Lendo agora
Bokashi: o que é e onde comprar

Bokashi: o que é e onde comprar

adubos para jardim

Você já ouviu falar no bokashi? Ele é um composto orgânico que tem se popularizado muito entre os cultivadores! O nome tem origem na língua japonesa e significa “composto orgânico”. 

Esse fertilizante natural traz inúmeros benefícios para as plantas e pode ser utilizado em hortas, plantas ornamentais, orquídeas, entre outras. Neste artigo explicamos para que serve e onde encontrá-lo. Confira!

Bokashi: o que é e para que serve?

O bokashi é um adubo orgânico que reúne micronutrientes e microorganismos eficazes vindos de matéria-viva vegetal, animal ou mineral, que já passaram pelos processos de decomposição e fermentação. 

Torta de mamona, farelo de ossos, cinzas, torta vegetal, bagaço de cana, palha de café, farelo de arroz, caroço de açaí triturado e esterco puro são alguns exemplos de ingredientes que podem compor o bokashi.

O bokashi serve para melhorar as condições e promover o equilíbrio biológico do solo, com a armazenagem e drenagem do solo e disponibilizando mais nutrientes. 

Bokashi: onde comprar

O bokashi é muito utilizado na jardinagem, principalmente pelos cultivadores de orquídeas. Há várias marcas que produzem esse adubo orgânico, com diferentes composições.

Vale destacar que algumas marcas utilizam a torta de mamona, que é tóxica para cães e gatos, portanto, deve ser evitada em casas com pets. 

1 – Em Bokashi – Korin

Composto por palha de arroz, melaço de cana de açúcar, farelos e tortas de origem vegetal e composto orgânico. Esse fertilizante orgânico pode ser usado em hortas domésticas, no preparo da terra para vasos ou para compostagem. 

em bokashi

Já o Fertibokashi, que também é da Korin, é um fertilizante orgânico concentrado líquido que pode ser pulverizado nas plantas. Ele garante fortalecimento e proteção e também pode ser aplicado no solo, pela irrigação, para incentivar o sistema radicular. 

É ótimo para uso em hortaliças, temperos e flores.

horta em vasos - escola plantei

2 – Forth Bokashi

O Forth Bokashi é ideal para cultivos orgânicos. Esse fertilizante substitui adubos químicos fornecendo nutrientes que estimulam o crescimento das plantas e atuam como reguladores do equilíbrio nutricional e metabólico.

forth bokashi

Veja também

É um produto de liberação rápida e constante, que pode ser utilizado em hortas, orquídeas, bonsais e plantas ornamentais. 

3 – Bokashi – Isla

É um produto com efeito enraizador, desenvolvido a partir da fermentação de matérias primas vegetais.

Contribui para o equilíbrio biológico do solo e para a capacidade de retenção de água, diminuindo as erosões e as perdas de nutrientes por lixiviação. Você pode utilizá-lo em hortas, canteiros de folhagens, em vasos de flores e até no gramados!

bokashi isla

Plantei Garden Center

Na loja Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra itens para jardinagem e soluções inteligentes para cultivo doméstico. Acesse o site e confira! 

horta vertical

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo