Lendo agora
Como cultivar cravo

Como cultivar cravo

O cravo é uma planta amplamente cultivada em vários lugares do mundo e apresenta um extenso simbolismo em diversas culturas.

Pode ser plantado diretamente em canteiros domésticos, em vasos decorativos e também em plantações, que abastecem o mercado de flores de corte, já que é uma das mais populares para esta finalidade.

Neste artigo explicamos suas características e fornecemos dicas essenciais para ter sucesso no cultivo dos cravos. Confira!

Características

cravos-amarelos

O craveiro é uma planta herbácea perene que atinge até 80 centímetros de altura, embora, geralmente, seja menor. Apresenta folhas verde-acinzentadas e flores de várias cores, incluindo o rosa, vermelho, branco, laranja e amarelo.

As flores são bastante aromáticas, porém, há cultivares sem cheiro.

Atende pelo nome científico Dianthus caryophyllus, mas há diferentes cultivares e também um grande número de híbridos. A origem do cravo é a região mediterrânea da Europa.

Como plantar cravos?

O plantio de cravos pode ser feito por sementes ou por divisão.

sementes de cravo

Plantio por sementes: podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras. As mudas são transplantadas quando atingem de 5 a 8 cm de altura.

As sementes devem ficar a não mais do que 0,5 cm (meio) de profundidade no solo, caso contrário, terão dificuldade para se desenvolver. Em temperatura amena, as sementes germinam em até três semanas.

Plantio por divisão: as plantas mais velhas geralmente apresentam vários ramos já enraizados. Elas plantas podem ser divididas e replantadas.

Condições de plantio do cravo

O cravo é considerado de fácil cultivo, porém, com alguns cuidados no preparo do solo, irrigação e exposição ao sol, a plantação será mais saudável e bonita. Confira as dicas:

Solo: o ideal é um solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6,6 e 7,5, porém, tolera um pH entre 6 e 8.

cravo_02

Clima: o craveiro cresce melhor em clima ameno ou frio.

Veja também
jade azul - planta pendente

Iluminação: necessita de luz solar direta por, pelo menos, 4 ou 5 horas por dia.

Irrigação: o solo deve permanecer sempre levemente úmido, mas não deve ficar encharcado. O excesso de umidade no solo ou no ar prejudicam o craveiro.

Ciclo de cultivo: é uma planta perene, de cultivo anual ou bienal.

Qual a época de floração do cravo?

Em condições adequadas, o cravo pode florescer durante o ano todo. Em regiões de clima temperado, normalmente floresce no fim da primavera, no verão e no início do outono.

A floração de plantas propagadas por sementes começa 4 a 12 meses depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo.

arranjos-de-cravos

Ama flores? Leia também!

Onde adquirir sementes de flores?

Se você ama um jardim colorido, visite o site da Plantei Garden Center. Lá você encontra centenas de variedades de sementes e pode escolher as que melhor se adaptam ao clima da sua região ou condições de solo do seu jardim!

comprar sementes online

Comments

comments

Comentários (4)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo