Lendo agora
Planta jade: aprenda a cultivar

Planta jade: aprenda a cultivar

planta jade

A jade (Crassula ovata) pertence à família Crassulaceae e é um tipo de suculenta arbustiva extremamente fácil de cultivar. Por esse motivo, a planta é muito indicada para quem está dando os primeiros passos no universo da jardinagem.

Neste artigo explicamos quais são os cuidados necessários para cultivá-la, como preparar vasos para receber mudas e o período em que acontece a floração. Boa leitura!

Jade: planta da prosperidade

planta jade

A semelhança com a estrutura de uma árvore faz com que a jade seja cultivada em canteiros, para fins ornamentais. As folhas verdes chamam atenção e há jades que crescem a até 1 metro. Inclusive, o nome vem da tonalidade das folhas.

A fama de “planta da prosperidade” se deve à associação com a boa sorte, a abundância e atração de riqueza financeira.

Solo

A preferência da jade é por solos arenosos, portanto, para cultivo em vaso, faça uma camada de drenagem usando brita (pedrinhas de construção) ou argila expandida (disponível aqui) e depois coloque o substrato com terra vegetal ou comum e areia de construção, em uma proporção de 1:1.

húmus de minhoca

Regas

Devem ser moderadas, porque a jade não tolera solos muito úmidos ou encharcados e pode ter fungos nos ramos nessas condições. O ideal é conferir com a ponta dos dedos como está o substrato antes de regar. Caso esteja em canteiro e exposta à sol pleno, faça irrigações mais frequentes.

A jade é muito fácil de cultivar e se adapta a diferentes solos e climas. Porém, não aprecia muito o frio intenso, sendo sensível às geadas fortes.

Luminosidade

Além de exigir poucos cuidados, essa planta se adapta a diferentes tipos de exposições ao sol, mas isso influencia em sua coloração e desenvolvimento.

Quando ela está exposta a sol pleno por algumas horas durante o dia acaba ficando com a borda das folhas avermelhada (veja na imagem abaixo). Mas também se adapta à meia-sombra, o que a torna ideal para alguns ambientes internos. Nesses casos, lembre-se de colocá-la próxima à janela para receber luz.

Propagação

A multiplicação da jade é muito simples e pode ser feita a partir das folhas ou dos ramos. A recomendação é colocá-los em vasos com substrato arenoso, longe do sol pleno e aguardar o enraizamento. Nesse período, as regas devem ser mais frequentes, para que o solo esteja sempre úmido.

Veja também

Jade: como cuidar da planta

  • Faça podas de limpeza, retirando os galhos secos ou folhas amareladas;
  • Se o cultivo for feito em vasos, faça o transplante para recipientes maiores conforme a planta for crescendo;
  • A adubação pode ser feita de uma a duas vezes ao ano, mas em quantidades moderadas, porque ela prefere solos mais arenosos;
  • As folhas amareladas e enrugadas podem ser um sinal de falta de água;
  • A floração da jade só acontece na fase adulta, nas plantas que estão expostas ao sol, nos períodos em que as temperaturas estão mais baixas, como no outono.

vasos e cachepos para plantas

Uso da jade na decoração

Além de compor canteiros, a jade pode ser cultivada em vasos de diferentes tamanhos para decorar ambientes internos. Por exigir poucos cuidados com adubação, poda e as regas não serem diárias, também é uma ótima opção para espaços corporativos.

Outra vantagem do cultivo da jade é que ela é resistente ao vento, portanto, pode ficar em varandas e sacadas sem prejuízo ao seu desenvolvimento. Use a criatividade e faça ornamentações com pedriscos e cachepôs coloridos, que destaquem ainda mais a beleza da planta e a vivacidade das folhas!

Gostou das dicas sobre a jade? Agora ficou fácil ter essa planta linda no seu jardim! E se você quiser conferir mais dicas, veja a nossa página de materiais gratuitos e faça o download dos nossos e-books!

plantas de sol

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo