Lendo agora
Planta jade: como cultivar a planta da prosperidade

Planta jade: como cultivar a planta da prosperidade

planta jade

A jade (Crassula ovata) pertence à família Crassulaceae e é um tipo de suculenta arbustiva extremamente fácil de cultivar. Por esse motivo, a planta é muito indicada para quem está dando os primeiros passos no universo da jardinagem.

Neste artigo explicamos quais são os cuidados necessários para cultivá-la, como preparar vasos para receber mudas e o período em que acontece a floração. Boa leitura!

Jade: planta da prosperidade

planta jade

A semelhança com a estrutura de uma árvore faz com que a jade seja cultivada em canteiros, para fins ornamentais. As folhas verdes chamam atenção e há jades que crescem a até 1 metro. Inclusive, o nome vem da tonalidade das folhas.

A fama de “planta da prosperidade” se deve à associação com a boa sorte, a abundância e atração de riqueza financeira.

Solo

A preferência da jade é por solos arenosos, portanto, para cultivo em vaso, faça uma camada de drenagem usando brita (pedrinhas de construção) ou argila expandida (disponível aqui) e depois coloque o substrato com terra vegetal ou comum e areia de construção, em uma proporção de 1:1.

substrato para plantio

 

Luminosidade

Além de exigir poucos cuidados, essa planta se adapta a diferentes tipos de exposições ao sol, mas isso influencia em sua coloração e desenvolvimento.

Quando ela está exposta a sol pleno por algumas horas durante o dia acaba ficando com a borda das folhas avermelhada (veja na imagem abaixo).

Também se adapta à meia-sombra, o que a torna ideal para alguns ambientes internos. Nesses casos, lembre-se de colocá-la próxima à janela para receber luz.

planta jade

Regas

Devem ser moderadas, porque a jade não tolera solos muito úmidos ou encharcados e pode ter fungos nos ramos nessas condições. O ideal é conferir com a ponta dos dedos como está o substrato antes de regar. Caso esteja em canteiro e exposta à sol pleno, faça irrigações mais frequentes.

A jade é muito fácil de cultivar e se adapta a diferentes solos e climas. Porém, não aprecia muito o frio intenso, sendo sensível às geadas fortes.

vaso para plantio

Veja também

Jade: como cuidar da planta

  • Faça podas de limpeza, retirando os galhos secos ou folhas amareladas;
  • Se o cultivo for feito em vasos, faça o transplante para recipientes maiores conforme a planta for crescendo;
  • A adubação pode ser feita de uma a duas vezes ao ano, mas em quantidades moderadas, porque ela prefere solos mais arenosos;
  • As folhas amareladas e enrugadas podem ser um sinal de falta de água;
  • A floração da jade só acontece na fase adulta, nas plantas que estão expostas ao sol, nos períodos em que as temperaturas estão mais baixas, como no outono.

Gostou das dicas sobre a jade? E se você quiser conferir mais dicas, veja a nossa página de materiais gratuitos e faça o download dos nossos e-books!

Como fazer mudas de jade

A multiplicação da jade é muito simples e pode ser feita a partir das folhas ou dos ramos.

A recomendação é colocá-los em vasos com substrato arenoso, longe do sol pleno e aguardar o enraizamento. Nesse período, as regas devem ser mais frequentes, para que o solo esteja sempre úmido.

Uso da jade na decoração

Além de compor canteiros, a jade pode ser cultivada em vasos de diferentes tamanhos para decorar ambientes internos. Por exigir poucos cuidados com adubação, poda e as regas não serem diárias, também é uma ótima opção para espaços corporativos.

Outra vantagem do cultivo da jade é que ela é resistente ao vento, portanto, pode ficar em varandas e sacadas sem prejuízo ao seu desenvolvimento. Use a criatividade e faça ornamentações com pedriscos e cachepôs coloridos, que destaquem ainda mais a beleza da planta e a vivacidade das folhas!

itens para jardinagem

 

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo