Lendo agora
Tuia holandesa: como cuidar do pinheiro de Natal 

Tuia holandesa: como cuidar do pinheiro de Natal 

tuia holandesa

Popularmente conhecida como tuia, a Cupressus macrocarpa ganha destaque nos últimos meses do ano. Afinal, é muito comum vê-la decorada com adereços de Natal ou integrando o paisagismo de praças e de espaços de eventos. 

Mas, sempre fica a dúvida de como mantê-la saudável após o período de festividades em que é usada na decoração. Pensando nisso, elaboramos este artigo com as preferências da árvore quanto à luz e regas e explicando quais são os cuidados básicos com o substrato e as podas.

Boa leitura e mãos à terra! 

tuia holandesa

Iluminação e clima 

A tuia holandesa aprecia alta luminosidade e sol direto. Portanto, coloque-a em um local que receba, no mínimo, 4 horas de sol por dia, mas evite os horários mais quentes.

Se você mora em uma região de clima ameno, não se preocupe. O pinheirinho de Natal também se adapta à meia-sombra, mas ainda precisa de, no mínimo, 2 horas de sol por dia. 

Quanto ao clima, prefere o subtropical, tropical ou mediterrâneo. 

muda de tuia holandesa

loja plantei

Regas

Faça regas regulares, pois a planta não aguenta longos períodos de seca. Mantenha o substrato sempre úmido. Para isso, verifique com as pontas dos dedos ou utilize um palito de churrasco, que é o método mais certeiro, pois chega até o fundo do vaso. Se sair seco, é hora de regar.

Tome cuidado para não encharcar o substrato, já que excessos de água causam fungos e, se acumularam no fundo do vaso, prejudicam as raízes. 

tuia holandesa

Podas

As podas de limpeza e formação ajudam a manter a tuia holandesa limpa e saudável.  

Retire as folhas e os ramos secos com o auxílio de uma tesoura ou estilete sempre que for necessário. 

Troca de vaso 

Com os cuidados corretos, a tuia holandesa sobrevive por vários anos e marca presença em inúmeros natais. 

O replantio é indicado para garantir que o substrato tenha os nutrientes necessários e para proporcionar um espaço maior para o crescimento das raízes. Prepare um mix com terra vegetal, terra comum e algum composto orgânico (como o húmus de minhoca) na proporção de 1:1:1. 

Escolha um vaso com furos e faça uma camada de drenagem no fundo usando brita ou argila expandida. Assim, facilita o escoamento da água após as regas e impede a compactação do solo.

Preencha com o substrato até mais ou menos a metade do vaso. Ao transplantar a tuia, retire-a do recipiente antigo com cuidado, para manter o torrão em torno das raízes e levá-la ao novo local desta forma.

Coloque-a no centro e vá preenchendo com mais terra até preencher o vaso. Aperte com as mãos para ficar bem firme. Por último, faça uma rega generosa e confira se a água sai com facilidade pelos furos. Se for necessário, acrescente mais substrato. 

vasos autoirrigáveis

Tuia na decoração de Natal 

  • É a árvore ideal para decorar espaços externos pequenos, pois é de pequeno porte e se desenvolve bem em vasos. Durante as festividades pode ser deslocada para ambientes internos; 
  • Faça da tuia o centro da decoração do jardim! Árvores com mais de 70 centímetros podem ser plantadas diretamente em canteiros, desde que o local receba as condições adequadas de luz e clima;

muda de tuia holandesa

Veja também
plantar no verão

loja plantei

  • Como o pinheirinho já é lindo e temático para a época, dispensa excessos de enfeites ou luzes. Aposte no básico: um cordão de luzes pequeno, festão vermelho ou fita de fio pompom dourada já é o suficiente para deixá-lo em clima de Natal.  

Tuia holandesa ou tuia-limão

Gostou das nossas dicas? Confira um resumo deste artigo sobre como cuidar da tuia holandesa: 

Nome científico: Cupressus macrocarpa

Nomes populares: tuia holandesa, tuia-limão, pinheirinho de Natal

Iluminação: sol pleno ou meia-sombra

Regas: uma vez por semana 

Podas: de limpeza, sempre que necessário 

Adubação: uma vez a cada três meses 

Ideias de plantio 

Agora que você já sabe tudo sobre a tuia holandesa, continue aprendendo! Aqui no blog você encontra centenas de artigos com ideias de plantio e dicas de cultivo! Confira:

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo