Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como cultivar Cravo

      O cravo é uma flor cultivada há muitos séculos nos jardins e tem um extenso simbolismo em diversas culturas. O craveiro é uma planta herbácea perene que atinge até 80 cm de altura, embora seja geralmente menor. Apresenta folhas verde-acinzentadas e flores de várias cores, incluindo entre outras, o rosa, vermelho, branco, laranja e amarelo. As flores são geralmente muito aromáticas, mas há cultivares sem cheiro. Há um grande número de cultivares e também um grande número de híbridos.

      O cravo pode ser cultivado no jardim ou em vasos, e também é cultivado em plantações para abastecer o mercado de flores de corte, sendo uma das mais populares flores do mundo, apesar de exigir um clima ameno para seu cultivo.

cravos-amarelos

Nome científico: Dianthus caryophyllus. Também há um grande número de híbridos.

Origem: Provavelmente a região mediterrânea da Europa.

Clima: Cresce melhor em clima ameno ou frio.

Iluminação: Luz solar direta por pelo menos 4 ou 5 horas diariamente.

Irrigação: O solo deve permanecer sempre levente úmido. O solo não deve ficar encharcado. O excesso de umidade no solo ou no ar prejudicam o craveiro.

Solo: O ideal é um solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6,6 e 7,5 mas tolera um pH entre 6 e 8.

Época de floração: Em condições adequadas o cravo pode florescer durante o ano todo. Em regiões de clima temperado, normalmente floresce no fim da primavera, no verão e no início do outono. A floração de plantas propagadas por sementes começa 4 a 12 meses depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo.

Ciclo de cultivo: Planta perene, mas frequentemente é cultivada como anual ou bienal.

cravo_02

Propagação

Por sementes: podem ser semeadas no local definitivo, mas são geralmente semeadas em sementeiras, com as mudas sendo transplantadas quando atingem de 5 a 8 cm de altura. As sementes devem ficar a não mais do que 0,5 cm de profundidade no solo. Em temperatura amena, as sementes germinam em uma a três semanas.

Por estaquia: use ramos macios de plantas saudáveis, cortados preferencialmente após a floração, pois ramos que florescem são mais compridos. Plante cada ramo em solo úmido, enterrando pelo menos um nó do ramo.

Por alporquia: curve alguns dos ramos mais compridos, enterrando sua base na terra (fixe o ramo com uma pequena rocha ou com gravetos para mantê-lo enterrado). Corte qualquer flor que esteja nestes ramos. Após algumas semanas, verifique se a base do ramo enraizou e então separe da planta o ramo com suas novas raízes.

Por divisão: Plantas mais velhas geralmente apresentam vários ramos já enraizados. Estas plantas podem ser divididas e replantadas.

Espaçamento recomendado entre plantas para plantio no solo: 30 a 45 cm

arranjos-de-cravos

      Confira as sementes de cravos disponíveis em nossa loja clicando aqui. 😉

Comments

comments

4 respostas para “Como cultivar Cravo”

  1. Connie Rezende Miranda disse:

    Gostei muito, principalmente sobre as informações técnicas para o cultivo e o manuseio desta planta tão maravilhosa!
    Flores dos Deuses !

  2. Mariangela disse:

    Eu gostaria de saber ,se a flor como seca pode ser plantada ? E qual o melhor adubo pra ela florecer

  3. Edilania disse:

    Gostaria de saber se posso retirar as flores quando murcharem?

  4. Maria José de peder Silva disse:

    Tenho um pé mas ainda não floriu estou na espera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio