Lendo agora
Lágrima-de-cristo: aprenda sobre podas e floração

Lágrima-de-cristo: aprenda sobre podas e floração

lágrima-de-cristo

A lágrima-de-cristo (Clerodendrum Thomsonae) é uma planta múltipla que pode ser utilizada de diferentes formas no paisagismo: na cobertura de pergolados, como cerca viva e acompanhando colunas de varandas.

O valor ornamental está na floração – que costumam ser brancas, com centro avermelhado ou totalmente vermelhas – e é marcante! 

O gênero Clerodendrum abrange várias espécies ornamentais e muitas delas são trepadeiras, que se adaptam a qualquer região do Brasil. “Outra característica é que são fáceis de cultivar, porque se aclimatam rapidamente, são de fácil propagação e pouco exigentes quanto ao tipo de solo, regas e adubação”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

A seguir, explicamos quais são os cuidados básicos para cultivar a lágrima-de-cristo em canteiros de jardim ou vasos e fazê-la florir quase o ano todo! 

lágrima-de-cristo
A lágrima-de-cristo pode ser utilizada para cobertura de pergolados ou como cerca viva. Imagens: Plantei Garden Center.

Tipo de solo ou substrato

Pouco exigente quanto às condições de solo, a lágrima-de-cristo se desenvolve bem em substratos prontos para jardim, em terra vegetal, húmus de minhoca e outros tipos.  

Para cultivo em solo direto faça uma cova de 50×50 cm para seu plantio. Em seguida, coloque metade da terra que foi retirada junto à mesma quantidade de húmus de minhoca. Preencha a cova com essa mistura e replante sua muda de lágrima-de-cristo no centro. 

Quanto ao plantio em vasos, é fundamental escolher um modelo com, no mínimo, 10 litros e verificar se há furos (e caso contrário, fazê-los manualmente). Faça uma camada de drenagem com argila expandida ou pedra brita, para que a água escoa com facilidade. “Se for plantar a lágrima-de-cristo em vasos, é interessante colocar 1/5 de areia grossa ou fina, para deixar o substrato com boa drenagem.”

Confira algumas opções de vasos decorativos para ornamentar áreas externas disponíveis na Plantei Garden Center: 

Escolha do local

Mesmo sendo uma trepadeira e de fácil aclimatação, a lágrima-de-cristo se desenvolve melhor em locais abertos, que recebem sol direto até o meio dia ou até às 15 horas.

Podem ser cultivadas a meia-sombra, mas lembre-se que é a luz solar direta que ajuda nas floradas e na produção de cores mais vivas. 

A planta é uma opção interessante para pendurar em jardins verticais ou nas colunas de espaços externos, já que produz uma floração marcante e cresce acompanhando a estrutura disponível. 

🌱 Dica da Plantei: os suportes de parede estilo mão francesa ou hanger ajudam a compor a estética do ambiente. Além disso, os vasos ficarão mais firmes e seguros na parede. 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Como regar a planta lágrima-de-cristo?

A frequência de regas varia de acordo com o período: nos primeiros três meses, faça 4 regas por semana, independentemente se a muda está em vasos ou canteiros. 

Se a muda foi plantada em gramados, regue pouco, mas todos os dias. Daniel explica que: “A grama absorve grande parte dessas regas e isso pode prejudicar o desenvolvimento inicial de sua muda, justamente na fase mais importante para a boa formação da planta.” 

Em vasos, observe se o substrato secou completamente antes de regar. Para ter certeza, utilize um palito de churrasco e coloque-o a 5 centímetros de profundidade. Outra dica importante é conferir se não há obstruções para que a água escoe pelos furos com facilidade. 

Após esse período inicial, duas regas semanais são o suficiente para garantir um bom desenvolvimento da planta. 

Onde comprar mudas:

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Qual a época certa para fazer podas?

Quando cultivada diretamente no solo, essa espécie aceita podas em qualquer época do ano, já que o crescimento é rápido e expansivo. Se o objetivo é cultivá-la para cobertura de pergolados ou como cerca, faça podas desde o início para direcionar o crescimento para o local desejado. 

Veja também
bambu-da-sorte

Para lágrimas-de-cristo plantadas em vaso, a periodicidade recomendada para a poda é a cada 3 meses para formar o tronco principal da planta. 

“Para uma boa estética, recomendo que, no mínimo, 1/3 do total da planta seja o tronco principal sem folhas. As podas da copa podem ser a 4 meses, retirando 20% dos galhos internos da copa, para facilitar a entrada de luz”, ensina Daniel Barreto. 

lágrima-de-cristo
A lágrima-de-cristo é fácil de cultivar e pouco exigente quanto ao solo. Imagens: Plantei Garden Center.

O que fazer para a lágrima-de-cristo florir?

A qualidade do solo ou do substrato e as podas influenciam na floração, mas uma adubação frequente é realizada da forma correta pode garantir florações mais frequentes.

O biólogo da Plantei Garden Center destaca que o “sucesso de uma boa nutrição de sua planta vem da constância, não do excesso”. Por esse motivo, nunca use mais do que o recomendado pelo fabricante nas doses.

A lágrima-de-cristo “pode ser adubada com qualquer uma das formulações já balanceadas, como NPK 10 10 10, os farelados como bokashi Korin, o chorume de composteira e adubos de liberação lenta. Quanto maior for a fonte de fósforo na adubação, mais flores a planta produz.” 

Como fazer mudas de lágrima-de-cristo?

Com tanta beleza, é comum querer multiplicar as mudas para ornamentar outros cantos do jardim ou presentear. Fazê-las é mais simples do que você imagina! Confira as dicas:

“É um tipo de vegetativo que pega facilmente por estacas cortando galhos de 15 cm e colocando no substrato para enraizar. Por sementes, também é de fácil germinação, mas, por estaquia é a melhor opção”, orienta Daniel. 

Onde comprar mudas:

Conheça a Plantei Garden Center

Gostou das nossas dicas sobre a lágrima-de-cristo?

Na Plantei Garden Center você encontra mudas de plantas trepadeiras, pendentes, sementes e muito mais! Escolha seus produtos favoritos, compre online na loja virtual e receba em casa! 

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo