Lendo agora
Sementes orgânicas: o que são e onde encontrar

Sementes orgânicas: o que são e onde encontrar

A imagem mostra 5 sementes germinando em fases diferentes, no substrato, em um fundo verde e ilustra o post sobre sementes orgânicas.

Você já ouviu falar em sementes orgânicas?

Nós conversamos com o Santiago Matheus Leal Pereda, que é Engenheiro Agrônomo – e atualmente trabalha na área comercial da ISLA Sementes como coordenador de distribuição – para entender quais são os benefícios de cultivá-las e quais cuidados favorecem a germinação. 

Confira, abaixo, a entrevista exclusiva e comece já sua horta orgânica! 

O que são sementes orgânicas? 

A busca por uma alimentação mais saudável e o desenvolvimento de hábitos e práticas que preservem o meio ambiente têm impulsionado a procura por sementes orgânicas. Elas são  produzidas em áreas onde o sistema de manejo utilizado é o orgânico, sem nenhum tipo de produto químico.

Santiago Matheus Leal Pereda, engenheiro agrônomo, conta que o cultivo das sementes orgânicas favorece a sustentabilidade do meio ambiente como um todo, desde os solos até os micro-organismos que nele habitam. Ele destaca que o “benefício pode ser continuado no manejo das sementes para os cultivos futuros de forma orgânica, sem agredir o meio ambiente”.

Cuidados e plantio

O plantio de sementes orgânicas demanda alguns cuidados específicos, como atenção à limpeza prévia do local e retirada de plantas invasoras, que podem hospedar doenças. 

“É importante entender primeiramente que quando são utilizados produtos químicos o intuito é proteger as sementes de ataque de pragas e doenças. Já nas sementes orgânicas essa proteção não ocorre com nenhum tipo de produto, o que torna as sementes mais vulneráveis. Sendo assim, os cuidados devem ser de forma a prevenir possíveis danos nas sementes”, explica Santiago. 

O engenheiro agrônomo também recomenda o uso de bandejas de células, para proteger as mudas e o manejo do solo de forma orgânica, previamente à semeadura ou transplante, sem revolvimento do solo.

A produção contínua de hortaliças orgânicas também exige planejamento. E, para favorecer a germinação, alguns cuidados são fundamentais. Santiago conta que “é importante que as sementes sejam semeadas o mais rápido possível depois de abrir o envelope. As que sobram devem ser mantidas dentro do envelope aluminizado e guardadas na parte inferior da porta da geladeira”.

É interessante seguir essa recomendação para manter o melhor ambiente para as sementes e evitar a proliferação de patógenos causados pela umidade ou temperaturas elevadas.

Sementes orgânicas: cenoura brasília, tomate ipa 6 e abrobrinha de tronco caserta.  

Onde encontrar sementes orgânicas?

A ISLA é uma das maiores empresas da América Latina na área de produção e comercialização de sementes de hortaliças, flores, temperos, ervas e árvores nativas. Em 2001, a empresa lançou sua primeira linha orgânica, que hoje conta com mais de 40 tipos de cultivares.

Sementes orgânicas: melancia, rúcula e microverdes.

Veja também
Folhagem rosa e verde: aglaonema Karat, maranta tricolor e ficus elastica ruby.

Elas são produzidas seguindo critérios rigorosos de qualidade. São variedades de alto potencial produtivo, tolerância à doenças e boa rusticidade, fruto de um trabalho de desenvolvimento comprometido. 

“A cada ano aumenta a procura por sementes orgânicas de forma considerável, e com isso a cada safra a nossa opção de sementes orgânicas aumenta também. O crescimento da procura se deve, principalmente, pela demanda por parte dos consumidores em ingerir hortaliças orgânicas, pela conscientização dos produtores e crescimento das hortaliças em áreas urbanas”, explica Santiago Matheus Leal Pereda, que é coordenador de distribuição da ISLA.

Nosso site – www.plantei.com.br – você encontra sementes orgânicas da ISLA de tomate, cenoura, abobrinha, rúcula, alface, berinjela, abóbora e muito mais! 

Para iniciantes

Quer ter uma hortinha, mas não sabe por onde começar? Faça o download do nosso e-book (clique aqui) desenvolvido especialmente para pessoas que são iniciantes no mundo dos cultivos. No material você também encontra um passo a passo para vários tipos de hortaliças e ervas! 

E aqui no nosso blog você encontra outros conteúdos introdutórios 

Escola Plantei: acesse o material e aprenda a cultivar em pequenos espaços.

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo