Lendo agora
Como plantar abóbora Mini Jack

Como plantar abóbora Mini Jack

A abóbora mini Jack chama atenção pelo tamanho reduzido, já que os frutos cabem na palma da mão. Como tem casca macia, é perfeita para ser recheada e levada ao forno e pode ser consumida de várias formas, seja como prato principal ou acompanhamento.

E você sabia que é possível cultivá-la em casa?

Neste artigo nós explicamos como cultivar essa delícia na sua horta caseira ou em vasos grandes. Continue a leitura e aprenda com as dicas do Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center

Como plantar abóbora Mini Jack?

Muitos produtores têm apostado no cultivo porque ela vem ganhando espaço no mercado gastronômico, sobretudo na elaboração de pratos ou porções individuais. 

Quer cultivar a abóbora mini Jack na sua horta caseira e experimentar essa delícia? Então, atenção para a primeira dica: o período de plantio vai de agosto a fevereiro, em todas as regiões do Brasil e o clima indicado para o desenvolvimento é de 20 a 30º. 

semente de abóbora mini Jack

A variedade pode ser cultivada em canteiros ou em vasos de, no mínimo, 15 litros. Confira as recomendações para o preparo das sementeiras e do solo. 

Preparo do substrato 

  • Utilize o substrato Carolina Soil (classe 5 8 16) para o plantio e faça o plantio em sementeiras ou em recipientes pequenos. O transplante para o local definitivo será feito posteriormente;
  • Encharque o substrato 10 minutos do plantio. Esprema com as mãos para retirar o excesso de água e deixá-lo apenas úmido;

Substrato úmido para plantio. Imagens: Plantei Garden Center.

  • Em seguida, faça pequenas covas de, no máximo, 2 centímetros de profundidade;
  • Coloque de duas a três sementes por cova e cubra com o substrato. Caso tenha escolhido sementeiras sem células, faça as covas com distância de 1 cm x 1 cm;  

Sementeiras preparadas para o plantio de abóbora mini Jack. Imagens: Plantei Garden Center.

Sementes da mini Jack

Na nossa loja virtual você encontra sementes da abóbora mini Jack, que são da linha Super Sabor da ISLA Sementes. Confira as recomendações de plantio: 

Profundidade: 2 cm

Sementes por cova: de 2 a 3 

Irrigação: no início ou final do dia

Germinação: de 4 a 8 dias

Colheita: em 55 dias

Veja também
Cuidados com o jardim no outono.

Dicas do especialista 

Para facilitar a germinação, coloque as sementes de abóbora em um copo americano com água filtrada, sem cloro e em uma temperatura neutra. “Você pode utilizar copos herméticos para garantir essa temperatura. Mantenha-as no recipiente por até 12 horas antes do plantio”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.

semente de abóbora mini Jack

Os cuidados com as abóboras costumam ser os mesmos para a maioria das variedades, por isso, é importante utilizar métodos preventivos, já que elas são muito suscetíveis aos ácaros. “Depois de um mês, utilize preventivos como óleo de neem e fumo líquido no cultivo das variedades escolhidas”.

Colheita da mini Jack 

A abóbora Mini Jack alcança seu ponto ideal de colheita quando os frutos atingem cerca de 8 a 10 cm e produz, em média, 5 frutos por planta. Além disso, a conservação após a colheita é considerada ótima, porque dura em torno de 60 dias. 

Receitas com abóbora mini Jack

Selecionamos algumas receitas que utilizam a abóbora mini Jack para você se inspirar e começar a cultivá-la já! Confira:

escola plantei - horta em vasos

 

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo