vcs obrigado…

  • Olá, boa tarde!
    Visitando essa página, fiquei muito feliz em ver como vocês respondem a cada pergunta, tirando dúvidas e dando orientações importantes.
    Tenho um pé de Romã, e ele dá frutos o ano inteiro porém vou precisar construir no local onde ele foi plantado, e por isso gostaria de saber se posso transplantá-lo? Já que se trata de um planta grande.

    Grata,

    Adrina Andrade

    • Olá, Adriana. Tudo bem?

      Há como transplantá-lo sim. No entanto esse tipo de transplante é muito delicado e requer alguns cuidados especiais. É necessário retirar a planta do solo com um torrão que tenha pelo menos 60cm x 60cm (isso irá variar de acordo com o tamanho do pé de Romã) e de forma que as raízes fiquem em forme de cone. O processo todo deve ser feito de maneira que as raízes não sejam afetadas/danificadas.

  • Bom dia. Tenho uma amoreira de mais ou menos um ano. Ela tem dois troncos principais e tá ficando muito alta. Como posso podar para impedir o avanço vertical da planta? Obrigado.

  • Olá , uma pergunta…. sempre podei ou mandava podar minhas plantas e nunca tive problemas, mas a pouco menos de um ano mandei podar um pé de romã e um de limão, o de limão secou e morreu em pouco tempo e a romã não botou mais nada! O que pode ter acontecido?

  • Bom dia! quando nos mudamos, há 8 anos, já havia uma laranjeira em nosso quintal… ela raramente deu fruto e a cada ano está mais doente: folhas com ferrugem e enrugadas. Não podemos passar nenhum tipo de veneno: temos gatos em casa e os vizinhos também tem animais(gatos, cachorros e galinhas) além de muitos pássaros nas outras árvores.
    Pergunta: podemos tentar uma poda mais radical, de quase todos os galhos, para tentar salvá-la?
    Tem alguma dica?

  • Boa tarde
    Tenho um pe de pessego, mas quando os frutos ja estao formados e em crescimento ate rosinha,o fruto murcha e cai .
    Me ajuda , o q preciso colocar para os frutos nao serem abortados?

  • Olá, boa tarde!

    Tenho uma pitangueira de 5 anos, transplantada de um vaso para o terreno há 3 anos. Ela está OK. Devo colocar calcário ao redor do tronco, como um amigo sugeriu? Em que quantidade? Algum outro produto é necessário? Muito grato!

  • Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂

  • Tenho um pé de ameixa (conhecido como ameixa amarela) está produzindo frutos agora no inverno ela tem 03 anos, mais preciso cortar alguns galhos, a pedido da cia. de energia, será que vai causar muitos danos a árvore, por estar em período produtivo? São no máximo 03 galhos de cerca de 2 metros. Grato pela ajuda!

  • Olá, plantei um pé de amora (enxerto) quando ele era ainda bem pequeno, agora está grande e cheio de folhas e novos Ramos porém já por duas vezes nasceram uns quase frutos, eles eram como frutos porém bem sequinhos, não nascem gordinhos como a amora msm. O que devo fazer? Precisa podar, colocar alguma vitamina???

  • Olá, parabens pelas orientaçoes dadas…
    Procuro semente de PITANGATUBA (Eugenia neonitida ou Eugenia selloi) para meu quintal; resulta uma geléia deliciosa….!
    Nao consigo encontrar em lugar algum…se voces tiverem à venda ou puderem me indicar onde comprar, agradeço de antemao. Se voces tiverem, por favor informem preço e modo de pagar…o envio pode ser por correio.
    Agradeço e aguardo…boa tarde.
    Ludwig
    Santo Amaro da Imperatriz/sc.

  • tenho 2 pes de laranja e mexerica, quero poda-las. a época e ideal???
    tenho um pe de araça roxo, todo ano ele carrega mas não consigo comer por causa do bichos, existe alguma solução?

  • Olá
    Adorei o post!
    Tenho uma laranjeira doente (parecem pulgoes). Quero saber se posso podar agora (ela tem poucas flores)…

  • Tenho uma pergunta: No caso de um abacateiro antigo, com mais de 17 anos, e que nunca foi podado, posso fazer uma poda radical para diminuir a sua copa? Ele produz abacates, mas está muito alto e a sua copa faz muita sombra, prejudicando as outras árvores frutíferas menores que estão próximas a ele.

  • plantei uma semente de limão siciliano há 3 anos. Ele está crescendo em um vaso. Preciso de orientação para mudança de vaso, poda em que mês e época e adubos.Ela está com , mais ou menos 1 metro de altura.

  • Gente SOCORROOOOO
    Alguém sabe me informar oq eu devo fazer para salvar um pé de pitanga q eu ganhei, mais a pessoa arrancou sem nem um cuidado cortando algumas raizes e saiu sem nada do torrão, plantei no chão, onde bate um pouco de sol, nas primeiras semanas coloquei um lençol sobre um varal por cima para dar sombreamento, mais mesmo assim cairão todas as folhas, e as frutinhas ficaram tudo pretas! O pé de pitanga já tinha cerca de dois metros! Por favor se alguém souber me informar oq devo fazer para sauva-la ficarei muito agradecida, pois foi MT gratificante ver meu filhinho de 5 anos emocionado e MT impogado e feliz com a sua primeira arvorezinha ele amou e eu também amo muito cultivar!!! Me ajudem por favor!!!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *