Lendo agora
Plantar na Primavera: guia de cultivo

Plantar na Primavera: guia de cultivo

A imagem mostra flores de crisântemos cor-de-rosa e ilustra o artigo sobre o que plantar na primavera.

A primavera é uma ótima estação para cultivar! 

Os dias têm mais horas de sol e luminosidade e a temperatura está, em média, acima de 25º. Essas condições favorecem o plantio por sementes ou por estacas, já que acelera o enraizamento das plantas. 

Neste artigo listamos sugestões de flores, frutíferas e hortaliças que apreciam as condições dessa época do ano. E ainda tem mais: falamos sobre os cuidados necessários com o jardim e as plantas em vaso que vão favorecer a floração e frutificação.

Boa leitura e mãos à terra! 

Flores para semear na primavera: amor-perfeito, cravina, calêndula, etc.

O que plantar na primavera?

A primavera é conhecida por ser a estação das flores! Isso acontece porque as condições climáticas do período são bastante favoráveis ao florescimento de centenas de espécies. 

O clima da primavera é ideal para semear flores de corte ou de forração de jardins, como a amor-perfeito, capuchinha, cravos e sunpatiens. Elas são ideais para bordas de canteiros e deixam o ambiente mais colorido e alegre. 

Amor-perfeito: flor para plantar na primavera.

Dica Plantapédia: o erro mais comum entre iniciantes é fazer uma covinha muito profunda para as sementes. Elas devem ter entre 0,5 e 1 centímetro. Nunca ultrapasse essa medida, caso contrário, não elas terão força para eclodir e sair do substrato.

Kit de sementes de flores para plantar na primavera.

Procurando mais dicas de flores para semear na primavera? Confira três dicas de plantio e prepare as sementeiras!

Calêndula Pôr do Sol

Como se adapta a climas frescos e temperados, as flores da calêndula pôr do sol surgem durante quase todo ano em tons de laranja, amarelo e creme. Além de deixar os canteiros mais bonitos, é uma planta utilizada para fins medicinais

A época de plantio vai de março a novembro em todas as regiões do Brasil. Atenção para dicas: utilize de duas a três sementes de calêndula pôr do sol por cova, colocando-as na profundidade de 0,5 (meio) cm e cobrindo com substrato.

Semente de calêndula.

A germinação leva de 7 a 14 dias e, quando as mudas estiverem com 8 cm é a hora de fazer o transplante para o local definitivo. Essa planta precisa de 4 horas de sol pleno por dia. 

Girassol Anão de Jardim

A beleza dos girassóis sempre impressiona e você pode cultivá-los no seu jardim, principalmente se tiver canteiros grandes. 

A época de plantio do girassol anão de jardim vai de agosto a fevereiro, em todo o Brasil. É importante preparar o solo com adubo NPK e esterco, já que as sementes são colocadas no local definitivo.

Atente-se para o espaçamento entre elas, já que a planta tem, em média, 50 cm de altura. A floração acontece na primavera ou no verão. 

Acesse nosso site e confira todas as necessidades de plantio.  

Kit de plantio de girassol anão. 

 Zinnia Dobrada Dahliaflora 

A zinnia dobrada é outra opção de flor para semear na primavera. A época de plantio da planta vai de agosto a fevereiro em todas as regiões do Brasil. 

Inclusive, nas regiões mais quentes, as flores podem aparecer durante todo o ano! E a variedade de cores encanta: roxo, vermelho, laranja, amarelo, bordô, bege, etc. Acesse este artigo e confira as dicas para preparo do solo e preferências de luz, clima e frequência de regas. 

Sementes de zinnia.

Você sabia que há plantas que produzem flores o ano todo? Clique aqui e leia o artigo completo! 

Jardim na primavera: cuidados 

Você já conhece o Papo Plantapédia? Nesta série o biólogo Daniel Barreto apresenta dicas de plantio, explica sobre cuidados com o jardim e responde a dúvidas da audiência. 

Na primavera, uma das recomendações é a retomada da adubação. Mas com uma ressalva: antes de começar, verifique se é necessário corrigir o solo ou fazer alguma manutenção. 

Por exemplo: é provável que solos que foram adubos nas estações anteriores estejam ácidos. Nesse caso, a correção pode ser feita adicionando casca de ovo, farinha de osso, gesso agrícola, entre outros. 

Outra opção é corrigir o solo e adubar ao mesmo tempo. Para isso, utilize adubos orgânicos, como osmocote, bokashi ou outras opções de liberação lenta. Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo e confira todas as dicas de ouro para plantar na primavera!

Primavera: renove seu jardim na Plantei Garden Center.

Frutíferas

A primavera também é uma boa estação para plantar árvores frutíferas. O clima do período e o fato dos dias terem mais horas de sol favorece o cultivo.

A jabuticabeira é uma boa aposta, porque se adapta bem em todas as regiões do Brasil e pode ser cultivada em pomares, quintais e até mesmo em vasos. 

Jabuticabeira em vaso - Plantei Garden Center.

Você também pode plantar árvores que produzem frutas cítricas, como laranja, limão e mexerica/tangerina, nessa época. O plantio de mamão e maracujá também é recomendado em algumas regiões (confira no mapa indicado abaixo). 

Assista a edição do Papo Plantapedia que abordou as dúvidas mais frequentes sobre o cultivo de frutíferas, principalmente das que são cultivadas em vasos.

Veja também
Philodendron Birkin

Horta na primavera 

O plantio de hortaliças varia de região para região porque o clima, a intensidade de luz e as características do solo influenciam nas culturas que se desenvolvem em cada momento do ano.

Por esse motivo, recomendamos atenção redobrada para a época de plantio indicada no verso da embalagem das sementes que adquirir. Assim, garante melhores condições para germinação e produção. 

A Isla Sementes produziu um mapa com recomendações de cultivos para cada região do Brasil. Confira algumas opções: 

Centro-oeste: coentros, jilós, melancias e tomates 

Nordeste: pepinos, quiabos, aipos, cenouras e morangos 

Norte: alfaces, tomates e pimenta cayenne

Sul: abóboras, berinjelas, mostardas e pimentões

Sudeste: salsas, maracujá, jilós e espinafres

Na nossa loja virtual você encontra todas as sementes mencionadas acima. Acesse nosso site, escolha suas hortaliças favoritas e mãos à terra! 

Muitos tipos de temperos e ervas, como cebolinha, salsa, alecrim, manjericão, hortelã e tomilho, podem ser cultivados o ano todo. Para quem tem uma horta em vasos ou não dispõe de muito espaço, vale a pena semear na primavera, já que as condições climáticas são favoráveis para a germinação. 

Suporte para vasos: temperos e ervas.

Escola Plantei

Gostou das nossas dicas sobre plantar na primavera?

Aqui no nosso blog disponibilizamos mais de 450 artigos com dicas de cultivo e ideias de plantio, além de e–books gratuitos para você baixar e consultar sempre que quiser. Clique aqui e confira!

Muda de jabuticabeira - Plantei Garden Center.

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo