Lendo agora
Canteiros de jardim: 10 plantas para cultivar

Canteiros de jardim: 10 plantas para cultivar

Canteiros de jardim com flores e folhagens.

Pensando em renovar os canteiros do jardim?

O primeiro passo é listar suas preferências: gosta de plantas com flores pequenas ou grandes? Seu jardim precisa ter um estilo bem definido? Prefere plantas ornamentais ou as mais fáceis de cultivar, de pouca manutenção? 

Outro passo importante é observar quais são as condições de luminosidade do espaço em que o canteiro está ou vai ser construído. Essa informação é essencial para escolher as plantas que se adequam bem a essas características. Assim, os cultivos têm mais chances de se desenvolverem bem.

Confira, abaixo, nossa lista com 10 opções de plantas para cultivar em canteiros de jardim, veja as preferências de cada uma, escolha suas favoritas e mãos à terra! 

Canteiro de jardim com flores 

Os canteiros de jardim com flores são os mais desejados, porém, também são os mais exigentes em manutenção, a depender dos cultivos escolhidos. 

A rosa do deserto, conhecida como rainha do jardim, as roseiras e as flores pequenas são as plantas mais populares para este estilo de canteiro. Continue a leitura e veja como cultivá-las!

1 – Rosa do deserto

Embora o cultivo mais comum seja em vaso, as rosas do deserto também são plantadas diretamente no solo dos jardins.

A única questão em relação ao local do cultivo é em relação ao uso ornamental, já que o replantio anual de vaso ajuda a engrossar o caudex. 

rosa do deserto

As características ornamentais dão um toque especial ao paisagismo, mesmo em pequenos canteiros. Se preferir, plante-as em vasos bacia ou concha e posicione-as no centro do jardim.  

As rosas do deserto estão entre as plantas mais conhecidas quando falamos em plantas que apreciam o sol e precisam de, no mínimo, 4 horas de exposição para se desenvolvem melhor. 

rosa do deserto

E atenção: solos úmidos e as regas podem até ser frequentes, desde que o substrato tenha excelente drenagem. Veja mais dicas acessando nosso guia completo de cultivo

rosa do deserto

2 – Flores

Em canteiros de jardins que recebem meia-sombra, aposte na cinerária (Senecio douglasii), no beijo pintado (Impatiens hawkeri) e na kalanchoe.

São plantas que produzem flores em diversas cores e você pode brincar com composições mesclando várias tonalidades. 

Já nos jardins que recebem sol pleno, cultive prímula (Primula obconica) e a crista-de-galo (Celosia Cristata). Veja o passo a passo para semeá-las clicando aqui

Há dezenas de outros tipos de flores que são ótimas para canteiros de jardim. Clique nos títulos e acesse os artigos com dicas de cultivo:

jardim vertical

3 – Rosas

São ótimas opções para canteiros pequenos porque produzem flores e são fáceis de cultivar.

Plante-as em um espaço que receba 4 horas de sol por dia, no mínimo. Faça regas frequentes para manter o substrato úmido e atente-se para o período de floração, em que a terra pode ficar mais seca.

O cultivo de rosas de todos os portes exige podas de limpeza e formação. Clique aqui e veja como e quando fazê-las. 

Canteiros de plantas verdes

As folhagens verdes são as melhores opções para quem busca plantas que são fáceis de cultivar, demandam baixa manutenção e, ao mesmo tempo, produzem um belo efeito paisagístico no jardim. 

Listamos opções recomendadas para canteiros médios ou grandes, porque costumam crescer bastante quando recebem os cuidados adequados. Confira! 

4 – Costela-de-adão

Folhagens grandes e exuberantes ajudam a preencher o espaço de jardins grandes e dão um toque tropical ao espaço. 

A costela-de-adão é de fácil cultivo e combina jardins mais espaçosos, principalmente os que possuem árvores ou ‘caminhos’ de passeio. Ao cultivá-la, posicione as mudas em ambientes de meia sombra ou sol pleno. 

Os cuidados são simples: o solo deve ser rico em matéria orgânica e as regas variam de duas a três vezes por semana, dependendo do clima da região. 

Confira na Plantei Garden Center:

substrato para plantio doméstico e profissional

5 – Suculentas e cactos

No Brasil, as suculentas ganharam popularidades nos últimos anos e o que não faltou foi criatividade para integrá-las aos canteiros dos jardins. 

Há inúmeras espécies, que variam em formato de folhas, coloração, textura e estrutura de crescimento.

Elas podem ser cultivadas no solo ou em vasos. Em espaços externos, é comum vê-las em vasos de barro, para criar níveis de altura diferentes dentro dos canteiros. 

De forma geral, as preferências das suculentas são por ambientes de luz intensa e meia-sombra (sol direto apenas do início da manhã ou final da tarde). 

As regas são bastante espaçadas, variando de uma semana a quinze dias. 

6 – Coleus

A maior vantagem em cultivar a coleus são as possibilidades de criar variações com a mesma espécie. As folhagens coloridas – em tons de verde, roxo e rosa – agregam beleza aos ambientes externos, principalmente em jardins de estilo tropical. 

coleus

Há duas opções de plantio: por sementes ou estaquia. A coleus gosta de sol direto ou meia sombra e as regas precisam ser frequentes, para que o substrato fique sempre úmido. Caso contrário, as folhas murcham.

7 – Clúsia 

Popularmente conhecida como abaneiro, a clúsia (Clusia fluminensis) é um arbusto indicado para canteiros grandes que recebem sol pleno ou meia-sombra

Similar a uma arvoreta, a planta precisa de regas frequentes e a floração acontece durante o outono. 

clúsia

As podas de formação dão toque ornamental ao jardim e são necessárias para manter a planta no tamanho desejado, já que ela pode chegar a até 4 metros. 

Canteiros de jardim ornamental 

As plantas ornamentais são aquelas conhecidas e cultivadas pela beleza!

Há as de tratos culturais mais simples, como a jade, que é uma suculenta arbustiva; a estrelícia, conhecida pelas inflorescências coloridas e as hortênsias, que produzem floradas marcantes.

Veja também
Parede verde com plantas vivas: folhagens, begônias roxas, etc.

E há muitas outras variedades, mas algumas demandam podas de limpeza ou de formação mais frequentes, complexificando os cuidados.

Confira, abaixo, 3 plantas indicadas para canteiros de jardim ornamental! 

8 – Croton

Para criar contraste com o verde do jardim, aposte na croton (Codiaeum variegatum). Algumas variedades possuem tons quentes e vibrantes, como amarelo, marrom e laranja

croton

Os tipos mais comuns são a croton petra e a croton mammy. Aprecia sol pleno, substratos úmidos e precisa de regas frequentes para se desenvolver.

Confira no site da Plantei: 

9 – Buxinho 

O buxinho (Buxus Sempervirens) é um clássico dos canteiros de jardim. Plante em locais bem iluminados e que recebam algumas horas de luz solar diariamente.

Faça de uma a duas regas por semana, dependendo das condições climáticas da região. 

buxinho - planta para jardim

A poda é um cuidado necessário para manter o toque ornamental da planta. Retire galhos e folhas grandes e mantenha o formato arredondado. 

10 – Dracena

A dracena é a planta ideal para canteiros que recebem luz solar direta no início da manhã ou final da tarde. 

A planta exige pouca manutenção e por isso é bastante cultivada em áreas de lazer com piscina ou nos jardins de condomínios. 

Os cuidados são simples: regas de duas a três vezes por semana e podas de limpeza para retirada de folhas secas. 

Gostou das dicas de plantas para canteiros de jardim? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários! 

Conheça a Plantei Garden Center, a loja virtual que entrega em todo o Brasil e comercializa os melhores produtos para quem ama cultivar! 

 

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo