Now Reading
Como podar roseiras corretamente?
como podar roseiras corretamente

Quer uma roseira carregada de flores? Não tenha dó de podar drasticamente a planta. Sem esse cuidado anual, a planta produz poucas flores, fica com o formato desengonçado e, pior, vive pegando pragas e doenças. Há dois tipos de podas nas roseiras, a anual e a de manutenção. Conheça melhor cada uma.

Poda de manutenção

Deve ser realizada sempre que notar folhas secas e flores murchas, além de galhos tortos, secos ou mal formados. Não há uma época especial para fazer essa poda, mas evite o alto inverno para que os futuros brotos não queimem com a geada. Lembre-se de uma regra de ouro para cultivar roseiras: a flor nunca deve morrer no pé.

Rosa-chinensis

Poda anual ou de formação

Costuma ser feita uma vez por ano, de preferência entre o final de junho e o começo de julho (nas regiões mais quentes do país) ou no começo de agosto (nas cidades de inverno mais rigoroso). Há quem acredite que essa poda deva ser realizada no dia ou na véspera do São João (23 e 24 de junho), mas você não precisa ficar preso a essa crença – a tradição surgiu só para facilitar a lembrança de uma data anual. A poda de formação serve para que a planta produza novos galhos e esteja bem florida na primavera e no verão. Corte bem embaixo, 5 gemas acima do solo.

como podar roseiras

O corte correto

Use tesouras de poda compatíveis com a espessura dos galhos, que tenham lâminas afiadas e estejam bem limpas – ferramenta cega e enferrujada “mastiga” o ramo, ferindo a roseira e atraindo doenças. Faça a poda num dia fresco, de preferência manhãzinha, cortando sempre na diagonal, perto de uma gema.

como podar roseiras corretamente

O formato final

Procure deixar o arbusto com a aparência final de uma “taça” – de um único tronco do chão devem partir de 3 a 5 galhos que não se cruzam. Ao se decidir entre duas gemas próximas, mantenha a que esteja voltada para o lado de fora da “taça”. Não tenha dó: de cada ramo bem podado vão surgir outros três, carregados de botões.

See Also
horta em casa

como podar roseiras corretamente

Segredinhos

Pingue uma gota de própolis em cada corte do galho para estimular a rápida cicatrização e impedir que ele funcione como porta de entrada para doenças fúngicas e bacterianas. Aproveite os galhos eliminados para multiplicar suas roseiras: cada estaca tem 20cm e deve ser mantida em terra adubada à sombra até enraizar.

decoração com plantas suspensas

Comments

comments

View Comments (54)
    • são fungos, mancha preta faz cair as folhas e enfraquece muito a roseira, tem tratar com fungicida química ou algo biológico p.ex. canela, pesquisa na internet, mas depende do força do ataque do fungo, as vezes só químico e leva tempo para recuperar

    • Estamos numa época ideal para a poda drástica. Os meses de junho e julho são ideais para as podas. Quanto a lua cheia, trata-se mais de uma crença, mas costuma-se dizer que realizando as podas durante a lua cheia as chances da roseira florescer mais são maiores. 🙂

  • Sempre quis saber como podar as roseiras. Chegou em boa hora essa aula.
    Tenho curiosidade sobre podas em outras plantas, principalmente em frutíferas.

    • Olá amiga Diva.

      Muito obrigado pela dica. Pode deixar que iremos esclarecer essa sua curiosidade em breve, realizando um post sobre esse assunto. 😉

      Obrigado pela visita e volte-sempre!

  • Excelente explicação, facilitou muito, principalmente para os novatos no assunto. A dica do Própolis é ótima.

    • Olá amiga Maria!

      Nós que agradecemos a visita. Ela é muito importante para nós.
      Pode sim, sem problema. O começo de agosto ainda é recomendado. Procure fazer podas bem baixas. Não irá atrapalhar em nada e sua roseira agradecerá.

      Um abraço! 😉

  • Fiz a poda no final de julho, ja nasceram vários botões, mas eu tenho dúvida de devo cortar os galhos de novo, pois conforme vou tirando as rosas vai nascendo outros galhos naquele lugar, mas o pé vai ficando com galhos muito esparramados.
    Obrigada

    • Bom dia Jucelenes.

      É recomendável jamais deixar as rosas morrerem no pé, por isso é necessário e altamente recomendável realizar a poda nos galhos que nasceram a mais ou estão concorrendo por espaço. Assim, nascerão novas rosas que darão continuidade no processo de floração.

      Abraço. 🙂

  • Olá me mudei pra uma casa onde a três roseiras totalmente mal cuidadas e acho que devido a falta de poda pois está entrelaçada em outras plantas e crescendo pra todo lado não tá dando flor, o que posso fazer ? Além da poda?

    • Olá Jéssica.

      O primeiro passo é a poda radical. Deixe aproximadamente uns 30 cm.

      Em seguida, recomendamos a utilização do NPK 04-14-08.
      É um fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio em proporções adequadas para a formação de suas plantas. Ideal para ser aplicado no solo, pois proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e da estrutura das plantas. Deve ser aplicado preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde. Contém também enxofre e cálcio.

      Você encontra o produto em nossa loja no link a seguir: http://www.plantei.com.br/condicionadores/farelados/npk-04-14-08-vitaplan-1-kg-gratis-dosador

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Um abraço. 🙂

  • gostaria de deixar as minha roseira sempre e baixas, entroncadas e cheias de flores , o que devo fazer?

  • Tenho algumas roseiras no jardim e como era meu pai que podava e ele faleceu, ficaram uns tres anos sem podar. Cresceram e ficaram com dois metros de altura. Fiz poda radical e reduzi a altura em 1,50. Qual a altura ideal? Podei agora em janeiro, lua nova.

    • Olá Maristela.

      Agiu de forma corretíssima. A poda radical é a solução. No entanto, ainda está alta. Reduza para aproximadamente 50 cm. Elas começarão a crescer e se desenvolver novamente.

      Recomendamos também a aplicação de NPK 04-14-08. É um fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio em proporções adequadas para a formação das plantas. Ideal para ser aplicado no momento do plantio ou no preparo do solo, pois proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e da estrutura das plantas. Deve ser aplicado preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde. Contém também enxofre e cálcio.

      Confira no link a seguir http://www.plantei.com.br/condicionadores/farelados/npk-04-14-08-vitaplan-1-kg-gratis-dosador

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Um abraço. 🙂

  • Sim gostei muito das dicas . poso usar esterco de gado curtido?como devo usar? Sempre que ponho adubo as folhas ficam feias?.?

    • nunca usa esterco de gado!!!! pois tem certas herbicidas para tratar o pasto que infelizmente o gado vai ingerir com o pasto e estes produtos permanecem nos intestinos e saiam com os fezes dos animais, usando esse esterco pode sim matar ou prejudicar gravemente as suas roseiras. Melhor é cama de frango curtido. Eu preparo os meus sulcos para rosas de maneira de cavar sulcos de 40×40 e encher 15 cm com corte grama, folhas, mato triturado/desintegralizados, mais 15 cm com madeira e galhos triturados/desintegralizados e mais 15 cm de chamado orgânicos, uma mistura de cama de frango/carcaça de frango, madeira triturada, isso deixo curtir 3 meses duas em duas semanas virando. Plantando as mudas vai ter roseiras em 3 meses com uma altura de 150 cm, forte e saudáveis com uma produção impressionante de flores grandes e com hastes bem compridos. Para a manutenção depois de um ano faça uma analise do solo antes de adubar e fora dos fertilizantes comum, pode adicionar 1-2 x por ano farinha de osso e se consegue comprar usa torta de mamona (eu planto para a minha própria produção)

  • Olá!! eu tenho uma mini roseira no vaso e outra roseira pendente. Tive sérios problemas de adaptação com a pendente. Elas ficam na varanda e pegam somente o sol da manhã.
    A pendente veio linda e maravilhosa!!! mas poucos dos botões que vieram com ela abriram e os mais novinhos foram murchando e caiam. Após 18 dias em casa, não havia mais nenhuma rosa e eu fiz a poda e replantei, mas ela perdeu absolutamente todas as folhas. Isso é normal? Eu desci com o vaso para o jardim, onde está se recuperando e já apresenta muitos brotos.
    Quanto à mini roseira do vaso, após a floração, também fiz a poda, um pouco mais drástica, e ela perdeu todas as folhas. Fiz uma adubação com cascas de banana e cascas de ovos e às vezes rego com agua de borra de café. Mas ela está com algum problema que nao sei qual é… não está segurando os novos brotos e eles secam e caem. Os que conseguem crescer um pouquinho, logo amarelam as folhinhas. O que pode está errado? voce poderia me ajudar?
    Muito obrigada!!!

  • Olá! tenho uma roseira trepadeira que cresceu muito pra todos os lados.Os galhos cresceram 2,5 m parou a floração e não sei o que fazer ele está com um ano de idade, nunca coloquei nenhum adubo quimico só o NPK caseiro Se alguém puder me ajude.

  • Olá! me mudei para uma casa onde tem uma roseira e não podei mas ela floresce o ano todo ,não tiro a flor
    pois não sabia que deveria tirar e nem podar ela está bem alta se podar agora devo cortar la em baixo e esperar ela florescer .Não vou matar o pé. Obrigado pela ajuda.

  • Olá! Podem me responder se essas regras de poda são tb p aquelas rodinhas q dão em cachos? Posso plantar mini rosas aos pés de rosas maiores? Brilhantina crescendo no solo sob roseiras, posso deixar?

  • As formigas infestam minha roseira no verão…o que eu faço para afastar as formigas da minha roseira? Já tentei de tudo e não consigo me livrar…

  • Ganhei uma muda de roseira… Platei assim que cheguei em casa… mas o pé esta todo murcho!
    Será que morreu ou tenho que podar as folhas murchas pra brotar?

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top